Autor Tópico: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...  (Lida 18139 vezes)

FGV

  • Visitante
Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« em: 09 de Maio de 2011, 16:49 »
Boas,

Sou da opinião que quem não sabe, deve perguntar.

Idealmente devemos perguntar a quem sabe, o que me faz colocar este post: Preciso de opiniões sobre scooters de 400cc.

Já tive várias motos, sendo que nos últimos anos acabei por optar por máquinas sem carenagem (Honda Hornet 600 e Yamaha XTX 660).

Neste momento sinto necessidade de ter protecção aerodinâmica (que me permita fazer a A5 de fato e gravata) e de espaço de carga, permitindo levar um computador e guardar capacete e casacos quando me ausento. Acresce a este facto o querer ter algum "motor", que me permita principalmente sentir a segurança de poder ultrapassar de uma forma rápida. Necessito de fazer  a A5 de  Cascais a Lisboa de 2 a 3 vezes por semana, mais umas voltinhas de final de semana.

Tendo em conta estas necessidades, tenho em vista os seguintes modelos: SWing, Magesty e Burgman 400, de 2007 a 2009.

Gosto principalmente do aspecto da Yamaha, ao que acresce o facto de ter lido que as outras alternativas têm tido alguns problemas (vibração/barulhos na Honda e problemas de transmissão/embraiagem na Suzuki)

Podem-me dar a vossa opinião, sempre que possível, isenta?

Quais as principais vantagens e desvantagens de cada modelo?

Desculpem o tamanho deste post, mas tenho mesmo muitas questões...


Macsword

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #1 em: 09 de Maio de 2011, 16:56 »
E porque não mais alguma cilindrada?
Eu estou a pensar tirar  carta e comprar algo com mais cilindrada e devo ir para uma SWing 600.
Porquê? A diferença de preço da 400 para a 600, acho que mais vale comprar a 600.

De notar que tenho uma PCX 125 e não ter experiência nessas motos, tenho apenas analisado opiniões e preços.

big_waves

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #2 em: 09 de Maio de 2011, 16:56 »
Companheiro aconselhava-te a passar um vista de olhos pelos diarios de bordo que há por aqui no CPM, pois poderás tirar muitas duvidas sobre todos esses modelos.

lferro

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #3 em: 09 de Maio de 2011, 17:11 »
Bem companheiro eu tenho uma SW T-400 que é igual à antiga SWing em termos de motor só muda a aparencia, que é mais moderna, tudo o resto é igual.

Eu faço todos os dias a A5 Oeiras/Carcavelos - Lisboa em chuva, sol, vento, frio, etc, passeio sozinho, com pendura, ou seja tenho uma utilização muito efectiva da mota. A minha opinião é muito positiva tanto em termos de conforto de condução como em espaço de arrumo (coisa que pertendes). Tem uma proteção muito boa de carnagem mas isso não implica a isenção de casaco próprio. No meu caso ando sempre com o fato de água e luvas impremeáveis debaixo do banco não vá o São Pedro chatiar-se, dá para meteres um computador na boa, o meu é um Sony Vaio e vai até dentro da mala, tudo dentro da bagageira.

Já fiz algumas viagens até ao sul de Espanha com pendura e também vais na boa, ou seja com conforto tanto para ti como para o pendura.

No meu ponto de vista por vezes queria ter um pouco mais de potência mas temos que preceber que é um 400cc e principalmente uma mota mais de cidade do que estrada, uma coisa tenho a certeza, para cidade não há melhor que uma maxiscooter, só poupares o teu pulso esquerdo da embriagem no transito é uma maravilha.

Em conclusão estou satisfeitissimo e recomendo a minha mota a qualquer pessoa com as mesmas necessidades diárias que eu, mas é sempre importante exprimentares todos os modelos para fazeres as tuas comparações porque sem duvida que são todas excelentes maxis.

Um abraço

FGV

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #4 em: 09 de Maio de 2011, 17:23 »
Antes de mais, muito obrigado pelas rápidas respostas...

Por partes:

McSword: Conduzi uma Burgman 600 e gostei muito, mas tendo em conta os aspectos como o consumo e a mobilidade penso que a 400 será mais adequada para o que pretendo.

Big_Waves: Já li os diversos comparativos e ensaios do forum, mas pretendia obter (ainda) mais opiniões.

LFerro: Gosto muito do aspecto da SW, e por "castigo" vejo uma todos os dias à porta do meu escritório... Falaram-me de alguma turbulência e ruído por volta do 80 km/h. Qual é a tua experiência nestes aspectos?

Gracias!

lferro

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #5 em: 09 de Maio de 2011, 17:51 »

LFerro: Gosto muito do aspecto da SW, e por "castigo" vejo uma todos os dias à porta do meu escritório... Falaram-me de alguma turbulência e ruído por volta do 80 km/h. Qual é a tua experiência nestes aspectos?

Gracias!

Companheiro isso não é verdade, esta mota até aos 120/130 é muito estável, a partir daqui já começas a sentir vibrações na direcção mas isso tem a ver com a carnagem muito alta e por ser uma maxi, ou seja, tem rodas pequenas e uma suspensão mais pequena que outras motas. Um dos problemas da SW e que é comum a muitas maxis é a suspensão da frente ser mole, porque esta adaptada ao circuto urbano, claro que quando queres curvar com alguma velocidade em estrada sentes alguma insegurança, no meu caso mandei por a suspensão mais rija e isso ficou logo resolvido, a unico senão é que quando fazes cidade as inregularidades são mais sentidas na suspensão, mas lá está não podemos ter tudo.

A velociadade maxima que já dei foi 160km/h é claro que sentes a mota a tropidar mas é uma maxi para isso continuavas com as motas que tinhas.

O consumo que eu faço normalmente porque eu não ando sempre a abrir é 4.4 ou 4.5 se me esticar em viagem ou andar acima dos 120 já sobe para 5 ou 5.1, mas isso é como tudo se queres que ande, consome.

Para mim é a melhor maxi dentro do seu segmento. Eu por exemplo não trocava para a SW T-600 porque só vais ter mais 10 a 20km/h de velocidade de ponta e aumentas o consumo abruptamente, tudo o resto é igual.

Um abraço

marcochpbloco

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #6 em: 09 de Maio de 2011, 19:09 »
Companheiro isso não é verdade, esta mota até aos 120/130 é muito estável, a partir daqui já começas a sentir vibrações na direcção mas isso tem a ver com a carnagem muito alta e por ser uma maxi, ou seja, tem rodas pequenas e uma suspensão mais pequena que outras motas. Um dos problemas da SW e que é comum a muitas maxis é a suspensão da frente ser mole, porque esta adaptada ao circuto urbano, claro que quando queres curvar com alguma velocidade em estrada sentes alguma insegurança, no meu caso mandei por a suspensão mais rija e isso ficou logo resolvido, a unico senão é que quando fazes cidade as inregularidades são mais sentidas na suspensão, mas lá está não podemos ter tudo.

A velociadade maxima que já dei foi 160km/h é claro que sentes a mota a tropidar mas é uma maxi para isso continuavas com as motas que tinhas.

O consumo que eu faço normalmente porque eu não ando sempre a abrir é 4.4 ou 4.5 se me esticar em viagem ou andar acima dos 120 já sobe para 5 ou 5.1, mas isso é como tudo se queres que ande, consome.

Para mim é a melhor maxi dentro do seu segmento. Eu por exemplo não trocava para a SW T-600 porque só vais ter mais 10 a 20km/h de velocidade de ponta e aumentas o consumo abruptamente, tudo o resto é igual.

Um abraço

Quanto à vibração aos 80 Km/h nunca senti! Sinto em curva uma ligeira "vibração" mas que se resolve na mudança dos pneus ou na viscosidade do oleo dos amortecedores (vê o caso do companheiro Ferro e no forum Silverwingalados.es: há muitos casos descritos por lá)

Barulho só se for dos dois cilindros : _rir_

Fiz há 15 dias uma viagem Porto-Lisboa- Porto em que a média foi 5,6 mas sempre em AE e acima dos 140 mas nem senti vibrações nem sensação de insegurança. Responde muito bem, acelera e recupera  dos 100 aos 150 de uma forma impressionante...
A média costuma andar pelos 4,5 a 4,7 no dia-a dia  na VCI e cidade...
A media das 600 anda nos 5,6 (vê o diário de bordo do FdeSousa)

Se podia ter outra maxi? Podia mas não era a mesma coisa... _rir_

Abraço e boa escolha


Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #7 em: 09 de Maio de 2011, 20:09 »
Boas
Para mim e vale o que vale, a melhor scooter 400 do mercado actualmente é a SW T400, de longe, eu sei que há muita gente que pode discordar por causa de consumos etc, etc.
Mas não vibra, podes sentir a frente em curva a partir de uma certa velocidade, e a partir dos 145/150 km/h sentes trepidação, mas acredita é um maquinão.
Arrumação e proteção aerodinamica tem e vais ficar satisfeito.
A minha nunca gastou mais de 5.2 e sempre no prego.
Espero ter ajudado
Saudações
 scooter_


Na na na na ...

a melhor scooter é a majesty 400 CC, curta, boa nas curvas, com um ronco fenomenal, afina é um uni-cilindro,  anda nas horas, e alen de tudo  corta nos 170, comportamento em curva espectacular nao fosse uma Yamaha  _lol_
vou ali ja volto

pedroareias

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #8 em: 09 de Maio de 2011, 21:51 »
Para os consumos, a melhor é a Xevo. Faço 4.2 em rodagem. Agora o motor é mole e a qualidade assim-assim.

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #9 em: 09 de Maio de 2011, 22:24 »
A Burgman e a Yamaha conheço bem, e entre as duas, as principais diferenças são:

Consumo - 3,8 a Burgman e 4 a Yamaha;

Vibração da transmissão - na Burgman existe, mas devo dizer que não estorva nada, e com uma boa limpeza em cada revisão, desaparece. A yamaha é mais serena.

Conforto - sem dúvida a Burgman é mais confortável, sendo mais versátil na oferta de posições de condução.

Confiança a curvar - De longe a Burgman! gasto o pneu até quase ao limite, coisa que nunca consegui com nenhuma outra.

Manobrabilidade - por ser mais baixa, ter o centro de gravidade mais baixo, e recortes laterais na carnagem no sítio dos pés, é  muito mais fácil de manobrar desligada, principalmente para quem tem perna curta ou pouca força.

Velocidade - acho que são idênticas. na Burgman já ultrapassei os 170 km hora sem chegar ao fim do acelerador, e sem sentir esforço. Na Majesty não me atrevo  _corado_

Também já dei uma voltinha numa SW T 600, e 2 na T 400, mas confesso que não me inspiraram a confiança ao primeiro contacto que as outras 2 inspiram, apesar de serem até melhor dimensionadas para mim do que a Majesty que é demasiado alta e larga para mim.

Testa-as antes de decidir, pois apesar de serem muito semelhantes, cada uma tem a sua personalidade.

Depois de testar a Burgman nunca mais descansei enquanto não arranjei uma para mim!

PS: a média mais alta de sempre na Burgman - 4,6 - foi atingida ontem no FotoMotoPaper do forum 125 cc, e a mais baixa de sempre foi na ida a Madrid com os companheiros do CPM, em que fez média de 3,5.

Aparece numa tertúlia que terás oportunidade de ver mais em pormenor e trocar impressões com a malta, e se pagares os cafés,... quem sabe se não consegues dar umas voltinhas....  _mau_ ha malta que nunca leva carteira  _careta_

FGV

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #10 em: 09 de Maio de 2011, 23:56 »
Muito obrigado pelos vossos comentários!

Sabe muito bem sentir este apoio e o vosso empenho em explicar a "coisa" de uma forma tão cuidada.

Cristina: A minha questão com a Burgman 400 está relacionada com a qualidade da embraiagem, que pelo que tenho lido deixa algo a desejar. Qual é a tua experiência?

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #11 em: 10 de Maio de 2011, 00:17 »
Quando esta suja vibra um bocado nas baixas rotações, mas pessoalmente não afecta o desempenho. na revisão, se houver o cuidado de limpar, fica logo outra.

Comprei a minha ciente de que tem esse handicap, mas tornaria a comprar!
Não estorva, e na avaliação global, é uma grande máquina que dá um imenso prazer conduzir.

Tinha-me esquecido de outro pormenor: a bagageira! é enorme! é só atirar com a tralha e as compras lá para dentro, e as coisas do dia a dia - calças e casaco impermeáveis, luvas extra, buff extra, sacos do pingo doce, via verde, carregador do gps, suportes ram, etc, anda sempre tudo no gigantesco porta  luvas, que é bem maior do que o do meu enlatado  _corado_
Vê aqui um exemplo: http://maxitugolandia.blogspot.com/

O facto de ser ampla e inteira dá jeito para objectos maiores, que não cabem na Majesty  _pol_

fdesousa

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #12 em: 10 de Maio de 2011, 10:01 »
Caro Companheiro
 
Para  ajudar um pouco a desfazer as tuas dúvidas permite-me que te aconselhe a leitura da Revista SoloScooter (España) nº 139, (nos bons quiosques e no El Corte Inglés podes encontrá-la) julgo que é o nº mais recentemente publicado, que para além de um ensaio comparativo das 400 Suzuki, Honda e Yamaha, tem também uma apreciação muito pormenorizada  à SW-T600 (Honda), apresentando os seus prós e contras, na opinião do jornalista da especialidade que teve o previlégio de a conduzir, em Roma, quando foi apresentada aos media no início da sua comercialização na Europa.
São apreciações cuidadas, por quem não é proprietário de nenhum dos modelos, estes sempre apaixonados pelo que é seu e, por isso, involuntariamente, um pouquinho menos isentos nas opiniões. Penso que vale a pena ler e será, certamente, uma boa ajuda para futuras decisões.
 
Boas Curvas.... _pol_ _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #13 em: 10 de Maio de 2011, 10:43 »
Como disse o Fdesousa e bem, convém ler opiniões de revistas da especialidade, porque involuntáriamente cada qual puxa a brasa à sua sardinha. Não tem nada de mal é certo...mas o que se quer é uma apreciação imparcial.

Eu já conduzi a nova SW T600 e apesar de ter sido pouco tempo, devo dizer que adorei e em andamento não se sente nada o peso dela. Mas lá está....tinha de conduzir outras para ter uma opinião mais formada.

PandaCross06

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #14 em: 10 de Maio de 2011, 11:14 »
Boas,

tentei perceber um pouco a utilização que vais querer dar á scooter/mota.

Compreendo se optares por uma mota carenada, pois a tua história provem das motas.

Se realmente interessas por este tipo de veículo, as Maxiscooters, tens várias opções no mercado de usados (anos 2008/2009) serão as melhores opções para ti. Já poderás apanhar as últimas SW/Majesty ou os últimos modelos SW-T! melhorados a todos os níveis.

Só para exclarecer um ponto...a SW não vibra, não trepida...estamos a falar de um modelo bicilindrico (como tens/tivestes motas) percebes o que eu digo.

A Majesty e a Burgman são excelentes propostas qualidade/performances (dentro do segmento)/consumos, pois o Monocilindrico e a transmissão bem trabalhada permitem obter consumos mais em conta e são motores "nervosos"

A SW (eu tenho uma) não a trocava por nenhuma outra 400 do mercado, gosto do barulho do motor, gosto do facto de ser bicilindrica (não transmite vibrações) e sentir o binário do motor (mais alto do segmento) e de todo o seu conforto.
Não é só virtudes, as curvas largas principalmente em AE, por vezes podes sentir um balançar da frente (forquilha) que não te coloca em perigo mas que para os menos experientes poderá provocar uns calafrios!!! (com 2 pessoas a bordo é mais dificil a ocorrência deste fenómeno.
A questão do "perú" da embreagem, não acontece em todas as SW e poderás estar 10000kms sem o problema!!!
o que é o Perú?
um barulho, uma vibração sentida, nos primeiros milésimos de segundo (só no arranque).
o que fazer?
a SW faz revisões de 6 em 6000kms, uma pequena limpeza (tirar o ferodo acumulado).
Em termos de fiabilidade, a Honda SW, volto a frisar, para mim é a melhor das 3 em análise, nem uma lâmpada fundida, nada!!!
Á casos de SW com mais de 100000kms com 0 problemas.

a opção será sempre tua, eu pessoalmente gosto muito da Burgman 400 (super confortável e maneável) e da SW (a minha)

Qualquer das 3 vai deixar-te satisfeito!!! Mas será que é isto mesmo que queres?

abraço
Panda
podes vêr o meu Blog aqui: http://pandacross06adventure.blogspot.com/

FGV

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #15 em: 10 de Maio de 2011, 17:29 »
Olá novamente, e mais uma vez muito obrigado por tanta opinião!

De facto sente-se uma certa "clubite" nalgumas opiniões, mas isso é só mesmo sinal de satisfação.

@Cristina: gostei muito do video do teu "carrinho de compras".

@FdeSousa e Sapiens21: já me doi a vista de tanto site espanhol, francês e italiano, e a verdade é que o mesmo comparativo, em sites diferentes, tem resultados diferentes. Aparentemente até os testers têm as suas preferências.

@Pandacross06: A minha utilização será 60% de voltas na zona da linha, 20% de AE, 10% cidade e 10% passeio. É exactamente por ter tido outras motos que pretendo uma scooter! O que mais me agrada é a protecção, (uso "fato macaco" com gravata, e não sei se estás a ver como fica a graxa dos sapatos de cada vez que passo por um fio de água...) a capacidade de carga, (computador, fato de chuva e a possibilidade de deixar todo o aparato motociclistico quando me ausento) e a manobralidade das scooters. Tendo em conta as minhas necessidades, parece-me que a scooter é mesmo o ideal. Como também gosto de sentir o motor a puxar, optei por procurar uma 400, que aparentemente me garantirá boas prestações com um consumo moderado... Inicialmente pensava que com uma 125cc fazia a festa, mas depois de testar uma, senti que não era mesmo aquilo que pretendia. A minha questão em relação à vibração da SW está relacionada com o vento (penso que transversal) por volta dos 80 km/h, tendo lido isto algures. Estou certo que o bi-cilindro lhe dará um conforto extra!

@ Sapina: é mesmo essa a questão da embraiagem a que me refiro. Certamente que preferirias usar esse tempo de brico noutra actividade

Hoje vou ver uma SW 400 de 2009. Espero que esteja em condições...

Mais uma vez obrigado a todos e boas voltas!

PandaCross06

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #16 em: 10 de Maio de 2011, 17:47 »
..."A minha questão em relação à vibração da SW está relacionada com o vento (penso que transversal) por volta dos 80 km/h, tendo lido isto algures...."

isso não existe!!! não há vibrações estranhas (em relação a ventos) nem na SW, nem na Burgman, nem na Majesty _confuso_ se isso acontece é porque as motas devem estar com algum problema!!!!

Vai mas é testar umas Maxis!!! e tiras as tuas próprias conclusões scooter_ scooter_

as scooters são testadas em túneis de vento...e garantem-te toda a segurança!  Têm travagem combinada, algumas até ABS podem ter!!!

Bem vindo ás Maxiscooters _pol_
dão cá um estilo!!!!

 _rir_ _rir_ _rir_ _rir_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2633
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #17 em: 10 de Maio de 2011, 17:50 »
Testa as 3! não faças como o meu marido que só testou duas, e quando compramos a minha,... digamos que andou a correr stands a ver quem lhe dava mais pela Majesty em troca da Burgman branquinha  ;) 

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #18 em: 10 de Maio de 2011, 17:50 »
 _Rolley_ _Rolley_


Esta uma SW 400 CC ha venda neste Forum, ja foste ver?
vou ali ja volto

PandaCross06

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #19 em: 10 de Maio de 2011, 18:23 »
Testa as 3! não faças como o meu marido que só testou duas, e quando compramos a minha,... digamos que andou a correr stands a ver quem lhe dava mais pela Majesty em troca da Burgman branquinha  ;)

 _pol_ _pol_

pedroareias

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #20 em: 16 de Maio de 2011, 19:46 »
Sinto-me ostracizado: porque é que a Xevo nem sequer é considerada? Não é assim tão má!

marcochpbloco

  • Visitante
Re: Tenho muitas dúvidas. Cerca de 400...
« Responder #21 em: 16 de Maio de 2011, 19:53 »
Sinto-me ostracizado: porque é que a Xevo nem sequer é considerada? Não é assim tão má!


 _rir_ _rir_ bem bonita por acaso...