Autor Tópico: Considerações a ter antes de comprar uma Scooter  (Lida 4943 vezes)

ciberboy

  • Visitante
Considerações a ter antes de comprar uma Scooter
« em: 04 de Maio de 2011, 16:12 »
Como não encontrei nenhum tópico com informação acerca das considerações antes de comprar uma scooter, gostaria de deixar a minha opinião.

Agradeço que colaborem a acabar de preencher os vários pontos que acharem relevantes.

1.   Tipo de percurso a efectuar

        •   Utilização em Cidade, ou percursos de vias rápidas

                Este ponto é importante, visto que é necessário ter em atenção o tamanho do depósito, bem como os consumos. Scooters com depósito pequeno (5 ou 6 litros) são chatas visto que se passa a vida a caminho das bombas de gasolina.
Uma scooter em circuito urbano vai ter um consumo mais elevado devido ao “pára / arranca” (Nota: a Honda tem uma scooter com sistema Start & Stop)
Por outro lado, em circuito de vias rápidas vai ter um consumo ligeiramente mais baixo.

        •   Distância / autonomia necessária

                Num percurso urbano, não é crucial. Normalmente existem bastantes bombas de gasolina para estar à vontade.

                O pior é quando se trata de um percurso de vias rápidas. Acreditem que passar a vida a caminho da bomba é uma verdadeira seca.     Procurem scooters com depósitos superiores a 10 litros.

                Em percursos grandes, também se fazem mais revisões em menos tempo…

2.   Regularidade da utilização

        •   Para uma scooter para andar no fim de semana, penso que nada disto se aplica, o que interessa é o conforto e se aguenta bem com um pendura…

        •   Para uma utilização diária, existem vários pontos a ter em consideração:

                i.   Na minha opinião travões de disco nas duas rodas é essencial, se for possível com ABS, ainda melhor. Não pensem que é um disparate. A velocidades relativamente baixas e em certos tipos de alcatrão, é muito fácil “bloquear” a roda traseira e isso é meio caminho andado para ver o asfalto de perto.
                ii.   Roda com largura suficiente para curvar em segurança
                iii.   O tamanho da roda também é importante. Infelizmente as nossas estradas mais parecem circuitos de enduro. Com roda maior, existe mais segurança e não se sente tanto os buracos

3.   Praticalidade

        •   Zig Zag no trânsito
                As scooter têm um centro de gravidade muito elevado, o que as torna mais perigosas para fazer o ZigZag no meio do trânsito do que as motas convencionais. Procurem scooters o mais baixas possível com a colocação e configuração do motor o mais abaixo possível. Esta situação piora bastante com pendura.

        •   Conforto
Procurem scooters com duplo amortecedor. São mais confortáveis e o desgaste acaba por ser repartido por dois amortecedores.
Atenção ao curso do amortecedor.

        •   Espaços de arrumos
                Vejam se querem guardar o capacete no cofre. Para isso, experimentem colocar lá um capacete antes de comprar a scooter, ou então, ver se encontram um capacete que não seja “full face”. Normalmente neste caso as marcas com cofres pequenos oferecem a mala.
Se o objectivo for ir às compras, e se for uma scooter com cofre pequeno, dá jeito o “chão” a direito. Sempre leva um saco dos grandes do Pingo Doce.

4.   Mecânica   

        Aqui é minha maior dificuldade, mas vou fazer o meu melhor.

        •   Pelo que sei, existem motores de injecção e carburador. As scooters mais recentes, na sua maioria, já são todas de injecção. A desvantagem dos motores de injecção é que não tem “Kico” (pedal para arranque manual (com o pé)). Se ficar sem bateria, só existe a hipótese de ligação a outra bateria ou chamar o reboque. As vantagens é que consomem menos e têm um intervalo entre revisões muito superior.

        •   Potência da mota

                As 125cc (de estrada) só podem ter até 15cv (11KW). Procurem uma com esses cavalos todos. A direito não se nota, mas em subidas ligeiras acaba por perder muita potência, e passar dos 100 km/h para os 70-80 km/h.

        •   Tamanho do pistão

                Quanto mais pequeno for, mais vezes tem de trabalhar para produzir a mesma força. Procurem motores com o pistão mais longo que conseguirem encontrar. Assim as RPM são menores e é produzida mais força com menos combustível.
         
        •   Refrigeração
Nas scooters mais baratas a refrigeração é a ar, e penso ser o suficiente. Pensem que em motores pequenos, quanto mais simples, melhor.

Nas scooters de maior porte, a refrigeração é liquída.

(se alguém tiver mais informações acerca deste tópico, peço o favor de ajudar)

5.   Revisões

        •   Preços

        Perguntem sempre o preço das revisões antes de comprar. Peçam exemplos práticos para as revisões programadas

        •   Intervalo entre revisões.

                Pensem que cada revisão tem custos. Quanto maior for o intervalo, melhor! Apontem para o intervalo de 4000 km

        •   Locais para revisão

                Perguntem se o representante que vos está a vender a scooter, se também faz as revisões, e depois procurem outros lugares, de forma a encontrar o melhor preço.

6.   Qualidade de construção

        •   Neste ponto, acho que é muito simples. Quanto mais barata, pior a qualidade. Mas nem sempre é verdade. As grandes marcas muitas vezes “contratam” empresas mais pequenas para fazer alguns componentes. Por exemplo, sei que a Kymco fez em tempos motores para as Honda. Recomendo pesquisa no Google acerca do assunto. De certeza que vão descobrir muita coisa interessante

7.   Opinião dos outros utilizadores

        •   Quem melhor para dar informações do que aqueles que usam. Perguntem em fóruns, a pessoas que já sabem o que é uma scooter

8.   Não esquecer o equipamento adicional normal. Bom capacete (existem muito no eBay muito mais baratos do que em lojas), casaco e calças (caparica peles tem bom equipamento a optimo preço), luvas de inverno e verão (importantíssimo) e botas de inverno. Acerca deste assunto já existem muitos tópicos.
 
Finalmente quero deixar uma nota pessoal e final (os admins do fórum vão matar-me!!)

Pensem bem se querem uma scooter. Eu comprei uma à 1 ano e se calhar não o devia ter feito. Estou a pensar tirar a carta a sério, e comprar uma Ducati.

Senão vejamos:

Scooter barata: 2000€

Ducati barata (e as ducatis são caras): 8000€

Carta AP: 300€

As scooter são giras, mas uma mota a sério é outra emoção, sem a praticalidade de uma scooter.

ATENÇÃO: RECOMENDO MOTA A SÉRIO APENAS A PARTIR DOS 30 ANOS!!!!!!
« Última modificação: 05 de Maio de 2011, 12:05 por ciberboy »

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Considerações a ter antes de comprar
« Responder #1 em: 04 de Maio de 2011, 16:28 »
muito bom post ..


Resalta a atençao ...

Eu quase adqueri uma chinoca por ter informação de que o motor era uma copia do motor da Honda (GY6) ..

hoje tenho poucas duvidas de que fiz bem ...
vou ali ja volto

jvenancio

  • Visitante
Re: Considerações a ter antes de comprar
« Responder #2 em: 04 de Maio de 2011, 16:31 »
Muito bom post, sem dúvida!  _pol_

Mas confesso que a última parte já não gostei tanto...  _Rolley_

A definição de mota a sério varia de pessoa para pessoa.
Se todos gostassem de amarelo era só canários neste mundo!

Abraço,
JV

mikleyl4

  • Visitante
Re: Considerações a ter antes de comprar
« Responder #3 em: 04 de Maio de 2011, 19:37 »
Bom post ciberboy  _pol_

Vê-se que o fizeste com cuidado e atenção aos pormenores de forma a partilhares dúvidas e conselhos com os demais companheiros  _palmas_

Grande abraço
 _pt_

Offline PALMABLUE

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 510
  • Localidade: Cascais
  • Honda Integra
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC700D Integra
Re: Considerações a ter antes de comprar
« Responder #4 em: 04 de Maio de 2011, 21:26 »
Bom tópico!
Gostei bastante e pode ter bastante utilidade!
Abraço
Sym Fidlle II
Peugeot Geopolis 250 premium
Honda NC700D Integra