Como não encontrei nenhum tópico com informação acerca das considerações antes de comprar uma scooter, gostaria de deixar a minha opinião.
Agradeço que colaborem a acabar de preencher os vários pontos que acharem relevantes.
1. Tipo de percurso a efectuar
• Utilização em Cidade, ou percursos de vias rápidas
Este ponto é importante, visto que é necessário ter em atenção o tamanho do depósito, bem como os consumos. Scooters com depósito pequeno (5 ou 6 litros) são chatas visto que se passa a vida a caminho das bombas de gasolina.
Uma scooter em circuito urbano vai ter um consumo mais elevado devido ao “pára / arranca” (Nota: a Honda tem uma scooter com sistema Start & Stop)
Por outro lado, em circuito de vias rápidas vai ter um consumo ligeiramente mais baixo.
• Distância / autonomia necessária
Num percurso urbano, não é crucial. Normalmente existem bastantes bombas de gasolina para estar à vontade.
O pior é quando se trata de um percurso de vias rápidas. Acreditem que passar a vida a caminho da bomba é uma verdadeira seca. Procurem scooters com depósitos superiores a 10 litros.
Em percursos grandes, também se fazem mais revisões em menos tempo…
2. Regularidade da utilização
• Para uma scooter para andar no fim de semana, penso que nada disto se aplica, o que interessa é o conforto e se aguenta bem com um pendura…
• Para uma utilização diária, existem vários pontos a ter em consideração:
i. Na minha opinião travões de disco nas duas rodas é essencial, se for possível com ABS, ainda melhor. Não pensem que é um disparate. A velocidades relativamente baixas e em certos tipos de alcatrão, é muito fácil “bloquear” a roda traseira e isso é meio caminho andado para ver o asfalto de perto.
ii. Roda com largura suficiente para curvar em segurança
iii. O tamanho da roda também é importante. Infelizmente as nossas estradas mais parecem circuitos de enduro. Com roda maior, existe mais segurança e não se sente tanto os buracos
3. Praticalidade
• Zig Zag no trânsito
As scooter têm um centro de gravidade muito elevado, o que as torna mais perigosas para fazer o ZigZag no meio do trânsito do que as motas convencionais. Procurem scooters o mais baixas possível com a colocação e configuração do motor o mais abaixo possível. Esta situação piora bastante com pendura.
• Conforto
Procurem scooters com duplo amortecedor. São mais confortáveis e o desgaste acaba por ser repartido por dois amortecedores.
Atenção ao curso do amortecedor.
• Espaços de arrumos
Vejam se querem guardar o capacete no cofre. Para isso, experimentem colocar lá um capacete antes de comprar a scooter, ou então, ver se encontram um capacete que não seja “full face”. Normalmente neste caso as marcas com cofres pequenos oferecem a mala.
Se o objectivo for ir às compras, e se for uma scooter com cofre pequeno, dá jeito o “chão” a direito. Sempre leva um saco dos grandes do Pingo Doce.
4. Mecânica
Aqui é minha maior dificuldade, mas vou fazer o meu melhor.
• Pelo que sei, existem motores de injecção e carburador. As scooters mais recentes, na sua maioria, já são todas de injecção. A desvantagem dos motores de injecção é que não tem “Kico” (pedal para arranque manual (com o pé)). Se ficar sem bateria, só existe a hipótese de ligação a outra bateria ou chamar o reboque. As vantagens é que consomem menos e têm um intervalo entre revisões muito superior.
• Potência da mota
As 125cc (de estrada) só podem ter até 15cv (11KW). Procurem uma com esses cavalos todos. A direito não se nota, mas em subidas ligeiras acaba por perder muita potência, e passar dos 100 km/h para os 70-80 km/h.
• Tamanho do pistão
Quanto mais pequeno for, mais vezes tem de trabalhar para produzir a mesma força. Procurem motores com o pistão mais longo que conseguirem encontrar. Assim as RPM são menores e é produzida mais força com menos combustível.
• Refrigeração
Nas scooters mais baratas a refrigeração é a ar, e penso ser o suficiente. Pensem que em motores pequenos, quanto mais simples, melhor.
Nas scooters de maior porte, a refrigeração é liquída.
(se alguém tiver mais informações acerca deste tópico, peço o favor de ajudar)
5. Revisões
• Preços
Perguntem sempre o preço das revisões antes de comprar. Peçam exemplos práticos para as revisões programadas
• Intervalo entre revisões.
Pensem que cada revisão tem custos. Quanto maior for o intervalo, melhor! Apontem para o intervalo de 4000 km
• Locais para revisão
Perguntem se o representante que vos está a vender a scooter, se também faz as revisões, e depois procurem outros lugares, de forma a encontrar o melhor preço.
6. Qualidade de construção
• Neste ponto, acho que é muito simples. Quanto mais barata, pior a qualidade. Mas nem sempre é verdade. As grandes marcas muitas vezes “contratam” empresas mais pequenas para fazer alguns componentes. Por exemplo, sei que a Kymco fez em tempos motores para as Honda. Recomendo pesquisa no Google acerca do assunto. De certeza que vão descobrir muita coisa interessante
7. Opinião dos outros utilizadores
• Quem melhor para dar informações do que aqueles que usam. Perguntem em fóruns, a pessoas que já sabem o que é uma scooter
8. Não esquecer o equipamento adicional normal. Bom capacete (existem muito no eBay muito mais baratos do que em lojas), casaco e calças (caparica peles tem bom equipamento a optimo preço), luvas de inverno e verão (importantíssimo) e botas de inverno. Acerca deste assunto já existem muitos tópicos.
Finalmente quero deixar uma nota pessoal e final (os admins do fórum vão matar-me!!)
Pensem bem se querem uma scooter. Eu comprei uma à 1 ano e se calhar não o devia ter feito. Estou a pensar tirar a carta a sério, e comprar uma Ducati.
Senão vejamos:
Scooter barata: 2000€
Ducati barata (e as ducatis são caras): 8000€
Carta AP: 300€
As scooter são giras, mas uma mota a sério é outra emoção, sem a praticalidade de uma scooter.
ATENÇÃO: RECOMENDO MOTA A SÉRIO APENAS A PARTIR DOS 30 ANOS!!!!!!