Autor Tópico: [SYM] - Mudar as pastilhas a Maxi  (Lida 14146 vezes)

Offline nunompires

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[SYM] - Mudar as pastilhas a Maxi
« em: 21 de Abril de 2011, 11:42 »
1-   Identificamos o disco, pode variar, dois ou um dependendo do modelo da mota, a GTS, tem 1. Nas 250 e 300, tem dois sistemas(dois jogos de pastilhas no mesmo disco), o combinado, e o da frente. Eu como uso só o travão da frente e raramente o combinado, as pastilhas do travão da frente serão as que estão gastas, existindo assim diferenças significativas no desgaste entre as pastilhas que actuam com o travão da frente e as que actuam com o sistema combinado de travagem (CBS).

By nunompires at 2011-04-21

2-Identificamos os parafusos a retirar, para podermos retirar a maxila de travagem do disco. Neste caso são dois parafusos, da maxila, e um parafuso (chave de estrelas), do sensor do velocímetro. (parafusos identificados a vermelho)

By nunompires at 2011-04-21

2-   Pega-se no roquete.

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3-   Retira-se os parafusos e o sensor do velocímetro, que é magnético (nesta imagem estou a retirar o sensor do velocímetro)

By nunompires at 2011-04-21
4-   Para retirar a maxila basta puxar para for a, depois retiramos a tampa de plástico, (depende dos modelos, também pode ser de metal), que protege as pastilhas, os pernos . Identificada a vermelho.

By nunompires at 2011-04-21

5-   Diferença entre os dois jogos de pastilhas, um o menos gasto quase novo, sistema combinado de travagem, o outro gasto, sistema de travagem do travão da frente. Os concessionários normalmente trocam os dois jogos, eu troco so o gasto, porque trocar os dois e,,,, mandar dinheiro para o lixo….
By nunompires at 2011-04-21

6-   Depois com uma chave de fendas, fazemos de alavanca nas pastilhas, para obrigar a abrir os êmbolos. Isto porque os êmbolos vão-se adaptando ao desgaste das pastilhas, e vão fechado, como vamos introduzir pastilhas novas, as novas tem mais espessura que as pastilhas antigas e já gastas, então temos que arranjar espaço, senão depois não conseguimos introduzir a maxila com as pastilhas novas no local, ou seja não passa no disco (espaço entre as duas pastilhas em que vai trabalhar o disco, fica demasiado estreito para o disco entrar. Com uma chave de fendas e sempre antes de retirar as pastilhas, fazemos de alavanca até as pastilhas recolherem todas.

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7-   Agora vamos retirar as molas que seguram os ferros onde as pastilhas encaixam. Atenção, guardem tanto as molas e os ferros num sitio, caixinha, outra coisa qualquer, é muito fácil, perder-lhes o rasto…. Para retirar as molas usei um alicate de pontas, mas também se consegue retirar com a ponta de uma chave de fendas. Cuidado, segurem a mola com uma mão e com a outra o alicate, não va ela saltar e perdemos o rasto a dita cuja….

By nunompires at 2011-04-21

8-   Depois de retirar as molas, e depois de bem guardadas, vamos retirar os Pernos( ferros). Podemos usar o punho da chave de fendas para bater no ferro, (sinalizado a vermelho) até este sair um bocadinho e depois retiramos o restante com uma alicate de pontas, ou mesmo um alicate convencional.  Tomar atenção as patilhas que estão encaixadas nas orelhas das pastilhas que a sua função e fazer com que as pastilhas não dancem dentro da maxila, o cuidado que temos que ter é a sua posição antes de desmontar, para depois montar-mos na mesma posição, (esta identificada a amarelo).

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Aqui a vermelho, depois de ja ter montado o jogo novo de pastilhas, só um claro, lol


By nunompires at 2011-04-21

A sequencia de montagem.

Simples.
Mete-se as pastilhas lá dentro com a parte sem ferodo virada para os êmbolos, (um de cada lado e opostos, depois mete-se as patilhas identificadas a azul, encaixadas, nas pastilhas identificado a branco, existe uma parte que encaixa nas orelhas das pastilhas e que vai garantir que as pastilhas não dancem A branco). Depois enfia-se os Pernos ( ferrinhos) que vão passar dentro dos buracos das pastilhas, vermelho.
1- Pastilhas dentro da maxila, depois patilhas, encaixadas na orelha, das pastilhas, depois perno (ferro), seguidamente molas que fixam os pernos, as tais que se perdem facilmente e por ultimo as tampas de plastico, faladas em cima no ponto 4-
Estes aqui desta imagem:

By nunompires at 2011-04-21

Seta vermelha, buraco onde os Pernos ( ferros) vão enfiar nas pastilhas, a branco sitio onde as patilhas de ferro identificadas a azul vai encaixar na orelha para as pastilhas não dançarem dentro da maxila.

9-   Depois com algum jeitinho e paciência metemos a maxila novamente no disco, aqui temos que com os dedos da mão abrir as pastilhas, a quem meta entre as pastilhas para fazer força e elas não se fechem, papel, que posteriormente depois de encaixarem no disco retiram o mesmo, isto porque as pastilhas não dançam para cima nem para baixo, mas afastam-se do embolo, pois estão livres. Depois de tudo encaixado metemos os parafusos que seguram a maxila, com uma chave dino métrica, (quem não tem chave dino métrica pode usar uma chave normal, aperta-se bem, mas não demasiado!!!!!,4 a 5 quilos chega bem, na rosca dos parafusos usamos cola fixa pernos, isto porque com as vibrações os parafusos tendem a desenroscar-se e depois, se a maxila se solta e acidente na certeza. Eu como já não tinha cola fixa pernos usei cola UHU, serve o efeito e também prende a rosca.

By nunompires at 2011-04-21

10-   Depois  montamos o sensor de velocidade e apertamos o ditto.

By nunompires at 2011-04-21


E Já esta tudo só de salientar uma coisa, quando na montagem  das pastilhas metermos as molas, atenção as molas devem ficar viradas para o disco e não para fora, isto porque assim não ficam visíveis nem fáceis de retirar, é que pode haver alguma alma, parva que nos retire as molas dos pernos (ferrinhos), e depois eles saem e temos acidente….identificado a vermelho, as molas.


By nunompires at 2011-04-21

Por ultimo, convém saber, ao inicio, 200, 300 km o travão vai travar mal, isto porque a pastilha e nova e o disco e velho, logo a pastilha tem que acamar ao disco, e  podem surgir alguns ruídos quando não estamos a travar, isto deve-se a pastilha ainda não estar acamada e roçar nalguns pontos do disco. Bons trabalhos

Abraço













« Última modificação: 03 de Julho de 2014, 00:56 por M.Careca »
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Offline nunompires

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #1 em: 21 de Abril de 2011, 12:06 »
De salientar que o numero de jogos de pastilhas, difere de mota para mota, as 125 na sua maioria caso eu saiba so tem um embolo e um jogo de pastilhas. A GTS (250/300) tem dois embolos como tal leva dois jogos de pastilhas no disco, existem motas, com dois discos e dois embolos por disco, por isso levam no total 4 jogos de pastilhas, depende de mota para mota, convém saberem quantos jogos de pastilhas leva a vossa mota, assim como a referencia das pastilhas , antes de procederem a troca das pastilhas. _pol_

« Última modificação: 21 de Abril de 2011, 12:08 por nunompires »
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Offline sepossivel

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #2 em: 21 de Abril de 2011, 12:15 »
muito bom ..
Parabens pela iniciativa

vou ali ja volto

Offline BCarvalho

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #3 em: 21 de Abril de 2011, 13:54 »
Parabéns Nuno, muito bom tutorial  _pol_

Abraços  scooter_

Offline Tourister

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #4 em: 21 de Abril de 2011, 15:38 »
Óptimo tutorial  _pol_

Muito obrigado Nuno.

Um abraço
Atentamente

Tourister

Offline ffmarques

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #5 em: 21 de Abril de 2011, 15:44 »
Parabéns Nuno  _palmas_ _palmas_ _palmas_  Grande ideia e muito bem documentado  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Excelente tópico  _lool_ _lool_
Aos 49 anos a realização de um sonho que pensava ficar por isso mesmo...Um Sonho
Suzuki Burgman 650 Executive - abril 2009 -  3.000 Km --> 75.057 Km

vasco

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #6 em: 21 de Abril de 2011, 22:52 »
 _palmas_

papetorre

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #7 em: 26 de Abril de 2011, 00:27 »
Excelente Nuno.
Bom tutorial.
Cumprimentos.

Manhas

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #8 em: 16 de Fevereiro de 2012, 21:26 »
Viva companheiro nunompires.


Parabens pelo topico! Acabei de o usar para trocar as pastilhas a minha maquina.

albarraque

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #9 em: 18 de Fevereiro de 2012, 18:16 »
Olá companheiro nunompires,

Tirando a parte do sensor de velocidade, a minha S2 tem um sistema idêntico ao teu, pelo que a tua explicação foi um auxiliar precioso na primeira troca de pastilhas dianteira, como uso os dois sistemas (frente e combinado, efectuei agora que ela fez 18.000km a mudança conjunta das pastilhas dos dois sistemas, já o travão traseiro (combinado) foi necessário mudar aos 10.000km, e vai mudar novamente aos 20.000km.
Obrigado pela partilha de conhecimentos.

José Oliveira
« Última modificação: 18 de Fevereiro de 2012, 18:16 por albarraque »

Offline Paulo Renato Ferreira

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #10 em: 18 de Fevereiro de 2012, 18:25 »
 _pol_

dinis espadinha

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #11 em: 18 de Fevereiro de 2012, 19:00 »
Muito bom, obrigado pela partilha.  scooter_ _slb_

Offline Francisco

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #12 em: 18 de Fevereiro de 2012, 22:13 »
 _pol_ _pol_ Bom com estas dicas, Qualquer dia deixo de ir a oficina... _lool_ _palmas_ _palmas_

  scooter_ Abraços e boas curvas
Vive ao maximo, Gasta o minimo.

GonçaloM

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #13 em: 22 de Outubro de 2012, 23:43 »
Muitos parabéns pelo tópico, uma grande ajuda!

sps38sa

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Re: Mudar as pastilhas a Maxi
« Responder #14 em: 17 de Janeiro de 2013, 18:13 »
Muito bom tutorial
  Parabens _pt_