1- Identificamos o disco, pode variar, dois ou um dependendo do modelo da mota, a GTS, tem 1. Nas 250 e 300, tem dois sistemas(dois jogos de pastilhas no mesmo disco), o combinado, e o da frente. Eu como uso só o travão da frente e raramente o combinado, as pastilhas do travão da frente serão as que estão gastas, existindo assim diferenças significativas no desgaste entre as pastilhas que actuam com o travão da frente e as que actuam com o sistema combinado de travagem (CBS).
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nunompires at 2011-04-21
2-Identificamos os parafusos a retirar, para podermos retirar a maxila de travagem do disco. Neste caso são dois parafusos, da maxila, e um parafuso (chave de estrelas), do sensor do velocímetro. (parafusos identificados a vermelho)
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2- Pega-se no roquete.
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3- Retira-se os parafusos e o sensor do velocímetro, que é magnético (nesta imagem estou a retirar o sensor do velocímetro)
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4- Para retirar a maxila basta puxar para for a, depois retiramos a tampa de plástico, (depende dos modelos, também pode ser de metal), que protege as pastilhas, os pernos . Identificada a vermelho.
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5- Diferença entre os dois jogos de pastilhas, um o menos gasto quase novo, sistema combinado de travagem, o outro gasto, sistema de travagem do travão da frente. Os concessionários normalmente trocam os dois jogos, eu troco so o gasto, porque trocar os dois e,,,, mandar dinheiro para o lixo….
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6- Depois com uma chave de fendas, fazemos de alavanca nas pastilhas, para obrigar a abrir os êmbolos. Isto porque os êmbolos vão-se adaptando ao desgaste das pastilhas, e vão fechado, como vamos introduzir pastilhas novas, as novas tem mais espessura que as pastilhas antigas e já gastas, então temos que arranjar espaço, senão depois não conseguimos introduzir a maxila com as pastilhas novas no local, ou seja não passa no disco (espaço entre as duas pastilhas em que vai trabalhar o disco, fica demasiado estreito para o disco entrar. Com uma chave de fendas e sempre antes de retirar as pastilhas, fazemos de alavanca até as pastilhas recolherem todas.
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7- Agora vamos retirar as molas que seguram os ferros onde as pastilhas encaixam. Atenção, guardem tanto as molas e os ferros num sitio, caixinha, outra coisa qualquer, é muito fácil, perder-lhes o rasto…. Para retirar as molas usei um alicate de pontas, mas também se consegue retirar com a ponta de uma chave de fendas. Cuidado, segurem a mola com uma mão e com a outra o alicate, não va ela saltar e perdemos o rasto a dita cuja….
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8- Depois de retirar as molas, e depois de bem guardadas, vamos retirar os Pernos( ferros). Podemos usar o punho da chave de fendas para bater no ferro, (sinalizado a vermelho) até este sair um bocadinho e depois retiramos o restante com uma alicate de pontas, ou mesmo um alicate convencional. Tomar atenção as patilhas que estão encaixadas nas orelhas das pastilhas que a sua função e fazer com que as pastilhas não dancem dentro da maxila, o cuidado que temos que ter é a sua posição antes de desmontar, para depois montar-mos na mesma posição, (esta identificada a amarelo).
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Aqui a vermelho, depois de ja ter montado o jogo novo de pastilhas, só um claro, lol
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A sequencia de montagem.
Simples.
Mete-se as pastilhas lá dentro com a parte sem ferodo virada para os êmbolos, (um de cada lado e opostos, depois mete-se as patilhas identificadas a azul, encaixadas, nas pastilhas identificado a branco, existe uma parte que encaixa nas orelhas das pastilhas e que vai garantir que as pastilhas não dancem A branco). Depois enfia-se os Pernos ( ferrinhos) que vão passar dentro dos buracos das pastilhas, vermelho.
1- Pastilhas dentro da maxila, depois patilhas, encaixadas na orelha, das pastilhas, depois perno (ferro), seguidamente molas que fixam os pernos, as tais que se perdem facilmente e por ultimo as tampas de plastico, faladas em cima no ponto 4-
Estes aqui desta imagem:
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Seta vermelha, buraco onde os Pernos ( ferros) vão enfiar nas pastilhas, a branco sitio onde as patilhas de ferro identificadas a azul vai encaixar na orelha para as pastilhas não dançarem dentro da maxila.
9- Depois com algum jeitinho e paciência metemos a maxila novamente no disco, aqui temos que com os dedos da mão abrir as pastilhas, a quem meta entre as pastilhas para fazer força e elas não se fechem, papel, que posteriormente depois de encaixarem no disco retiram o mesmo, isto porque as pastilhas não dançam para cima nem para baixo, mas afastam-se do embolo, pois estão livres. Depois de tudo encaixado metemos os parafusos que seguram a maxila, com uma chave dino métrica, (quem não tem chave dino métrica pode usar uma chave normal, aperta-se bem, mas não demasiado!!!!!,4 a 5 quilos chega bem, na rosca dos parafusos usamos cola fixa pernos, isto porque com as vibrações os parafusos tendem a desenroscar-se e depois, se a maxila se solta e acidente na certeza. Eu como já não tinha cola fixa pernos usei cola UHU, serve o efeito e também prende a rosca.
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10- Depois montamos o sensor de velocidade e apertamos o ditto.
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E Já esta tudo só de salientar uma coisa, quando na montagem das pastilhas metermos as molas, atenção as molas devem ficar viradas para o disco e não para fora, isto porque assim não ficam visíveis nem fáceis de retirar, é que pode haver alguma alma, parva que nos retire as molas dos pernos (ferrinhos), e depois eles saem e temos acidente….identificado a vermelho, as molas.
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Por ultimo, convém saber, ao inicio, 200, 300 km o travão vai travar mal, isto porque a pastilha e nova e o disco e velho, logo a pastilha tem que acamar ao disco, e podem surgir alguns ruídos quando não estamos a travar, isto deve-se a pastilha ainda não estar acamada e roçar nalguns pontos do disco. Bons trabalhos
Abraço