Autor Tópico: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado  (Lida 13552 vezes)

z0mbi3

  • Visitante
Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« em: 06 de Abril de 2011, 01:28 »
Já tenho decidido qual vai ser a scooter (com 90% de certeza, Sym Symphony 125 SRT) e agora estou na fase de escolha do resto do equipamento.

Depois de ouvir algumas opiniões e ler muitos artigos, gostava de saber a opinião das pessoas que realmente andam de scooter a zigzaguear pelo trânsito.

Assim, tenho algumas questões:
- Das várias discussões que que li sobre capacetes, tenho a dizer que já tenho algumas ideias firmadas e elas até são mutuamente exclusivas e contraditórias mas quais são as implicações menos óbvias de um capacete do tipo Jet?
Como é que lidam com o pó/fumos/insectos que se apanha quando se está no meio do trânsito (por exemplo, atrás de um autocarro)? É assim tão comum as queixadas irem ao chão? Não se metem as mãos à frente?
No caso dos capacetes integrais, para além dos típicos "calor" e "falta de visibilidade", que outros aspectos (positivos ou negativos) é que se têm de ter em conta?
Nos modulares, o peso é desconfortável? Dá para ter a viseira em baixo enquanto que o queixo vai lá para cima (modo Jet com viseira)?
As viseiras de sol são uma feature verdadeiramente útil ou geralmente acaba-se por se usarem óculos escuros?

Apontando para as luvas, já vi que vale a pena ter pelo menos dois pares (um impermeável de inverno e um de "verão"), o que é que devemos ter em atenção em relação a esta peça de equipamento? Conforto deve ser o mais importante mas e em termos de protecção?

Nos casacos, estou mais ou menos esclarecido, no entanto, a primeira pergunta que me fizeram quando experimentei algum do material foi "Vai de fato para o emprego?" e como eu disse que tipicamente não apontaram-me para um determinado tipo de casaco. Porquê esse e não os outros mais longos?

Peço desculpa pela extensão do post :)

ze_marmelo

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #1 em: 06 de Abril de 2011, 09:38 »
Olá,

Posso falar do meu equipamento e das razões porque optei por ele.

Capacete:

Tenho um integral da AGV, é confortável qb e optei por integral porque como sou novato nisto tenho medo de ir ao tapete e estragar o teclado  _careta_ por isso com este sinto mais segurança. Em termos de visibilidade não tenho nenhuma dificuldade no trânsito mas também como nunca tive outro tipo de capacete não tenho termo de comparação.

Casaco:

Tenho um Acerbis Boston, o casaco é espectacular. Totalmente impermeável ( Já apanhei alta molha e cheguei sequinho  _lool_ ). Tem um forro impermeável e um forro para o frio que dá para tirar quando o tempo está mais quente.

Tem uma série de entradas de ar para quando está calor. Tem como é claro as protecções da praxe ( Ombros, Cotovelos e costas )

Luvas:

As luvas que tenho são em pele com as protecções em carbono, quando está mais frio fico na mesma com as mãos geladas  :P , quando começar a ficar frio novamente é uma questão de usar outras mais finas por baixo.

De um modo geral estou bastante satisfeito com o meu equipamento  _lool_

Boas curvas

gonçalves

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #2 em: 06 de Abril de 2011, 09:54 »
 _pol_ _pol_

boas companheiro as tuas duvidas, são as duvidas que todos aqueles que se iniciam nas duas rodas têm, como tal vou tentar ajudar dando a minha opinião..
capacete- deves optar por um capacete em que te sintas confortavel com ele, pois alguns com qualidade são algo caros e por isso é um equipamento que não se troca todos os dias. eu pessoalmente aconselho os modulares com viseira para o sol. dá muito jeito acredita.
casaco,calças, luvas- tal como o capacete existe no mercado uma vasta gama deste acessorios. caros, baratos,com qualidade e sem qualidade. aqui nesta area aconcelho a adquirires um equipamento com alguma qualidade, pois em caso de queda(espero vivamente que nunca aconteça) o que levares vestido pode ser a diferença entre o te aleijares muito ou pouco ou mesmo nada, contudo deves ter atenção porque têm que ser confortavel, para te sentires bem enquanto conduzes a tua scooter.

companheiro esta é a minha opinião e como opinião vale o que vale..

abraços cordiais e boas curvas..

ps. existe aqui no forum parceiros que têm este tipo de equipamento com descontos para membros do CPM.. pesquisa.....

CF78

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #3 em: 06 de Abril de 2011, 13:15 »
Vou-te responder sobre o capacete:

O meu capacete é modular e raramente ando com a queixeira aberta, so se for mm em passeio muito nas calmas, pois se ate de bicicleta fui com os queixos ao tapete e nem tive tempo de por as maos a frente pois enrolei logo agora imagina de mota em que a velocidade é outra (se bem que não ia devagar na bicla)...

Tb tem incorporado a viseira de sol e essa sim faz muita falta, pois ando sempre com ela em baixo e nunca usei oculos de sol... No verao é um espectaculo andar com a queixeira em baixo viseira transparente levantada e de sol em baixo...

So uso oculos de sol no capacete de cross da moto4 quando não ando a rasgar mato...

o meu conselho é um Modular com Viseira de sol

nfp393

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #4 em: 06 de Abril de 2011, 13:43 »
Boas Companheiro! Capacetes tipo jet para mim nem pensar... em primeiro sempre a segurança e esse sao sem duvida os menos seguros. Viseira de sol, eu tenho e ajuda imenso. Futuros capacetes meus tem que ter sempre.

Luvas, dois pares sempre,

Abraço,

nfp 393

Offline fozzie

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 163
  • Localidade: Varge-Mondar / Albarraque
  • Nº 12
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 Evo
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #5 em: 06 de Abril de 2011, 13:43 »

O meu caso:

tenho um capacete modular com viseira para o sol, que é mesmo muito prática. De facto, no tempo mais quente, andar com a queixeira fechada faz um pouco de calor mas evita a entrada de insectos na zona da boca. Em viagens muito curtas, pela cidade, normalmente ando com a queixeira levantada mas em viagens maiores o peso da mesma contra o vento da deslocação é incomodativa. A viseira para o sol é mesmo uma excelente qualidade e uso-a com muita frequencia.

Luvas - tenho 3 (sim 3) pares de luvas, e ainda tenciono adquirir mais um par para o Verão. Porque 3 pares: 1 é de meia-estação com mais entradas de ar para refrescar as mãos (comprei na Caparica Peles por um optimo preço e com desconto CPM) e boas protecções. Os outros 2 pares são mais para Inverno e quando um deles apanha uma boa molhadela da chuva tenho sempre o outro par.

Casaco - só tenho um mas tenciono adquirir um outro só mesmo para o Verão, que seja o mais 'fresco' possivel, tenho um dos longos com forro amovivel interior para o frio e todas as protecções. Embora seja impermeavel (que o é) tenho tambem um impermeavel da decathlon para vestir por cima em dias de chuva - é que mesmo impermeavel o blusão acaba sempre por 'encharcar' e fica pesado.

este é o meu exemplo mas agora é o teu conforto e necessidade que irá ditar as tuas proprias decisões.

boas curvas,
Não basta ver que um jardim é belo, sem ter de acreditar que lá no fundo também esconde fadas?

fcanhoto

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #6 em: 06 de Abril de 2011, 15:01 »
olá tenho um capacete modular da LAzer... é de facto um bocado pesado perto de 1,8 kg para o tamanho XL, sou cabeçudo...

para andar tipo jet com a queixeira levantada e protecção só com a viseira para o sol porque a viseira normal sobe com a queixeira.. a viseira para o sol cpts

z0mbi3

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #7 em: 10 de Abril de 2011, 02:04 »
Visto que a aquisição do aspirador está para breve...   _pol_

Tenho andado a experimentar material pelos vários concessionários (já que eles fazem os descontos incidir no equipamento e não no valor da mota).
Em termos de capacete, estou muito inclinado para um LS2 FF385 FT2 branquinho porque a scooter também é branca (gosto dela daquela cor, sei lá).
Dos vários que experimentei, dei-me bem com um CMS que não consigo encontrar no site (mas que o vendedor me disse que se chamava Tec ou Tech ou Tek ou lá como era), o LS2 que achei das coisas mais confortáveis que meti na cabeça e um Airoh Pit One que era demasiado grande mas que era confortável. Iam tentar que ele lá estivesse na 3a feira para eu o poder experimentar mas estou mesmo inclinado para o LS2. Ainda dei um pulo ao El Corte Inglés e experimentei os Caberg Konda que estão em promoção (que ficam ao mesmo preço que o LS2) e embora no primeiro dia que os experimentei não gostei deles, hoje já me assentaram melhor. Ainda assim, são modulares e não quero modulares, pelo menos, não assim.
Na Caparica Peles, ainda experimentei os modulares NEXX que lá estão mas achei-os "apertados". O L fica um pouco grande, o M fica apertado que quase sinto o queixo a bater na protecção do queixo... não gostei muito mas como lá vou amanhã buscar um casaco, vou voltar a experimentar.

Falando em casacos, vamos às alternativas:
Spada Lunar, achei-o bonito e muito confortável.
Bering Grip, é fixe qb, confortável qb e caro qb!
3 modelos que experimentei na Caparica Peles: um que curiosamente se chama "Spada", outro que é 3-em-1 (teoricamente serve para todas as estações do ano) e finalmente um que se chama "Max".
Não experimentei o casaco que tem várias cores e que dá para ir trocando que eles lá têm porque tive pena da coitada da senhora (que mesmo depois de eu lhe dizer 2 vezes que não ia comprar nada naquele dia continuou com uma paciência de santa a aturar-me) já que tinha ultrapassado praí 10 minutos depois da hora da loja fechar e ainda queria dar uma vista de olhos nas luvas.

Nas luvas é onde andam as maiores dúvidas... por já ter experimentado tanta coisa e ter gostado de quase tudo! Acho que vou optar por umas da Caparica Peles já que são mais em conta e parecem-me iguais às outras (pelo menos agora para o Verão). Ou então uso o desconto do material que me fazem no concessionário.

Da outra vez esqueci-me de perguntar outra coisa... que equipamento é que vale a pena ter, além do vestuário? coisas como cadeados, pára-brisas, capas, etc... já que algum do equipamento não vai ser comprado no concessionário, há que aproveitar os descontos que eles fazem para este material mais "curriqueiro" e "universal", certo?

P.S. - Tenho de pensar em arranjar um tóclante para estrear o aspirador :)

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #8 em: 10 de Abril de 2011, 06:58 »
Boas zOmbie3,

Em relação ao carolo, atenção que o ficar um pouco apertado (sem ser muito desconfortavel) de início até é bom,  pois o capacete tem tendência para alargar um pouco com o uso e lavagens do forro...... No meu caso, comprei de início um Nexx XR1r carbon tamanho XL que ao experimentar me assentava que nem uma luva mas, investiguei e perguntei há malta + experiente e o melhor que fiz foi trocar pelo tamanho L  pois em cima da Scooter a 100 e tal, com o vento a incidir na carola o capacete não abana e em caso de queda ( toquei na madeira, hehe ) ficará no sítio para que foi estudado; Outra noção a ter, é a forma do capacete ser a perfeita para a tua cabeça ( mais redonda, + oval ) e aí o melhor é mesmo experimentares vários modelos como tens feito.
Googla sobre o assunto que vais encontrar muita info sobre o capacete ideal, ajustes, etc...
1 abraço
Scooterado scooter_ _slb_

P.s. ..... Mas tambem te digo, que encontrar o capacete ideal não é tarefa fácil .
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #9 em: 18 de Abril de 2011, 00:08 »
Comprei este fim-de-semana o meu "carolo", um Lazer Paname...

Quando experimentei o da loja (do expositor) entrou na boa (tamanho XL), ficava um pouco justo mas o Sr. explicou que as esponjas ainda iam acamar e que depois ficava um pouco mais largo.
Veio então o capacete, não o do expositor mas um fechado que nunca tinha sido experimentado (XL) e quando chego a casa e vou experimentar o capacete aquilo quase que me arranca as orelhas para entrar e sair. Ou seja, tem que ser com a queixeira aberta para o capacete flectir um pouco.
´´E normal esta diferença, dou uns dias para o gajo acamar ou posso começar a pensar em trocar por outro modelo, uma vez que o XL ´´e o maior daquele modelo?
« Última modificação: 25 de Abril de 2011, 23:46 por nd_oliveira »

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #10 em: 18 de Abril de 2011, 02:37 »
Companheiro ND_Oliveira,
...... Lá está, o da loja por certo já teria sido experimentado várias vezes e ficou um pouco + largo e quase no ponto para ti; O "virgem" está a precisar de Kms e se mesmo após 5 ou 6 saídas ainda se mostrar demasiado desconfortável então o melhor é trocares por outro modelo, quiçá com formato + arredondado para se adaptar melhor aos contornos da tua "carola" é como eu dizia no meu post anterior, até que 1 gajo acerte com o carolo ideal leva o seu tempo......
Tenta usá-lo a velocidades um pouco + elevadas ( acima de 100 Kms/h ) para testares melhor o comportamento desse Lazer ( se abana quando exposto à deslocação do ar ou se te pressiona demasiado na zona da testa- ficas com vermelhidão pronunciada-  _polb_ não é bom ) .... Ou se começas a ter dores de cabeça ( é outro sintoma que o capacete está apertado demais ou tem o formato errado)
1 abraço e logo informas o resultado
Scooterado scooter_ _slb_
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

fdesousa

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #11 em: 18 de Abril de 2011, 17:21 »
Comprei este fim-de-semana o meu "carolo", um Lazer Paname...

Quado experimentei o da loja (do expositor) entrou na boa (tamanho XL), ficava um pouco justo mas o Sr. explicou que as esponjas ainda iam acamar e que depois ficava um pouco mais largo.
Veio então o capacete, não o do expositor mas um fechado que nunca tinha sido experimentado (XL) e quando chego a casa e vou experimentar o capacete aquilo quase que me arranca as orelhas para entrar e sair. Ou seja, tem que ser com a queixeira aberta para o capacete flectir um pouco.
´´E normal esta diferença, dou uns dias para o gajo acamar ou posso começar a pensar em trocar por outro modelo, uma vez que o XL ´´e o maior daquele modelo?

 
Olá Boa Tarde,
 
Na minha opinião o capacete modular deve ser enfiado sempre com a queixeira aberta, assim como para o retirar....
De resto ele deve ser sempre bastante justo, obviamente sem magoar, porque só assim cumpre com eficácia a sua função protectora, em caso de queda...Claro que, com o uso vai ficar sempre mais solto e vai perdendo as suas propriedades dissipadoras de energia em caso de impacto. Daí a necessidade de tempos a tempos (dependendo do uso e dos impactos a que foi submetido) ser trocado por novo. Depende muito da sua qualidade, mas há quem diga  que mais de 4 anos, para um capacete, mesmo que não tenha sofrido qualquer impacto, será o limite aceitável para não se correrem riscos.... _martelada_ _martelada_
 
 

vasco

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #12 em: 18 de Abril de 2011, 18:06 »
 _reg_ bom gosto do forum mesmo por isto, troca de experiencias, bem eu tenho um nolan 103

 mas quando passa os 100km/h faz uma barulheira e mais acho que é pesado demais , agora já o comprei mas estou um pouco arrependido, foi a motoponto foram 5***** atendimento ainda não conhecia este club, já tive que trocar a viseira porque estava estilhaçar-se toda por cima, estava na garantia ficaram lá para ver se me davam outra enquanto isso comprei uma nova 16€ achei caro , mas que vou fazer,
já foi para a fabrica colar borrachas ( vedantes ) depois de vir passado uma semana estava na mesma olhem colei eu com supercola (Daaasss), modelares tem destas coisas já vi!

se fosse agora acho que comprava o C3
só tenho ouvido bem dele, que vos parece!

z0mbi3

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #13 em: 19 de Abril de 2011, 00:01 »
Eu escrevi no meu DB mas para este tópico ficar completo, aqui fica o material que comprei:

- Casaco: Caparica Peles - SPADA
- Luvas: Caparica Peles - Modelo Desconhecido mas tem uma protecção de plástico nos nós dos dedos e respira bem nos dedos.
- Calças: Decathlon - "Rain qq coisa que estão na zona de caminhada e custam 14.95"
- Capacete: Motovest - LS2 F385 FT2 Single Mono branco

Ainda comprei um cadeado para o disco de travão e uma fita para os distraídos/esquecidos.

Adicionando à discussão dos capacetes... modulares não,  porque eram pesados e meio "clunky". Não conheço o C3 mas também só leio maravilhas do mesmo!

Cristina Marques

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #14 em: 25 de Abril de 2011, 19:14 »
Eu comprei um Nolan n101 e sem viseira para sol pois não acertava na linha da visão via a meio nem entendi porque. Formato da tola possivelmente.

z0mbi3

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #15 em: 26 de Abril de 2011, 10:43 »
Eu comprei um Nolan n101 e sem viseira para sol pois não acertava na linha da visão via a meio nem entendi porque. Formato da tola possivelmente.

O que eu gostei do meu LS2 é que a viseira de sol fica a escassos milímetros da narigueira pelo que me tapa completamente os olhos... parece que o raio do capacete foi desenhado de propósito para a minha cabeça!  _pol_ _anjo_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #16 em: 26 de Abril de 2011, 11:35 »
Ontem andei pela primeira vez com a viseira de Sol do meu Paname e aquilo é mesmo muito bom... se bem que no Paname, como a viseira tem uma tranca para não descer acidentalmente, a primeira vez que se destranca aquilo parece uma guilhotina que nos vai cortar o nariz (se bem que nem toca)... deve ser de ser novo...

Já agora aproveito o tópico para colocar outra duvida de mega-maçarico... o meu blusão Drenaline RS tem no fundo das cotas, na parte interior, uma tira de tecido com um fecho de correr, que não tem utilidade aparentemente .

Alguém sabe a que se destina?

Ramirez

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #17 em: 26 de Abril de 2011, 11:43 »
Boas

Já agora aproveito o tópico para colocar outra duvida de mega-maçarico... o meu blusão Drenaline RS tem no fundo das cotas, na parte interior, uma tira de tecido com um fecho de correr, que não tem utilidade aparentemente .

No forro ou no blusão?
Tambem tenho um so que hoje ficou em casa.

Cumps

ze_marmelo

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #18 em: 26 de Abril de 2011, 11:45 »
Já agora aproveito o tópico para colocar outra duvida de mega-maçarico... o meu blusão Drenaline RS tem no fundo das cotas, na parte interior, uma tira de tecido com um fecho de correr, que não tem utilidade aparentemente .

Alguém sabe a que se destina?

Boa questão... o meu blusão também tem isso e não faço ideia para o que serve  _pensador_

Offline almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 249
  • Localidade: odivelas
  • CPM Nº1648
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #19 em: 26 de Abril de 2011, 11:58 »
Boa questão... o meu blusão também tem isso e não faço ideia para o que serve  _pensador_


Disseram-me que era para prender as calças impermeáveis....já comprei o blusão mas ainda não adquiri as calças, sendo assim não posso dar a certeza absoluta...sou novato nestas andanças  _pensador_
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos 55000kms
Suzuki Burgman 650 Executive - 25000 aos ...

big_waves

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #20 em: 26 de Abril de 2011, 12:00 »
É o fecho de ligação ás calças, mas para calças de motociclista que tenham também o respectivo fecho.

ze_marmelo

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #21 em: 26 de Abril de 2011, 12:00 »

Disseram-me que era para prender as calças impermeáveis....já comprei o blusão mas ainda não adquiri as calças, sendo assim não posso dar a certeza absoluta...sou novato nestas andanças  _pensador_

Olha que faz sentido  _pol_

Obrigado
 scooter_

nd_oliveira

  • Visitante
Re: Dúvidas no equipamento para um futuro scootard iniciado
« Responder #22 em: 26 de Abril de 2011, 12:03 »
É mesmo no blusão... e sim... faz todo o sentido ser para ligar ás calças...

Assim, mesmo que um tipo se dobre para a frente nunca fica com o "lombo" de fora...


Este acessório não é aplicável a penduras de "R's" do sexo feminino...  ;D