Boas companheiros,A minha GTS 125 Evo está com quase 19.000 km e este fim de semana estava controlar o nível do oleo quando.... reparo que estava no limite mínimo!Alguem tem conhecimento que esta máquina "consuma" oleo?É que eu vejo regularmente o consumo do mesmo (+/- 500-500 km), mas nunca tinha reparado que ele tenha desaparecido assim tão depressa.Claro que não estamos a falar de uma grande quantidade, pois o motor em si não chega a levar 1 litro, mas ...em 500 km passar do limite máximo ao limite mínimo!Alguém tem ideia de quanto é necessário acrescentar entre o limite máximo e mínimo? Para aí 0,1 litro, não? É que ainda por cima, como não tinha oleo em casa, vou ter de o ir comprar esta semana uma "latinha" de 1 litro.Alguns casos semelhantes?Um abraço,
Eu meto do descanso central, tiro a vareta, limpo com papel, coloco a vareta e enrosco, tiro outra vez a vareta e vejo o nivel!!!!!, não é assim?????
BoasEu fui segunda à revisão dos 100km (1177km) mudaram o oleo, limparam o filtro do oleo, limparam o filtro de ar, sopraram o variador, uns apertos, etc.Quando estava a mudar o oleo reparei que o homem tinha o oleo numa "seringa" enorme, colocou uma, depois foi buscar outra, depis disse que já tinha demais, tirou, vira daqui, vira dali, e pronto está bom.Peguei na minha GTS e notei que o ralenti estava por volta das 1200rpm, a mota aqueceu rápidamente, mas parecia estar presa, não passava das 7500rpm, estava estranha.Na terça fui ver o nivel do oleo e vi que estava alto , pego num tubo daqueles dos aquários uma seringa e toca a tirar, e......., sai uma imperial, ainda estava alto, sai mais um bocado ou seja, no final foi quase uma media 33cl a mais de oleo, a mota assim só andou +- 17km.O que pode acontecer com oleo a mais???????Sapateiros das oficinas
Descanço central e local não inclinado, metes a mota a trabalhar 5 minutos , retiras a vareta e sem a enrroscar, e vês o nível.O Nivel nas GTS vê-se a quente.
Companheiro NunoTu percebes infinitamente mais de motas que eu, mas tens a certeza no que estás a dizer? Além de ir contra o que o manual de utilização de GTS diz, vai contra o que sei de mecânica. O manual indica que se deve esperar 5 min, caso a mota tenha estado a trabalhar antes de medir o nível. Isto serve para dar tempo ao óleo de assentar no fundo do motor para se conseguir ver o nível real.Corrijam-me caso esteja enganado... Abraços