Autor Tópico: [GTS 125 Evo] Nível do oleo  (Lida 11381 vezes)

Joaocruz

  • Visitante
[GTS 125 Evo] Nível do oleo
« em: 29 de Março de 2011, 09:39 »
Boas companheiros,

A minha GTS 125 Evo está com quase 19.000 km e este fim de semana estava controlar o nível do oleo quando.... reparo que estava no limite mínimo!
Alguem tem conhecimento que esta máquina "consuma" oleo?
É que eu vejo regularmente o consumo do mesmo (+/- 500-500 km), mas nunca tinha reparado que ele tenha desaparecido assim tão depressa.
Claro que não estamos a falar de uma grande quantidade, pois o motor em si não chega a levar 1 litro, mas ...em 500 km passar do limite máximo ao limite mínimo!
Alguém tem ideia de quanto é necessário acrescentar entre o limite máximo e mínimo? Para aí 0,1 litro, não? É que ainda por cima, como não tinha oleo em casa, vou ter de o ir comprar esta semana uma "latinha" de 1 litro.
Alguns casos semelhantes?

Um abraço,
« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 22:36 por paufer »

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: [GTS 125 Evo] Nível do oleo
« Responder #1 em: 29 de Março de 2011, 23:00 »
Atenção ao modo como se vê o nivel de oleo... _pensador_ ...basta haver uma leve inclinação no pavimento para a alteração no nivel ser significativa.
Antes de meter mais oleo, deve ser feita uma nova medição em local diferente.
Oleo em demasia pode danificar o motor.
Finalmente, o modo de ver o nivel de oleo com a vareta varia de motor para motor, no manual indica o modo correcto de verificação.
« Última modificação: 03 de Abril de 2011, 22:36 por paufer »
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125 Evo] Nível do oleo
« Responder #2 em: 06 de Abril de 2011, 06:23 »
Boas companheiros,

A minha GTS 125 Evo está com quase 19.000 km e este fim de semana estava controlar o nível do oleo quando.... reparo que estava no limite mínimo!
Alguem tem conhecimento que esta máquina "consuma" oleo?
É que eu vejo regularmente o consumo do mesmo (+/- 500-500 km), mas nunca tinha reparado que ele tenha desaparecido assim tão depressa.
Claro que não estamos a falar de uma grande quantidade, pois o motor em si não chega a levar 1 litro, mas ...em 500 km passar do limite máximo ao limite mínimo!
Alguém tem ideia de quanto é necessário acrescentar entre o limite máximo e mínimo? Para aí 0,1 litro, não? É que ainda por cima, como não tinha oleo em casa, vou ter de o ir comprar esta semana uma "latinha" de 1 litro.
Alguns casos semelhantes?

Um abraço,

Descanço central e local não inclinado, metes a mota a trabalhar 5 minutos , retiras a vareta e sem a  enrroscar,  e vês o nível.
O Nivel nas GTS vê-se a quente.
Outra coisa, mais vale deixar um traço abaixo do máximo, do que um traço acima, como diz o Pardal, eu deixo sempre a minha um bocadinho abaixo do máximo.
Qualidade do oleo, >Km do mesmo e o uso do acelerador influencia o consumo _careta_, e uma borrachinha em mau estado que tens na vareta que deixa sair o oleo também.
Por isso verifica se a mota não te anda a babar oleo perto na zona da vareta. _careta

Abraço
[/URL]

jabcproenca

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Nível do oleo
« Responder #3 em: 06 de Abril de 2011, 09:39 »
Boas

Eu fui segunda à revisão dos 100km (1177km) mudaram o oleo, limparam o filtro do oleo, limparam o filtro de ar, sopraram o variador, uns apertos, etc.

Quando estava a mudar o oleo reparei que o homem tinha o oleo numa "seringa" enorme, colocou uma, depois foi buscar outra, depis disse que já tinha demais, tirou, vira daqui, vira dali, e pronto está bom.

Peguei na minha GTS e notei que o ralenti estava por volta das 1200rpm, a mota aqueceu rápidamente, mas parecia estar presa, não passava das 7500rpm, estava estranha.

Na terça fui ver o nivel do oleo e vi que estava alto  _confuso_, pego num tubo daqueles dos aquários uma seringa e toca a tirar, e......., sai uma imperial, ainda estava alto, sai mais um bocado ou seja, no final foi quase uma media 33cl a mais de oleo, a mota assim só andou +- 17km.

O que pode acontecer com oleo a mais???????

Sapateiros das oficinas _martelada_

jabcproenca

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Nível do oleo
« Responder #4 em: 06 de Abril de 2011, 14:24 »
boas

Para ver o nivel  do oleo não é preciso enroscar a vareta??????

Pensei que enroscava a vareta depois tirava e via o nivel!!!!!!!!!

Sendo assim como posso saber se a vareta entrou a nivel ou não??? tem rosca logo não vai acentar direita!!!!!!

Eu meto do descanso central, tiro a vareta, limpo com papel, coloco a vareta e enrosco, tiro outra vez a vareta e vejo o nivel!!!!!, não é assim?????

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [GTS 125 Evo] Nível do oleo
« Responder #5 em: 06 de Abril de 2011, 14:57 »
Viva!

Eu meto do descanso central, tiro a vareta, limpo com papel, coloco a vareta e enrosco, tiro outra vez a vareta e vejo o nivel!!!!!, não é assim?????

Não.  _polb_

http://www.sym.pt/docs/Manual%20utilizador%20GTS125-250-300.pdf

Lê a página pág. 15, sff.

Se ainda continuares com dúvidas, cá estaremos.  _pol_

Abraço ;)



SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125 Evo] Nível do oleo
« Responder #6 em: 06 de Abril de 2011, 23:54 »
Boas

Eu fui segunda à revisão dos 100km (1177km) mudaram o oleo, limparam o filtro do oleo, limparam o filtro de ar, sopraram o variador, uns apertos, etc.

Quando estava a mudar o oleo reparei que o homem tinha o oleo numa "seringa" enorme, colocou uma, depois foi buscar outra, depis disse que já tinha demais, tirou, vira daqui, vira dali, e pronto está bom.

Peguei na minha GTS e notei que o ralenti estava por volta das 1200rpm, a mota aqueceu rápidamente, mas parecia estar presa, não passava das 7500rpm, estava estranha.

Na terça fui ver o nivel do oleo e vi que estava alto  _confuso_, pego num tubo daqueles dos aquários uma seringa e toca a tirar, e......., sai uma imperial, ainda estava alto, sai mais um bocado ou seja, no final foi quase uma media 33cl a mais de oleo, a mota assim só andou +- 17km.

O que pode acontecer com oleo a mais???????

Sapateiros das oficinas _martelada_

Pá eu de sapatos não percebo nada, mas é assim, demasiado oléo, vai provocar demasiada pressão a nivel interno do motor, o oléo a quente vai ocupar mais espaço, dilata, sabes!
Ora as motas no carter, tal como os carros tem uma espaço, em vazio para contar com a dita dilatação do oleo, se o nivel esta acima, o que acontece é que essa pressão vai subir e forçar os segmentos da mota,provocando o seu desgaste prematuro. As consequências podem ser estas....

Imagina uma garrafa de agua que metes no congelador, sabes que não a podes encher totalmente, pois tens que contar com a dilatação da água, pois esta em estado solido(congelada), ocupa mais espaço que no estado liquido.
O que acontece se não deixares um certo espaço? Arrebenta a garrafa correcto?
Oléo é igual, mas o oleo a quente ocupa mais espaço. Isto é uma simples explicação. Também existe o facto de que mesmo a frio/quente, demasiado oléo provoca diferenças de pressões a nivel do carter e cabeça do motor. Mas depois se tiveres interesse eu explico isso melhor.
Mais vale ter o oléo a meio da vareta, que acima(maximo) ou abaixo desta(minimo), em caso de duvida deixem um bocadinho abaixo do nivel maximo.

Abraço
[/URL]

Offline BCarvalho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 233
  • Localidade: Cartaxo
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 Evo SE
Re: [GTS 125 Evo] Nível do oleo
« Responder #7 em: 07 de Abril de 2011, 13:16 »
Descanço central e local não inclinado, metes a mota a trabalhar 5 minutos , retiras a vareta e sem a  enrroscar,  e vês o nível.
O Nivel nas GTS vê-se a quente.

Companheiro Nuno

Tu percebes infinitamente mais de motas que eu, mas tens a certeza no que estás a dizer?  _pensador_
Além de ir contra o que o manual de utilização de GTS diz, vai contra o que sei de mecânica.  _reg_
O manual indica que se deve esperar 5 min, caso a mota tenha estado a trabalhar antes de medir o nível. Isto serve para dar tempo ao óleo de assentar no fundo do motor para se conseguir ver o nível real.
Corrijam-me caso esteja enganado...

Abraços  scooter_

Joaocruz

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Nível do oleo
« Responder #8 em: 07 de Abril de 2011, 13:22 »
Pois na revisão viram a bichinha e repararam a fuga de oleo que ela tinha na junta da tampa das válvulas.
Era por ali que ela estava a perder o oleo. Tenham atenção se repararem (ao estacionar) se fica alguma pinga de oleo no chão.
Agora o nivel está certinho e fiquei com a confirmação que para ver o nível, basta colocar a moto no descanço central, desenroscar a tampa do oleo, limpar a vartea e colocar no mesmo local (sem apertar) e verificar.
Continuo é sem saber qual a quantidade de oleo que ela leva entre o nível da marca mínima e máxima da vareta

Um abraço,

ZeLuz

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Nível do oleo
« Responder #9 em: 07 de Abril de 2011, 13:26 »
Pois, eu também sou um nabo em mecânica... mas o que o Nuno diz é um bocado contraditório... se o óleo aumenta de volume com o aquecimento para quê fazer a medição com a  maxi a quente? A medição nunca vai ser correcta... a não ser que os sinais na vareta sejam a contar com o aquecimento. Tal não me parece pois não saberiam a que temperatura é feita a medição... além disso, vai contra o que diz o manual e a lógica...   _pensador_

Chinaboy911

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo] Nível do oleo
« Responder #10 em: 07 de Abril de 2011, 14:17 »
Então, se a mota estiver fria e o nível de óleo estiver no máximo, quando ela aquecer, terá óleo em demasia.. Daí ver o nível com ela quente..

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: [GTS 125 Evo] Nível do oleo
« Responder #11 em: 12 de Abril de 2011, 20:02 »
Companheiro Nuno

Tu percebes infinitamente mais de motas que eu, mas tens a certeza no que estás a dizer?  _pensador_
Além de ir contra o que o manual de utilização de GTS diz, vai contra o que sei de mecânica.  _reg_
O manual indica que se deve esperar 5 min, caso a mota tenha estado a trabalhar antes de medir o nível. Isto serve para dar tempo ao óleo de assentar no fundo do motor para se conseguir ver o nível real.
Corrijam-me caso esteja enganado...

Abraços  scooter_

Existem vários modelos de motas que o oleo se vê a quente.
Honda VFR 750 e a maioria das Hondas.
XT 600 é outra mota.
5 Minutos é o tempo de o oleo escorrer para o carter.
O que o manual diz é que se deve por a mota a trabalhar durante um certo tempo, e depois esperar 5 minutos, para que ele retorne ao carter.(penso eu de que), já que não é totalmente explicito.
Como sou eu que mudo o oleo a mota, sei que se meter 1.2 litros(GTS 250 cc) descrito pelo manual, a frio a medição fica abaixo do máximo, mas se medir o oleo a quente (esperando 5 ou 10 minutos para que retorne ao carter), a medição já bate certinho com o nivel máximo da vareta.
Por isso tirando as minhas conclusões e já que o manual não é explicito, o oleo das GTs, vê-se a quente.

Cump.
[/URL]