Autor Tópico: Respiro do Carter  (Lida 4960 vezes)

LuiZ

  • Visitante
Respiro do Carter
« em: 27 de Março de 2011, 14:40 »
Olá a todos!

Tenho uma honda pcx e vi que à saida do filtro de ar está um tubo de plástico transparente, (respiro do carter) onde se acumulam "depósitos"... -> Termo utilizado pelo autor do manual de instruções.
 
A minha pergunta é se "depósitos" são na realidade, óleo do motor.

Até anteontem tinha esse dépósito de impurezas limpo. Ontem, não sei se foi devido aos buracos que apanhei na estrada, reparei que tinha óleo nesse tubo, talvez devido aos "saltos" que dei devido ao péssimo estado do piso...  _pensador_

De qualquer modo, decidi expor esta dúvida para me esclarecerem se há problema e para saber também para que serve.

Grande abraço

Luis
« Última modificação: 27 de Março de 2011, 20:26 por LuiZ »

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Respiro do Carter
« Responder #1 em: 28 de Março de 2011, 00:51 »
Esses tubos com a saída selada, é uma exigência das normas anti poluição, todos os motores libertam gases oleosos que antigamente podiam pingar para o chão e ou evaporar para a atmosfera. Hoje esses vapores são canalizados novamente para o motor através da admissão, ou então escorrem para drenos onde são retidos até numa próxima revisão o mecânico os fazer escorrer para um local onde poderão ser recolhidos por firmas especializadas afim de serem reciclados.
Podem passar muitos kilometros e não ser visivel a acumulação de oleo, e de um momento para o outro o tubo "depósito" apresentar restos. É normal quando a temperatura ambiente começa a subir que haja mais oleo a vaporizar, também quando se lava a scooter pode aparecer mais fluido no tubo de dreno.
Dito isto, não deves ficar preocupado com essa situação mas no entanto deves manter-te atento porque ás vezes nas revisões colocam demasiado oleo o que vai originar um anormal enchimento do dreno.
 
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Respiro do Carter
« Responder #2 em: 28 de Março de 2011, 20:49 »
Boa explicação Pardal!  _pol_
Por acaso ja me tinha perguntado sobre o que seria aquele pequeno tubo com 2/3 cm.
Vou ver se na proxima ida á revisão eles me entregam a PCX com o tubo de drenagem limpo!  _reg_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Respiro do Carter
« Responder #3 em: 23 de Setembro de 2016, 16:04 »
Pois aqui cuidado que ja vi companheiros que saem das revisões e nem vêm estes tubos ,ou seja ,vem quase cheios,nalguns casos a caixa da relação final também tem um.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Respiro do Carter
« Responder #4 em: 26 de Novembro de 2017, 13:49 »
Com aqui relembrar a importância deste respirador e a sua função ,esquecida por muitos .
É um requisito das normas anti poluição em vigor.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves