Autor Tópico: Fabricado para não durar...  (Lida 15530 vezes)

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Fabricado para não durar...
« em: 20 de Março de 2011, 22:26 »
Viva!

Porque é que as impressoras avariam?
Porque é que as lâmpadas fundem?
Porque é que as meias se rompem?
Porque é que os produtos chegam tão cedo ao fim da sua vida útil?

Vale a pena ver o vídeo.  _pol_

http://www.rtve.es/noticias/20110104/productos-consumo-duran-cada-vez-menos/392498.shtml

Está em espanhol.

Abraço ;)
« Última modificação: 20 de Março de 2011, 22:29 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

LWillow

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #1 em: 20 de Março de 2011, 23:15 »
Muito bom este post ! Obrigado pela partilha !  _pol_
Tal como alguém diz no final da reportagem citando Ghandi " O mundo é suficientemente grande para satisfazer as necessidades de todos mas pequeno para satisfazer a avareza de alguns" !

Mais tarde ou mais cedo esta civilização terá de fazer um retrocesso em todo este modo de vida revendo os valores estruturais em que se funda pois caso isso não aconteça, mais século menos século, o ser humano ficará para a História futura como os dinossáuros estão para a História presente : "JÁ FOSTE !"   

jogador

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #2 em: 20 de Março de 2011, 23:29 »
Muito bom.
É a sociedade de consumo em que vivemos......... _martelada_
Basta tomar como exemplo os telemóveis..... as lojas estão sempre a vender. Há insentivos por parte das operadoras para o consumo.
Há quem compre mais de um por ano...
O meu já vai para ai com 3/4 anos. Só mudo quando aquilo deixar mesmo de funcionar......
No meu ramo (venda de materiais de construção) estou sempre a ouvir por parte dos meus clientes (construtores), "levo esse mais barato porque dá para receber o dinheiro antes de avariar".
Jogador

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #3 em: 20 de Março de 2011, 23:44 »
Bom post CCM.

Este vídeo ilustra bem a forma como muitas (e cada vez mais) empresas funcionam....levendo-nos a comprar o último grito em tecnologia, mas que parece durar apenas o tempoo de garantia. Pouco tempo depois, adeus e venha outro porque o arranjo é uma aberração!
Eu estou como diz o companheiro jogador....tenho um telemóvel já vai para 3 anos e só troco quando avariar. A mim não me convencem com o marketing agressivo e sou assim com tudo.

Offline BCarvalho

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 233
  • Localidade: Cartaxo
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 Evo SE
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #4 em: 21 de Março de 2011, 00:05 »
Muito bom video, obrigado pela partilha.

Está na mão de todos lutar contra este consumismo desenfreado.

Abraços.  scooter_

ciberboy

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2011, 12:43 »
Gostaria de partilhar algo que me aconteceu relacionado com o este assunto.

Tenho um computador que de um dia para o outro deixou de reconhecer o disco rígido. (Seagate 7200.11 500GB SATA II)

Como trabalho na área faz uns anos, achei estranho este comportamento e descobri que o próprio fabricante incluiu um limite para utilização do disco de X Write e Y Reads.

Contactei o fabricante e ele disse que reparava o disco e os dados pela módica quantia de 1800€. Como é obvio, esta resposta deixou ainda mais desconfiado.

Lá descobri vários artigos na internet a explicar o que aconteceu, e como resolver.

Com um investimento de 3,5€ (num conversor RS232), e as dicas dos sites que descobri, voltei a colocar o disco a funcionar. Básicamente faz-se um reset ao contador de utilização. Não perdi qualquer dado e o disco funciona como sempre funcionou.

Eles queriam ver se comprava um disco novo, mas tramei-os.

Se souberem de alguém com este problema em discos seagate, eu faço a reparação.

Offline sepossivel

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1013
  • Localidade: mundo
  • Inicio => Maturidade => Mudança
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Tmax 500
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #6 em: 05 de Maio de 2011, 12:48 »
Gostaria de partilhar algo que me aconteceu relacionado com o este assunto.

Tenho um computador que de um dia para o outro deixou de reconhecer o disco rígido. (Seagate 7200.11 500GB SATA II)

Como trabalho na área faz uns anos, achei estranho este comportamento e descobri que o próprio fabricante incluiu um limite para utilização do disco de X Write e Y Reads.

Contactei o fabricante e ele disse que reparava o disco e os dados pela módica quantia de 1800€. Como é obvio, esta resposta deixou ainda mais desconfiado.

Lá descobri vários artigos na internet a explicar o que aconteceu, e como resolver.

Com um investimento de 3,5€ (num conversor RS232), e as dicas dos sites que descobri, voltei a colocar o disco a funcionar. Básicamente faz-se um reset ao contador de utilização. Não perdi qualquer dado e o disco funciona como sempre funcionou.

Eles queriam ver se comprava um disco novo, mas tramei-os.

Se souberem de alguém com este problema em discos seagate, eu faço a reparação.


_lol_ e cobras os 1800 euros ? ou fazes um desconto para o CPM?

Tendo em conta o valor dos discosm nem me respondas _lol_
vou ali ja volto

Macsword

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #7 em: 05 de Maio de 2011, 12:57 »
Gostaria de partilhar algo que me aconteceu relacionado com o este assunto.

Tenho um computador que de um dia para o outro deixou de reconhecer o disco rígido. (Seagate 7200.11 500GB SATA II)

Como trabalho na área faz uns anos, achei estranho este comportamento e descobri que o próprio fabricante incluiu um limite para utilização do disco de X Write e Y Reads.

Contactei o fabricante e ele disse que reparava o disco e os dados pela módica quantia de 1800€. Como é obvio, esta resposta deixou ainda mais desconfiado.

Lá descobri vários artigos na internet a explicar o que aconteceu, e como resolver.

Com um investimento de 3,5€ (num conversor RS232), e as dicas dos sites que descobri, voltei a colocar o disco a funcionar. Básicamente faz-se um reset ao contador de utilização. Não perdi qualquer dado e o disco funciona como sempre funcionou.

Eles queriam ver se comprava um disco novo, mas tramei-os.

Se souberem de alguém com este problema em discos seagate, eu faço a reparação.

Olha olha olha, o que me foste dizer!
Tenho de ver qual a marca do disco que lá tenho...
Sabes se isso tem existido sempre?

Macsword

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #8 em: 05 de Maio de 2011, 12:59 »

_lol_ e cobras os 1800 euros ? ou fazes um desconto para o CPM?

Tendo em conta o valor dos discosm nem me respondas _lol_

Não, o fabricante do disco é que pediu esse dinheiro todo!
Ele gastou €3.5 e o resto foi pesquisa na net.

wdwpp

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #9 em: 05 de Maio de 2011, 16:52 »
Por isso é que o canhão da minha S2 está sempre a estragar-se (já vai para o 2º novo), como dou muito uso à mota, mais que o previsto pelo fabricante, logo a duração é mais curta que o normal...  _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_
Passo mais tempo em cima dela que a dormir, depois dá nisto!!!!  _lol_ _lol_ _palmas_ _palmas_ _lol_ _lol_

rickytuga

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #10 em: 05 de Maio de 2011, 17:08 »
Já conhecia a reportagem, e está fabulosa. Mas esta realidade aplica-se a muitas outras coisas, além de lâmpadas, impressoras, ipods e etc...

É o consumismo desenfreado, e infelizmente, é muito difícil de lutar contra isto.

wdwpp

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #11 em: 05 de Maio de 2011, 17:53 »
Já conhecia a reportagem, e está fabulosa. Mas esta realidade aplica-se a muitas outras coisas, além de lâmpadas, impressoras, ipods e etc...

É o consumismo desenfreado, e infelizmente, é muito difícil de lutar contra isto.

O problema não é de lutar contra isso, mas todas as coisas que veem atrás disso... Como diz na reportagem, para preservar o posto de trabalho ou mesmo criar novos, tem de haver consumo, senão os locais estariam vazios e as pessoas só comprariam por avaria, por evolução, etc e nunca por questões impostas por quem as delimita...

Tito77

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #12 em: 05 de Maio de 2011, 18:01 »
O problema não é de lutar contra isso, mas todas as coisas que veem atrás disso... Como diz na reportagem, para preservar o posto de trabalho ou mesmo criar novos, tem de haver consumo, senão os locais estariam vazios e as pessoas só comprariam por avaria, por evolução, etc e nunca por questões impostas por quem as delimita...

Concordo com tudo isso, mas pelo menos não enganem os consumidores, ou melhor, digam-lhes a verdade. Se comprar um equipamento, mas souber que apenas vai durar 3 anos, se calhar pondero comprar aquele com um custo mais acessível, e não o mais evoluído e todo XPTO.


Ramirez

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #13 em: 05 de Maio de 2011, 19:01 »
Eu não acho que enganem o pessoal, simplesmente não fazem referencia a que o produto so ira durar X ou Y de tempo.

Se comprar um equipamento, mas souber que apenas vai durar 3 anos, se calhar pondero comprar aquele com um custo mais acessível, e não o mais evoluído e todo XPTO.

Talvez seja esta a razão pela qual não se faz referencia a limitação dos produtos.

Cumps

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #14 em: 05 de Maio de 2011, 20:08 »
É chocante saber isso!
Nos tempos que correm e em que pensamos inúmeras vezes se compramos ou se adiamos a compra por mais algum tempo, é chocante saber que o nosso esforço a reunir dinheiro para comprar algo....tem os dias contados a partir do momento em que adquirimos.

rickytuga

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #15 em: 05 de Maio de 2011, 20:20 »
É chocante saber isso!
Nos tempos que correm e em que pensamos inúmeras vezes se compramos ou se adiamos a compra por mais algum tempo, é chocante saber que o nosso esforço a reunir dinheiro para comprar algo....tem os dias contados a partir do momento em que adquirimos.

Pela tua descrição tens exactamente o mesmo sentimento que eu tive quando vi a reportagem, fiquei chocado, e senti-me revoltado. Mas é como já disseram, se não fosse desta forma não haviam tantos postos de trabalho... Ou haviam, sei lá.
Provavelmente arranjar-se-ia outra forma de criar emprego, inovando, ou tentando chegar a outras populações que não tem acesso a estes bens, ao invés de fazer os que são produzidos durar menos, com o intuito de haver consumo novamente...

Jony

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #16 em: 05 de Maio de 2011, 22:05 »
Infelizmente esta é uma realidade com a qual eu estou habituado no meu ramo de profissão....

Como trabalho numa empresa que dá assistência técnica a electrodomésticos, tenho ao longo dos anos sido confrontado com todo o tipo de situações que poderiam estar relatadas na reportagem.

A mais descarada passou-se aqui talvez á cerca de 15 anos quando um dos maiores grupos europeus do qual fazem parte muitas marcas de prestigio alemãs.... nos contactou visto que nessa altura uma marca espanhola adquirida na totalidade pelo grupo e como tal era necessário adaptar os padrões de qualidade da marca espanhola á casa mãe na Alemanha.

Pensamos nós.. porreiro os alemães vão finalmente corrigir alguns dos defeitos crónicos da marca espanhola...

Puro engano.

O que eles queriam era que nós quando vendessemos um equipamento novo recebesse-mos o antigo ( se fosse do grupo ) para eles analizarem o que ainda estava em bom estado e tentarem na próxima série fabricar com menos qualidade de modo a que a essa futura geração de equipamentos quando se avariasse fosse de maneira a não merecer reparação porque estava muito deteriorado...todo por igual.

Este é um dos motivos porque hoje quase não vale a pena reparar electrodomésticos.
Ou porque as peças são muito caras ou então a extensão de danos é tão grande que já não justifica.

A juntar a isto... as preocupações ambientais _Rolley_

Classe A e A + é que é bom... tudo treta, a diferença entre o custo de aquisição de um equipamento novo e o tempo que leva a amortizar essa diferença no preço da electricidade... vai lá vai.

Ainda porque essa classificação energética é atribuida de acordo com o funcionamento dos equipamentos dentro de determinados parametros, que depois não correspondem á realidade.

Por isso cá em casa é até cair de... maduro
« Última modificação: 06 de Maio de 2011, 22:04 por Jony »

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #17 em: 06 de Maio de 2011, 09:13 »
Viva!
 
Pela tua descrição tens exactamente o mesmo sentimento que eu tive quando vi a reportagem, fiquei chocado, e senti-me revoltado. Mas é como já disseram, se não fosse desta forma não haviam tantos postos de trabalho... Ou haviam, sei lá.
Provavelmente arranjar-se-ia outra forma de criar emprego, inovando, ou tentando chegar a outras populações que não tem acesso a estes bens, ao invés de fazer os que são produzidos durar menos, com o intuito de haver consumo novamente...

O meu sentimento e pensamento foi exactamente igual.  _pol_
 
Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Miguel_C

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #18 em: 06 de Maio de 2011, 09:21 »
Infelizmente esta é uma realidade com a qual eu estou habituado no meu ramo de profissão....

Como trabalho numa empresa que dá assistência técnica a electrodomésticos, tenho ao longo dos anos sido confrontado com todo o tipo de situações que poderiam estar relatadas na reportagem.

A mais descarada passou-se aqui talvez á cerca de 15 anos quando o grupo BSH do qual fazem parte a Siemens Bosch Balay Ufesa Superser etc.... nos contactou visto que nessa altura a Balay foi adquirida na totalidade pelo grupo e como tal era necessário adaptar os padrões de qualidade da marca espanhola á casa mãe na Alemanha.

Pensamos nós.. porreiro os alemães vão finalmente corrigir alguns dos defeitos crónicos da marca Balay...

Puro engano.

O que eles queriam era que nós quando vendessemos um equipamento novo recebesse-mos o antigo ( se fosse do grupo ) para eles analizarem o que ainda estava em bom estado e tentarem na próxima série fabricar com menos qualidade de modo a que a essa futura geração de equipamentos quando se avariasse fosse de maneira a não merecer reparação porque estava muito deteriorado...todo por igual.

Este é um dos motivos porque hoje quase não vale a pena reparar electrodomésticos.
Ou porque as peças são muito caras ou então a extensão de danos é tão grande que já não justifica.

A juntar a isto... as preocupações ambientais _Rolley_

Classe A e A + é que é bom... tudo treta, a diferença entre o custo de aquisição de um equipamento novo e o tempo que leva a amortizar essa diferença no preço da electricidade... vai lá vai.

Ainda porque essa classificação energética é atribuida de acordo com o funcionamento dos equipamentos dentro de determinados parametros, que depois não correspondem á realidade.

Por isso cá em casa é até cair de... maduro

companheiro Jony, permita-me discordar a 100 % do seu post, você não faz a minima idea do que escreve, não devia questionar a qualidade do grupo lider em electrodomésticos, a BSH é lider no mercado com mais de 24 % de quota de mercado, faço-o porque sei o que estou a  dizer, você como técnico devia também saber que não é verdade o que escreve. Os alemães gostam de saber os motivos das avarias, mas não é para lhes limitar a vida das peças ! é sim para saber onde podem melhorar...será quem me fiz entender ?

cumpr

« Última modificação: 06 de Maio de 2011, 09:28 por Miguel_C »

Tito77

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #19 em: 06 de Maio de 2011, 09:32 »
companheiro Jony, permita-me discordar a 100 % do seu post, você não faz a minima idea do que escreve, não devia questionar a qualidade do grupo lider em electrodomésticos, a BSH é lider no mercado com mais de 24 % de quota de mercado, faço-o porque sei o que estou a  dizer, voc~e como técnico devia também saber.

cumpr

Sinceramente pouco me importa quem tem razão, uma coisa que sei é que os electrodomésticos/aparelhos electronicos, etc...  cada vez duram menos, a qualidade é inferior (apesar da tecnologia ser superior), e que normalmente os arranjos desses mesmo aparelhos, são o custo de quase um novo. Porque será? _Rolley_

Os meus pais têm uma maquina de lavar roupa, que agora é pouco usada, vá-se lá saber porquê, que tem 30 anos, SIM, 30 anos. Agora as actuais se durarem 3 a funcionar a 100% é uma sorte.

É tudo uma questão de falta de informação!!!

rickytuga

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #20 em: 06 de Maio de 2011, 10:14 »
Sinceramente pouco me importa quem tem razão, uma coisa que sei é que os electrodomésticos/aparelhos electronicos, etc...  cada vez duram menos, a qualidade é inferior (apesar da tecnologia ser superior), e que normalmente os arranjos desses mesmo aparelhos, são o custo de quase um novo. Porque será? _Rolley_

Os meus pais têm uma maquina de lavar roupa, que agora é pouco usada, vá-se lá saber porquê, que tem 30 anos, SIM, 30 anos. Agora as actuais se durarem 3 a funcionar a 100% é uma sorte.

É tudo uma questão de falta de informação!!!

Subscrevo na integra. Os meus pais também tem uma máquina de lavar que foi comprada quando eu nasci (1980), tem actualmente 31 anos, uma altura ela teve uma avaria qualquer, e os meus pais mandaram arranjar, mas como na altura o arranjo demorou vários dias (o técnico andava sempre a adiar, nunca tinha tempo de a arranjar), os meus pais decidiram comprar outra até porque aquela na altura já tinha 13 ou 14 anos e e qualquer dia avariava de vez.
O que é certo é que a "nova" já deu o que tinha a dar, e a velhinha ainda continua a rolar.  _pol_

Jony

  • Visitante
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #21 em: 06 de Maio de 2011, 22:17 »
Basta abrir uma máquina de lavar antiga e moderna e comparar o diametro dos rolamentos e a qualidade do retentor. ( qualquer pessoa vê o que quero dizer )

Ou então quando o cliente diz que o tambor deixou de rodar e ao analizar-mos... escovas gastas.

telefonema e...

lamentamos informar mas esse motor não tem escovas substituiveis, tem de trocar o motor.

tretas

querem é vender um motor novo que vale cento e tal euros, quando umas escovas custam uns escassos euros.

quando verificaram que afinal todos os técnicos substituiam as escovas resolveram então começar a vender escovas de substituição.

Outra...

-Boa tarde preciso de uma torneira de gás para a placa de encastre modelo XPTO

-sim senhor .. trouxe os dados completos ?

 sim aqui está foi fabricada em 2002... lamentamos, só garantimos peças até 7 anos da data de    fabrico.  ;D

-Mas eu comprei a placa em 2005 ou seja só tem 6 anos de uso. _policia_

-Pois esse é um problema seu e de quem lhe vendeu a placa. _Rolley_

agora digam lá se não temos razão para reclamar

Luta , Luta Camarada Luta

Offline marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #22 em: 07 de Maio de 2011, 13:06 »
Pois é verdade que hoje tudo tem menos qualidade e dura menos, mas acho que o motivo é outro. Redução de custos para concorrer com os produtos orientais.
Se a Bosh, por ex. me vender uma maquina que não dura o tempo devido, eu nao volto a comprar Bosh e desaconselho aos amigos, faço publicidade negativa.
Em 1990, eram necessários 2-3 salários mínimos para comprar uma televisão. Hoje um LCD do mesmo tamanho custa 150€, se algum dia avariar e tiver de ser reparada o técnico cobra 30€/hora mais preço do material.
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Fabricado para não durar...
« Responder #23 em: 16 de Junho de 2011, 19:11 »
Viva!

Mais uma reportagem do Jornal da Tarde de hoje sobre a lâmpada com mais de 110 anos acesa.  _confuso_

http://ww1.rtp.pt/blogs/programas/jornaldatarde/?k=2-parte-do-Jornal-da-Tarde-de-2011-06-16.rtp&post=16344

Ver depois dos 15:40m.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>