Autor Tópico: Dicas para escolher a sua Maxiscooter  (Lida 15960 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Dicas para escolher a sua Maxiscooter
« em: 19 de Fevereiro de 2010, 23:54 »

Se decidiu comprar uma Maxiscooter... Antes de fazer um inventário das melhores ofertas actuais, lembre-se de algumas dicas básicas para não comprar o modelo errado na sua busca pelo melhor negócio.



Uma scooter de acordo com a sua estatura
Aqui são os próprios concessionários que revelam o problema: "Alguns clientes só descobrem a posição de condução da scooter quando já têm a chave na mão" e, às vezes, é tarde demais para resolver a questão da ergonomia.


As pessoas mais altas podem bater com os joelhos nas carenagens quando fazem manobras mais difíceis. Os mais baixos podem ser surpreendidos por uma inesperada altura do assento já depois da compra.
Isto é importante: nunca se esqueça de se sentar na mota nova e se possível, fazer um test-drive antes de comprar. Isto pode poupar-lhe um monte de decepções.


Uma questão de necessidade
Uma scooter, especialmente no contexto de uso diário casa-trabalho torna-se numa verdadeira companheira, uma ferramenta que será apreciada, se foi bem escolhida.
Logo, deverá corresponder às suas necessidades.
Se você percorre as ruas estreitas, sem nunca deixar a cidade, recorra às scooters de cilindradas mais baixas: 125 e 250 cc. O seu motor é suficiente para circular na cidade e a sua reduzida dimensão é também uma vantagem.
Se você precisa de uma grande capacidade de carga, pode optar pela gama GT como a Honda S-Wing ou a Kymco Downtown, por exemplo, mas não se esqueça de alguns modelos que podem desempenhar este papel, depois de devidamente equipados. Isto é particularmente adequado às scooters de roda grande, que são muito úteis e versáteis quando equipadas com topcase. A Sym Citycom 300 é um exemplo típico.




Qual a cilindrada?
Se você pretende fazer viagens de longa distância, deve optar por modelos com cilindradas superiores a 250 cc.
Os motores são duradouros e as carenagens de maiores dimensões mais envolventes.
Aprenda a conhecer as vantagens que algumas estruturas trazem às máquinas disponiveis actualmente: a Piaggio MP3, que se distingue pelas suas três rodas, não possui o melhor motor ou o melhor conforto em viagens grandes, mas a segurança fornecida pelo seu trem dianteiro é uma mais-valia saboreada durante todo o ano, independentemente das condições atmosféricas e do tipo de piso.


As Maxiscooters de 400 cc representam um bom compromisso entre tamanho, conforto e preço. As Honda Silver Wing e SW-T 400 marcam vários pontos ao serem as únicas bicilindricas neste segmento.
Outras Maxiscooters são caracterizadas por características muito distintas: potência alta e baixa capacidade de carga para a Gilera GP800, agilidade e aspecto desportivo para o Yamaha T-Max, grande compartimento de carga sob o assento para a Suzuki Burgman 650.

O que dizer sobre sobre a compra de "aves raras"?
Já não faz sentido dizer que alguns fabricantes cada vez mais estabelecidos, como a SYM e a Kymco, por exemplo, são aves raras. Apesar destes nomes não se rodearem da aura de algumas marcas europeias (Vespa, Peugeot ...) ou japonesas (Honda, Yamaha ...), começam agora a desfrutar de uma verdadeira legitimidade.
Em Portugal a SYM dispõe de uma vasta e eficiente rede de assistência fomentada pelo importador - Red Moto, enquanto que a Kymco parece estar mal apoiada pelo seu representante - Mavico - não atingindo nem de longe a popularidade que consegue em Espanha.
A qualidade dos Serviços Após Venda destas marcas é robusta o suficiente para evitar arrependimentos após a compra.
No entanto, deve desconfiar de certas marcas "emergentes", das quais não se conhece nem a história, nem os pontos de distribuição, nem a rede de assistência.

Graças a um preço muito competitivo, uma scooter de 125 cc de supermercado pode parecer atraente à primeira vista, mas quem garante o Serviço Após Venda ao primeiro problema? E quem vai tratar da manutenção e fornecer peças se, por exemplo, a distribuidora decidiu colocar um fim abrupto na sua actividade? Para reflectir, portanto ...

Última dica e mais importante: se tiver dúvidas coloque um tópico no seu CPM e de certeza que os restantes membros terão muito prazer em dar-lhe uma ajuda...

adaptado de: http://www.scooter-station.com/Soldes-et-promos-sur-les-scooters.html
« Última modificação: 19 de Fevereiro de 2010, 23:58 por Ferro »


nammeireles

  • Visitante
Re: Dicas para escolher a sua Maxiscooter
« Responder #1 em: 14 de Julho de 2010, 15:09 »
Parabéns pelo tópico.

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
Re: Dicas para escolher a sua Maxiscooter
« Responder #2 em: 10 de Julho de 2012, 17:04 »
Viva Ferro,

Muito interessante este seu tópico sobre compra de Scooters, no entanto gostaria de lhe perguntar qual a sua opinião sobre a Daelim, nomeadamente a S3.

Cumprimentos,
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

catb

  • Visitante
Dicas para escolher a sua Maxiscooter
« Responder #3 em: 24 de Fevereiro de 2017, 19:10 »
Neste tópico não se menciona Roda 16, fácil  de conduzir ,muito cômoda ,que se vende aos milhares em Italia e  esqueceram da ave rara Piaggio , que fez a primeira scooter à cerca de 70 anos , os orientais fizeram copy paste .


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2017, 19:11 por catb »

Ccarvalho

  • Visitante
Re: Dicas para escolher a sua Maxiscooter
« Responder #4 em: 24 de Fevereiro de 2017, 19:41 »
Neste tópico não se menciona Roda 16, fácil  de conduzir ,muito cômoda ,que se vende aos milhares em Italia e  esqueceram da ave rara Piaggio , que fez a primeira scooter à cerca de 70 anos , os orientais fizeram copy paste .


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

A isto se chama desenterrar um tópico só para dizer m#$>@.