Autor Tópico: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)  (Lida 10526 vezes)

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Offline nunompires

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Óleo:

Primeiro vamos a procura do bujão, onde se encontra o filtro metálico da mota, este filtro deve ser limpo a cada duas mudas, não precisa ser substituído, mas convêm ser limpo. (Nas motas que usam filtro substituível, temos que retirar 1 o bujão de drenagem do óleo e só após isto retiramos o filtro com uma chave de filtros).


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Preparamos o roquete,


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E voilá deixamos o óleo escorrer a vontade, na imagem em cima do depósito de apanhar óleo vê-se o respectivo bujão e filtro metálico, ressalva para que devemos tirar a vareta de verificar o óleo para ajudar este a escorrer melhor.


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A seguir, enquanto escorre o óleo do motor vamos mudar o óleo de transmissão.
Os parafusos de drenagem e enchimento do nível do óleo de transmissão encontram-se sempre do lado do sistema de transmissão (variador, embraiagem, Kick para as motas que têm).


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Abrimos os dois com chave apropriada e deixamos escorrer.

Filtros:

Enquanto escorrem estes líquidos lubrificantes, vamos, limpar o filtro de ar do motor e o filtro de ar do sistema de transmissão.


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Retiramos os parafusos da tampa plástica de protecção e devermos ver algo parecido com isto.

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Retiramos a esponja, e guardamos a parte pois vamos lava-la, esta deve ser limpa a cada muda de óleo, pois quando esta demasiado suja, não deixa que o caudal de ar aspirado para dentro da transmissão seja o ideal e suficiente, levando a sobreaquecimentos do conjunto, comprometendo a durabilidade de Roletes, Variador, Correia, Embraiagem.
Mais calor é sinal de maior desgaste.

Em cima retiramos o a tampa do filtro de ar do motor e retiramos o mesmo, no meu caso como se trata de KN, vou leva-lo para lavar o dito cujo.


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Junto as peças que preciso lavar a parte, Filtro ar lavável (KN), Bujão e filtro de óleo, e filtro de ar da Transmissão que é de esponja.
Tanto o filtro KN e Filtro de ar da Transmissão lavo com líquido da loiça, o KN deixo-o mesmo 1 Hora dentro de um alguidar de molho em agua morna, com líquido da loiça e com a superfície que recebe 1 o ar virada para baixo.

Aqui temos o KN no seu banho de beleza.


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O filtro de óleo, com a rede metálica em alumínio, passo-o por ar comprimido, ou passo-o por água bem quente na torneira, mas com o filtro virado ao contrário do que estava montado.
Passa-mos tudo bem por água e deixamos a secar bem.

Vela:

Voltamos a mota e vamos mudar a vela.
Normalmente o acesso as velas esta facilitado por tampas laterais que podem ser facilmente removíveis para fazer este tipo de manutenção.
Na GTS a vela esta do lado esquerdo.


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Do lado direito temos acesso a Bobine de Ignição, Ou Bobine Alta

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A minha intenção era mudar vela, cachimbo e cabo de vela, porem alguns modelos trazem o cabo da vela soldado dentro da Bobine de ignição, é o caso da GTS.
O fabricante acha que o tempo de vida útil do cabo de vela é igual ao da bobine, assim quando se substitui, substitui se os dois elementos.
Vamos então tirar a vela, roquete, veio de roquete de acrescento e chave de velas.


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Retiramos a vela.
Aqui esta ela.

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Branquinha não? É sinal de mistura pobre, muito ar e pouca gasolina, tempos de crise, lol

Pegamos na vela nova, uma Denso Iridium, que dura mais (espero eu, que dure o dobro das de cobre, porque até nem tenho paciência de andar a mudar velas, lol)


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Na rosca, atenção na rosca vamos meter massa de cobre lubrificante que resiste ate 2000 ºC. Utilizo isto porque como as cabeças são feitas em alumínio as roscas são mais vulneráveis, então meto uma massa lubrificante que me permita enroscar e retirar a vela com alguma facilidade. Aqui esta a massa de cobre.


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Enroscamos a vela 1 com a mão, para a mesma ser correctamente enroscada e não entrar enviesada que possa estragar a rosca. Qualquer sinal de alguma resistência ao inicio a enroscar a vela, é sinal que não esta a ser correctamente enroscada, ou seja esta enviesada, por isso não forcem, tenta-se alinhar bem a vela com o sitio onde esta a ser enroscada, até enroscar com facilidade com a mão, após algumas voltas com a mão a enroscar, ela deverá apresentar um resistência cada vez mais forte ao enroscar. Pegamos na Chave dinometrica, e seleccionámos os Kg que vamos usar no aperto da vela.
Se não souberem o que o fabricante recomenda, 3 kg de força, penso que sejam suficientes, no aperto, nunca se deve apertar demasiado, lembrem-se da rosca!

Sonda Lambda:

Seguidamente vamos dar uma limpeza a sonda lamb(a)da, a mesma não precisa ou não requer manutenção, mas eu tenho o cuidado de a limpar, pelo menos de 40.000 km em 40.000km principalmente quando faço muita cidade.
Procuramos o lugar dela, que estará no colector de escape, aqui esta ela. (Atenção existem motas que não possuem Sonda Lambda)


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Pegamos numa chave-inglesa ou de bocas.


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Aqui esta ela, já desapertada, não deve requerer muita força para a desapertar.


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Depois fazemos uma limpeza com um spray de limpeza de contactos eléctricos.


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 Usamos ou spray sobre a zona mais branca que vêem na imagem, essa zona tem uns pequenos orifícios onde passam os gases do escape.
Podemos usar o spray umas 3x com intervalo de 5 minutos em cada aplicação do spray.
Depois da Sonda estar seca voltamos a mete-la no sítio, tendo o cuidado de meter Lubrificante de massa de cobre na rosca.

Depois de filtros secos, metemos o óleo recomendado para o KN, no filtro KN, tendo o cuidado de não meter demasiado, basta passar o spray de óleo para KN, uma vez em cada superfície (anterior e posterior) e deixar passar 30 minutos para as fibras de algodão absorverem bem o óleo.

Agora vamos montar novamente tudo, Filtros, e bujão do óleo. Eu nas rocas do Bujão uso sempre fita teflon, tenho o cuidado de enrolar uma única vez no sentido contrário da rosca para a fita não se soltar quando enroscamos o bujão. Aqui fica uma imagem do bujão com a fita.


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Depois, enfiamos o parafuso de drenagem do óleo de transmissão, apertamos, mas com algum cuidado, não é para destruir a rosca, podemos usar aqui também a chave dinometrica, ou então temos que ter alguma sensibilidade no aperto. Eu não uso a chave já tenho sensibilidade suficiente, para saber quando esta já bem apertado e não em demasia.
Depois e toca a encher com óleo de transmissão, com as características e especificações do fabricante. Para o fazer eu arranjei uma engenhoca, já que o orifício e muito pequeno.


By nunompires at 2011-03-05

Metemos só a quantidade que o fabricante determina, se metermos a mais, também não existe um problema grave, pois o que estiver a mais, provavelmente irá sair pelo tubo de respiro da transmissão da mota e vais-vos aparecer uma mancha de óleo na mota, derivado a isso.
Por fim metemos a quantidade de óleo que fabricante recomenda, com as especificações e graduações determinadas pelo fabricante. Metemos só a quantidade determinada pelo fabricante, e mesmo que após meter essa quantidade, verifiquem na vareta que vos parece ainda baixo, não metam mais, e eu explico porque!
Existem motas que o nível de óleo deve ser visto a quente, ora o óleo a quente expande-se e ocupa mais espaço, logo a quente irá dar um nível mais alto de óleo.
E Nunca Ultrapassem o nível máximo, mais vale deixar um bocadinho abaixo do máximo que acima do máximo.
Óleo a mais provoca mais pressão interna no motor, mais pressão interna pode danificar o motor.

Bom divirtam-se e bons trabalhos.



Resalva para: A sonda lambda é extremamente sensivel, não podemos bater com ela em lado nenhum, então se não se sentirem a vontade neste ponto, não o façam, até porque é uma peça muito cara.
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 20:08 por paufer »
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julitog

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #1 em: 14 de Outubro de 2011, 14:38 »
Fantastico tópico.
Hoje propus um desafio exatamente neste sentido.
Estou muito bem esclarecido, apenas uma dúvida que lubrificantes se usam  no motor e trnasmissão? Tipos e mais aconselhados.
Vou enviar o pessoal que visitar o meu tópico para aqui.
Abraços Nuno Excelente trabalho deve ter passado despercebido pois desde 120 dias sou o 1º.  _palmas_

Offline _AXE_

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #2 em: 14 de Outubro de 2011, 16:31 »
 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

PALAVRAS PARA QUÉ ?!?!?!? UM ARTISTA PORTUGUES !!!!!

 _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Excelente !!! Parabens !!!   _convivio_

Obrigado pelo topico, a mta gente vai ficar a perceber um pouco de Manutençao Mecanica deste tipo de Scooters, umas ou outras diferentes mas o Base esta aí todo bem explicado !!  _palmas_ _pol_ _palmas_ _pol_

Boas Curvas.....
« Última modificação: 14 de Outubro de 2011, 16:32 por _AXE_ »
         


Vai devagar, não te atrases.....

Offline Afonso

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #3 em: 14 de Outubro de 2011, 20:07 »
Nuno!

Tópico muito útil, sem sombra de dúvidas.
Infelizmente, não sou artista, o suficiente, para meter mãos à obra.
Apesar da TROIKA já me ter levado alguns €€€'s, prefiro pagar a alguém entendido.
Obrigado pela partilha.

Abraço e boas curvas
Gonçalo Afonso

Terramoto

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #4 em: 12 de Dezembro de 2011, 04:31 »
Muito bom  _pol_

SYMple the best

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #5 em: 09 de Março de 2012, 11:30 »
Bom dia,

Acho que deixo a pergunta no sitio certo... _corado_

No manual do utilizador que se baixa da net no caso da GTS 125i no item da capacidade Oleo motor é referido que na mudança de oleo SEM mudança de filtro a quantidade é de 0,8L...COM a mudança de filtro a quantidade é de 1L...

Algures num blogue li que o filtro de óleo é uma rede que se limpa e que se mantém...no concessionário onde vou fazer a 1ª revisão dos 1000Km é-me dito que "aquilo" :-? não tem filtro para mudar... _Rolley_

Ora se no  manual e tendo em conta que nos carros pelo menos costuma ser assim a quantidade de óleo varia em função da substituição do filtro se fôr elemento de papel visto este absorver uma quantidade de óleo como é que se faz diferença no manual com ou sem e o concessionário diz que aquilo não usa filtro... _reg_

Se alguém me puder esclarecer agradeço,

Um abraço,
Luis Agostinho

Offline CCM

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #6 em: 09 de Março de 2012, 11:41 »
Viva!

Não sei que manual andas-te a consultar.

Neste manual o que indica é:

Capacidade de óleo :
GTS 300/250:1.4 L (1.2 L mudança de rotina),
GTS 125:1.0 Li (0.8 L mudança de rotina),

A capacidade é de 1 litro e na mudança leva 0,8 litro. Nada fala do filtro!!!!

Há muitos concessionários que se cobram de 1litro quando só metem 0,8 litro. Já fiz eu a mudança de óleo na minha GTS 125 e garanto-te que só leva 0,8 litro.

O filtro de óleo é uma rede que só se limpa e volta a colocar.  _pol_

Caso tenhas de abrir  o motor, nesse caso é que leva 1litro.

Abraço ;)
scooter_   Não há perto nem longe. Há uma Sym GTS 125

SYMple the best

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #7 em: 09 de Março de 2012, 11:56 »
Bom dia CCM,

"Capacidade óleo motor 1.4 L (1.2 L troca s/ mudança filtro) 1.0 L (0.8 L troca s/ mudança filtro)"

Exactamente desse manual que indicas e que está na pagina 20.

Obrigado pela resposta,
Um abraço


Offline CCM

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #8 em: 09 de Março de 2012, 12:09 »
Viva!

Esquece isso!!!

É mais uma bela tradução que a redmoto (importador) fez....

AQUI o manual do site do fabricante (ultima página).  _pol_

Engine oil capacity
1.4 L (1.2 L for change)
1.0 L (0.8 L for change)


Nada fala de mudança com ou sem filtro de óleo!!!!

A não ser que a GTS 125i tenha filtro de óleo de papel??? Coisa que duvido.....

Abraço ;)
« Última modificação: 09 de Março de 2012, 12:10 por CCM »
scooter_   Não há perto nem longe. Há uma Sym GTS 125

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #9 em: 09 de Março de 2012, 12:27 »

Tens razão CCM... _pol_

No manual inglês que acompanha a  scooter_ realmente é esse o texto que lá está.
Como trabalho num instituto de linguas vou oferecer os meus préstimos ao importador... ;)

Obrigado mais uma vez,

Um abraço,

Nacho

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #10 em: 28 de Março de 2012, 18:47 »
Boas pessoal onde posso eu comprar esse filtro do ar KN e qual o preço dele?
Obrigado

Offline nunompires

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #11 em: 13 de Maio de 2012, 02:53 »
Esse filtro foi adaptado. Usei um kn de um Ford Mondeo que vendi e fiquei com o filtro, recortei o Kn a medida, retirei o miolo do filtro original, e colei, e ficou assim.
Para a 125, podes fazer um processo semelhante, que esta nos Dir's, feito pelo usuário Sol, para a sua 125

Abraço
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DIMAN

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #12 em: 13 de Maio de 2012, 12:51 »
Bom Tópico - e espectacular trabalho.
Continua.

Só falta aqui a limpeza do grupo da transmissão (embraiagem e variador)

Deixo-te só aqui uma sugestão para a mudança do óleo de transmissão - uma seringa de uso veterinário.

Offline pneto

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #13 em: 26 de Outubro de 2012, 12:03 »
Grande dica Nuno para pouparmos alguns €€€€€'s.

Onde compraste o material para fazer a revisão? Óleos, vela, filtro, etc?

Offline cdomin

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #14 em: 04 de Junho de 2014, 00:23 »
Não estou a conseguir visualizar as imagens...

Offline santos466

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #15 em: 05 de Junho de 2014, 17:46 »
Infelizmente está a acontecer a quem tinha imagens alojadas no Imageshack. Com a mudança de politica deles em que o gratuito passa a ser pago , eles apenas disponibilizam um certo numero de fotos do "cliente" . Imaginemos que tens lá 150 fotos alojadas.  Gratuitamente eles permitem que publiques 20 ( numero figurativo só) 
Se começasses agora parecia-te suficiente sendo gratuito , mas quem já utiliza o Imageshack e foi habituado a isso tem lá basssstantes fotos metidas! Agora de centenas de fotos alojadas o cliente ficou apenas com 20 visiveis nos sitios onde foram publicadas.


Neste caso, se o Nuno quisesse que estas fotos ficassem novamente visiveis tinha que pagar a "quota" à imageshack e ficavam amigos à mesma!   _lol_ 

 Isto é como andar a dar a conhecer droga a uma pessoa e viciá-la gratuitamente durante 6 meses! Depois do vicio instalado começas a cobrar!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline nunompires

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #16 em: 08 de Junho de 2014, 12:05 »
Vou arranjar outro site de alojamento e faço a reposição, a verdade é que tenho la mais de 500 fotos.
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Offline pedromdesteves

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #17 em: 09 de Agosto de 2018, 18:27 »
Boas,

Este tópico dá para "reativar"?

Precisava limpar a sonda lambda da minha GTS300...  :))

Abraço e obrigado

Offline NSilva

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #18 em: 09 de Agosto de 2018, 19:34 »
Boas,

Este tópico dá para "reativar"?

Precisava limpar a sonda lambda da minha GTS300...  :))

Abraço e obrigado

Podes indicar a razão pela qual vais efetuar essa limpeza?

Abraço  _pt_

Offline pedromdesteves

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #19 em: 11 de Agosto de 2018, 20:56 »
Tenho a luz do motor acesa que segundo me explicaram teria de mudar a sonda lambda.

Antes de a trocar, queria tentar limpar para ver se resolve, uma vez que pelo que percebi, a peça nova 130€.

Abraço

Offline NSilva

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #20 em: 12 de Agosto de 2018, 11:57 »
Olá pedro!

A mota foi ligada à mota de diagnóstico para afirmarem ser da sonda lambda ?

Abraço

Offline pedromdesteves

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #21 em: 13 de Agosto de 2018, 14:30 »
Boas,

Sim, foi numa oficina não oficial que ligaram àquela ficha junto ao corta-corrente e deram o diagnóstico da Sonda Lambda e o valor de 130€.

Abraço e obrigado

Offline wime

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #22 em: 13 de Agosto de 2018, 14:48 »
Tenho ideia que o Nuno limpou a sonda lambda com spray de limpar travóes.

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Offline Tormentinha

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #23 em: 13 de Agosto de 2018, 16:30 »
Normalmente costuma ser a sonda lambda,mas se eles confirmaram com maquina de diagnóstico é meio caminho andado,tambem poderá ser algum sensor  _pensador_.

Mas eu fazia um choradinho,e pedia para a me limpar a sonda e via o resultado,se voltar a acender voltava a ligar a máquina e verificava e confirmava o erro.

Mas quase de certeza como foi dito pelos companheiros,será a sonda lambda.....clássico  _pol_
« Última modificação: 13 de Agosto de 2018, 16:35 por Tormentinha »

Offline pedromdesteves

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Re: [GTS 250] Manutenção Detalhada (Óleos, filtros, sonda lambada)
« Responder #24 em: 13 de Agosto de 2018, 20:40 »
Tenho ideia que o Nuno limpou a sonda lambda com spray de limpar travóes.

Alguém me consegue confirmar o produto a usar para a limpeza da SL?

Abraços