Autor Tópico: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!  (Lida 26420 vezes)

jogador

  • Visitante
Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« em: 06 de Março de 2011, 12:32 »
Bom dia,
Em conversa com um amigo que tem mota, falei com ele o difícil que é tirar a bateria da VS para a por a carregar.
Ele disse que podia ligar aos bornes umas pontas de fio e quando a quiser colocar a carregar é só ligar o carregador a esses fios sem problema nenhum. Eu perguntei se não podia queimar alguma coisa, já que no manual da mota e do carregador diz que há que desligar os bornes. A resposta dele foi que a corrente é desligada na chave. Sem o contacto da chave a corrente não chega a lado nenhum. O certo é que com a chave desligada nem luzes nem buzina funcionam.
Esta ideia dele estará correcta????? _pensador_ _pensador_
É que está solução dava um jeito muito grande. Tirar a bateria dá mesmo trabalho. Tenho de tirar um lateral completo da mota para sacar a bateria.
Jogador

digital-jesus

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #1 em: 06 de Março de 2011, 13:05 »
Instalas um corte corrente ao negativo da bateria e quando a quizer carregar, nao passa nada para o circuito da mota. Depois é só ligar _convivio_

jogador

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #2 em: 06 de Março de 2011, 13:18 »
Instalas um corte corrente ao negativo da bateria e quando a quizer carregar, nao passa nada para o circuito da mota. Depois é só ligar _convivio_

Olá,
E já agora, como se faz isso????
É coisa para um leigo como eu fazer ou tenho de ir ao mecânico???
Jogador

digital-jesus

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #3 em: 06 de Março de 2011, 13:32 »
Basicamente intala no fio negativo da bateria, um interruptor, que corta o fornecimento de energia a todo o circuito quando accionado, como um interruptor de um candeeiro por exemplo. Se não está á vontade e embora seja uma operaçao fácil, qualquer mecanico lhe instala isso assim como o chicote para ligar o carregador .Quanto aos interruptores tb sao fáceis de encontrar. Tb vou fazer isso na minha, pois a bateria está no fundo dos infernos ;)

jogador

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #4 em: 06 de Março de 2011, 13:36 »
Basicamente intala no fio negativo da bateria, um interruptor, que corta o fornecimento de energia a todo o circuito quando accionado, como um interruptor de um candeeiro por exemplo. Se não está á vontade e embora seja uma operaçao fácil, qualquer mecanico lhe instala isso assim como o chicote para ligar o carregador .Quanto aos interruptores tb sao fáceis de encontrar. Tb vou fazer isso na minha, pois a bateria está no fundo dos infernos ;)

Olá
Mas a chave não tem essa funcão????
Sem chave não há contácto, ou estou errado???

digital-jesus

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #5 em: 06 de Março de 2011, 15:02 »
Olá
Mas a chave não tem essa funcão????
Sem chave não há contácto, ou estou errado???
Pois .. isso já nao sei . Mas se mandam desligar a bateria é porque alguma coisa fica em carga com a chave desligada. Se desligares com a chave, tens sempre o relogio por exemplo, a funcionar com as horas certas, mas se desligares a bateria, aquilo desliga tudo.Por isso ....

jogador

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #6 em: 06 de Março de 2011, 19:35 »
Pois .. isso já nao sei . Mas se mandam desligar a bateria é porque alguma coisa fica em carga com a chave desligada. Se desligares com a chave, tens sempre o relogio por exemplo, a funcionar com as horas certas, mas se desligares a bateria, aquilo desliga tudo.Por isso ....
Olá,
A VS não tem relógio  _Rolley_
O melhor será falar com o mecânico e ver que solução ele dá.
Jogador.......

digital-jesus

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #7 em: 06 de Março de 2011, 19:54 »
Ok companheiro. Se depois puder partilhar... fiquei tb com a pulga atrás da orelha. Boa semana _convivio_

joao vieira

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #8 em: 07 de Março de 2011, 12:06 »
Eu tenho um OPTIMATE e carrego a bateria de 3 motas e 3 carros. Em todos instalei os cabos ligados permanente aos bornes e fica de fora a respectiva tomada para ligar o Optimate. Ja uso este sistema ha alguns anos e funciona perfeito. O Optimate melhora as baterias porque e uma carga muito lenta. Os carregadores normais e perigoso ligar em contacto com o veiculo porque sao cargas mais fortes e queima por certo as centralinas etc.

jogador

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #9 em: 07 de Março de 2011, 16:29 »
Olá,
O carregador que tenho é dos do lidl e foi comprado agora numa promoção recente.
Segundo eles, é dos que carrega de depois faz a manutenção da bateria. Também segundo eles, recupera baterias totalmente descarregadas...

mjm

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #10 em: 07 de Março de 2011, 19:50 »
Olá,
O carregador que tenho é dos do lidl e foi comprado agora numa promoção recente.
Segundo eles, é dos que carrega de depois faz a manutenção da bateria. Também segundo eles, recupera baterias totalmente descarregadas...

Eu também tenho um desses e faço precisamente o que já aqui foi referido. Um cabo com uma ficha permanentemente ligado à bateria (quer da scooter quer do carro) e quando preciso é só encaixar a ficha e efectuar uma carga de manutenção à bateria. Actualmente só a bateria do enlatado é que precisa destes mimos.... vá-se lá saber porquê  _lool_  _lool_  _lool_.

Quando puder ponho aqui umas fotos do meu carregador e da adaptação que lhe fiz para se poder alternar entre várias baterias.

Offline FMelo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 175
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • ....ir "devagar" para vir nas "calmas"...
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #11 em: 07 de Março de 2011, 20:33 »


Também comprei um carregador no Lidl, falta-me colocar
a ficha na scooter, mas ainda não sei bem como fazer, tenho
que me informar melhor com entendidos.

Há 4 anos, comprei esta bateria portátil no Lidl que me deu
um jeitão e vai continuar a dar, apesar de me descuidar deixei-a
descarregar totalmente por falta de uso, com o carregador consegui
(como eles dizem) recuperar as células e funciona novamente.

Transportando-a na scooter, debaixo do banco serve para carregar
qualquer aparelho e mais... na falta de bateria na moto posso fazer
uma ligação e coloca-la novamente a funcionar. Sabendo que poderei ficar
sem ela por ser de carga lenta e não de arranque, de qualquer modo, em principio
não fico "enrascado" Espero!






Cumptos
FMelo

jogador

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #12 em: 07 de Março de 2011, 20:39 »
A ideia que tenho é ligar aos parafusos que ligam os cabos da mota a bateria, mais um cabo preto e vermelho a cada um dos bornes e deixar as pontas desses cabos num local de facil acesso, devidamente isolados. Quando quiser carregar a bateria é só tirar o isolamento e ligar as pinças do carregador de baterias a esses fios e deixar carregar.
Penso que deve resultar.
Jogador.

jogador

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #13 em: 07 de Março de 2011, 20:41 »

Também comprei um carregador no Lidl, falta-me colocar
a ficha na scooter, mas ainda não sei bem como fazer, tenho
que me informar melhor com entendidos.

Há 4 anos, comprei esta bateria portátil no Lidl que me deu
um jeitão e vai continuar a dar, apesar de me descuidar deixei-a
descarregar totalmente por falta de uso, com o carregador consegui
(como eles dizem) recuperar as células e funciona novamente.

Transportando-a na scooter, debaixo do banco serve para carregar
qualquer aparelho e mais... na falta de bateria na moto posso fazer
uma ligação e coloca-la novamente a funcionar. Sabendo que poderei ficar
sem ela por ser de carga lenta e não de arranque, de qualquer modo, em principio
não fico "enrascado" Espero!




Olá,
Esse teu sistema comtempla algum tipo de corta-corrente, ou isso é coisa que a tua mota já traz???
É que a minha não tem nada disso mas penso que a chave deve fazer de corta corrente.

Offline FMelo

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 175
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • ....ir "devagar" para vir nas "calmas"...
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #14 em: 07 de Março de 2011, 21:38 »

Olá Jogador!

Esta bateria não tem nada a ver com a moto, serve
somente em caso de aflição para uma eventual descarga da bateria da moto,  ou para carregar o telemóvel, Gps etc.
O carregador sim! carrega a bateria e faz a manutenção, deixando-a sempre
operacional.

Abraço
Cumptos
FMelo

jogador

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #15 em: 11 de Março de 2011, 20:45 »
Olá,
Já tenho as minhas dúvidas todas resolvidas.
Hoje falei com o representante sym que me vendeu a mota e confirmou que não há qualquer problema em ter o carregador ligado a bateria sem tirar os bornes. Vou instalar um pequeno cabo ligado aos bornes da bateria e na outra ponte do cabo fica uma ficha num local de facil acesso. Quando a quiser carregar é só ligar o carregador (que também vai levar uma ficha nova) a ficha que fica dentro do banco e deixar carregar.
Jogador

Pedro Martins

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #16 em: 11 de Março de 2011, 22:34 »
Olá jogador,

A minha irmã também tem uma VS como a tua e eu tenho um desses carregadores do Lild igual ao teu.
Realmente a bateria da VS é muito complicado chegar ao borne negativo, ou seja, o preto. O que eu fiz foi ligar apenas o positivo ao vermelho e ligar o negativo a um parafuso do quadro da mota. Esteve assim a noite toda a carregar e no dia seguinte a mota já pegava. Esta é a melhor maneira para carregar sem tirar a carenagem lateral, apenas desviei a tampa da bateria até o borne positivo ficar descoberto.
Não sou mecanico e não sei se estou a fazer bem, mas que a bateria carregou lá isso carregou!

ZEV

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #17 em: 17 de Março de 2011, 01:48 »
Realmente a bateria da VS é muito complicado chegar ao borne negativo, ou seja, o preto. O que eu fiz foi ligar apenas o positivo ao vermelho e ligar o negativo a um parafuso do quadro da mota. (...)
Esta é a melhor maneira para carregar sem tirar a carenagem lateral, apenas desviei a tampa da bateria até o borne positivo ficar descoberto.
Não sou mecanico e não sei se estou a fazer bem, mas que a bateria carregou lá isso carregou!


Essa é até a melhor maneira, pois o pólo negativo (regra geral, convém confirmar no manual) equivale à ligação à terra (leia-se, estrutura da moto), pelo que ligar o negativo a um parafuso (ou outra peça de metal polido, não pintado) é até a forma mais segura de usar um carregador de bateria numa bateria instalada.

sanfins

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #18 em: 17 de Março de 2011, 18:07 »
Eu comprei o carregador do Lidl,então fiz uma ponte para o porta luvas,instalei uns bornes marcados,um vermelho e um preto,coloquei uma caixa protectora dos contactos com tampa,quando quero carregar a bateria só tenho que desligar a ignição e ligar o carregador,já a carreguei varias vezes e resulta muito bem.
[][/img]
[][/img]
[][/img]
[][/img]
« Última modificação: 24 de Março de 2011, 18:38 por sanfins »

Joao Bernardo

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #19 em: 23 de Março de 2011, 21:27 »
como é que ligaram o optimate ao carro os bornos são granditos

vasfred

  • Visitante
Re: Carregar a bateria sem desligar os bornes!!!!!!!!!
« Responder #20 em: 25 de Abril de 2011, 20:57 »
Usa o optimate com um dos acessorios.
http://www.accumate.co.uk/cg020001.htm