Autor Tópico: Indecisão na escolha (opções inside)  (Lida 13290 vezes)

quico

  • Visitante
Indecisão na escolha (opções inside)
« em: 28 de Fevereiro de 2011, 10:11 »
Ora muitos bons dias a todos!

Como alguns tiveram oportunidade de ver no tópico da minha apresentação, estou prestes a render-me às 2 rodas!
Por morar na linha de sintra, por passar grandes secas no trânsito, por estar a dar cabo do meu carrinho e aproveitando a motivação dada pela legalização das 125cc para quem ter carta B, estou a ponderar seriamente comprar uma.

O objectivo será maioritariamente casa-trabalho-casa. O percurso é Agualva - Miraflores - Agualva, são cerca de 13km para cada lado, sendo que apanho maioritariamente cidade, e faço cerca de 800m de IC19 e desço os cabos ávila (isto para terem ideia das partes rápidas do trajecto).

Tendo em conta as opiniões já recolhidas no meu tópico de apresentação, neste momento tenho as seguintes hipóteses na calha:

Yamaha X-max 125;
Suzuki Burgman 125;
Honda PCX 125i;
Sym GTS 125;
Daelim S3 125;
Kymco Downtown 125;

Pretendo:
Segura (Acima de tudo! Já vi que o pessoal manda alguns malhos, o que me está a assustar um bocadinho)
Uma mota relativamente potente e ágil no trânsito;
Confortável;
Boa relação preço/qualidade;

Gostava de:
Reunir opiniões sobre as motas referidas;
Saber quais as médias de consumo de cada uma;
Quais os gastos estimados com as manutenções;
Qualquer outra coisa que queiram partilhar;

Neste momento estou inclinado para a escolha da PCX, mas tenho algum receio porque acho que os travões não são nada de especial (tem tambor atrás) e também parece-me ser pouco robusta. No entanto, pode apenas ser impressão de quem não percebe nada de motas.
Mas alicia-me o facto de fazer médias de 2,X l/100 (já comprovei que é verídico pelos diários de bordo) e o preço... 2.400€, e é Honda!

Está lançado o debate!
Até já!  _lool_

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #1 em: 28 de Fevereiro de 2011, 10:24 »
Ora bem...

Tens ai motas de gamas/preços distintos...

No fundo de tudo, acho que a que tem melhor relação qualidade/preço é a Daelim S3  _Rolley_

Quanto à PCX, para mim e tendo em conta o preço da Daelim nem a colocava nas minhas escolhas... por muito que os dois litros sejam aliciantes, tudo o resto perde contra as outras maxis

Acho que o pessoal continua, mal, a comparar a PCX com maxis que custam mais 500 ou mais euros...

É uma boa mota? é, sem dúvida

É uma maxiscooters com arcaboiço para fazer viagens maiores? não!

Para que serve? É uma excelente mota para a cidade, é leve e mais pequena que todas as outras, tem um consumo excepcional... mas não se iludam, por 2400€ levam o que pagam...

Quanto à burgman e a Xmax, são motas de outro campeonato...

Para além do preço, tem geralmente melhores acabamentos que Daelim´s, Kymco´s e SYM´s

Neste caso, se tiveres disponibilidad€ a xmax é o topo das 125  _pol_

Por fim, temos a SYM GTS e a Kymco DOWNTOWN...

Bem neste caso, tens a favor da Kymco:
- potência e motor de injecção
- tamanho das rodas
- protecção aerodinâmica (muito pelo peso da bicha e pela disposição dos plásticos)

A favor da SYM:
- Suspensão mais confortável
- Espaço para esticar as pernas

De resto, são muito semelhantes e a decisão vai mais para o lado estético que outra coisa

Cumps e boa sorte na escolha


quico

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #2 em: 28 de Fevereiro de 2011, 10:54 »
A questão é que a utilização é precisamente apenas cidade, e apenas casa-trabalho.

Não me estou a ver a fazer grandes passeios com a scooter! Daí estar inclinado para a PCX...
Eventualmente ir para a praia no verão por causa das filas...
Posso acabar por mudar de opinião, se de facto gostar tanto de andar de scooter que acabe por aproveitá-la para fazer umas passeatas...

E em relação a manutenções, tens alguma ideia dos custos? Como é a da tua Kymco?

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #3 em: 28 de Fevereiro de 2011, 11:05 »
Viva!

E bagageira? Na PCX cabe SÓ um capacete e não são todos que lá "enfias"...

Claro compras uma top-case e resolves o assunto. Mas vais ter de furar a PCX e com o valor gasto nesta alteração compras a Daelim S3...

Quanto à manutenção, passa pelo tópico revisões que está em cada quadro de cada marca.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #4 em: 28 de Fevereiro de 2011, 11:09 »
Olá Quico,

Então no teu caso, a PCX deverá ser o ideal  _pol_

Quanto a manutenção, até ao momento gastei 25€ (revisão dos 1000km) na minha kymco
E gastei agora mais € num variador JCosta, mas isto já é fora do standard e foi um extra que coloquei por escolha própria

Nisso são todas muito similares, creio que a SYM, KYMCO e DAELIM andem ela por ela... quanto à PCX acho que também não foge muito aos valores das restantes.

De qualquer forma, podes ver o preço das manutenções aqui no fórum, na secção de cada marca tens um espaço dedicado.

Só se começa a gastar mais, quando começas a passar os 10000 kms... (baseado na experiência de outros companheiros)

Adicionalmente, tambem tens as scooters de roda alta da SYM, da Kymco, etc... Também são escolhas interessantes e têm a vantagem da roda alta (boa para combater as trepidações e o mau estado das estradas)

cumps

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #5 em: 28 de Fevereiro de 2011, 11:48 »
Se estás inclinado para a Honda PCX vou dar-te os pontos fortes e menos bons:

Pontos fortes:
- Motor vivo e energético de forma constante até aos 90km/h...a partir daí já a perguiça vai tomando conta, mas nada de alarmante.
- Consumo extraordinário em qualquer tipo de situação: cidade/estrada/A.E.
- Capacidade de carga, ao contrário do que aqui foi dito é capaz de levar um capacete grande: cabe lá o meu integral tamanho L e ainda sobra espaço para colocar o cadeado, uma mochila pequena e as luvas.
- Tem o prático sistema "start-stop" que funciona sem falhas...basta estar parado 3 segundos e o motor entra em stand-by. Quando queremos avançar basta rodar o punho 2mm e ele acorda de imediato como se nem tivesse estado adormecido;
- É extremamente maneável e esgueira-se por entre os carros com grande facilidade.

Pontos menos bons:
- A protecção aerodinâmica (ecrã) de origem é do pior que existe, pelo que recomendo a sair do stand com um ecrã mais alto. O meu é da ERMAX e não prejudica em nada o look da PCX;
- O conforto em mau piso (calçada irregular) não é dos melhores...;
- Pneus de origem IRC não são grande coisa em piso molhado.

Agora escolhe aquilo que mais te convém, porque existem aqui modelos mais adptados para viagens maiores, as quais a PCX também faz....mas está mais talhada para a cidade, isso é verdade.
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2011, 20:09 por Sapiens21 »

Online Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #6 em: 28 de Fevereiro de 2011, 12:13 »
A questão é que a utilização é precisamente apenas cidade, e apenas casa-trabalho.
Não me estou a ver a fazer grandes passeios com a scooter! Daí estar inclinado para a PCX...
Eventualmente ir para a praia no verão por causa das filas...
Posso acabar por mudar de opinião, se de facto gostar tanto de andar de scooter que acabe por aproveitá-la para fazer umas passeatas...

Companheiro, quando fizeres o primeiro passeio, vais querer repetir!! Além disso, a PCX não tem praticamente espaço para levar pendura. Se fizeres um percurso curto, não há problema, mas se fizeres um passeio de alguns kms, é muito desconfortável para quem vai atrás. Pode ser mais barata, mas se quiseres trocá-la poucos meses depois de a comprares, por não ser o que realmente necessitas, vais perder muito dinheiro.
Eu ando praticamente sempre sozinho, mas por vezes gosto de fazer um pequeno passeio com a minha esposa ou com a minha filha mais velha. Com a GTS, sei que elas vão confortáveis e eu sinto-me mais seguro. Já experimentei uma PCX, sozinho e não gostei daquilo a curvar... Claro que esta é a minha opinião, quem tem PCX vai dizer que anda muito bem com pendura, mas há alguns dias vi um miúdo com o pai e pareceu-me que ia um pouco "pendurado" na moto.
No trânsito, devido ao facto de ser muito pequena, é muito boa. Nos consumos, é imbatível. Mas é uma moto de outro campeonato, não tem comparação com qualquer uma das outras opções, que possuem argumentos dos quais a PCX não consegue sequer aproximar-se.
Tenta experimentar algumas, pensa naquilo que realmente precisas numa scooter e, então sim,faz essa compra. Olha que o bom tempo está aí!!  _pol_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Tigas 79

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #7 em: 28 de Fevereiro de 2011, 16:43 »
Boas!!

Eu em Novembro comprei uma Majesty 125 aproveitando a campanha que a Yamaha fez. Cerca de 2390€ já com documentação.
O preço para mim foi um factor fundamental.
A   scooter_  que mais gosto é a X Max mas para aquilo que na altura queria gastar era muito cara!
Se o preço não é problema na minha opinião é a melhor!!

Se o orçamento for "apertado", a melhor escolha é a PCX. Se puderes gastar mais um pouco a Kymco Downtown é uma  scooter_ bastante interessante.

Selecciona 3 e tenta conduzi-las, para tirares as tuas dúvidas.

Boa sorte!! :)

quico

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #8 em: 28 de Fevereiro de 2011, 20:53 »
É lógico que, apesar de ser muito bonita e ser Yamaha, a X-max penso ser bastante cara para o que é. Uma scooter 125...
A Yamaha esticou-se a definir o preço, e custa-me um pouco estar a pagar uma coisa sobrevalorizada pela lei das 125!

Nem é pelo preço, porque tanto dou 3000€ por uma Sym como 4150€ (vi este preço numa revista da especialidade, não sei se estará certo), é mesmo pelo factor de a marca se estar a aproveitar, mas pronto.

Nessa revista da especialidade, li um "versus" entre a PCX e a Downtown, sendo que fiquei um pouco de pé atrás ao ler o artigo. Foi uma viagem até mérida, sendo que a PCX partiu de Lisboa e a Kymco algures em espanha (não me recordo o sitio) e faziam uma "corrida" até mérida.
De acordo com os relatos, o mau da PCX é precisamente as protecções aerodinamicas, e carenages que não protegem tanto o piloto, o que me deixou um pouco de pé atrás. Em contraponto, as médias são excelentes!

Em relação à Kymco, peca pelas fracas prestações de aceleração. Mas depois tem pneu mais largo, disco atrás, uma aerodinamica mais direccionada à protecção do piloto.

Quanto mais leio mais confuso fico...  _martelada_

Tenho é que as ir experimentar e pronto...

quico

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #9 em: 21 de Março de 2011, 14:30 »
Update: Test Drive

Pois é, este fim de semana já fui experimentar a Kymco e a X-Max.
São muito maiores pessoalmente do que "virtualmente"!! Depois o equilibrio principalmente em curva não é propriamente como andar de bicicleta, não pensei que fosse assim tão diferente...

Primeiro teste, Kymco Downtown:
Foi feito na motobelas, e correu bem, dentro do possível dado a nabisse aqui do je... hehe
Até ganhar bem a noção de equilíbrio em curva, ainda tive que fazer uma rotunda muito pequena (logo com curva bastante apertada) da maneira que não queria... Ou seja, tentei contornar a rotunda, mas não consegui curvar bem (talvez aquele receio de me inclinar) e segui na saída em frente.
Depois fiz uma inversão de marcha numa rua bastante inclinada que também foi um pouco mais habilidoso... Dei lá mais umas voltinhas, já mais tranquilo e depois foi voltar para trás, de resto sem percalços.

Segundo teste, Yamaha X-Max
Este já foi feito na yamaha motor 7, uma vez que a motobelas não dispunha deste modelo para experimentar.
Acho que só poderia correr pior se tivesse caído, isto porque apanhei 2 cagaços à pala de enlatados distraídos.  _polb_
O 1º foi numa rotunda que eu estava dentro a contorná-la e veio um enlatado lançado para dentro da rotunda, tive que travar a fundo e meter pés ao chão, tal como ele também me viu entretanto e travou a fundo. Vi a minha vidinha toda a andar para trás! Um pedido de desculpas do sr enlatado e siga viagem.
Depois foi a chegar a uns semáforos que estavam fechados e cuja via tinha 2 faixas, onde eu ia tranquilo na da direita e um tipo numa carrinha na da esquerda e mandou-se para a direita à grande. A minha sorte foi que não ia ao lado dele, mas sim na direcção do canto traseiro direito, foi só travar um pouco e deixá-lo ir.

Devo-vos dizer que com estas experiências fiquei um pouco de pé atrás na compra da mota...
Posso ter tido azar, mas no espaço de 10 minutos de test drive, apanhar 2 cagaços pode ter sido 1 sinal para ficar quietinho com o meu enlatado...

De resto, curti molhos das 2 motas, com a x-max ainda dei mais de 100 na radial de benfica (depois dos 100 deixei de olhar, tal era o estado de concentração).
Parece-me ambas ser de boa qualidade de construção, e a nível de prestações, apesar de os trajectos serem diferentes, pareceram-me bastantes equiparadas em nível de potência...

jvenancio

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #10 em: 21 de Março de 2011, 19:13 »
O companheiro Baeta fez uma óptima descrição da Kymco e não se pode acrescentar nada a não ser que o design da Maxi é bonito.

Em relação aos sustos, não passam disso e com a insegurança inicial isso é normal.

Quem anda de mota apura mais os seus sentidos.
Falo por experiência própria. Desde Outubro de 2010 que reparo em muito mais coisas que quando andava de carro.
Temos de ir atentos a praticamente tudo: o carro que vai à nossa frente, o carro que vem atrás, a senhora que está a passear o seu cão sem trela, etc.

Tudo pode ser uma ameaça para nós mas à medida que vamos tendo mais Km em 2 rodas tudo se torna mais natural.
Aprendes a prevenir e não a agir no momento.

Apartir deste momento começas a gozar as paisagens, coisa que quem vai de carro não faz como quem vai de mota.

Se adquirires mota não penses que vai ser apenas casa e trabalho.
Eu também pensava isso. Agora arranjo sempre motivo para ir de mota.
A esposa precisa de alguma coisa do Jumbo do Dolce Vita Tejo e eu pergunto logo se não seria melhor ir ao Pingo Doce (que é mais longe)  _rir_
Quando me diz que não sabe o que fazer para o jantar eu respondo logo que vou comprar um franguinho no churrasco (logo por azar a churrascaria melhor é longe de casa  _lol_)

Portanto não desanimes e vais ver que vais gostar!  scooter_


Abraço,
JV

vasco

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #11 em: 21 de Março de 2011, 19:38 »
Por mim aconselho a Yamaha X-max 125 faça uns test  scooter_ drive e veja as diferenças!

Offline Tourister

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2010
  • Mensagens: 834
  • Marca: Aprilia
  • Modelo: Scarabeo 500 Gt
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #12 em: 21 de Março de 2011, 19:58 »
Companheiro quico,

Aproveita e experimenta igualmente a Sym GTS 125 Evo e a Daelim S3 125, no sentido de ficares devidamente habilitado para, em consciência, efectuares uma escolha acertada.

Um abraço
Atentamente

Tourister

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #13 em: 21 de Março de 2011, 20:09 »
O JVenancio disse de facto uma coisa muito acertada:
"Tudo pode ser uma ameaça para nós mas à medida que vamos tendo mais Km em 2 rodas tudo se torna mais natural.
Aprendes a prevenir e não a agir no momento."


De facto corresponde à verdade, pois quantos mais Kms vamos fazendo, maior é a naturaliadade com que o fazemos. Os sentidos ficam mais apurados sem nos darmos conta, porque como em tudo na vida...a experiência também conta!  scooter_

quico

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #14 em: 21 de Março de 2011, 20:58 »
Pode ter sido azar, mas pelo que falei com dois amigos que andam de mota, ambos confirmaram que existe uma certa falta de respeito pelas 2 rodas, e que tem que se andar sempre com 110% de atenção e prever as coisas antes delas acontecerem!

Aposto que se fosse de carro, o da rotunda tinha-me visto e não teria acontecido aquilo!  _policia_

rlopes711

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #15 em: 21 de Março de 2011, 22:42 »
Vizinho Quico,

Em relação a dar opinião sobre qual das maxis é a melhor escolha, não te posso dar, até porque eu própio estou num dilema como o teu, pois também quero adquirir uma outra montada (neste momento tenho em Daelim S1). Estou em dúvida entre a Kymco Downtown e a Daelim S3, e quanto mais leio pior fico (quero as duas  _rir_ ).

Aproveitando que já fizeste o test drive da Kymco no Motobelas, e como estou a pensar ir lá no próximo fim semana, quero-te perguntar se por acaso fala-te de preços na Motobelas e se eles oferecem alguma coisa.


Mais uma coisa, em relação a quereres a mota só para o trajecto casa-trabalho-casa, eu quando comprei a S1 também pensava assim (até porque na altura nunca tinha andado de mota), mas passados algum tempo (pouco) já so queria que chegasse o fds para dar uma voltinha (acho que no espaço de 1 ano já fui comer pão com chouriço à Ericeira como nunca tinha ido em 30 anos), por isso se puderes compra uma mota mais "completa" que te permita evoluir para umas passeatas se te apetecer.


Abraço

quico

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #16 em: 21 de Março de 2011, 22:55 »
Caro Lopes,

Eu neste momento estou mesmo é a tentar ponderar se compro, já nem é tanto qual...
Tenho que ver bem, até porque mais dia menos dia abre ali a IC17 que para mim vai ser muito melhor para ir para o trabalho, se calhar perdia um pouco o sentido a mota para cortar o trânsito...
A ver vamos...

Quanto ao preço da Kymco na motobelas, falei com o Sr. Humberto, sendo que o único desconto que me faziam era metade do valor do registo, ou seja, preço chave na mão: 3.513€.

meireles

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #17 em: 21 de Março de 2011, 23:48 »
Boas quico,
Eu tenho uma PCX desde Junho, ando com ela esteja sol, chuva ou frio, faço cidade, via rápida e auto estrada e já fui a Mirandela e á Batalha com pendura e não se queixou, se quiseres a minha opinião esta é a que eu te aconselho para o trajecto que queres, mas nada como fazeres um texte.

Pedro Martins

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #18 em: 22 de Março de 2011, 01:21 »
Olá quico,

Tenho estado com a mesma dúvida, se compro mota ou não e qual? _confuso_
Quanto à tua experiência de em poucos kms teres dois sustos, vais ver que com o tempo, os teus reflexos vão melhorar bastante e tudo começa a ser mais fácil, de uma forma inconsciente. No entanto, quando se anda de duas rodas, anda-se sempre com 4 olhos. _pol_
Eu tenho já uns kilometros valentes em duas rodas, mas já há uns anos que não ando devido a um acidente que tive, causado por um pseudo condutor de enlatados. No entanto, as saudades bateram mais forte e agora ando maluco para comprar outra mota. A ideia da scooter é porreira pela questão da mobilidade no transito e pelo espirito diferente de que quando se conduz uma mota de prestações mais altas. Acredita que vais adorar e é uma sensação de liberdade espéctacular.
Quanto á questão da escolha da mota, tens aqui no forum excelentes opiniões, mas não compres sem experimentares.
Eu já experimentei uma Honda PCX que achei muito económica, com uma estética fabulosa, uma condução muito boa e parecida a de uma mota de pista devido ao tamanho das jantes, a travagem é mais que suficiente e o sistema start stop é muito porreiro ainda funciona melhor que no meu carro que também o tem. O único problema é mesmo na proteção aerodinamica.
Também já experimentei a Yamaha X-Max, mas essa é de outro campeonato, tudo é bom menos o preço.
Estou muito inclinado para a Sym GTS ou a Daelim S3, pois vou fazer muitos poucos kms mas queria fazer com algum conforto e estas duas opcões parecem-me também ter uma boa relação preço qualidade, falta-me só fazer um test drive e escolher qual das duas. Ou então, comprar uma usada em bom estado, desde que seja um bom negócio. Porque tenho visto preços de usados perfeitamente absurdos. _polb_

Um abraço,
Pedro

Fanning

  • Visitante
Re: Indecisão na escolha (opções inside)
« Responder #19 em: 22 de Março de 2011, 12:06 »
Das opções que tinham escolhi a S3 com o opcional parabrisas alto porque das comentários que li além de reduzir o consumo faz com que o uso seja muito mais agradável.
Em relação às outras como sou leigo nao tenho uma opinião muito técnica, apenas porque gostei muito da estética, também o equipamento com atenção ao sistema Keyless complementado com as opiniões que fui recolhendo do fórum acho que não me vou arrepender.
Lá para fim de Abril principio de Maio vou compra la porque preciso da licença do IMTT, só falta escolher a cor ou preto ou branco.