Autor Tópico: [GTS 125 Evo SE] Vibração (barulho) metálico ao desacelerar ou acelerar  (Lida 16888 vezes)

jabcproenca

  • Visitante
Boas


Depois de 300Km sinto sempre ao desacelerar ou acelerar por volta das 3500 a 4500 rpm uma vibração metálica, parece vir da zona do motor do lado do filtro do ar.

O que será?
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:00 por paufer »

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 872
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Sym GTS 125 evo se - vibração (barulho) metálico quando desacelerar ou acelerar
« Responder #1 em: 28 de Fevereiro de 2011, 10:20 »
Bom dia

Tenho exatamente o mesmo problema na minha, o mecânico diz que é vibração do banco.

A verdade é que se levar pendura, o barulho não se houve e coloquei fita de calafetar as portas no rebordo da caixa onde assenta o banco e o barulho atenuou mas não desapareceu, como disse, só não se sente com pendura.

Máquina com 900 kms, situação a observar na revisão dos 1000. Depois dou feedback.

Um abraço.
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

jabcproenca

  • Visitante
Boas


Obrigado.

No meu caso parece mesmo vindo de baixo da mota ou roda traseira, já disseram que podia ser a correia a atuar e desactuar!!!!, não sei!!!!

ldiniz

  • Visitante
Boas


Obrigado.

No meu caso parece mesmo vindo de baixo da mota ou roda traseira, já disseram que podia ser a correia a atuar e desactuar!!!!, não sei!!!!

Olá,

Já sabes qual foi o problema? É que estou exactamente com os mesmos sintomas, quando acelero a mota começa a vibrar e o som parece vir ou da roda traseira ou da zona da caixa do filtro de ar.

Boas Curvas

Luis

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Viva!

À uns bons kms atrás, sempre que arrancava principalmente em subida tinha sempre a vibração. Era na rotação em que a correia começava a actuar.

Comecei a não acelerar tanto de forma a ter o arranque o mais suave possível. Neste momento não sinto vibração nenhuma.

Quanto à fechadura do banco, também sofro do mesmo mal. Não é sempre mas quando aparece é um pouco incomodativo.

Não sei se será o mesmo problema. Pelo sim pelo não dá uma telefonadela ao concessionário para ficares descansado.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

ldiniz

  • Visitante
Bom Dia,

Vou passar agora no stand com a scooter para verem o que se passa com o barulho que vem da roda. Deve ser mesmo da correia porque faz sempre que acelero esteja em andamento ou com ela no descanso central. Espero que ela aguente a viagem.  _policia_  Depois dou novidades.

Boas curvas

Luis

farmoboy83

  • Visitante
É curioso porque a pcx faz exatamente o mesmo...tem a ver com a actuação ou não da correia. Eu pessoalmente no to aos 40km/h ou na última fase de desaceleração. Não é defeito, é feitio das babes!

jabcproenca

  • Visitante
Boas


Epá se é feitio estou tramado!!!!!   aquele barulho aiaiaiai........... eu noto mais quando é a desacelerar quando vou para travar e +- pelas 4500rpm vibra mas não sei se é plático encostados ao metal!!!!!!!

Outro problema que tenho ultimamente é o plástico que tem o simbolo da marca à frente, por baixo do vidro está sempre a saltar quando passa por um buraco, é só carregar para baixo dá um estalo e fica no sitio, mas é raro o dia que não salta, será da montagem?????

O outro problema que é a optica com humidade e um Led fundido (por acaso na mesma optica) vai ser trocado em garantia sem problemas.

Parece que estes problemas são em muitas unidades.


Que tal criar um tópico só para estes problemas??

ldiniz

  • Visitante
Boas,

Só para dizer que nem cheguei a ir à oficina :) O raio do barulho e da vibração tinha a ver com o kiko da mota, estava fora do sitio. Quando cheguei à mota e a puz a trabalhar começou logo com a barulheira e a vibrar, encostei o ouvido e fui seguindo o barulho, foi na mouche. Desliguei a mota, dei ao kiko uma vez e ficou preso lá em baixo, voltei a colocá-lo na posição certa à mão, mais duas kikadas, mota a trabalhar e sem vibrações ou barulhos.
O que se passou foi o meu filho que ao sair da mota, meteu a pata no kiko com ela a trabalhar e o sistema ficou fora do sitio. Com o andar foi agravando até começar ontem a vibrar e a fazer barulho. Graças a deus foi à entrada da garagem e só hoje quando ia sair com ela para a oficina é que voltei a colocar a bixana  funcionar e dei com a coisa.
Desculpem o testamento e já agora verifiquem se não poderá ser do raio do kiko da mota nas GTS, nas PCX não faço ideia o que poderá ser.

Boas Curvas,

Luis

jabcproenca

  • Visitante
Boas

Na minha é mais dificil porque só faz em andamento quando estou para parar..... e encostar o ouvido em andamento!!!!!! vou pendurar o miudo para ele ouvir _pensador_


mas vou ver isso, obrigado.

jose lobo

  • Visitante
Caros amigos o barulho que ouvem na frente deve ser igual ao que eu tinha na minha resolvi investigar . Como? Ao andar a uma certa rotação havia um barulho estranho na frente da menina. Liguei para o jomotos e perguntei como e´que as meninas vem embaladas,foi me dito que vinham sem o vidro nem os retrovisores motadas isso é montado chegado ao concessionário.Ora em casa desmontei os espelho basta com jeitinho tirar a tampa plastica fora cuidado para não partir um encaixezinho e desapertar os dois parafusos que seguram os espelhos.O resto é facil de tirar. Quero dizer com isto que tudos os parafusos de desapertei estavam quase todos a cair ou sejam mal apertados até o que seguram o vidro,depois de reapertar tudo todos os malditos barulhos desapareceram.Atenção que a propria bateria aonde está faz barulho nada como colocar uns batentes que se mete debaixo pos pés dos bancos de felpro ou borracha entre a bateria e o sitio aonde encosta é o bastante para eliminar mais barulhos parasitas _pol_

jabcproenca

  • Visitante
Boas



Só problemas pá!!!!!

Depois de isolar a bateria (que abanando no sitio fazia muito barulho agora não faz barulho nenhum), depois de corrigir mais uns barulhos....... ESTÁ A CHOVER _martelada_

Quando parar já vou experimentar....... _Rolley_

jose lobo

  • Visitante
Amigo jabcproença não são problemas é a rapidez de querem ser agradáveis ao cliente então fezem as coisas a despachar só para dizer ao meu amigo no dia que a trouçe para casa na minha garagem desmanchei-a a quase toda para eu proprio a verificar e digo-lhe o trabalho que eu tive deviam eles fazerem antes de entregarem as meninas pois tive a reapertar tudo o que era parafusos e a maioria estavam desapertados alguns só encostados ao plastico e dois moidos que os tive de substituir _pol_ _rir_ scooter_ scooter_ scooter_

digital-jesus

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Vibração (barulho) metálico ao desacelerar ou acelerar
« Responder #13 em: 06 de Março de 2011, 11:30 »
Amigo jabcproença não são problemas é a rapidez de querem ser agradáveis ao cliente então fezem as coisas a despachar só para dizer ao meu amigo no dia que a trouçe para casa na minha garagem desmanchei-a a quase toda para eu proprio a verificar e digo-lhe o trabalho que eu tive deviam eles fazerem antes de entregarem as meninas pois tive a reapertar tudo o que era parafusos e a maioria estavam desapertados alguns só encostados ao plastico e dois moidos que os tive de substituir _pol_ _rir_ scooter_ scooter_ scooter_

Ora aí está!! Tenho barulhos na frente da minha que tem vindo a aumentar. Vou fazer igual, que mais me vale ter eu o trabalho do que estar a discutir com o vendedor e ouvir desculpas para ficar tudo na mesma depois.
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:00 por paufer »

joaocardoso

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Vibração (barulho) metálico ao desacelerar ou acelerar
« Responder #14 em: 31 de Maio de 2011, 15:30 »
Boas jabcproenca!

Realmente ouvia-se este barulhito, mas agora levou o variador Jcosta e nunca mais notei nada disso! Acabaram-se os barulhos.
Agora se era eventualmente da correia ou mecanismos ou de outra coisa que com o mexer, desapertar e apertar ficou resolvido... não sei!

De resto a menina continua a andar!

João

wdwpp

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Vibração (barulho) metálico ao desacelerar ou acelerar
« Responder #15 em: 31 de Maio de 2011, 15:45 »
Eu sofri do mesmo mal, mas a minha foi o painel metálico que está após o tubo de escape, do lado de fora.
Os parafusos estavam mal apertados que a peça andava para lá a baloiçar...
Ontem quando fazia a inspecção à mota antes de sair, dei por falta de um parafuso, foi ai que reparei que era esse painel (cheguei a pensar que tinha a ver com uma ventoinha que tem).
Oficina com ela, e toca de meter um parafuso novo... E apertar os restantes...
Tal não deve ter sido a força que apertaram os parafusos que hoje de manhã deparei-me que falta lá um outro parafuso... De certeza que deve estar moído, para ter saltado de um dia para o outro... Toca de ir à oficina meter parafusos de novo...

jabcproenca

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Vibração (barulho) metálico ao desacelerar ou acelerar
« Responder #16 em: 31 de Maio de 2011, 18:48 »
Boas jabcproenca!

Realmente ouvia-se este barulhito, mas agora levou o variador Jcosta e nunca mais notei nada disso! Acabaram-se os barulhos.
Agora se era eventualmente da correia ou mecanismos ou de outra coisa que com o mexer, desapertar e apertar ficou resolvido... não sei!

De resto a menina continua a andar!

João

Boas

Meu amigo este barulho já foi no inicio e foi aquele que lhe falei, assim que a correia acamou +-1000km nunca mais fez.

A sua SE antiga minha, em "principio" já tem todos aqueles defeitos que o pessoal comenta corrigidos, mas se aparecer alguma coisa garantia com ela _reg_

Já tenho saudades dela e que falta me tem feito........

ze_marmelo

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Vibração (barulho) metálico ao desacelerar ou acelerar
« Responder #17 em: 06 de Junho de 2011, 10:18 »
Eu desde à uma semana que noto o mesmo problema, curiosamente foi desde que foi à revisão... Tiveram lá a desmontar umas peças, tenho de confirmar se as apertaram com deve ser.

Em termos de comportamento não noto nada de anormal, só mesmo aquela vibração irritante  _Zang_

Jose Cunha

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Vibração (barulho) metálico ao desacelerar ou acelerar
« Responder #18 em: 06 de Junho de 2011, 11:31 »
A minha por volta dos 6000km também começou a fazer uns ruidos esquesitos, mas depois de uns apertos principalmente no escape ficou impecável.

delirius

  • Visitante
Re: [GTS 125 Evo SE] Vibração (barulho) metálico ao desacelerar ou acelerar
« Responder #19 em: 13 de Agosto de 2011, 21:44 »
Não sei se o meu problema é o mesmo ou não, a minha SYM ás uns tempos para cá começou a fazer uns barulhos estranhos na zona da correia. Mas nem sempre faz. Noto que o som do variador (ou motor?) ao acelerar numa subida é muito superior.
Além disso, não sei se é sintoma da mesma doença, mas quando vou na velocidade máxima, o conta rotações faz uns saltos das 9000rpm para quase 10000rpm sem ter havido qualquer mudança de velocidade. Além disso o meu conta rotações nunca passou mt das 9000rpm.

Se alguém suspeitar do que se possa ser agradeço toda a informação, para que quando for ao mecânico possa pedir-lhe para verificar o que se passa com mais detalhe.