Autor Tópico: Moto com conforto  (Lida 10420 vezes)

ejcrp

  • Visitante
Moto com conforto
« em: 27 de Fevereiro de 2011, 14:04 »
Procurava uma 2 rodas para as minhas voltas, maioritariamente em cidade ( Tomar ) e naturalmente incide a minha busca nas scooters.
Cabe aqui dizer que, para mim, devido a alguns problemas de coluna ( malvado ciático) tenho de previligiar o conforto e posição de condução.
Pretendo usar a moto nas minhas voltas diárias, de lazer e trabalho, principalmente sem chuva, pois já cá cantam mais de 20 em cada perna.
Depois de experimentar SYM , Yamaha e Honda ( falta-me ainda a S-Wing ) cheguei à conclusão que, umas mais que outras, são secas e duras de traseira, principalmente nas ruas "dinamitadas" que esta linda cidade de Tomar ainda tem.
Pensei em seguida pensei nas Custom, mas chamaram-me, e bem, que, devido à posição de condução e suspensão curta, iria sentir igualmente as pancadas na coluna.
Virei-me então para as turismo e mistas. Não pretendo andar com chuva mas, por vezes, terei forçosamente que andar em piso molhado, o que me fez colocar  a questão sobre a protecção dos salpicos de água.
Após uma busca atura...dentro das 125cc, eliminando as scooters e custom, cheguei ao que julgo ser um compromissi mínimo para o que pretendo e que são : Suzuki Marauder 125, Suzuki Van Van 125 e Yamaha 125 custom.
Apesar de duas delas estarem como custom, parece-me que a sua posição de condução não terá os inconvenientes que o Veiga apontou e que se poderão adaptar a uma boa condução em cidade.
Falta agora o pior, que é arranjar alguma para experimentar e ver como se porta nas ruas "dinamitadas"...e estudar a questão da água...
Se me puderem dar alguma chega sobre estas escolhas, agradeço.
Eduardo

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Moto com conforto
« Responder #1 em: 27 de Fevereiro de 2011, 18:55 »
Coloca nessa lista também a Sym CityCom 125 pois já a exprimentei e tem um conforto fabuloso, já que é o que procuras como atributo principal.
O motor também me pareceu voluntarioso e a protecção aerodinamica é muito boa.

Sobre as hipóteses que colocaste não sei dizer, pois não exprimentei  ;D

ace9391

  • Visitante
Re: Moto com conforto
« Responder #2 em: 28 de Fevereiro de 2011, 10:24 »
Coloca nessa lista também a Sym CityCom 125 pois já a exprimentei e tem um conforto fabuloso, já que é o que procuras como atributo principal.
O motor também me pareceu voluntarioso e a protecção aerodinamica é muito boa.

Sobre as hipóteses que colocaste não sei dizer, pois não exprimentei  ;D

Eu posso confirmar _lool_

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Moto com conforto
« Responder #3 em: 28 de Fevereiro de 2011, 11:36 »
Conforto, protecção, segurança?
Só conheço uma: MP3

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Moto com conforto
« Responder #4 em: 28 de Fevereiro de 2011, 13:45 »
 _rir_ _rir_ _rir_ Oh Alex, não me digas que só conheces uma com essas características. Isso talvez seja um bocadinho exagerado  _Rolley_

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Moto com conforto
« Responder #5 em: 28 de Fevereiro de 2011, 22:14 »
Talvez seja exagero, ainda não experimentei tudo o que existe.
Mas já usei uma MP3 durante um dia e fiquei completamente rendido.
E só não fui a correr comprar uma pela mesma rezão que não se vêem muitas: são caras!
E este é, a meu ver, o único defeito que lhes posso apontar.
Quando o autor do tópico coloca as dúvidas dele sem tocar no assunto €s, eu aproveito e sugiro a MP3.  _Rolley_

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 68
  • Localidade: azeitão
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: Moto com conforto
« Responder #6 em: 02 de Março de 2011, 10:41 »
Para não acharem que sou fundamentalista, vou sugerir outra opção que, apesar de muitas virtudes, tem algumas limitações, mas que também é óptima nos requisitos enunciados: a Vectrix (ou não fosse de origem americana)!
Boas escolhas!...  _pol_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Moto com conforto
« Responder #7 em: 02 de Março de 2011, 11:47 »
Mas se o preço da MP3 já é caro...da Vectrix nem se fala  _Rolley_
Mas sem dúvida que é uma boa opção a ter em conta. Poupa-se nos abastecimentos e ganha-se muita suavidade e silêncio (ainda que nem todos apreciem este último aspecto).

Fated

  • Visitante
Re: Moto com conforto
« Responder #8 em: 03 de Março de 2011, 16:55 »
Para mim moto confortável em termos de suspensões e de posição de condução = Trail.
Exemplo dentro das 125cc mas caro : Honda Varadero 125.

O maior defeito que vejo na minha scooter é em termos de suspensões, são muito duras... qualquer buraco ou irregularidade sente-se nas costas... por isso num futuro próximo vou passar para uma Trail... mas no meu caso uma 650cc.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Moto com conforto
« Responder #9 em: 03 de Março de 2011, 17:08 »
Sobre o facto de teres as suspensões duras, existe solução para isso.
Também tenho o mesmo problema com a suspensão traseira da minha e no stand referiram-me que consegue torná-la de modo a filtrar melhor as irregularidades do piso. Na proxima revisão estou a pensar nisso.

Sobre a questão das trail de facto são confortáveis em qualquer piso e se estás a pensar numa como dizes, recomendo-te a Kawasaki Versys ou a Honda Transalp. Ambas estão na faixa de motorização que pretendes  _convivio_


Para mim moto confortável em termos de suspensões e de posição de condução = Trail.
Exemplo dentro das 125cc mas caro : Honda Varadero 125.

O maior defeito que vejo na minha scooter é em termos de suspensões, são muito duras... qualquer buraco ou irregularidade sente-se nas costas... por isso num futuro próximo vou passar para uma Trail... mas no meu caso uma 650cc.

Fated

  • Visitante
Re: Moto com conforto
« Responder #10 em: 04 de Março de 2011, 16:03 »
Eu sei que as suspensões dão para regular... em nem precisas de ir à oficina, no teu manual explica e a ferramenta para as regular vêm com a mota no kit de ferramentas no caso da minha não a volta a dar, ela tem mesmo as suspensões duras, já a testei em todas as regulações, mas não é defeito é feitio... graças ao seu cariz mais desportivo.

Quanto às trails claro que essas sugestões são excelentes, mas não estou a pensar comprar nova... mas sim usada e com uns anitos, apesar da transalp entrar nas hipoteses estou mais virado ou para a Suzuki Freewind ou para a BMW F650 (o primeiro modelo 94-00)... Também não sou novo nestas andanças... com 12 anos de carta de mota... também já passei pelos 600cc...

Se fosse para uma nova ia para a Suzuki DL 650 V-storm ou para a BMW F650GS... mas os euros não abundam ;).

Para já a minha vai servir por mais um bom tempo... porque o importante neste momento são os consumos...

 _convivio_

Sobre o facto de teres as suspensões duras, existe solução para isso.
Também tenho o mesmo problema com a suspensão traseira da minha e no stand referiram-me que consegue torná-la de modo a filtrar melhor as irregularidades do piso. Na proxima revisão estou a pensar nisso.

Sobre a questão das trail de facto são confortáveis em qualquer piso e se estás a pensar numa como dizes, recomendo-te a Kawasaki Versys ou a Honda Transalp. Ambas estão na faixa de motorização que pretendes  _convivio_
« Última modificação: 04 de Março de 2011, 16:10 por Fated »

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Moto com conforto
« Responder #11 em: 04 de Março de 2011, 16:23 »
A Suzuki V-Storm não comprava. Acho que é a trail com pior protecção inferior do motor. Qualquer pedrita levantada pela roda dianteira vai directamente ao motor sem problema. Pelo menos de origem vem já assim...

A Transalp comprava  _pol_

Fated

  • Visitante
Re: Moto com conforto
« Responder #12 em: 04 de Março de 2011, 18:52 »
A Suzuki V-Storm não comprava. Acho que é a trail com pior protecção inferior do motor. Qualquer pedrita levantada pela roda dianteira vai directamente ao motor sem problema. Pelo menos de origem vem já assim...

A Transalp comprava  _pol_

Eu falo mais de trails estradistas... onde a V-storm se insere, de qualquer forma há muitas proteções de motor aftermarket.
A transalp possivelmente é muito alta para mim... tenho 1.69m... a freewind e a f650 ja esperimentei e eram perfeitas.