Autor Tópico: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!  (Lida 9787 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1561
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Sexo: Masculino
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
[Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« em: 15 de Fevereiro de 2010, 11:29 »
A Suzuki Burgman 650 é uma das Maxis que há mais tempo perdura no mercado sem grandes alterações, para compreender essa realidade nada melhor do que colocar-se aos comandos desta máquina que mais parece "teletransporte".
Fez agora oito anos que, nos salões do final de 2001, a Suzuki revelou a sua maior scooter e uma das maiores do mercado (até a chegada recente da Gilera GP800). Desde esse modelo original para a Burgman 650 Executive avaliada neste teste, a verdade é que houve poucas mudanças.. um facelift, um par de melhorias mecânicas e algumas melhorias no equipamento que visam tornar a Burgman 650 uma scooter mais confortável e mais segura que, a partir de um certo ponto, recebeu muito justamente a denominação "executive".
A "nova" Burgman aqui testada trás alguns ajustes do motor (é normal fazer pequenas melhorias na gestão da injeção para continuar a cumprir as normas das emissões), um braço oscilante traseiro reforçado (apresenta uma performance que nunca teve antes) e pinça do travão traseiro redesenhada (é mais compacta e será mais difícil bater no chão ao descer um passeio).
Quanto ao equipamento destaca-se a colocação de punhos e assentos aquecidos (condutor e passageiro), totalmente comandados a partir do punho esquerdo, que parece uma nave espacial com todas as funções que podem ser aqui controladas: sinais de luzes, dobrar espelhos, médios/máximos, caixa de velocidades, modo de transmissão D/M, modo automático normal/Power e buzina... e agora, os punhos de aquecimento (com 5 intensidades!).
É surpreendente, com tudo o que está em constante mudança ao nível da tecnologia nas scooters, que uma máquina que foi apresentada há oito anos se mantém quase igual até à data ... mas é verdade.
Sentando-se no lugar do condutor você está quase instantaneamente na melhor cadeira da sua casa, tudo obedece com suavidade, e uma vez na estrada, com inconcebível agilidade. Isto depois das dificuldades para manobrar em pé, pois infelizmente isso não mudou e continua a ser o seu maior defeito: o seu peso chega aos 280 kg e embora isso não seja perceptível em movimento até porque a maioria do peso é muito baixa (o baixo centro de gravidade permite grande agilidade), ao mover-se em pé é preciso ter muito cuidado e bastante força. Aqui seria uma mais valia a existência das protecções/apoios laterais que existem em algumas motas mais pesadas, para que em caso de queda em manobras não fiquem danos.
Mas como foi dito, essa é a única parte má da história, porque tudo o resto é realmente muito satisfatório. Em movimento a Burgman faz lembrar os carros grandes e de luxo (com uma estrela no capot...), capaz não apenas de permitir um conforto superior ao das suas rivais, mas também de nos fazer viajar a velocidades muito elevadas. Muitas vezes, ao olhar para o velocímetro verifica-se a existência de um número maior do que se esperaria pois a Burgman 650 muito facilmente atinge velocidades superiores ao permitido por lei.
A transmissão continua a ser o mesmo variador controlado electronicamente, que pode ser usado em "D" (automática suave), "Power" (automática com o motor a cerca de 1000 RPM acima de "D" e retenção), ou "M " com 6 velocidades manuais e overdrive que é ideal para longas viagens com consumo mais baixo.
Na prática, é frequente utilizar-se "M" com overdrive (sexta) em auto-estradas, e "Power" na cidade ou se aumentar a densidade de tráfego pois permite uma condução mais agressiva, com respostas imediatas, uma vez que o modo "D" é muito silencioso e suave, mas também muito lento (e grosseiro), se precisarmos de uma aceleração para escapar de uma situação delicada. Esse comportamento sente-se em velocidade muito baixa, como ao virar numa esquina ou contornar uma rotunda e é uma coisa que tem ouvido queixas desde a primeira versão mas sem sucesso: reprogramar a transmissão não pode não ser tão complicado assim...
A travagem não é combinada, mas uma vez que possui ABS não é grave: basta lembrar quantos quilos se quer parar, se temos de fazer uma forte e prolongada travagem a alta velocidade, para compensar o baixar da frente e a ligeira torção do garfo, no entanto em uso normal tudo é perfeito.
A agilidade em marcha é surpreendente e por vezes o elevado peso da mota apanha desprevenido o condutor quando para e tem que fazer manobras com os pés no chão, pois parece impossível que uma máquina que se move tão bem com o motor ligado, seja tão difícil de mover à mão.
Em percursos rápidos a estabilidade é muito boa e só o aumento da velocidade acima de 160 km/h em conjunto com curvas rápidas e piso em mau estado ou quando o pneu traseiro perdeu o seu perfil fará notar alguma imprecisão de frente.
O seu peso, a suspensão macia e a distância entre eixos permite-lhe comportar-se melhor com uma condução rápida e linear do que numa condução brusca, mas a sua agilidade pode compensar esse comportamento facilmente.
Como foi dito no início a suavidade, conforto, boa protecção do vento (excepto para as pernas) e, claro, as prestações oferecidas pelo motor, fazem da Burgman 650 um tapete voador para os nossos percursos diários ou para viajar, sozinho ou com pendura.



Fonte: http://www.scootermania.es/blog/suzuki-burgman-650-executive-tele-transporte/#more-609
« Última modificação: 07 de Março de 2011, 16:58 por paufer »

Offline kota

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 400
  • Localidade: Quinta do Anjo
  • Sexo: Masculino
  • Nova experiência (Roda Alta)
  • Marca: SYM
  • Modelo: Citycom 300i
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #1 em: 15 de Fevereiro de 2010, 14:11 »
Apoio na íntegra o relato acima, já possuí uma Burgman 650 Executive e vou mais além do acima referido "Aquilo é uma Máquina do Outro Mundo". Desde já esclareço os mais curiosos, troquei a Burgman 650 Executive por uma Silver Wing 400, sómente  pela dificuldade nas manobras enquanto parada, falta-lhe só a marcha atrás para ser melhor que a melhor MaxiScooter do Mundo.
É a minha opinião.
« Última modificação: 07 de Março de 2011, 16:59 por paufer »
Membro CPM nº5

Offline ffmarques

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 588
  • Localidade: Santo António dos Cavaleiros
  • Sexo: Masculino
  • Membro CPM nº 44
  • Marca: Kawasaki
  • Modelo: GTR 1400 Grand Tourer
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #2 em: 15 de Fevereiro de 2010, 15:54 »
Também eu estou completamente de acordo com o texto.  _pol_

Quando a escolhi o aspecto visual e os relatos que me fizeram achei que seria a ideal para mim e para a pendura e gostei muito.

Hoje é paixão  :-* adoro a minha "burrinha"   _corado_

Tirar-lhe uns kilitos e instalar uma marcha atrás e ficáva  _Rolley_
« Última modificação: 07 de Março de 2011, 16:59 por paufer »
Aos 49 anos a realização de um sonho que pensava ficar por isso mesmo...Um Sonho
Suzuki Burgman 650 Executive - abril 2009 -  3.000 Km --> 75.057 Km

bruno

  • Visitante
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #3 em: 16 de Fevereiro de 2010, 07:27 »
Boas

Eu tambem sou o feliz proprietario de uma  Burgman 650 , concordo com tudo o que foi dito, a marcha atrás faz de facto falta, mas o prazer de andar nesta mota é tão grande que essa falta é apenas um pormenor .

O dificil de facto é ir para casa sem sentir a necessidade de prolongar o caminho por mais umas dezenas de kilometros, é fabuloso andar nesta mota tal como diz o slogan da Suzuki  é uma  "way of Live!"

Abraços
« Última modificação: 07 de Março de 2011, 16:59 por paufer »

nel

  • Visitante
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #4 em: 07 de Abril de 2010, 11:47 »
e uma grande maquina nao haja duvidas... _pt_
« Última modificação: 07 de Março de 2011, 16:59 por paufer »

nn_costa

  • Visitante
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #5 em: 16 de Agosto de 2012, 10:47 »
Concordo  _pol_

Busas

  • Visitante
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #6 em: 25 de Março de 2013, 22:37 »
Boas,

A Suzuki está de Parabéns por ter criado o Icone das Maxis turisticas há quase 1 década... _convivio_

Abraços,

Offline Licas

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2012
  • Mensagens: 799
  • Localidade: Amadora
  • Sexo: Feminino
  • Nabiça assumida! Muito prazer :D
  • Marca: Triumph
  • Modelo: Bonneville
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #7 em: 25 de Março de 2013, 22:39 »
Também eu estou completamente de acordo com o texto.  _pol_

Quando a escolhi o aspecto visual e os relatos que me fizeram achei que seria a ideal para mim e para a pendura e gostei muito.

Hoje é paixão  :-* adoro a minha "burrinha"   _corado_

Tirar-lhe uns kilitos e instalar uma marcha atrás e ficáva  _Rolley_

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_ _palmas_
Karma is not a bitch. Karma is my best friend.

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12386
  • Localidade: Évora
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: DN-01 - " O Tubarão"
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #8 em: 25 de Março de 2013, 22:45 »
A Suzuki está de Parabéns por ter criado o Icone das Maxis turisticas há quase 1 década... _convivio_

Disseste as palavras certas. É de facto um icone entre as maxiscooters e tem uma legião de fãs espalhados por todo o planeta!

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1223
  • Localidade: Cacém
  • Sexo: Masculino
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #9 em: 26 de Março de 2013, 12:33 »
Nesta altura já tem mais de dez anos.... _pol_ ,,,,este tópico é de 2010.
 As opiniões sobre esta scooter continuam a ser positivas e agora com o modelo e 2013    VER AQUI  vamos aguardar pelas opiniões.
XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km

LWillow

  • Visitante
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #10 em: 14 de Outubro de 2013, 00:13 »
Tenho uma 650 Executive há cerca de um mês e só agora começo 'a entender a máquina' e de como lhe retirar a melhor perfomance em cada situação, pois vinha de uma Burgman 400 que é monocílindrica  . À parte do tal 'qui pro quo' de ser uma máquina pesada para deslocar 'à mão',  esta Burgman 650 Executive é de facto o ex-libris do conceito de 'maxiscooter touring' e continua a reinar no segmento das maxiscooters vocacionadas para o lazer / passeio .
Mesmo que (como é expectável) venham a aparecer outros modelos  no mercado (tal como a BMW recentemente lançou) que lhe tentem 'roubar' o estatuto de Rainha das maxiscooters , há-de ficar para a história como 'A Clássica' (por provas dadas e mérito próprio) !
Recomenda-se !  _pol_
« Última modificação: 15 de Outubro de 2013, 18:30 por LWillow »

Marco46

  • Visitante
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #11 em: 14 de Outubro de 2013, 23:30 »

A Burgman há-de ser certamente uma na lista de próximas aquisições sem duvida!! Não gosto da 125 mas as restantes são scooters lindíssimas e com um grande nível. A 400 mono a 2T é um grande gozo.  _pol_

A 650 é uma das minhas paixões desde à muito tempo.



saudações

 _convivio_

Offline Branco

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 888
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Sexo: Masculino
  • Tenha uma vida equilibrada, ande em duas rodas.
  • Marca: HONDA
  • Modelo: NC 750X ABS DCT
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #12 em: 15 de Outubro de 2013, 16:20 »
Boa tarde

Desculpem a minha ignorância, mas isso de "2T" significa "motor a 2 tempos"??

Não sabia que havia Burgman's 400 a 2 tempos.
Júlio Branco

HONDA NC 750X ABS DCT

Offline alex

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 65
  • Localidade: azeitão
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Gilera
  • Modelo: Typhoon
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #13 em: 15 de Outubro de 2013, 18:03 »
Boa tarde

Desculpem a minha ignorância, mas isso de "2T" significa "motor a 2 tempos"??

Não sabia que havia Burgman's 400 a 2 tempos.

Estás desculpado: não existem Burgman´s a dois tempos!  _lol_

Offline Paulo Jorge Lopes

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 1165
  • Localidade: Porto Alto / Samora Correia - Margem Sul CPM nº 482 (2703)
  • Sexo: Masculino
  • Marca: SYM
  • Modelo: Maxsym 400i - Preta
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #14 em: 15 de Outubro de 2013, 18:06 »
 _convivio_ Olá
Era um teste só para ver quem estava atento
abraços
Paulo J. Lopes

SYM gts 300i evo se cbs -   0Kms 16 Set. 2011 e 22.850Kms 17 Mai. 2013
SYM Maxsym 400i -  6.190kms 17 Mai. 2013 até ? ?

Offline Panda

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1361
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Benelli
  • Modelo: Leoncino
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #15 em: 15 de Outubro de 2013, 18:19 »
Quer dizer T2 para 2 pessoas _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

também gosto muito da B650, uma scooter de outro Mundo _pol_

fernandosimoes

  • Visitante
Re: [Burgman 650 Executive] Quase nove anos de vida!
« Responder #16 em: 26 de Outubro de 2013, 00:09 »
Mais um que se junta à lista de quem sonha com uma Buga 650 no futuro...

Maxicumps.