Autor Tópico: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!  (Lida 77538 vezes)

Offline DC

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V Strom XT
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #75 em: 03 de Junho de 2014, 14:19 »

Contudo, a percentagem de motociclistas portugueses que tem problemas em terras espanholas é diminuta.
Que me recorde, no CPM ninguem teve qualquer problema.

 _pol_ _pol_ _pol_
Sym GTS Evo 125  - 29/11/2013 -> 19/06/2015 ~19.000 Kms
Suzuki V Strom XT - 19/06/2015 ->

Décio Costa

Offline DC

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V Strom XT
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #76 em: 03 de Junho de 2014, 14:26 »
 

Eu IDEM..... _Rolley_ ...com direito a sopros no balão e tudo.... _lol_


 _pol_ _pol_ _pol_
Sym GTS Evo 125  - 29/11/2013 -> 19/06/2015 ~19.000 Kms
Suzuki V Strom XT - 19/06/2015 ->

Décio Costa

RCEu

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #77 em: 03 de Junho de 2014, 14:32 »
Várias vezes e nunca implicaram!
Quando digo várias vezes, são mesmo muitas  _careta_

Editado:
Também já andei de maxi com o mesmo "P" sem qualquer problema em Andorra, França, Mónaco, Itália, Eslovénia, Croácia e Pais Basco _Rolley_

Tás a falar do "meu" P ??? Bemmmm  _pol_ _pol_ _pol_

scooteraddict

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #78 em: 03 de Junho de 2014, 14:36 »
Andam a discutir o sexo dos anjos?

Querem ter uma matricula estilo as motos alemãs em que isso sim é que é um bacalhau?
Querem que se altere a lei e eles obriguem a todos mudarmos para matriculas tipo "lençol" ca em Portugal?

Vamos la a ver: Excepto o pessoal que mora perto da fronteira (e la pode ir frequentemente encher o depósito, por exemplo), quem é que vai frequentemente a Espanha? 1 vez por ano? 2 vezes por ano? 10 vezes por ano?
E vale a pena estarem-se a chatear por uma letrinha na matricula? Acham que a Guardia Civil assim que souber que não somos Espanhóis nos vão chatear com esse assunto? E se multarem? Pois que multem e que passem logo a mesma em nome do Estado Português que não sabe fazer as coisas, mesmo estando dentro da CE.
Já agora, vocês também vão comprar 2 coletes reflectores quando vão a Espanha? E o kit de luzes de substituição?
Ah, é que lá é obrigatório e sendo assim, também temos de os levar na moto/scooter!

Um abraço e boas curvas,
JpC

Olha companheiro, aquilo que é o "sexo dos anjos" para ti pode ser importante para outros.

Nem devia ser preciso dar grandes explicações mas aqui vai:
Eu por exemplo vou estar a circular de scooter em Espanha durante 4 a 5 semanas e estou a tentar perceber se corro o risco de ser multado ou não. 2 ou 3 multas (penso que a multa é de 200€) podem comprometer a minha estadia lá.
Desculpa lá ser um gajo pobrezinho.

Em relação às matriculas alemãs e não sei o quê mais, eu não quero nem deixo de querer...o que quero é  poder circular sem problemas. Daí ter colocado a questão.

Pena é, que sabendo tu tanto da legislação em vigor em Espanha não possas dar um contributo mais válido para quem aqui pediu ajuda.

Fica bem

RCEu

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #79 em: 03 de Junho de 2014, 14:36 »

Já agora, vocês também vão comprar 2 coletes reflectores quando vão a Espanha? E o kit de luzes de substituição?
Ah, é que lá é obrigatório e sendo assim, também temos de os levar na moto/scooter!
JpC


Eu tenho... tudo. _Rolley_

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #80 em: 03 de Junho de 2014, 14:39 »
vão comprar 2 coletes reflectores quando vão a Espanha? E o kit de luzes de substituição?
Ah, é que lá é obrigatório e sendo assim, também temos de os levar na moto/scooter!

Um abraço e boas curvas,
JpC

Viva João,
Só é obrigatório para os veículos de matrícula espanhola, para "turistas não.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

RCEu

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #81 em: 03 de Junho de 2014, 14:42 »
Viva João,
Só é obrigatório para os veículos de matrícula espanhola, para "turistas não.

Eles ao olharem para mim podem achar que sou Marroquino e lixam-me.

Offline jcsc

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2013
  • Mensagens: 329
  • Localidade: Charneca da Caparica
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125i
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #82 em: 03 de Junho de 2014, 15:28 »
Eles ao olharem para mim podem achar que sou Marroquino e lixam-me.

Com o shemague colocado  _pol_

Uma ajuda, apesar de nao referir as motas.
http://www.acp.pt/o-clube/turismo-e-lazer/viajar-de-carro/viajar-pelo-mundo/informacoes-turisticas
SYM GTS 125i

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #83 em: 04 de Junho de 2014, 16:42 »
Info: O topico criado pelo DC foi unido a este já existente. Era desnecessário coexistirem dois a falarem do mesmo. MY bad!  lol

Obrigado AXE e Saboga por entretanto ajudarem os membros com o reencaminhamento para este tópico e tentarem esclarecer as duvidas!  _pol_
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #84 em: 05 de Junho de 2014, 15:04 »
A questão que se coloca é apenas esta... Faz lá o tal P com as dimensões que nuestros hermanos pedem, coloca-lhe a elíptica ou o tal circulo oval que também é pedido, e depois diz lá em que sítio é que o vais colar na traseira da moto.

Élio, seguindo o teu "conselho" fiz o P com as dimensões que dizem ser as legais (17,5cm x 11,5cm).
É realmente um tamanho exagerado (eu já sabia isso) mas na minha scooter que tem um bacalhau tipo graúdo  _lol_ até pensava que ficasse pior. O problema será mesmo nessas que têm o bacalhau do tipo miúdo ou corrente  _pensador_ .



Apesar de tudo, prefiro este que fizeste  _pol_

António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

RCEu

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #85 em: 05 de Junho de 2014, 15:20 »
Posso estar enganado, mas para as motos e scooters, acho que pode reduzir até aos 12,5 cm, certo?


Sempre fica melhor.

Editado:


Se lermos o que diz a lei espanhola, podemos reduzir o tamanho da eliptica e a altura máxima é de 80 mm e os traços 10mm.
Nada diz que não podemos fazer mais pequeno, desde que o traço tenha 10 mm. E desde que a elíptica tenha 17,5 cm x 11,5.




Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm. Deberán estar pintadas en negro sobre fondo blanco de forma elíptica con el eje mayor en posición horizontal.

En los signos distintivos de las motocicletas, tanto si constan de una como de dos o tres letras, las dimensiones de la elipse podrán reducirse a 175 mm de ancho por 115 mm de alto.
« Última modificação: 05 de Junho de 2014, 15:30 por Élio »

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #86 em: 05 de Junho de 2014, 15:30 »
Ainda não consegui ter acesso à lei onde vem isso mas 12,5cm já sería um tamanho aceitável.
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

RCEu

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #87 em: 05 de Junho de 2014, 15:31 »
Ainda não consegui ter acesso à lei onde vem isso mas 12,5cm já sería um tamanho aceitável.

O que está em itálico, foi retirado da lei espanhola.

Os 12,5 estão errados

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #88 em: 05 de Junho de 2014, 15:41 »
Respondemos os dois ao mesmo tempo e, por isso, disse que
Ainda não consegui ter acesso à lei onde vem isso mas 12,5cm já sería um tamanho aceitável.

Agora, depois de ler que
las dimensiones de la elipse podrán reducirse a 175 mm de ancho por 115 mm de alto.

chego à conclusão que a medida mínima será mesmo os 17,5cm x 11,5cm...  _confuso_
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

speed78

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #89 em: 06 de Agosto de 2014, 18:44 »
Acho tudo muito estranho, para que serve o "P" se temos os documentos a provarem que a mota é de Portugal? Enfim, se tal é verdade, acho que é ridículo, desde quando sou obrigado a colocar autocolantes na minha mota??
A muitos anos atrás, passava férias de verão em Pedras negras, na galiza e levava sempre a scooter Peugeot 50cc que eu e a minha irmã tinhamos, dentro do carro   lolll e andavamos as férias todas com a scooter e nunca houve qualquer problema com a polícia.
Mas, se a solução é colocar o "P", lá terá que ser, mas vou colocar um bem pequeno  loll

RCEu

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #90 em: 07 de Agosto de 2014, 08:02 »
Companheiros:

Já tenho os P disponíveis em tamanho mais reduzido e visível.
Alguns companheiros nossos já andaram por Eapanha com modelos idênticos, foram parados pela polícia e não levantaram problemas.
Se precisarem é só avisar

rui.goncalves

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #91 em: 07 de Agosto de 2014, 08:42 »
Acho tudo muito estranho, para que serve o "P" se temos os documentos a provarem que a mota é de Portugal? Enfim, se tal é verdade, acho que é ridículo, desde quando sou obrigado a colocar autocolantes na minha mota??
A muitos anos atrás, passava férias de verão em Pedras negras, na galiza e levava sempre a scooter Peugeot 50cc que eu e a minha irmã tinhamos, dentro do carro   lolll e andavamos as férias todas com a scooter e nunca houve qualquer problema com a polícia.
Mas, se a solução é colocar o "P", lá terá que ser, mas vou colocar um bem pequeno  loll

Não sei se aqui já foi dito, se tiver vou repetir um pouco.

A letra a identificar o país de matricula é obrigatório em qualquer País desde que a matricula não possua a letra a identificar o mesmo.

Significa o que:
As novas matriculas dos carros como nós sabemos já possuem aquele canto azul com a letra do país e as estrelas da união Europeia. Mas as da mota não podem ter. Logo colocamos o "P" para fazer essa identificação.
Claro está que se quiserem podem mandar fazer uma matrícula já com o canto azul MAS para Portugal vão estar a infringir a Lei. Tinham que estar a trocar sempre que passassem a fronteira.

Conclusão o Legislador em Portugal é do melhor que há. lol.

Acontece o mesmo nas matrículas inglesas, mas as inglesas abrangem tanto de Automóveis como de Motociclos. Nenhuma leva letra a identificar a Inglaterra. MAS O LEGISLADOR TEVE O CUIDADO DE INFORMAR QUE SEMPRE QUE QUALQUER VIATURA SAI DO PAÍS TEM DE LEVAR COM O TAL AUTOCOLANTE COM O CÓDIGO DE INGLATERRA.

Penso ter ajudado...

E sim circular em Espanha sem o tal "P" dá direito a multa e das grandes cerca de 200€. Agora vai de cada um se quer arriscar a que a viagem fique mais cara...E nunca se esqueçam se não pagarem logo, a mota não sai do sítio. Sobre os casos que dizem eu nunca tive problemas, nunca se esqueçam a Guardia Civil é como a Portuguesa muitas vezes nem se quer chatear...E isto não é no sentido pejorativo...Mais para dar umas abébias  à malta e nós agradecemos...

RCEu

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #92 em: 07 de Agosto de 2014, 08:55 »
Acho tudo muito estranho, para que serve o "P" se temos os documentos a provarem que a mota é de Portugal? Enfim, se tal é verdade, acho que é ridículo, desde quando sou obrigado a colocar autocolantes na minha mota??
A muitos anos atrás, passava férias de verão em Pedras negras, na galiza e levava sempre a scooter Peugeot 50cc que eu e a minha irmã tinhamos, dentro do carro   lolll e andavamos as férias todas com a scooter e nunca houve qualquer problema com a polícia.
Mas, se a solução é colocar o "P", lá terá que ser, mas vou colocar um bem pequeno  loll

Companheiro:

Para que não tenhas qualquer duvida, sugiro uma leitura nos link's que deixo mais abaixo.

http://eur-lex.europa.eu/LexUriServ/LexUriServ.do?uri=CELEX:31998R2411:PT:HTML

Consultar este port: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg159188#msg159188
E este tópico (no qual o post acima está incluído): http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425

Para aceder à informação detalhada sobre a legislação espanhola ver este post: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12228.msg155708#msg155708



 


Este tema está farto de ser abordado. Portanto não basta ler apenas os comentários que se encontram na página. Este é talvez um dos temas que devido à discussão que tem originado se encontre mais completo, aqui no fórum


Cumprimentos

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #93 em: 07 de Agosto de 2014, 11:09 »
É somente mais uma pérola da burocracia da União Europeia. Se estandardizaram as matrículas automóveis na União, por que não o fizeram com os motociclos? Poupar-se-ia esta macacada toda.
Hoje deve haver poucos países que não tenham uniformizado as matrículas automóveis de acordo com o "standard" europeu. O Reino Unido? Esses sempre estiveram com um pé dentro e outro fora da Europa, nem ao Euro pertencem (isto não é crítica, é inveja por não terem sido uns totós como nós que nos pusemos, "cantando e rindo", debaixo do traseiro da Alemanha). 
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

speed78

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #94 em: 07 de Agosto de 2014, 11:59 »
Assino em baixo  ;)

É somente mais uma pérola da burocracia da União Europeia. Se estandardizaram as matrículas automóveis na União, por que não o fizeram com os motociclos? Poupar-se-ia esta macacada toda.
Hoje deve haver poucos países que não tenham uniformizado as matrículas automóveis de acordo com o "standard" europeu. O Reino Unido? Esses sempre estiveram com um pé dentro e outro fora da Europa, nem ao Euro pertencem (isto não é crítica, é inveja por não terem sido uns totós como nós que nos pusemos, "cantando e rindo", debaixo do traseiro da Alemanha).
« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 22:04 por santos466 »

tparracho

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #95 em: 07 de Agosto de 2014, 12:43 »
A quem possa interessar, encontrei um anúncio no OLX em que vendem estes dísticos a 2€:

http://vilanovadefamalicao.olx.pt/autocolante-vinil-distico-letra-p-para-motorizadas-iid-457207385

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #96 em: 07 de Agosto de 2014, 12:55 »
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #97 em: 07 de Agosto de 2014, 13:01 »
Há aqui uma coisa que ainda não consegui perceber:
Tudo bem, como as nossas matrículas não têm o "P", vamos te de o colocar quando vamos ao estrangeiro.  _pol_
Agora, o problema é outro: imaginem que vão fazer um passeio por vários países. Em Espanha, as medidas "exigidas" são umas, em França são outras, e por aí fora... Como é que fazem? Andam com um para cada país?
Eu estou-me borrifando para isso. Uso um dos do Élio e chega perfeitamente.
Creio que nós é que estamos constantemente a criar um problema que, penso, não existe.
De todos os companheiros que já foram a Espanha (e outros países) ainda não houve problemas com nenhum por causa do "P"...   _Rolley_
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

rui.goncalves

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #98 em: 07 de Agosto de 2014, 14:20 »
Há aqui uma coisa que ainda não consegui perceber:
Tudo bem, como as nossas matrículas não têm o "P", vamos te de o colocar quando vamos ao estrangeiro.  _pol_
Agora, o problema é outro: imaginem que vão fazer um passeio por vários países. Em Espanha, as medidas "exigidas" são umas, em França são outras, e por aí fora... Como é que fazem? Andam com um para cada país?
Eu estou-me borrifando para isso. Uso um dos do Élio e chega perfeitamente.
Creio que nós é que estamos constantemente a criar um problema que, penso, não existe.
De todos os companheiros que já foram a Espanha (e outros países) ainda não houve problemas com nenhum por causa do "P"...   _Rolley_

Apra, penso que não percebes-te o teor completo do assunto.

Como as matriculas das motas não são permitidas em Portugal, apenas em Portugal, de ter o tal "P" em fundo azul como os carros. Quando nos deslocamos para fora do nosso País temos de fazer-nos identificar desta sigla...Logo colocamos o tal "P" preto em fundo branco oval. Ou então mandas fazer uma matricula normal igual à tua mas com o "P" no canto superior esquerdo como se fosse um carro...Claro está que esta mesma matricula não está homologada em Portugal, significa então que circulas na boa nos outros países mas não o podes fazer em Portugal.

Não tem a ver com medidas nem nada parecido...Apenas é obrigatório no estrangeiro os veículo terem uma sigla que identifique o país sempre que tal identificação não exista na matricula...

Esqueçam Espanha e não especifiquem o sentido das leis isto é para qualquer País...

Por estes motivos acima é que os ingleses são obrigados a circular fora de Inglaterra sempre com a Sigla, porque as matriculas deles (Amarelas) que são as homologadas lá, não tem a sigla do País...Logo não são legais fora de lá sem a tal sigla Pode ser autocolante ou até mesmo se mudarem a matricula e lá colocarem o dístico.


Acho que fui claro.

RCEu

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #99 em: 07 de Agosto de 2014, 15:08 »
A quem possa interessar, encontrei um anúncio no OLX em que vendem estes dísticos a 2€:

http://vilanovadefamalicao.olx.pt/autocolante-vinil-distico-letra-p-para-motorizadas-iid-457207385

Barato  _mau_

Realmente, como diz o Saboga é barato  _anjo_ _anjo_ _anjo_

A quem interessar, mandei fazer uns 300 e custam 0,20€ cada.

« Última modificação: 07 de Agosto de 2014, 15:09 por Élio »