-Em Portugal a matricula não pode ter o "P"-Em Espanha a matricula tem de ter o "P"Quando falo em matricula é mesmo na chapa de matricula (á semelhança das matriculas dos carros). Ter o autocolante do "P" na moto pode minimizar a coisa mas estaremos sempre dependentes da boa vontade da Policia Espanhola (se for esta a opção o autocolante NÃO deve ser colocado numa parte movivel da moto como o top-case, side-case etc)Resumindo:Ou ando com uma matricula ilegal em Portugal ou ando com uma matricula ilegal em Espanha. Parece-me que é isto. Confirmam ?
O que eu penso: - A matrícula da mota tem de ser sempre conforme as leis do País a que pertence. - Para nos deslocarmos a um País estrangeiro, como a nossa matrícula não tem o "P", devemos colocar um autocolante com a respectiva indicação do País.Como é que podemos ter uma matrícula com o "P" para ir a Espanha se essa matrícula cá é ilegal?Imaginemos que vamos fazer uma viagem a França, por ex. Em Portugal, temos a nossa matrícula, em Espanha "dizem" que tem de ter o "P", em França "exigem" uma outra matrícula diferente...Perante isto andamos com várias matrículas?Passando para o lado dos enlatados. Já alguém teve problemas de circulação em qualquer País por as matrículas não terem o "P" (estou-me a referir às matrículas antigas)? Alguns (a maioria) nem o autocolante têm.Por isso, penso que com as motas passa-se precisamente o mesmo.
Consultar este port: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg159188#msg159188E este tópico (no qual o post acima está incluído): http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425Para aceder à informação detalhada sobre a legislação espanhola ver este post: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12228.msg155708#msg155708
Obrigado SabogaJá tinha lido esse tópico mas há companheiros motociclistas que apesar de levarem o "P" colado na moto continuam a ter problemas em Espanha. Não sei se por falta de informação (formação) da Policia ESpanhola ou por causa de alguma outra legislação vigente O problema obviamente terá uma solução se alguém for autuado indevidamente e a seguir fizer uma reclamação. O problema que vejo aqui é alguém ser autuado (mesmo que indevidamente) porque as coimas em Espanha tem de ser pagas logo na altura. Mais tarde até me podem dar razão mas parte do "guito" das férias ficou logo com o homem da farda
Companheiro.A grande maioria dos problemas existentes em espanha prende-se com o local onde o autocolante está fixado e com as caracteristicas do próprio autocolante. Como bons tugas que somos, existem autocolantes a circular com tudo e mais alguma coisa.Contudo, a percentagem de motociclistas portugueses que tem problemas em terras espanholas é diminuta. Que me recorde, no CPM ninguem teve qualquer problema.Concordo quando se refere que tudo seria muito mais fácil que as matrículas dos motociclos em PT fossem iguais às dos restantes paises da EU.
O que eu penso: - A matrícula da mota tem de ser sempre conforme as leis do País a que pertence. - Para nos deslocarmos a um País estrangeiro, como a nossa matrícula não tem o "P", devemos colocar um autocolante com a respectiva indicação do País.
Obrigado, Saboga.Já tinha lido isso quando há quase dois anos se colocou também esse problema sobre os P's.Quando eu disse:Foi também baseado na lei espanhola que diz:"2. Vehículos a motor extranjeros matriculados en Estados parte en el Convenio Internacional de Ginebra y sus remolques:a) De conformidad con lo acordado en el Convenio Internacional de Ginebra, de 19 de septiembre de 1949, sobre circulación por carretera, los vehículos a motor matriculados en cualquiera de los Estados parte en el mismo podrán circular por las vías públicas españolas cuando llevaren en su parte posterior, al menos, e inscrito en una placa o en el propio vehículo, el número de matrícula atribuido a éste por la autoridad competente de su país. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el remolque único o último habrá de llevar a su vez, en su parte posterior, el número de matrícula del vehículo tractor o un número de matrícula propio.La composición del número de matrícula y la forma en que ésta haya de exhibirse son las determinadas en el anejo 3 del referido Convenio Internacional.Salvo en aquellos casos en que figuren inscritos en sus placas de matrícula la sigla distintiva del Estado de la Unión Europea al que pertenecen y el símbolo representativo de la bandera de aquélla de acuerdo con la reglamentación que se recoge en el anexo I, los vehículos a motor aludidos deberán llevar, además, en su parte posterior el signo distintivo de la nacionalidad de su matrícula. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el signo distintivo deberá repetirse detrás del remolque único o último.El signo distintivo de la nacionalidad extranjera del vehículo se ajustará en cuanto a sus caracteres, dimensiones y colocación a lo dispuesto en el anexo XI".Este anexo XI, diz que:"3. El signo distintivo de la nacionalidad extranjera deberá estar compuesto de una a tres letras, mayúsculas en caracteres latinos, pintadas sobre una elipse, debiendo ajustarse sus dimensiones, color y características técnicas a lo que se indica a continuación:Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm. Deberán estar pintadas en negro sobre fondo blanco de forma elíptica con el eje mayor en posición horizontal".Resumindo:Podemos circular legalmente em Espanha desde que tenhamos o autocolante com a letra "P" dentro das medidas exigidas pela lei espanhola.
Élio, eu tenho um dos que fizeste. Não consegui descobrir se eles exigem uma medida mínima para o autocolante, porque nesta parte que aqui coloquei do anexo XI só diz que "Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm". Perante isto penso que os teus devem estar correctos...
A minha questão é esta, os companheiros que adquiriram na altura os dísticos já foram abordados pelos nuestros hermanos e se por ventura implicaram com as dimensões inferiores dos mesmos?
Existe este Tópico ..... leiam que penso que ajuda ... ou não Link --> Matricula - Circular de Scooters/mota noutros PaísesBoas curvas
As dimensões estabelecidas são de 17,5 cm e 24 cm no eixo maior da elipse, para motociclos e automoveis respectivamente.Um verdadeiro lençol.Creio não haver local na traseira da moto para o colocar...
Várias vezes e nunca implicaram!Quando digo várias vezes, são mesmo muitas Editado:Também já andei de maxi com o mesmo "P" sem qualquer problema em Andorra, França, Mónaco, Itália, Eslovénia, Croácia e Pais Basco