Autor Tópico: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!  (Lida 77544 vezes)

fcalcada

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #50 em: 20 de Dezembro de 2012, 15:56 »
Boas Tardes Companheiros.

Tomo a liberdade de "reavivar" este tópico, devido ao facto que passo a explicar.

No início do ano que vem vou trabalhar para o estrangeiro, mais concretamente para Gibraltar, mas vou residir em Espanha.
Agora que sei o bom que é andar de mota, não faço intenções de levar o carro, mas sim a minha fiel amiga Joyride para este nova aventura além fronteiras.

Depois de algunas horas de pesquisa infrutífera, venho então apelar à sabedoria colectiva desta comunidade, para me ajudar a esclarecer as seguintes dúvidas:

1 - Posso circular à vontade com a minha scooter, mantendo a matrícula PT!
(Aqui acho que a resposta é obvia, pelo que foi escrito neste tópico, só preciso de identificar claramente a minha Joyride como sendo de PT, com o tal tóclante "P")

2 - Preciso de vir à fronteira de x em x meses?!

3 - Posso/Devo manter seguro e registo em PT!?

Obrigado pela ajuda!
Saudações Motociclísticas
FCalcada

miguel de obidos

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #51 em: 07 de Janeiro de 2013, 11:24 »
Antes de mais bom ano.

Já que voltaram a este tópico volto a reforçar que pelos vistos é mesmo necessário o uso do P na matrícula.
Fui o ano passado a Saint-tropez com o pessoal das Harleys e na semana passada alguns dos meus colegas receberam uma multa passada pela bofia francesa por matrícula ilegal (eu ainda não recebi... mas quase de certeza que serei mais um...). já agora, a multa é de 280€.

Como este ano o encontro europeu da Harley é em Roma, o HOG europeu emitiu um aviso que fala na obrigatoriedade da mota estar identificada com o país de origem pela letra correspondente a convenção bla-bla-bla na matrícula para passar em Espanha, França e Itália.

Offline DC

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V Strom XT
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #52 em: 02 de Junho de 2014, 18:44 »
Boa tarde companheiros

Eu já vi por cá várias informações relativamente aos dísticos com a letra P nomeadamente um tópico em que houve uma iniciativa por parte do companheiro Élio de mandar fazer, salvo erro, 70 autocolantes mas com dimensões inferiores à norma UE, que são uns enormes 17,5 cm x 11,5 cm.
 
A minha questão é esta, os companheiros que adquiriram na altura os dísticos já foram abordados pelos nuestros hermanos e se por ventura implicaram com as dimensões inferiores dos mesmos?

Boas curvas
Sym GTS Evo 125  - 29/11/2013 -> 19/06/2015 ~19.000 Kms
Suzuki V Strom XT - 19/06/2015 ->

Décio Costa

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #53 em: 02 de Junho de 2014, 18:53 »
Estive no passado Sábado em Badajoz e Olivença mas ninguém me disse nada, por isso, não sei qual será o comportamento deles...
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

Offline DC

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V Strom XT
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #54 em: 02 de Junho de 2014, 19:08 »
Por acaso estou a pensar também ir a Badajoz com a minha pendura e estou com um certo receio, o espaço que a SYM GTS tem entre a matricula e o refletor são uns magros 7 cm, colocar um dístico de 11,5cm ou tapo a matricula ou tapo o refletor _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ não faz sentido.
Sym GTS Evo 125  - 29/11/2013 -> 19/06/2015 ~19.000 Kms
Suzuki V Strom XT - 19/06/2015 ->

Décio Costa

scooteraddict

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #55 em: 02 de Junho de 2014, 19:21 »
Ainda este ano, penso dar uma volta bastante grande em Espanha e também estou apreensivo com este assunto.

Depois de muito investigar, ler informações contraditórias  _pensador_ e ver entidades oficiais a passarem a bola e a dizerem "NIM" _martelada_,parece-me que tudo se reduz a isto:
-Em Portugal a matricula não pode ter o "P"
-Em Espanha a matricula tem de ter o "P"
Quando falo em matricula é mesmo na chapa de matricula (á semelhança das matriculas dos carros). Ter o autocolante do "P" na moto pode minimizar a coisa mas estaremos sempre dependentes da boa vontade da Policia Espanhola (se for esta a opção o autocolante NÃO deve ser colocado numa parte movivel da moto como o top-case, side-case etc)

Resumindo:
Ou ando com uma matricula ilegal em Portugal ou ando com uma matricula ilegal em Espanha. Parece-me que é isto. >:( >:( >:( _martelada_ _martelada_ _martelada_
Confirmam ?
« Última modificação: 02 de Junho de 2014, 19:38 por scooteraddict »

Offline PMarques

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2013
  • Mensagens: 278
  • Localidade: Santa Cruz - Torres Vedras
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #56 em: 03 de Junho de 2014, 09:39 »
Ou então podemos sempre ter as duas matrículas, a sem P para o nosso país e uma com o P para os restantes da UE _Rolley_ _Rolley_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _martelada_ _lol_ _lol_ _lol_
Boas curvas
Jet4 0km (06-2011) - 12694km (18-03-2014)
GTS 0km (18-03-2014) - 5600km (11-09-2014)
NC750X 0km (11-09-2014) < scooter_

Manhas

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #57 em: 03 de Junho de 2014, 09:58 »
Já fui a Espanha com o autocolante produzido pelo Élio no bacalhau da PCX e não houve qualquer problema. Se não tivesse o autocolante também não teria problemas porque não vi nenhum agente da autoridade espanhola...

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #58 em: 03 de Junho de 2014, 09:59 »
-Em Portugal a matricula não pode ter o "P"
-Em Espanha a matricula tem de ter o "P"
Quando falo em matricula é mesmo na chapa de matricula (á semelhança das matriculas dos carros). Ter o autocolante do "P" na moto pode minimizar a coisa mas estaremos sempre dependentes da boa vontade da Policia Espanhola (se for esta a opção o autocolante NÃO deve ser colocado numa parte movivel da moto como o top-case, side-case etc)

Resumindo:
Ou ando com uma matricula ilegal em Portugal ou ando com uma matricula ilegal em Espanha. Parece-me que é isto. >:( >:( >:( _martelada_ _martelada_ _martelada_
Confirmam ?

O que eu penso:

 - A matrícula da mota tem de ser sempre conforme as leis do País a que pertence.
 - Para nos deslocarmos a um País estrangeiro, como a nossa matrícula não tem o "P", devemos colocar um autocolante com a respectiva indicação do País.

Como é que podemos ter uma matrícula com o "P" para ir a Espanha se essa matrícula cá é ilegal?
Imaginemos que vamos fazer uma viagem a França, por ex. Em Portugal, temos a nossa matrícula, em Espanha "dizem" que tem de ter o "P", em França "exigem" uma outra matrícula diferente...
Perante isto andamos com várias matrículas?
Passando para o lado dos enlatados. Já alguém teve problemas de circulação em qualquer País por as matrículas não terem o "P" (estou-me a referir às matrículas antigas)? Alguns (a maioria) nem o autocolante têm.
Por isso, penso que com as motas passa-se precisamente o mesmo.
« Última modificação: 03 de Junho de 2014, 10:00 por apra »
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #59 em: 03 de Junho de 2014, 10:32 »
« Última modificação: 03 de Junho de 2014, 10:35 por Saboga »
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

scooteraddict

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #60 em: 03 de Junho de 2014, 10:33 »
O que eu penso:

 - A matrícula da mota tem de ser sempre conforme as leis do País a que pertence.
 - Para nos deslocarmos a um País estrangeiro, como a nossa matrícula não tem o "P", devemos colocar um autocolante com a respectiva indicação do País.

Como é que podemos ter uma matrícula com o "P" para ir a Espanha se essa matrícula cá é ilegal?
Imaginemos que vamos fazer uma viagem a França, por ex. Em Portugal, temos a nossa matrícula, em Espanha "dizem" que tem de ter o "P", em França "exigem" uma outra matrícula diferente...
Perante isto andamos com várias matrículas?
Passando para o lado dos enlatados. Já alguém teve problemas de circulação em qualquer País por as matrículas não terem o "P" (estou-me a referir às matrículas antigas)? Alguns (a maioria) nem o autocolante têm.
Por isso, penso que com as motas passa-se precisamente o mesmo.

apra,

Quando disse que ou circulava com uma matricula ilegal em Portugal ou com uma matricula ilegal em Espanha, estava a ser irónico (desculpa talvez me devesse ter explicado melhor).

É evidente que o veiculo tem de ter a matricula legal do País onde está matriculado.
E aqui é que está o problema porque neste caso essa matricula não é "reconhecida" em Espanha.

Em relação ao que dizes no caso dos automóveis a coisa é diferente.
Essas matriculas que falas são antigas e estão em conformidade com a lei cá e em Espanha.
Se uma moto for muito antiga também não vai ter problemas.
O problema é em veículos matriculados "recentemente" (isto é, desde que as matriculas passaram a ter a indicação do País de origem).

Espanha (bem como outros Paises da UE) quando aprovaram as matriculas com indicação do País, para os carros tambem o fizeram para as motos...Portugal só o fez para os carros.
Isso é que agora origina este problema.

Não sei se me estou a fazer entender ?

scooteraddict

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #61 em: 03 de Junho de 2014, 10:52 »
Consultar este port: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg159188#msg159188
E este tópico (no qual o post acima está incluído): http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425

Para aceder à informação detalhada sobre a legislação espanhola ver este post: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12228.msg155708#msg155708

Obrigado Saboga
Já tinha lido esse tópico mas há companheiros motociclistas que apesar de levarem o "P" colado na moto continuam a ter problemas em Espanha. Não sei se por falta de informação (formação) da Policia ESpanhola ou por causa de alguma outra legislação vigente _pensador_

O problema obviamente terá uma solução se alguém for autuado indevidamente e a seguir fizer uma reclamação.
O problema que vejo aqui é alguém ser autuado (mesmo que indevidamente) porque as coimas em Espanha tem de ser pagas logo na altura. Mais tarde até me podem dar razão mas parte do "guito" das férias ficou logo com o homem da farda _thumbdown_

Offline Saboga

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 1309
  • Localidade: Parede
  • Abençoada ignorância que tão ilustres filhos tens!
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #62 em: 03 de Junho de 2014, 10:57 »
Obrigado Saboga
Já tinha lido esse tópico mas há companheiros motociclistas que apesar de levarem o "P" colado na moto continuam a ter problemas em Espanha. Não sei se por falta de informação (formação) da Policia ESpanhola ou por causa de alguma outra legislação vigente _pensador_

O problema obviamente terá uma solução se alguém for autuado indevidamente e a seguir fizer uma reclamação.
O problema que vejo aqui é alguém ser autuado (mesmo que indevidamente) porque as coimas em Espanha tem de ser pagas logo na altura. Mais tarde até me podem dar razão mas parte do "guito" das férias ficou logo com o homem da farda _thumbdown_

Companheiro.
A grande maioria dos problemas existentes em espanha prende-se com o local onde o autocolante está fixado e com as caracteristicas do próprio autocolante. Como bons tugas que somos, existem autocolantes a circular com tudo e mais alguma coisa.
Contudo, a percentagem de motociclistas portugueses que tem problemas em terras espanholas é diminuta.
Que me recorde, no CPM ninguem teve qualquer problema.

Concordo quando se refere que tudo seria muito mais fácil que as matrículas dos motociclos em PT fossem iguais às dos restantes paises da EU.
"O sábio pode mudar de opinião. O ignorante nunca."
Immanuel Kant

scooteraddict

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #63 em: 03 de Junho de 2014, 10:59 »
Companheiro.
A grande maioria dos problemas existentes em espanha prende-se com o local onde o autocolante está fixado e com as caracteristicas do próprio autocolante. Como bons tugas que somos, existem autocolantes a circular com tudo e mais alguma coisa.
Contudo, a percentagem de motociclistas portugueses que tem problemas em terras espanholas é diminuta.
Que me recorde, no CPM ninguem teve qualquer problema.

Concordo quando se refere que tudo seria muito mais fácil que as matrículas dos motociclos em PT fossem iguais às dos restantes paises da EU.



Obrigado Saboga _pol_

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #64 em: 03 de Junho de 2014, 11:28 »
Consultar este port: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg159188#msg159188
E este tópico (no qual o post acima está incluído): http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=5650.msg70425#msg70425

Para aceder à informação detalhada sobre a legislação espanhola ver este post: http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=12228.msg155708#msg155708

Obrigado, Saboga.

Já tinha lido isso quando há quase dois anos se colocou também esse problema sobre os P's.
Quando eu disse:
O que eu penso:

 - A matrícula da mota tem de ser sempre conforme as leis do País a que pertence.
 - Para nos deslocarmos a um País estrangeiro, como a nossa matrícula não tem o "P", devemos colocar um autocolante com a respectiva indicação do País.


Foi também baseado na lei espanhola que diz:

"2. Vehículos a motor extranjeros matriculados en Estados parte en el Convenio Internacional de Ginebra y sus remolques:

a) De conformidad con lo acordado en el Convenio Internacional de Ginebra, de 19 de septiembre de 1949, sobre circulación por carretera, los vehículos a motor matriculados en cualquiera de los Estados parte en el mismo podrán circular por las vías públicas españolas cuando llevaren en su parte posterior, al menos, e inscrito en una placa o en el propio vehículo, el número de matrícula atribuido a éste por la autoridad competente de su país. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el remolque único o último habrá de llevar a su vez, en su parte posterior, el número de matrícula del vehículo tractor o un número de matrícula propio.

La composición del número de matrícula y la forma en que ésta haya de exhibirse son las determinadas en el anejo 3 del referido Convenio Internacional.

Salvo en aquellos casos en que figuren inscritos en sus placas de matrícula la sigla distintiva del Estado de la Unión Europea al que pertenecen y el símbolo representativo de la bandera de aquélla de acuerdo con la reglamentación que se recoge en el anexo I, los vehículos a motor aludidos deberán llevar, además, en su parte posterior el signo distintivo de la nacionalidad de su matrícula. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el signo distintivo deberá repetirse detrás del remolque único o último.

El signo distintivo de la nacionalidad extranjera del vehículo se ajustará en cuanto a sus caracteres, dimensiones y colocación a lo dispuesto en el anexo XI".

Este anexo XI, diz que:

"3. El signo distintivo de la nacionalidad extranjera deberá estar compuesto de una a tres letras, mayúsculas en caracteres latinos, pintadas sobre una elipse, debiendo ajustarse sus dimensiones, color y características técnicas a lo que se indica a continuación:

Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm. Deberán estar pintadas en negro sobre fondo blanco de forma elíptica con el eje mayor en posición horizontal
".

Resumindo:

Podemos circular legalmente em Espanha desde que tenhamos o autocolante com a letra "P" dentro das medidas exigidas pela lei espanhola.


« Última modificação: 03 de Junho de 2014, 11:30 por apra »
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

RCEu

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #65 em: 03 de Junho de 2014, 12:07 »
Obrigado, Saboga.

Já tinha lido isso quando há quase dois anos se colocou também esse problema sobre os P's.
Quando eu disse:
Foi também baseado na lei espanhola que diz:

"2. Vehículos a motor extranjeros matriculados en Estados parte en el Convenio Internacional de Ginebra y sus remolques:

a) De conformidad con lo acordado en el Convenio Internacional de Ginebra, de 19 de septiembre de 1949, sobre circulación por carretera, los vehículos a motor matriculados en cualquiera de los Estados parte en el mismo podrán circular por las vías públicas españolas cuando llevaren en su parte posterior, al menos, e inscrito en una placa o en el propio vehículo, el número de matrícula atribuido a éste por la autoridad competente de su país. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el remolque único o último habrá de llevar a su vez, en su parte posterior, el número de matrícula del vehículo tractor o un número de matrícula propio.

La composición del número de matrícula y la forma en que ésta haya de exhibirse son las determinadas en el anejo 3 del referido Convenio Internacional.

Salvo en aquellos casos en que figuren inscritos en sus placas de matrícula la sigla distintiva del Estado de la Unión Europea al que pertenecen y el símbolo representativo de la bandera de aquélla de acuerdo con la reglamentación que se recoge en el anexo I, los vehículos a motor aludidos deberán llevar, además, en su parte posterior el signo distintivo de la nacionalidad de su matrícula. Cuando vaya seguido de uno o de varios remolques, el signo distintivo deberá repetirse detrás del remolque único o último.

El signo distintivo de la nacionalidad extranjera del vehículo se ajustará en cuanto a sus caracteres, dimensiones y colocación a lo dispuesto en el anexo XI".

Este anexo XI, diz que:

"3. El signo distintivo de la nacionalidad extranjera deberá estar compuesto de una a tres letras, mayúsculas en caracteres latinos, pintadas sobre una elipse, debiendo ajustarse sus dimensiones, color y características técnicas a lo que se indica a continuación:

Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm. Deberán estar pintadas en negro sobre fondo blanco de forma elíptica con el eje mayor en posición horizontal
".

Resumindo:

Podemos circular legalmente em Espanha desde que tenhamos o autocolante com a letra "P" dentro das medidas exigidas pela lei espanhola.




A questão que se coloca é apenas esta... Faz lá o tal P com as dimensões que nuestros hermanos pedem, coloca-lhe a elíptica ou o tal circulo oval que também é pedido, e depois diz lá em que sítio é que o vais colar na traseira da moto.

Tem em atenção que não podes colar o autocolante em partes móveis (Top Case ou malas laterais).

Daí eu ter feito aqueles, mais pequenos.

Também na ocasião pensei em colocar  as estrelas dos estados membros de um lado e a bandeira Portuguesa do outro, como se vê por aí... já ão corresponde ao que a lei diz.

Por isso, fiz o mais simples possível, fomos bastantes a Espanha por essa ocasião e cruzá-mo-nos com La Guardia e não aconteceu nada.

Será do local onde o autocolante é colado?

Offline apra

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 422
  • Localidade: Ponte de Sor
  • Cuidado com as curvas, Sym?
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #66 em: 03 de Junho de 2014, 12:15 »
Élio, eu tenho um dos que fizeste. Não consegui descobrir se eles exigem uma medida mínima para o autocolante, porque nesta parte que aqui coloquei do anexo XI só diz que "Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm". Perante isto penso que os teus devem estar correctos...  _pensador_
António Prates
Honda SH 125i ABS-31.5.13-0km-->18.9.13-2016km
Maxsym 400i - 19.8.2013-15204km--> .....................

RCEu

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #67 em: 03 de Junho de 2014, 12:17 »
Élio, eu tenho um dos que fizeste. Não consegui descobrir se eles exigem uma medida mínima para o autocolante, porque nesta parte que aqui coloquei do anexo XI só diz que "Las letras tendrán una altura máxima de 80 mm y la anchura mínima de sus trazos será de 10 mm". Perante isto penso que os teus devem estar correctos...  _pensador_

Não tenho a certeza... mas acho que não estão. Estão apenas à proporção.

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #68 em: 03 de Junho de 2014, 12:27 »


Existe este Tópico ..... leiam que penso que ajuda ... ou não  _pensador_


Link --> Matricula - Circular de Scooters/mota noutros Países

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #69 em: 03 de Junho de 2014, 12:47 »

A minha questão é esta, os companheiros que adquiriram na altura os dísticos já foram abordados pelos nuestros hermanos e se por ventura implicaram com as dimensões inferiores dos mesmos?


Várias vezes e nunca implicaram!
Quando digo várias vezes, são mesmo muitas  _careta_

Editado:
Também já andei de maxi com o mesmo "P" sem qualquer problema em Andorra, França, Mónaco, Itália, Eslovénia, Croácia e Pais Basco _Rolley_
« Última modificação: 03 de Junho de 2014, 12:53 por cristina »

zcarvalho

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #70 em: 03 de Junho de 2014, 12:53 »

Existe este Tópico ..... leiam que penso que ajuda ... ou não  _pensador_


Link --> Matricula - Circular de Scooters/mota noutros Países

Boas curvas

Parece-me que a coisa é bem mais complicada, e não é bem como explica a srª do IMTT nesse tópico.

Vejamos aqui http://dre.pt/pdf1sdip/2010/09/17800/0400904050.pdf a transcrição para Portugal da Convenção.

O que aqui se estabelece é válido em qualquer país aderente da Convenção.

E nas páginas 19 / 20 do PDF (Anexo 3, nº 4) são referidas as dimensões do distico para motociclos e automóveis.

E aqui é que discordo do mail da Margarida Alexandre do IMTT. (O distico "P" apresentado é absolutamente minorca em relação ao que diz a convenção; já o "L" me parece consentâneo com a lei. )

As dimensões estabelecidas são de 17,5 cm e 24 cm no eixo maior da elipse, para motociclos e automoveis respectivamente.

Um verdadeiro lençol.

Creio não haver local na traseira da moto para o colocar...
« Última modificação: 03 de Junho de 2014, 12:58 por zcarvalho »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #71 em: 03 de Junho de 2014, 12:57 »

As dimensões estabelecidas são de 17,5 cm e 24 cm no eixo maior da elipse, para motociclos e automoveis respectivamente.

Um verdadeiro lençol.

Creio não haver local na traseira da moto para o colocar...

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Não consigo parar de rir

 _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_ _lol_

Vou já mandar fazer uma asa delta dessas para a minha OLga  _lool_ _lol_

Offline DC

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 26
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: V Strom XT
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #72 em: 03 de Junho de 2014, 13:49 »
Penso que não existe dúvida em relação às exigências que nos são impostas, não mudar nada na matricula e aplicar o dito lençol 17,5cmx11,5cm em forma de elipse branca (sem rebordo preto, sem estrelinhas, sem fundo azul e sem bandeirinhas) e com um P com 1cm de espessura e em preto.
 
O que eu gostaria de saber, era se algum dos nossos companheiros mais viajados (estilo Cristina... já li Tugas sem juizo _pol_ _pol_ _pol_) tiveram algum percalço com as autoridades por causa das reduzidas dimensões do dístico. É lógico que podemos apanhar um sr agente mais rigoroso ou que acordou com os pés de fora e nesse caso... mas segundo o que já li ainda não encontrei nenhum relato de um companheiro que tenha sido multado porque o referido tó não ter as ditas medidas xpto... ou de facto há?

Obrigado
Sym GTS Evo 125  - 29/11/2013 -> 19/06/2015 ~19.000 Kms
Suzuki V Strom XT - 19/06/2015 ->

Décio Costa

Joaocruz

  • Visitante
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #73 em: 03 de Junho de 2014, 14:17 »
Andam a discutir o sexo dos anjos?

Querem ter uma matricula estilo as motos alemãs em que isso sim é que é um bacalhau?
Querem que se altere a lei e eles obriguem a todos mudarmos para matriculas tipo "lençol" ca em Portugal?

Vamos la a ver: Excepto o pessoal que mora perto da fronteira (e la pode ir frequentemente encher o depósito, por exemplo), quem é que vai frequentemente a Espanha? 1 vez por ano? 2 vezes por ano? 10 vezes por ano?
E vale a pena estarem-se a chatear por uma letrinha na matricula? Acham que a Guardia Civil assim que souber que não somos Espanhóis nos vão chatear com esse assunto? E se multarem? Pois que multem e que passem logo a mesma em nome do Estado Português que não sabe fazer as coisas, mesmo estando dentro da CE.
Já agora, vocês também vão comprar 2 coletes reflectores quando vão a Espanha? E o kit de luzes de substituição?
Ah, é que lá é obrigatório e sendo assim, também temos de os levar na moto/scooter!

Um abraço e boas curvas,
JpC

Offline Pardal

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1220
  • Localidade: Cacém
  • CPM nº18
  • Marca: SUZUKI
  • Modelo: BURGMAN 650
Re: Matricula - Circular de scooter/mota noutros países!
« Responder #74 em: 03 de Junho de 2014, 14:17 »
Várias vezes e nunca implicaram!
Quando digo várias vezes, são mesmo muitas  _careta_

Editado:
Também já andei de maxi com o mesmo "P" sem qualquer problema em Andorra, França, Mónaco, Itália, Eslovénia, Croácia e Pais Basco _Rolley_


Eu IDEM..... _Rolley_ ...com direito a sopros no balão e tudo.... _lol_



XMax250-Out08>Abr10=32.000Km;Majesty400-Abr10>atual=132.350KM;Burgman 650-Out16=4100 km