Autor Tópico: [MP3 Hybrid] - Revolução verde  (Lida 5055 vezes)

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
[MP3 Hybrid] - Revolução verde
« em: 15 de Fevereiro de 2010, 09:49 »
A Piaggio, com a revolucionária MP3, foi o primeiro fabricante a arriscar e trazer para o mercado global a  primeira scooter híbrida.
O conceito MP3 está em constante evolução e visa revolucionar o universo das scooters, tal como o conhecemos hoje.
O seu nascimento em 2006 foi um marco. Não era a primeira vez que se apresentava um triciclo, mas nunca até então tinha sido algo tão parecido com uma moto em estética e comportamento. A segurança extra fornecida pelas duas rodas à frente foi, para muitos condutores, um factor importante a ter em conta na hora da compra.
Dois anos depois a Piaggio reforçou a sua gama com as LT 250 cc e 400 cc, aprovadas como triciclos e podendo ser conduzidas com carta B. Foi apenas necessário aumentar a largura do eixo dianteiro, incorporar um pedal de travão, um farol à frente e destacar da carroçaria os piscas até então integrados. Estes LT são um sucesso em França e Itália e com a publicação de nova legislação é esperado o mesmo efeito em Espanha.
A terceira geração híbrida acaba de chegar aos concessionários e já foi registada nos livros como a primeira moto/scooter híbrida da história que é vendida em série. Um factor importante foi ter sido um grande fabricante a iniciar este movimento "verde", o que pode desencadear uma mudança ecológica para outras marcas de motores a gasolina e elétricos.
Tendo em conta o motor tradicional de uma scooter, não custou muito integrar o motor eléctrico com o de combustão interna monocilindrico e fazê-los funcionar de forma independente. Mas a ideia da Piaggio é que ambos são complementares, o motor eléctrico assiste o de gasolina nas saídas e recuperações, e, inversamente, a bateria elétrica é recarregada somente quando nós nos movemos com o impulso do motor térmico. O cérebro está sob o assento, onde se instalou a unidade que gere os diversos modos de propulsão ao lado da bateria Li-Ion, também esta um avanço porque até agora os veículos tradicionais híbridos utilizavam baterias de Níquel, mais pesadas.
Também foi renovado o quadrante e os comandos de controlo existindo um botão com quatro posições: Hybrid Power - oferece mais recursos e dois motores a trabalhar ao mesmo tempo; Hybrid Charge - só funciona o motor térmico que impulsiona a scooter e recarrega as baterias; Electric - ausência de ruído e emissões pois só se move em sistema eléctrico puro; Electric Reverse - para marcha atrás.
Claramente o melhor desempenho conseguido é com Hybrid Power, que apesar do excesso de peso da bateria e centralina (30 kg extra), se comporta como um 125 cc graças à ajuda do motor eléctrico e permite atingir velocidades superiores a 100 km/h. Por seu turno, o motor eléctrico sozinho tem uma potência de 3,5 cv e 15 Nm de binário, embora a sua velocidade seja limitada a cerca de 30 km/h. Portanto, com o motor eléctrico sozinho não vai ser possível mover-se em estrada, mas em caso de congestionamento ou em cidade este mostra os seus trunfos, especialmente nos centros históricos de algumas cidades europeias que já têm acesso limitado a veículos a gasolina.
A autonomia continua por resolver uma vez que a Piaggio só assegura que a electricidade pode cobrir 20 quilómetros sem emissões. A melhor parte é que, sob o banco existe o cabo que pode ser ligado directamente a uma tomada e carregar a bateria em três horas, por apenas 15 cêntimos.
A Piaggio MP3 foi concebido com a idéia de usar a tecnologia híbrida, o que reduz as emissões e o consumo de combustível. Declara 1,8 litros de combustível aos 100 km - menos de metade do que qualquer outra scooter e 40 gramas de CO2 por km. Obviamente não um veículo cem por cento orgânico, mas você pode mover-se somente com o motor elétrico e além disso move-se em direção à chamada "mobilidade sustentável" nesta época de alterações climáticas.
Esta Piaggio é vendida em Espanha por € 9.000, mas com a ajuda do Governo o valor baixa para € 8,250. Em Portugal o site da Piaggio nem sequer apresenta o modelo...


Mais informação em: http://www.piaggiomp3.com/new/main.html






Fonte: http://www.scootermania.es/blog/piaggio-mp3-hybrid-el-gran-paso/#more-615
« Última modificação: 07 de Março de 2011, 16:27 por paufer »


ZEV

  • Visitante
Re: [MP3 Hybrid] - Revolução verde
« Responder #1 em: 16 de Fevereiro de 2010, 13:22 »
Estamos a falar de um modelo/tipo de moto específico, e não sobre generalidades acerca de veículos eléctricos.
</off-topic>



Gosto do conceito, mas a falta de arrumação e o preço excessivo são dois pontos negativos.
Acredito que poderá bem ser uma opção em casos específicos.
« Última modificação: 07 de Março de 2011, 16:27 por paufer »