Autor Tópico: [GTS 125 Evo] Avaria EGR (Garantia, como funciona?)  (Lida 14336 vezes)

santixolas

  • Visitante
[GTS 125 Evo] Avaria EGR (Garantia, como funciona?)
« em: 08 de Fevereiro de 2011, 17:51 »
Olá,

 Como cliente e proprietario de uma Sym GTS 125 Evo de Setembro de 2009 (comprada nova) terei garantia de qualquer parte da Scooter em qualquer concessionário oficial ou apenas naquele onde a comprei?

Pergunto isto porque comprei a minha em Setubal mas nunca lá fiz as revisões. Fui sempre à JBMotos como me indicaram e foram sempre exempláveis, nomeadamente o Sr João Botas da oficina. Já por duas vezes me acionou a garantia sem reservas. A 1ª devido ao CDi, em que a mota perdia bastante potência e não desenvolvia.
A 2ª foi o escape que partiu e novamente garantia acionada, tiraram o número do quadro, mandaram a info para a marca e sem espinhas lá veio um escape novo.

Ontem à noite lá vinha eu na autoestrada e de repente o meu querido aspirador passou a motoserra. Parecia que estava a fazer pipocas tal eram os rateres, não só a fundo como desacelerando  _pensador_ pensei que o escape não tivesse aguentado outra vez. Mas ao chegar a casa fui confirmar a não vi fuga nenhuma do colector à ponteira.  _pensador_
De manhã liguei para a oficina mas esta semana estão de férias (Galo... _polb_) e vai dai pensei:
"- Vou levar a motoserra para Lisboa e vou a outro concessionário para ver o que se passa!"
Por indicação da Paty liguei para a motobelas e eles lá me disseram para lá passar mas pensei que como a moto está na garantia e a motobelas não é concessionário oficial se precisasse de acionar a garantia nada feito e iria fazer uma viagem grande para nada. Assim sendo liguei para o Stand Alex que prontamente me disse venha cá para a gente ver a moto.

Quando lá cheguei um rapaz do stand viu por baixo da moto esta peça pendurada....




...era o catalizador. Aparentemente o apoio do mesmo partiu (na foto 3 vêm-se os apoios nos parafusos) e a peça ficou presa pelos tubos que entretanto se foram danificando por estarem em contacto com algo quente (no caso do tubo grande de borracha) e em esforço (no caso do tubo pequeno em metal)... e agora?? Perguntei.

Aí disseram-me o preço dos dois tubos (cerca de 20 euros) mas só na segunda os teriam lá. E o apoio do catalizador não se vende em separado e custa 34 euros mais iva (mais mão de obra e tal, e coiso...)  _confuso_
Eu perguntei se não estaria abrangido pela garantia e disseram-me que não e que lá onde eu pensavar ir também não!
 Eu disse que então iria para a semana à JBMotos onde sempre tratei da moto.

O que pergunto é o titulo do tópico. Como funciona a garantia? Se são um concessionário não deviam acionar a garantia?? Ou eu tenho culpa dos apoios dos catalizadores não aguentarem dois anos? Eu nem passeios faço! Se faço muitos Kms?? Sim!! todos os dias de Azeitão para Lisboa e volto ao fim do dia mas nem buracos apanho no caminho é quase só Autoestrada. Terá sido só má vontade ou é assim mesmo??? Ainda não tenho capacidade de perceber pois como disse só na semana que vem a oficina da JB está de novo aberta. Até lá ou venho de carro e gasto cerca de mais 50 euros por semana (combustivel, portagens e estacionamento da emel) ou trago a motoserra correndo o risco de ser abordado por um agente da lei a perguntar que raio de barulho é aquele.

Desculpem o lençol de texto mas precisava contar isto a alguém que me compreenda e que talvez me saiba explicar como funciona isto da garantia.

Obrigado e abraços a todos
 _pt_
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:10 por paufer »

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #1 em: 08 de Fevereiro de 2011, 20:39 »
Como???
Isso era mesmo de ligar logo para a veiculos casal e ver o resultado. A garantia é da marca e não do concessionário, não compreendo! A menos que fosse de peça de desgaste.

Parece-me motivo para pedir o livro de reclamações.

Experimenta ligar para a Sym e vê o que dizem do lado de lá.

1 abraço

RazoR

  • Visitante
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #2 em: 08 de Fevereiro de 2011, 20:54 »
Boas,

Isso é que é o catalizador? Pensei que estivesse dentro da panela. Parece-me muito estranho isso ser o catalizador, teriam que passar os gases quentes lá por dentro... Muito estranho.

De qualquer maneira se os tubos partiram devia estar ao abrigo da garantia porque não é uma peça de desgaste.

Offline JPA

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jul 2010
  • Mensagens: 1211
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #3 em: 08 de Fevereiro de 2011, 21:03 »
Caro companheiro.
Nunca vi um catalizador assim...
Isto das garantias tem muito que se lhe diga. O que se passou pode acontecer a qualquer um e convinha saber afinal, quem dá ( ou assume) a garantia. Será a marca a última responsável, ou o concessionário dessa marca independente de termos lá comprado ou não? Convinha esclarecer, pois como consumidores acho que temos o direito de sermos bem servidos mesmo quando temos azar.
Kymco Downtown 125i
Suzuki DL 1000 V-STROM


Jony

  • Visitante
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #4 em: 08 de Fevereiro de 2011, 21:40 »
Vou aqui colocar o pouco que penso que sei sobre a lei de garantia em Portugal

Por lei todo o artigo novo vendido em Portugal tem 2 anos de garantia legal, sem exclusão de outra adicional proposta ao cliente por parte do vendedor.

Quem assume essa responsabilidade de garantia á quem vende o bem ao consumidor final, ou seja perante a lei quem tem de assumir a garantia é a loja que vendeu e não o importador/distribuidor do artigo no nosso país.

Claro está que vocês podem perguntar então têm de ser no nosso caso os concessionários a arcar com as despesas ?

Claro que não pois os concessionários oficiais têm acordos com os representantes das marcas para poderem ficar salvaguardados em caso de avaria do equipamento.

Nomeadamente as peças são fornecidas gratuitamente e o representante ainda paga um x valor de mão de obra para determinada intervenção.( normalmente um valor muito baixo á hora) por isso é claro que nenhum concessionário é obrigado a reparar em garantia um equipamento vendido noutro, a não ser que o contrato assinado com a marca assim obrigue. Pois reparar em garantia não dá lucro.

Eu por exemplo trabalho numa empresa onde prestamos assistência técnica em garantia a electrodomésticos e só reparo equipamentos não vendidos pela minha empresa se o entender, pois o contrato que estabelecemos assim o indica.

Custumo dizer que quem comeu a carne que agora rôa os ossos.
Por isso muita vez digo, o melhor é ir aonde se comprou , pois esses sim por lei são obrigados a reparar em garantia.

espero ter ajudado

Offline BoulderP

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 715
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • BoulderP = Carlos Cunha = Pepe
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T_400 - Forza300
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #5 em: 08 de Fevereiro de 2011, 21:49 »
...por isso é claro que nenhum concessionário é obrigado a reparar em garantia um equipamento vendido noutro, a não ser que o contrato assinado com a marca assim obrigue. Pois reparar em garantia não dá lucro....

Ok, não são obrigados... mas para isso só têm que dizer que não reparam esta avaria em garantia e não que o cliente tem de pagar e que não está abrangido pela garantia. Ou seja... reclamação para a Sym e livro de reclamação.

Jony

  • Visitante
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #6 em: 08 de Fevereiro de 2011, 22:04 »
Ok, não são obrigados... mas para isso só têm que dizer que não reparam esta avaria em garantia e não que o cliente tem de pagar e que não está abrangido pela garantia. Ou seja... reclamação para a Sym e livro de reclamação.

sim tens razão, mas se calhar eles lançam o isco e pode ser que pique pois sabiam que a outra oficina estava fechada de férias e o companheiro estava aflito senão não os teria contactado, e vá de tentar ganhar mais uns cobres á custa dos outros

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #7 em: 08 de Fevereiro de 2011, 22:43 »
Tens a certeza que isso é o catalisador?


Os catalisadores recebem os gases de escape e chegam a atingir os 400ºC... não acredito que esse tubo de borracha faça parte de um sistema de exaustão de gases do motor... _pensador_


Além disso, os motor de ie é que beneficiam a sério da utilização de catalisador de 3 vias e sonda lambda dupla... a GTS não tem ie nem sonda lambda... será que tem catalisador?


RazoR

  • Visitante
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #8 em: 09 de Fevereiro de 2011, 14:52 »
Ferro a GTS para cumprir com as normas Euro 3 (acho eu) tem catalisador.

Tenho a ideia que tá dentro da panela/ponteira.

Aquela peça n sei o que seja

Jony

  • Visitante
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #9 em: 10 de Fevereiro de 2011, 00:53 »
Eu sinceramente nunca vi um motor de carburador com catalizador

alem disso um catalizador atinge temperaturas tão altas que duvido que alguma peça sem ser metálica possa estar em contacto com ele. alem disso nunca é montado dentro do silenciador mas no percurso intermédio entre o colector de escape e o 1º silenciador quando existe mais do que um,

penso eu de que

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #10 em: 14 de Fevereiro de 2011, 15:02 »
Isso não e catalisador, nem aqui nem na china, lol
O catalisador esta dentro do escape, e existem modelos de caburador com catalisador e sonda lambada sim,
Sonda lambada esta ligada ao colector de escape, catalisador esta dentro da ponteira.
Isso parece-me um tubo de agua, que posteriormente liga por um tubo de ferro a cabeça do motor.
Parafusos para isso arranjam-se, ter caido???? Bom mau aperto quando foi feita alguma intervenção, eu depois de ver velas mal apertadas, já acredito em tudo. lol
[/URL]

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #11 em: 14 de Fevereiro de 2011, 18:16 »
Sim tens toda a razão: há motores de carburador com catalisador. No entanto, a dúvida para mim persiste... a GTS 125cc tem catalisador? Sonda não tem, apesar da tubagem de escape ter lá o sítio para ela...


Essa peça poderá ser do circuito de arrefecimento? _pensador_  Já verificaste essa hipótese, Santi?


santixolas

  • Visitante
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #12 em: 02 de Março de 2011, 11:54 »
Bom dia Malta.

Já fui à oficina que em termos de assistência (segundo a minha parca experiência) é até ver a melhor que já conheci.

O Sr João viu a peça e disse vamos já tratar disso. Mota no elevador, desmontaram o banco e mais uma serie de coisas e pimba, passados 30 minutos já estava a fazer a revisão dos 25 000 kms.  _rir_ Depois disse-me "..já não vai ter que se preocupar mais com isso..."  _pol_
A peça é uma EGR (http://en.wikipedia.org/wiki/Exhaust_gas_recirculation).

Demorei, 1h30 de mão de obra que inclui.

Mudança de oleo
Mudança da Valvulina
Filtro do ar
pneu bridgstone (estava em más condições)

112 euros (só o pneu são 51 mas é muito bom)

Problema resolvido num inicio de manhã de terça antes de vir trabalhar. Com simpatia, atenção e esclarecimento.

Que mais posso pedir?

Abraços a todos

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: [GTS 125 Evo] Avaria EGR (Garantia, como funciona?)
« Responder #13 em: 03 de Março de 2011, 14:20 »
Viva!

Que mais posso pedir?

Que escrevas as coisas no sítio certo: REVISÕES  _reg_ _rir_

E, que venham mais 25000kms  _lool_

Abraço ;)
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:10 por paufer »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Goodspeed®

  • Visitante
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #14 em: 30 de Maio de 2011, 11:51 »
Bom dia Malta.

Já fui à oficina que em termos de assistência (segundo a minha parca experiência) é até ver a melhor que já conheci.

O Sr João viu a peça e disse vamos já tratar disso. Mota no elevador, desmontaram o banco e mais uma serie de coisas e pimba, passados 30 minutos já estava a fazer a revisão dos 25 000 kms.  _rir_ Depois disse-me "..já não vai ter que se preocupar mais com isso..."  _pol_
A peça é uma EGR (http://en.wikipedia.org/wiki/Exhaust_gas_recirculation).

Demorei, 1h30 de mão de obra que inclui.

Mudança de oleo
Mudança da Valvulina
Filtro do ar
pneu bridgstone (estava em más condições)

112 euros (só o pneu são 51 mas é muito bom)

Problema resolvido num inicio de manhã de terça antes de vir trabalhar. Com simpatia, atenção e esclarecimento.

Que mais posso pedir?

Abraços a todos

Boas tudo bem ?

Suprimiram a peça (EGR) ou montaram uma nova ?

Cumps

Goodspeed®

  • Visitante
Re: Garantia da Sym, como funciona? (catalizador)
« Responder #15 em: 30 de Maio de 2011, 11:54 »
Sim tens toda a razão: há motores de carburador com catalisador. No entanto, a dúvida para mim persiste... a GTS 125cc tem catalisador? Sonda não tem, apesar da tubagem de escape ter lá o sítio para ela...


Essa peça poderá ser do circuito de arrefecimento? _pensador_  Já verificaste essa hipótese, Santi?

Sim o buraco do escape com um parafuso serve para os mecânicos ligaram uma sonda lambda e assim aferirem o AF do motor a determinado regime, isto é, a mistura ar / gasolina, sendo que a podem afinar no carborador, conforme uma tabela de valores.

Num motor com injecção, é controlado pela unidade de comando (ECU).

Quanto a este peça, penso que seja uma EGR que faz recirculação de gases para escape para queima na admissão.

Cumps