Autor Tópico: Sistema de Ignição  (Lida 5425 vezes)

Offline nunompires

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Sistema de Ignição
« em: 03 de Fevereiro de 2011, 05:54 »
O objectivo do sistema de ignição é fornecer uma centelha (faísca gerada entre os pólos da vela) no interior da câmara de combustão antes do pistão se aproximar do fim do curso de compressão, a fim de iniciar a queima da mistura ar/combustível. O instante em que ocorre o a faísca tem importância para a eficiência e desempenho do motor. Como a queima da mistura (ar/combustível) não é instantânea, quanto mais rápida é a velocidade de rotação do motor, mais adiantada deve ser o início da queima. A isto dá-se o nome de adiantar a ignição.
Para aproveitar melhor a mistura, é necessário que ela termine de queimar depois do pistão passar do PMS( abreviatura do termo “ponto morto superior”, que significa que o pistão atingiu o seu ponto mais alto), onde ocorrerá a máxima pressão dentro da câmara de combustão. O avanço da ignição é, então, de fundamental importância para o rendimento do motor. Com o desenvolvimento da electrónica foi possível aprimorar este sistema e actualmente há em todos os motociclos um sistema electrónico que é o responsável por fornecer a centelha/faísca  no instante exacto para cada rotação do motor, conseguindo-se economia de combustível, redução da emissão de gases tóxicos e diminuição de perdas de potencia no motor.

Estou-me a referir ao módulo de controlo da ignição ou simplesmente ICM, que pode  ser um CDI (ignição por descarga capacitiva) ou IDI (Ignição por Descarga Indutiva).

O módulo de ignição moderno possui um pequeno processador de dados, que nada mais é que um processador, parecido com o de um computador, porém de capacidade menor. É na memória do processador está armazenada a curva de avanço do ponto, que basicamente é a relação entre a rotação do motor e o avanço do ponto. A curva de avanço depende de várias características do motor.
Para que o processador consiga gerar o sinal para a faísca no ponto correcto são necessárias duas informações: velocidade de rotação e a posição do pistão. Estes dois sinais são obtidos através de sensores. A configuração mais comum é a de um sensor apenas, mas podem ser mais. O sensor mais comum é a bobine de pulso, também chamado de “pickup”. Pela bobine passam ressaltos metálicos, que normalmente estão no volante do magneto, mas também podem estar num disco dentado. Na passagem de cada ressalto dois sinais eléctricos são gerados, um pulso positivo e um negativo, ou invertido, negativo e depois positivo.  Os sinais da bobine de ignição chegam ao módulo de ignição, na etapa chamada “Condicionador de Sinal”, que transforma estes sinais em sinais eléctricos que podem ser "lidos" pelo processador.  O processador interpreta estes sinais e extrai as duas informações que necessita: posição e velocidade de rotação. Com estas informações o processador obtém o avanço e no momento correcto, conforme a posição do motor, gera o sinal para a unidade de potência.  Na unidade de potência o sinal gerado pelo processador é usado para disparar um pulso (descarga) de média tensão ( de 100 a 900 volts) sobre a Bobine de Ignição que trabalha como um transformador, elevando a tensão (volts). Este pulso no enrolamento primário da bobine de ignição faz “aparecer” a alta tensão no seu segundo enrolamento (cerca de 18.000 volts), que ligado a vela de ignição gera a faísca para iniciar a queima da mistura de ar e combustível que se encontra dentro da câmara de combustão. 
Para gerar o pulso/descarga de média tensão no enrolamento primário(Bobine de ignição), é necessário que uma certa quantidade de energia seja previamente armazenada. Esta energia tem que vir de algum lugar e as possibilidades são duas: ou a bobine de força ou a bateria ( e nunca as duas).

Para continuar é necessário dividir os módulos de ignição em CDI (ignição por descarga capacitiva) e IDI (ignição por descarga indutiva).

Nos CDIs a energia para o pulso de média tensão que vai ser descarregada sobre a bobine de ignição é armazenada em forma de campo eléctrico num capacitor, que fica dentro do módulo de ignição, na unidade de potência. Por isso chamamos -lhe descarga capacitiva. O capacitor tem que ser carregado com uma tensão entre os 100V a 400V. Esta tensão é obtida ou pela Bobine de Força, que a gera directamente, ou pela bateria. Como a bateria possui apenas 12 volts, quando a bateria é usada os CDIs possuem internamente um elevador de tensão (transformador), que transforma os 12 volts em 100 ou mais volts. A ignição por descarga capacitiva possui a vantagem de usar ou não bateria, conforme o modelo.


Nos IDIs a energia para o pulso de média tensão é armazenada na própria bobine de ignição, em forma de campo magnético. Para fazer isso a bobine de ignição usada é ligada pelo módulo de ignição em 12 volts (da bateria). Enquanto ligada aos 12 volts circulará pelo primário da bobine uma corrente que irá gerar o campo magnético. A média tensão no primário é gerada ao desligar a bobine dos 12 volts. Em função do comportamento indutivo da bobina (dai o nome descarga indutiva), no momento em que ela é desligada irá surgir no primário da bobine um pulso de tensão na faixa entre 300 e 900 volts.Os IDIs são electronicamente mais simples, porém sua bobine de ignição é normalmente maior e mais complexa. Finalmente, há ainda os sinais de bloqueio, usados para impedir que a mota ligue em determinadas situações. Os mais comuns são o do descanso lateral e do neutro (nas motas de mudanças). Estes sinais evitam, então, que o motor se ligue em situações perigosas, tais como descanso lateral não recolhido, ou mudança engrenada.


Por ultimo fica aqui o esquema do sistema de ignição:
Modulo de Ignição = ICM, que pode ser C.D.I ou IDI

 
URL=http://img713.imageshack.us/i/semttulovtg.jpg/][/URL]


Abraços

Fontes:
Manual automotriz de Bosch, 5a edição
http://www.mclarenelectronics.com/Products/All/App_Act_Ign.asp
Um circuito da abr-fonte CDI baseado na fonte de alimentação de DC 12V
http://www.motonline.com.br/tecnica/tecnica-cdi-02dez07.html
« Última modificação: 03 de Fevereiro de 2011, 06:50 por nunompires »
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Offline Antonio

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Re: Sistema de Ignição
« Responder #1 em: 04 de Fevereiro de 2011, 00:09 »
 Muito bom bela descrição do funcionamento do sistema de Ignição. _pol_
-SYM GTS EVO 125 0km Maio de 2010 a Janeiro de 2012 15200km.
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Offline nunompires

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Re: Sistema de Ignição
« Responder #2 em: 05 de Fevereiro de 2011, 20:49 »
Muito bom bela descrição do funcionamento do sistema de Ignição. _pol_

Dá para ter uma noção básica do sistema. Pode dar jeito um dia, .

P.S- espero que nunca seja preciso
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