Autor Tópico: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)  (Lida 68100 vezes)

Busas

  • Visitante
Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
« Responder #50 em: 04 de Abril de 2013, 23:53 »
Boas,

De Ram Air..percebo eu...

Tive as motos com os melhores sistemas de aproveitamento do mesmo...pela marca que inventou o sistema...A Kawasaki!

E funciona mesmo...acreditem...! _convivio_

Abraços

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz

Mais ar menos ar...mais faisca menos faisca..... mais octana, menos octana na gasolina.... mas aquecimento, menos aquecimento.... melhor ou pior valvula afinada ..... se houver algum problema na "electronica" nao ha vela que resista  _Rolley_

Boas curvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Busas

  • Visitante
Re: Velas, toda a controvérsia ( Prata, Nickel, Iridium, Aço)
« Responder #52 em: 05 de Abril de 2013, 07:44 »
Boas,

Hoje em dia nas motos em especial a partir de 2008 já é possovel a sua reprogramação...e o simples facto de se incrementarem diversos paramêtros dá um rendimento adicional (dependendo da moto) de mais 10 CV.

O que influência e muito a resposta de um motor é o avanço de ignição...mais graus ( mais potência em alta) menos graus ( maior potência em baixa e binário bastante forte)...

Antes da electrónica dominar esta área também nas motos foi o up-grade que maior diferença fez em motos como a CBR 600 e em partucular na Bandit 1200 e na Honda 1100 XX...

A própria GP800 por 250 € se manda a centralina a Itália e vem com mais 5 CV e a fazer mais 1000 RPM e a disparar o termostato da ventoinha aos 90 graus em x dos 100 de stock...

Aqui em PT reprogramar Suzukis e BMW's são as mais fáceis e low cost de efectuar, sendo que a BMW têm a vantagem de ser "home made" e não perder a garantia... _pt_

A Burgman 650... com mais uns pózinhos... _Rolley_

Abraços,

celio

  • Visitante
Boa tarde. Podes dizer o link onde compraste a vela ou entao a referencia? Obrigado

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Espetem-lhe as velas que quiserem, se não tiverem um bom cabo e em boas condições e uma bobine alta em mau estado, que de nada adianta...........

Todo o circuito deve estar em boas condições. É por isso que eu aos 100.000 mil ja tenho programado a substituição da bobine alta e o seu cabo conjuntamente com o casquilho. 20 € para a bobine, e uns 4 € para o casquilho.

Manutenção preventiva.... Ainda estava numa de comprar uma bobine alta xpto, e espetar-lhe um cabo xpto, mas gastar o dobro numa coisa que me vai dar..... 0,00000012 cv? na, com esse dinheiro gasto em comida e em bebida e fico sem duvida mais saciado.

Quanto as reprogramações, o meu mecanico faz na boa, pena é que a SYM, na minha versão pelo menos não permite a alteração do mapa de injeção.

Abraço

[/URL]

Busas

  • Visitante
Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
« Responder #55 em: 09 de Abril de 2013, 14:34 »
oas,

As Repros...o melhor up grade que se pode fazer  _convivio_

Abraços,

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
« Responder #56 em: 09 de Abril de 2013, 14:47 »
oas,

As Repros...o melhor up grade que se pode fazer  _convivio_

Abraços,

 E a modificação mais barata que se pode fazer e com mais ganho  [€ vs ganhos]. Umas jantes em carbono também é das modificações melhores que se podem fazer numa mota................ mas não quero falar no preço....

Abraço
[/URL]

nd_oliveira

  • Visitante
Alguém me diz se o aumento repentino e significativo dos consumos e dificuldade em manter o relanti a frio poderão ser sinais de vela a precisar de ser trocada?

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Na maioria dos casos É!

Aconselho-te a andares sempre com uma nova debaixo do banco.


Abraço
[/URL]

nd_oliveira

  • Visitante
Tenho uma Gilera Nexus... não me cabe uma vela debaixo do banco...  _lol_

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Concordo com toda a descriçao dada ,faz todo o sentido  haver  diferença no material condutor da vela dai elas existirem mas eu tb ja as usei em scooters 2t e noto a diferença so na resposta do proprio motor ,no subir de rotaçao ,mais informo o meu pai tem uma typhoon 50 que restauramos toda so falta mesmo o cilindro e cambota ,e mesmo assim "cansado" assim que trocamos a vela por uma ngk r até o meu pai viu que puxava melhor ,tambem experimentei uma na bws 125 quando a troquei aos 6000km ,mas atençao
a temperatura da vela (o nº da mesma) pois no inverno podem isolar mais facilmente que uma normal,resumindo ainda assim pelo material ,qualidade ,prefiro uma boa ngk r iridium .
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

nd_oliveira

  • Visitante
Quando se troca a vela tem que se meter alguma "massa" na rosca? Ou é só enroscar com cuidado?

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Ha quem coloque e ha quem c nao coloque,tem e de estar bem limpa...
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Alexandre

  • Visitante
Espetem-lhe as velas que quiserem, se não tiverem um bom cabo e em boas condições e uma bobine alta em mau estado, que de nada adianta...........

Todo o circuito deve estar em boas condições. É por isso que eu aos 100.000 mil ja tenho programado a substituição da bobine alta e o seu cabo conjuntamente com o casquilho. 20 € para a bobine, e uns 4 € para o casquilho.

Manutenção preventiva.... Ainda estava numa de comprar uma bobine alta xpto, e espetar-lhe um cabo xpto, mas gastar o dobro numa coisa que me vai dar..... 0,00000012 cv? na, com esse dinheiro gasto em comida e em bebida e fico sem duvida mais saciado.

Quanto as reprogramações, o meu mecanico faz na boa, pena é que a SYM, na minha versão pelo menos não permite a alteração do mapa de injeção.

Abraço

Tenho um Honda Forza 250cc de 2006 , anda a precisar de vela e filtro de ar , a minha duvida é ?? vi este video e os vossos comentarios : 
  : 
Pergunto eu, vale a pena comprar uma vela de Iridium ou ficar com a mesma sem alterar as normas?? penso que a referencia da minha é  ( CR9EH-9 ) .
Se alterar para Iridium o que aconselham ou para qual vela coloco??

Agradeço a vossa atenção

Abraço

Offline Mercurio

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Out 2013
  • Mensagens: 871
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Existe lubrificante especial à base de cobre que não deixa a rosca agarrar com o tempo e ciclos térmicos.
Esse pode e deve de ser usado. Há em "baton" como os sticks de cola, bisnaga ou em lata. Procurem por "copaslip" ou "anti size".
Óleo ou massa consistente na rosca da vela não é boa ideia.
Não se esqueçam que a vela faz massa pela rosca e esta não deve de ser isolada.
Quanto a Iridium/Normal o dilema é fácil:
Se a vela tem bom acesso e é fácil mudar, ponham a normal.
Se é necessário desmontar meia mota, ponham a de Iridium que dura muito mais.

Voltei a este tema porque ontem meti uma vela Iridium na minha Scooter.
Vou por aqui o resultado.

UPDATE
Depois de um depósito inteiro com a vela nova não tenho nada a acrescentar para além do efeito placebo. Mantém a mesma aceleração e velocidade de ponta.
O consumo no ultimo abastecimento desceu 0.2l o que não quer dizer nada, há sempre variações.
A vela standard que tirei à scooter estava nova, talvez por isso não tenha notado nada.
Na Xmax 250 o acesso à vela é muito fácil portanto, por enquanto, não me parece proveitoso o investimento numa vela mais cara.
Voltarei a actualizar

UPDATE
5 depósitos depois e a oeste nada de novo.
O mesmo consumo, a mesma performance.

Fica o meu contributo para o tema.
Volto a dizer que a vela standard que saiu tinha 5.000 km e estava nova.
« Última modificação: 30 de Abril de 2015, 18:25 por Mercurio »

Offline Domus

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2016
  • Mensagens: 22
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: BMW
  • Modelo: R Nine T
Segundo os entendidos as velas de iridium têm vantagens na propagação da centelha dentro da câmara de combustão, daí a aparente melhoria nas acelarações, havendo motores onde esse efeito se note mais, os resultados podem melhorar com a substituição dos cabos de vela.

Offline Ice

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2015
  • Mensagens: 201
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: SYM
  • Modelo: Cruisym 300
Olá companheiros,

Como já tenho referido noutros "posts" hesitei muito em mudar a vela de origem para uma vela de iridium na minha Kymco DT 300i ABS, até porque recebi alguns conselhos que não seria apropriado para a minha scooter (errado, como depois conclui). Mas como constava do catálogo da NGK um modelo apropriado para a minha DT (NGK CR7 EIX iridium, atenção que o o CR8 que a maioria das oficinas quer montar não é o indicado para a DT, embora sirva, talvez por ser o mais usado noutras motos?...), e pelos benefícios muito bem explanados neste tópico e porque muitos outros companheiros com Kymcos me aconselharam, fiz a substituição há cerca de 2.000 km e só posso aconselhar.
O benefício em performance numa 300 cc não é muito evidente (talvez nas 125 cc se note mais), mas nota-se o motor a responder melhor. Há também a considerar que o acesso a mudar a vela não é imediato, e que como a vela iridium dura muito mais, acaba por ser amortizado o acréscimo de custo (custa sensivelmente o dobro duma equivalente "normal") em 2 ou 3 revisões (são de 5.000 em 5.000 km!!!).
E pronto, é a minha modesta opinião.
Só mais um esclarecimento, a vela que retirei tinha apenas cerca de 3.000km e aparentava ainda muito bom estado (ficou guardada debaixo do banco como reserva de emergencia se necessário).
Cumprimentos e boas curvas
 scooter_
« Última modificação: 09 de Maio de 2016, 16:23 por Ice »
ex- BMW F650; ex-Kymco Downtown 300i ABS; ex-Honda CBF 600 SA

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)
« Responder #67 em: 26 de Novembro de 2017, 13:57 »
Existem de fábrica em muitos modelos quer de motas quer de carros,as Iridium ou platina ou até em prata em carros super desportivos.
Tem sempre intervalos de mudança superiores às normais ,logo aqui já compensa,pode ainda existir melhoria na performance ,dependendo da máquina
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves