Autor Tópico: Velas, toda a controvérsia (Cobre, Platina, Ouro, Prata, Nickel, Iridium, Aço)  (Lida 68096 vezes)

Carreta

  • Visitante
Companheiro nunupires:

Sei pelas mensagens que tenho lido de ti que és um profundo conhecedor e entusiasta do mundo da mecânica e tudo o que "gira à sua volta".
Neste tópico, falas de velas de ignição (vários tipos e marcas)…mas por acaso conheces as velas Brisk?

Para a maioria dos membros esta marca é "quase desconhecida". São caras, é verdade, mas a diferença é enorme. Usava as ngk iridium, mas por aconselhamento dum mecânico amigo resolvi trocar para experimentar.
A resposta, o power, a duração delas… _pol_ . Posso-te dizer que fiz mais de 60.000 kms na boa, (a marca garante 100.000 kms) sem trocar nas revisões intermédias. E o conceito da sua construção é "do outro mundo". E há para scooters… _lool_

Abraços _convivio_

E preços?Andam na casa dos? _pensador_

luisfilipex

  • Visitante
Os materais de facto sao importantes, apesar de estes motores trabalharem a injecção e não afogarem o motor (aí para alem de uma boa vela, convinha andar com mais uma ou 2 de reserva)  _pol_ as referencias das velas são indexadas a este factor.

Uma perspectiva que também se pode abordar se houver interesse para aprofundar o assunto é a própria temperatura da própria vela que também influencia a temperatura do motor. Em competição, as velas de seco são diferentes das de molhado.

Nem mais ! antigamente tinha o habito de usar velas de platina no inverno, as motos pegavam sem problemas e mesmo que estivesse a chover,  mesmo andar a chuva  nunca engasgavam nem afogavam mas não havia moto de injeção era tudo a carburador, as scooter estão muito mais protegidas também da chuva e na maior parte são de injeção, mas a diferença era enorme, julgo que estas velas de platina e Iridium tem mais a ver com o clima de certos países,

outra coisa muito importante que o DrifterX disse e para mim é mesmo o mais importante é a temperatura da vela umas mais quentes e outras mais frias ou seja de inverno uma vela mais quente e no verão mais fria

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Companheiro Carreta:

Para as Daelim acho que não há. Claro que quando disse que eram caras, foi para a minha anterior que levava 4 velas _corado_.
Paguei se não me engano, há 4-5 anos atrás, cerca de 80-90 euros (pelas 4).
As scooters levam 1 ou 2 logo, ficam muito mais baratas  _lool_

A Brisk foi fundada antes da 2ª guerra mundial em 1935 e é checa _Rolley_ apesar de ser quase "baptizada como sendo deles, os usamen's" _thumbdown_.

Abraços _convivio_

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
É nesta parte da mecânica que leio com atenção e total respsito pelos membros bem mais conhecedores da área do que eu!  _convivio_
Ainda bem que este fórum pode contar com verdadeiros expert's no tocante à mecânica.  _palmas_

luisfilipex

  • Visitante
Ha uns anos a moda era as Splitfire... tinha um pólo que era bifido, tipo a língua de uma cobra  _pol_ e davam um pouco mais de "pica" no acelerador.


heheh há muitos anos tive uma Yamaha RZ50 e usava velas magneti mareli de 3 polos também ficava com impressão de ter um acelerador mais preciso mas pode ser só impressão  _Rolley_


Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
My 2 cents opinion:

Fala-se muito da condutividade dos materiais com que é feito o polo da vela, no entanto isso não tem nenhuma intervenção na eficiencia da vela ou melhoria na faisca da mesma. O conjunto cabo de vela/vela forma um circuito eléctico cuja resistencia ronda os 5 a 6 Kohms (1 Kohm = 1000 ohms) devido às supressoras tanto no lado do cachimbo da vela assim como no lado da bobine. A resistencia interna de uma vela andará nos 0,5 ohms até à ponta do polo, como podem calcular, a condutividade pouco ou nada interfere no desempenho.

O que conta realmente são as propriedades térmicas de uma vela. Em motores de alto desempenho uma vela de cobre não consegue ser "quente" o suficiente para o arranque a frio e "fria" o suficiente a quente para garantir que não se desgasta rapidamente ou existem falhas de ignição nas altas rotações.

A utilização de materiais mais nobres/resistentes permite ter um polo mais fino, por vezes com o diametro de uma agulha. Isso permite uma melhor exposição da faísca à mistura ar/gasolina, o que torna a combustão mais "certa" e completa assim como uma função de auto-limpeza da vela, reduzindo a acumulação de depósitos de carvão no polo. Est tipo de polos tem também um desgaste muito menor que um de cobre, fazendo a vela durar bastante mais tempo mantendo a folga correcta.

A utilização de velas normais de cobre com 2, 3 ou 4 polos não é mais que uma solução barata usada especialmente em motores auto para ter velas com um intervalo de manutenção maior. Ter uma vela com 1 polo e trocá-la de 15 em 15 mil na práctica é a mesma coisa que trocar uma de 3 polos de 45 em 45 mil, no entanto com o alargamento dos intervalos de revisão, especialmente nos carros não seria visto com bons olhos trocar velas a cada revisão, por isso existem marcas hoje em dia com intervalos de substituição de velas de 60, 80 e até 100.000 kms.

A melhoria de rendimento entre 2 velas novas, de cobre, prata ou irídio será practicamente nula, poderá haver no entanto a sensação que o trabalhar é mais certo nas de irídio/prata.

interceptor

  • Visitante
...


Ha uns anos a moda era as Splitfire...

Acho que esta história das velas resume-se mesmo a isto... modas _Rolley_

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Dei uma vista de olhos rapida e parece-me que tem 4 polos, é isso??

Nop…não tem qualquer polo e por isso não existe acumulação de carvão ou sujidade. _pol_

Vamos lá ver: Estas velas proporcionam 2-3 descargas eléctricas por cada impulso electrónico. Faz-se "em redor da vela a 360º" e sobe até ao topo dela. O resultado é uma melhor queima da mistura ar-combustível e numa combustão imediata após a ignição.
Isto além de reduzir o consumo, provoca uma diminuição de emissão de monóxido de carbono para o ar. Possui um isolador que evita as descargas eléctricas de alta voltagem e mantém um funcionamento rápido em condições extremas de temperatura.

Mas atenção: estas velas, tal como as outras "têm que ser específicas para as scooters/motas em questão", ok?
Não é comprar (há vários modelos) montar e siga… _martelada_

Abraços

P.S. Atenção que também existem velas Brisk com polos. _pensador_
As que eu usei e referi são as Premium ZS, ok? Mas também há as lgs ou turbo sem polos.



« Última modificação: 25 de Março de 2013, 13:02 por daelimtauru »

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Vamos lá ver: Estas velas proporcionam 2-3 descargas eléctricas por cada impulso electrónico. Faz-se "em redor da vela a 360º" e sobe até ao topo dela.

Viva, tanto quanto sei, é fisícamente impossível haver 2 faiscas em simultâneo,  cada ciclo do motor só produz um único arco eléctrico. A corrente eléctrica percorre o caminho onde a resistencia for menos, e esta será por onde houver maior concentração de gasolina. A unica forma de produzir 2-3 faíscas seria a bobine gerá-las uma após a outra.
« Última modificação: 25 de Março de 2013, 16:04 por sestevao »

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Viva, tanto quanto sei, é fisícamente impossível haver 2 faiscas em simultâneo…

Companheiro sestevao: se fores ao site deles, verás como isto funciona na realidade.

Companheiro DrifterX: claro que tens razão no que dizes…mas o objectivo principal na concepção (penso eu)  baseia-se na sua fraca manutenção, arranque em condições adversas e boa resposta ao punho.
Quero dizer com isto, que nem só de "racing" vive o mundo, né? Mas é precisamente que através dele, a mecânica e toda a sua envolvente tem originado um enorme impulso tecnológico nas motas/scooters ditas oem's. _lool_

Abraços _convivio_

P.S. Quero deixar bem claro que não sou nenhum expert neste campo. Sou mais um curioso e através de pessoas que tenho conhecido ao longo dos tempos, me têm dado conselhos, luzes, tópicos, dicas, exemplos e alguns, depois de ter experimentado as diferenças (como foi neste caso) e sem o efeito placebo _Rolley_ verifiquei que comigo funcionou mesmo, em todas as suas vertentes.



« Última modificação: 25 de Março de 2013, 20:58 por daelimtauru »

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
A vantagem é que no caso de um polo isolar tens mais 2 ou 3 que supostamente ainda estao bons  _pol_



A minha opinião sobre velas nas Maxis é a seguinte: lembrem-se delas apenas na altura de trocar cujo intervalo é dado pelo fabricante e metam a indicada. Nao vale a pena gastarem dinheiro pois não vão encontrar qualquer vantagem em qualquer alteração que façam.


Os motivos para isto sao que os motores das maxis sao motores fracos por onde passa pouca gasolina e onde a queima geralmente é pobre.


No caso de terem um motor de corrida com as orelhas puxadas, aí tudo muda pois geralmente sao motores que tem que queimar muita gasolina e funcionam com misturas muito ricas e/ou com carburadores de grande diametro... aí a vela corre um grande risco de isolar numa pequena distracção onde circulem com o motor a baixa velocidade rotacao...


Sobre as velas especiais tenho a mesma ideia... ja diz disparates de dar 100€ por uma vela supostamente especial e nao encontrar "nada" no cronometro...  _pol_

Concordo com o DrifterX.
As Scotters até 300cc cumprem bem mas pouco, pelo que nao adianta muito inventar, pelo que entendo que para sair de manhã andar 5 km e á noite regressar usar uma vela quente, pois o que interessa é a Mota pegar rapidamente.
Andar de seguida 50 ou mais km usar uma vela fria pois o motor aquece ajuda a queimar a gasolina e o calor da vela dissipa melhor. Perde-se por vezes mais tempo com o dedo no starter, quando está o motor frio. 
Para todas as situações e normalmente sem problemas as de origem.
Desculpem ter me metido, e corrijam se estiver errado.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

Busas

  • Visitante
Boas DrifterX,

E fazem mesmo diferença...A XX ganhou 13 CV á roda com algumas alterações...onde as velas foram incluidas também.

Mas nada como a Hayabusa 2008 com linha completa de escape racing ARATA a ganhar apenas " 17 CV"...quanto mais cilindrada maior o efeito...

Mas no que diz respeito a velas...cá em casa mora um Honda 1.6 VTI. Trocaram se as velas de origem pelas do Integra Type R...não sei os CV que ganhou mas o meu pai perguntou me se tinha dado Red Bull ao carro... _lol_ _lol_ _lol_

Abraços,

As velas são como as Bruxas...eu até nem acredito mas que as há...há!!!  _convivio_


Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1216
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Companheiros

Agradeço aos membros que participam neste e noutros tópicos que se mantenham concentrados no objecto (finalidade) do mesmo e cuidem de cumprir as regras do CPM, no sentido de não desvirtuar o tópico e o objecto deste “nosso” grande Clube.

Muito obrigado.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
companheiro sestevao: se fores ao site deles, verás como isto funciona na realidade.

As pulseiras PowerBalance também funcionavam, e até tinham uns testes que se podia fazer com tutoriais no site, até ao dia em que foram processados em Tribunal e foram obrigados a devolver 57 milhoes de dolares aos consumidores...

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
As pulseiras PowerBalance também funcionavam, e até tinham uns testes que se podia fazer com tutoriais no site, até ao dia em que foram processados em Tribunal e foram obrigados a devolver 57 milhoes de dolares aos consumidores...

Companheiro sestevao: se foste mesmo ao site devias ter lido, pelo menos isto:
Brisk is one of World's 10 largest spark plug producers with 70-year tradition of spark plug production. Brisk is a leader in spark plug technology and design, capable of custom production and turnkey projects…
…Among others, Brisk is an O.E. supplier for Lamborghini, TM Racing, VW, Volvo, Audi, Seat, Skoda, Opel, Sthil and many others.

E achas que estas marcas são todas "tontas e pouco esclarecidas" para usarem de fábrica estas velas? _pensador_

Abraços _convivio_

Busas

  • Visitante
Boas Drifter X,

A Honda 1100 XX era de 1998 e o ultimo ano a carburadores dai levar o kit dinojet... _Rolley_
O Honda VTI é de 1997 logo possui uma centralina básica de 12 bits onde não foi alterado qualquer parametro a não ser as velas.

Sei muito bem comparar o comparável...

Apenas a centraliza da Hayabusa de 2008 é programável...e no meu caso não estava visto perder a garantia de fábrica nesse caso.

Qualquer centralina explora o melhor rendimento de qualquer veiculo dentro dos parametros de segurança definidos pela fábrica...

no caso concreto das velas...o efeito no Honda foi bastante notório e apenas se mudou as velas...nada mais scooter_

Abraços,


Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Companheiro sestevao: se foste mesmo ao site devias ter lido, pelo menos isto:
Brisk is one of World's 10 largest spark plug producers with 70-year tradition of spark plug production. Brisk is a leader in spark plug technology and design, capable of custom production and turnkey projects…
…Among others, Brisk is an O.E. supplier for Lamborghini, TM Racing, VW, Volvo, Audi, Seat, Skoda, Opel, Sthil and many others.

E achas que estas marcas são todas "tontas e pouco esclarecidas" para usarem de fábrica estas velas? _pensador_

Abraços _convivio_


Viva caro daelimtauru, quero tudo menos entrar em polémicas, no entanto aprendi que um arco eléctrico apenas forma um unico ponto de contacto à massa nas primeiras aulas de correntes fortes, se está ou não correcto, deixo para quem perceba mais de Física que eu.

A Brisk é uma marca conhecida de velas e estiveram na "berra" nos anos 90,  e até podem ter estabelecido parcerias (eu diria patrocínios) com essas marcas que referem no site na àrea da competição e desenvolvimento, no entanto conheço bem o universo VAG e não conheço um único modelo que tenha saido para a estrada com velas Brisk de fábrica. Sempre alternaram entre NGK e Bosch.

Lembro-me de há uns anos ter lido um comparativo de velas, e experimentaram vários modelos num Clio Williams, seguido de testes de potências, e a variação de binário e potência era tão mínima que não se podia dizer que houvessem ganhos com qualquer uma delas. Na altura testaram com várias velas, incluindo as SpitFire e afins...

No entanto não critico quem gaste 100 euros em velas, já fiz coisas bem piores  _corado_

Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
Viva caro daelimtauru, quero tudo menos entrar em polémicas…

Companheiro: longe de mim tal pensamento _lool_. Eu sou simplesmente um curioso e não percebo patavina de electrónica e afins, tal como disse anteriormente.
Simplesmente, dei conhecimento duma outra marca de velas, que só por encomenda as consegui. Ao ter que mudar as anteriores, numa revisão, resolvi experimentar e notei que a diferença de comportamento se manteve por muitos kms e revisões efectuadas sem mudá-las. E compensou o investimento inicial. _pol_

Abraços _convivio_



« Última modificação: 26 de Março de 2013, 23:56 por daelimtauru »

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Concordo que uma vela de platina/irídium pode dar um trabalhar mais certo e manter este comportamento durante mais kms, agora não esperem ganhar potencia ou binário com uma alteração de velas. Muita gente sente melhorias porque troca uma vela de cobre com 20 ou 30 mil kms por uma nova. Se trocassem por uma igual à anterior sentiriam exactamente os mesmos ganhos, e o efeito placebo também conta. Faz lembrar no tempo das DT's em que trocavam de velas por uma NGK "R", onde o R apenas quer dizer que se trata de uma vela com resistencia interna, para reduzir as emissões parasitas. E que funcionava, funcionava... bastava ter lá o R... de Racing  _pol_

Como exemplo deixo este comparativo de velas feito pela sparkplugs.com num Dodge SRT4, que deveria ter 215 hp ou 230 consoante o ano (não dizem qual o modelo no teste)

Resumindo... ganhos de 1-2 cv??


Busas

  • Visitante
Boas Drifter X,

Claro que alterações nas 125 cc a 4 tempos serão muito pouco notórias a não ser que se rebaixe a cabeça... _Rolley_ e polida internamente de preferência e ai sim...já notarás diferenças de nivel... _pol_

No entanto, p. exe. A Target 50cc a 2 tempos, fazendo a experiencia com a vela normal e a de platina...a resposta da scooter era completamente distinta, muito kais dinamica e com maior saida com a platina do que com a normal...

Pessoalmente estas coisas medem-se no banco de potencia e acima de tudo na estrada com vários pontos ou referencias para tal.

Se instalares um Intercooler maior num turbo diesel...no banco dá mais 1 ou 2 CV...na estrada o carro tem mais 20 CV...e agora ?

As velas de competição em motos no campeonato nacional de velocidade custavam 50 euros cada para uma GSXR 1000...será que não havia diferenças para as normais ?

Não me pareçe de todo viável...

Abraços,

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
As velas de competição em motos no campeonato nacional de velocidade custavam 50 euros cada para uma GSXR 1000...será que não havia diferenças para as normais ?

Hello Busas, Esses motores vão andar algumas horas com as velas em temperaturas a rondar os 850º C logo uma vela de cobre/niquel poderia simplesmente derreter!!

Não é no entanto comparável à utilização habitual que se dá a uma mota no dia a dia, ou até numa saida ao fim de semana mais "emotiva"

Claro que se forem pessoas de fazer uma viagem de lisboa/porto em 45 minutos este tipo de velas é recomendado, mas ai existem outras coisas a ter em consideração (capas de bielas/segmentos/bomba de oleo nas couves)  scooter_

Busas

  • Visitante
Hummmm.... _pensador_

Andei no Autodromo do Estoril e não derreti nada na moto...GSXR750

Em 2005 fiz Mafra - Olhao de Hayabusa pela fresquinha...com a maior tempo de "punho trancado" e nada derreteu...mas consumiu óleo e estalou os suportes dos 4 coletores... _Zang_ tal foi o aquecimento  _policia_

Mas as velas sempre "impécs"...

Aqui a conversa é outra.... _pt_

Offline sestevao

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Fev 2013
  • Mensagens: 165
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: SH300i 2008
Não disse que ia acontecer... apenas que pode. E tratando-se de competição a fiabilidade vs custos são olhados com outros olhos. Essa segurança acrescida na durabilidade das velas e os eventuais  1 ou 2 cv que a mota possa ganhar são sempre bem vistos.

Tanto que as velas dos carros F1 não possuem polo de massa, exactamente para não partir.

São qualquer coisa neste género...


Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
…contudo nao é plausivel que  haja um ganho de 10 cavalos por uma simples troca de vela, a menos que essas sejam de dinamite  _lol_ _lol_

Companheiro DrifterX:
Tal como disse anteriormente, não percebo patavina de mecânica e afins, mas sei por experiência própria que a minha mota anterior no teste de potência na Ramemoto acusou 168hp à cambota tendo sido dito pelo técnico que com o ramair a funcionar eram 7-8hp a somar.
Quero dizer, que podem existir outros factores intrínsecos e não somente a troca de velas, se bem que "também podem contribuir" para um melhor desempenho e um aumento de rendimento e potência.

Abraços _convivio_


Offline ZeTaurus

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 318
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: apeado
… (uma das permissas mais obvias é que quando ha grandes ganhos de potencia ha grandes percas de economia  _lol_ _lol_)

Isso também pode depender do mapeamento da mota, né  _pensador_?

Abraços _convivio_