O líquido de refrigeração é um fluido que deve ser mudado de x em x km ou de x em x tempo.
O arrefecimento do mesmo a seu posterior aquecimento a presença de algum ar no sistema de refrigeração, (no copo de expansão), vai alterando as suas características. Ao alterar-se as suas características vai perdendo a sua função de lubrificante, anticongelante, subida do ponto de ebulição, anti corrosão e anti calcário.
Para mudar-mos os liquido de refrigeração convém escolher um de boa qualidade, eu uso o que cá tenho em casa da Ford, 5 litros puro para diluir, 22 euros.
O material que vamos precisar.
Liquido de refrigeração a base de glicol, água destilada, um recipiente para fazer a mistura uma chave de estrelas.
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nunompires at 2011-01-14
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Decidi fazer uma mistura 50% de liquido com 50% de água destilada.
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Agora junto a agua destilada e misturo bem os dois líquidos abanando o recipiente.
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Vamos ao sítio onde se encontra o copo de expansão e abrimos o mesmo para ao drenar o liquido antigo este escorra mais facilmente
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Pegamos na chave de estrelas e desapertamos as braçadeiras dos tubos que se encontram na bomba de água.
Neste caso quem conhece as GTS repara que já não tenho o embelezador debaixo, retirei-o a uns meses para me ser mais fácil fazer algumas manutenções na mota e depois acabei por gostar de a ver assim sem os embelezadores:
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Depois como os tubos se encontram bem apertados no sitio, não conseguindo tira-los só com a força da mão, recorri a uma chave de fendas, fazendo pouca pressão entre o tubo de borracha e o tubo metálico da bomba, e fui puxando com a outra mão ate os retirar.
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Aqui esta o resultado de refrigerantes de má qualidade, usado nesta mota, numa revisão em que a mesma andava a perder agua por um tubo mal apertado.
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Depois desapertamos o parafuso de drenagem do líquido para fazer escorrer o resto de liquido antigo que se encontra ainda dentro da bomba de água.
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Depois de escorrer tudo bem escorrido, voltamos a montar tudo apertar bem, sem exagerar, para não ferir nenhum tubo nem porca e enchemos o copo de expansão ate ao máximo.
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Como o sistema tem ar, o liquido vai baixar assim que começarmos a andar de mota, por isso convém nos 1 dias, verificar se não existem fugas nas mangueiras que desapertamos e ir vendo o nível, pois ele vai descendo a medida que o ar vai subindo para o copo de expansão.
Todo este procedimento deve ser feito com o motor frio. Meter liquido de refrigeração frio num motor quente provoca choque térmicos que podem estalar ou danificar o motor.
Abraço