Geral > Mecânica

[Pastilhas] Quando as trocar?

(1/4) > >>

CCM:
Viva!

Como sabem as pastilhas de travão são uns dos componentes de desgaste. Mas o seu desgaste varia de condutor para condutor. Já vi pessoal a mudar aos 6000kms com também já vi a mudarem aos 30000kms.

Nos enlatados mais antigos as pastilhas têm uns avisadores metálicos que quando a pastilha chega ao fim da sua vida útil há uma fricção do avisador no disco emitindo um som de aviso. Nos mais recentes já é por sensor.

Não tendo a minha maxi (SYM GTS) os referidos sensores e a dificuldade de visualizar a "olho nú" o desgaste das pastilhas pergunto:

As pastilhas da Maxi têm algum mecanismo de aviso do fim da sua vida?  _pensador_

Abraço ;)

fozzie:
Quando fiz a revisão dos 9000 Km pedi para verificarem o estado das mesmas e a resposta foi a de que ainda estavam boas.

De facto ainda não noto qualquer dificuldade na travagem nem qualquer alteração que possa significar um estado degradado das pastilhas pelo que creio que ainda não será agora, aos 12000 Km, que as irei trocar.

Pela informação do Stand (Pedro da EP), a 'vida' das pastilhas dependerá sempre do modo de uso das mesmas, em consequencia ao tipo de condução. Deu exemplos que há as que não aguentem sequer 5000 Km mas tambem há as que aguentem até aos 20000 Km, no nosso modelo de moto.

big_waves:
Na minha S2 dá para ver quanto ainda tem para gastar, neste momento tem 15000 kms e ainda dão para mais uns 3000 kms.

RRufino:
Eu fui fazer a revisão dos 12000 kms (ainda não fui pôr no tópico devido) e já sei que devem durar mais 4000/5000 kms, com jeitinho duram os 6000 kms até à próxima revisão.

CCM como sugestão punha uma poll neste tópico, ex:

< 6000kms
6000 a 12000 kms
12000 a 18000 kms
>18000 kms

helio69:
Depende sempre do tipo de condução que se pratica... Quem faz mais estrada aberta terá pastilhas a durarem mais tempo...Eu por exemplo em 80km de ida e volta para o trabalho só uso os travões em cerca de 5km de percurso, o resto nem lhes toco. É muito diferente de quem faz apenas cidade que está sempre no pára e  arranca!

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa