Autor Tópico: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler  (Lida 17932 vezes)

Hookinha

  • Visitante
Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« em: 03 de Janeiro de 2011, 00:30 »
Boas!

Eu tive aqui a ler as opiniões que foram dando e o que retiro disto é que nenhuma das marcas referidas vale a pena. Ora o que me deixa ainda mais confusa!
Eu estou a tirar a carta de mota e ando a tentar descobrir o melhor para comprar. Sei que isto é tipicamente de rapariga dizer, mas percebo muito pouco e quando olho para uma moto sigo-me pelo seu aspecto. De carros conheço as marcas, cilindradas, etc, dos vários modelos, agora motas é nulo praticamente...
O que eu pretendo é uma maxi scooter que não seja muito cara (vou optar pela 2ª mão muito provavelmente) e que dê para as minhas voltinhas tornando-se mais económica que o carro.
Estive à procura na net e encontrei imensas Jonways, e até simpatizei com o aspecto e as poucas descrições que percebo... Mas já vi que será melhor poupar mais uns trocos e optar por uma Yamaha.. Certo? *

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #1 em: 03 de Janeiro de 2011, 11:22 »
No mercado de usadas tens alguma escolha, e se estás a tirar a carta, não estás limitada ás 125cc que neste momento têm os preços um bocado inflaccionados, mas na escolha  da maxi tens que ter em conta diversos factores, e para não estar a repetir aqui o que já foi dito tantas vezes, dá uma "voltinha" neste mesmo quadro porque já cá existem muitas dicas  ;)
 
Só depois de teres uma ideia mais precisa do que pretendes com ela, e depois de te sentares nalgumas para ver quais "vestes" melhor, é que deves pensar na marca.
 
As Eu-R/Jonway/Kreidler têm características muito específicas, e é necessário estar preparado para lidar com alguns problemas, mas quando a carteira é pequena, podem ser uma escolha. Temos várias aqui no clube, e os donos nem estão descontentes  _pol_
 
 

Jony

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #2 em: 03 de Janeiro de 2011, 19:14 »
podes sempre experimentar a Yamaha Majesty 125 que tem um preço de promoção excepcional, além de ser uma boa moto para iniciar.


Hookinha

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #3 em: 04 de Janeiro de 2011, 22:05 »
No mercado de usadas tens alguma escolha, e se estás a tirar a carta, não estás limitada ás 125cc que neste momento têm os preços um bocado inflaccionados, mas na escolha  da maxi tens que ter em conta diversos factores, e para não estar a repetir aqui o que já foi dito tantas vezes, dá uma "voltinha" neste mesmo quadro porque já cá existem muitas dicas  ;)
 
Só depois de teres uma ideia mais precisa do que pretendes com ela, e depois de te sentares nalgumas para ver quais "vestes" melhor, é que deves pensar na marca.
 
As Eu-R/Jonway/Kreidler têm características muito específicas, e é necessário estar preparado para lidar com alguns problemas, mas quando a carteira é pequena, podem ser uma escolha. Temos várias aqui no clube, e os donos nem estão descontentes  _pol_

Sim, tens razão no test drive! Isso é mais que ponto assente para mim! Já estive a ver um post sobre a compra da 1ª mota e tirei umas boas ideias daí. O meu problema é mais falta de conhecimento do mercado!

Em relação à cilindrada, penso que a 125 será mesmo a indicada para mim. Em termos de distância, preço, consumos e por ser a 1ª mota. Prefiro começar por "baixo" e ir subindo. A carta foi mesmo para aprender a andar de mota, já que o máximo de 2 rodas que experimentei foi bicicletas..! :P

Acho que estar sempre com problemas não é de todo o meu objectivo, procuro simplificar a vida... Por isso acho que vou optar por gastar mais uns euros e ir para uma marca "melhor". Acho que vou ponderar a sugestão do Jony, que achei piada à Majesty :)

De qualquer forma obrigada pelas sugestões e opiniões! *

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #4 em: 04 de Janeiro de 2011, 22:39 »
Olá Futura companheira,

Acho que já muito se falou desta e daquela marca... assim sendo, deixo-te aqui algumas 125 a ter em conta:

Honda PCX: acho que é uma mota boa para te iniciares, até porque é leve e extremamente económica
SYM GTS: Maior que a PCX, com consumos porreiros, é relativamente leve e manuseavel em cidade
Kymco Downtown: Maior que as que aqui referi, mais desportiva, com um excelente centro de gravidade, pneus, travões, etc... o preço reflecte bem a qualidade da mota, comparativamente às anteriores
Yamaha Majesty: é yamaha e ponto final... apesar de a achar mais uma scooter do que uma Maxiscooter... está entre a PCX e a GTS
Daelim S3: trás tudo e mais alguma coisa, é uma marca fiável e tem um bom preço

Opinião pessoal: nenhuma destas chega à minha Kymco  _lol_ eu não quero outra que não seja a Downtown quer na versão 125 quer futuramente na 300

Nota: Sendo a companheira do sexo feminino, e não querendo desvalorizar o sexo oposto, a Kymco é uma mota grande e talvez não seja ideal para as senhoras... mas temos cá casos de Senhoras com grandes máquinões :D

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #5 em: 04 de Janeiro de 2011, 23:04 »
Viva!

Acrescento mais uma à lista: Sym Symphony



A Kymco Downtown não é maior que a Sym GTS. É um pouco de nada mais alta.

Jokas ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #6 em: 04 de Janeiro de 2011, 23:08 »
Quando digo maior, digo mais encorpado  _careta_
Downtown rules  _mau_

 _convivio_

Mas sim, tb me esquecia da Symphony

 _convivio_

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #7 em: 05 de Janeiro de 2011, 10:16 »
Olá Futura companheira,

Acho que já muito se falou desta e daquela marca... assim sendo, deixo-te aqui algumas 125 a ter em conta:

Honda PCX: acho que é uma mota boa para te iniciares, até porque é leve e extremamente económica
SYM GTS: Maior que a PCX, com consumos porreiros, é relativamente leve e manuseavel em cidade
Kymco Downtown: Maior que as que aqui referi, mais desportiva, com um excelente centro de gravidade, pneus, travões, etc... o preço reflecte bem a qualidade da mota, comparativamente às anteriores
Yamaha Majesty: é yamaha e ponto final... apesar de a achar mais uma scooter do que uma Maxiscooter... está entre a PCX e a GTS
Daelim S3: trás tudo e mais alguma coisa, é uma marca fiável e tem um bom preço

Opinião pessoal: nenhuma destas chega à minha Kymco  _lol_ eu não quero outra que não seja a Downtown quer na versão 125 quer futuramente na 300

Nota: Sendo a companheira do sexo feminino, e não querendo desvalorizar o sexo oposto, a Kymco é uma mota grande e talvez não seja ideal para as senhoras... mas temos cá casos de Senhoras com grandes máquinões :D

Epá, esta dos excelentes pneus da Downtown não percebi... _pensador_ Estás a falar dos pneus que ficaram quadrados em várias Kimco's ou dos que não aderem no piso molhado, tal como os Maxxis da GTS?  _Rolley_
Só se estiveres a falar das dimensões!

Acho que a PCX é excelente para iniciação e se andares regularmente em cidade. Se pensares em saidas para AE's ou IC's, acho que a Majesty é uma muito boa opção. Não é muito volumosa e tem uma protecção aerodinâmica superior. Como os preços são equivalentes, é uma questão de gosto e tipo de utilização pretendida. Cada cabeça, sua sentença.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #8 em: 05 de Janeiro de 2011, 15:43 »
Sim confirmo, os pneus em si não são nada de especial... mas em termos de dimensão são óptimos :D


Hookinha

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #9 em: 05 de Janeiro de 2011, 19:09 »
Olá Futura companheira,

Acho que já muito se falou desta e daquela marca... assim sendo, deixo-te aqui algumas 125 a ter em conta:

Honda PCX: acho que é uma mota boa para te iniciares, até porque é leve e extremamente económica
SYM GTS: Maior que a PCX, com consumos porreiros, é relativamente leve e manuseavel em cidade
Kymco Downtown: Maior que as que aqui referi, mais desportiva, com um excelente centro de gravidade, pneus, travões, etc... o preço reflecte bem a qualidade da mota, comparativamente às anteriores
Yamaha Majesty: é yamaha e ponto final... apesar de a achar mais uma scooter do que uma Maxiscooter... está entre a PCX e a GTS
Daelim S3: trás tudo e mais alguma coisa, é uma marca fiável e tem um bom preço

Opinião pessoal: nenhuma destas chega à minha Kymco  _lol_ eu não quero outra que não seja a Downtown quer na versão 125 quer futuramente na 300

Nota: Sendo a companheira do sexo feminino, e não querendo desvalorizar o sexo oposto, a Kymco é uma mota grande e talvez não seja ideal para as senhoras... mas temos cá casos de Senhoras com grandes máquinões :D

Ah boa lista, era exactamente isto que procurava! Comparações e opiniões concretas e concisas sobre cada maxi :D! Agora fiquei mais inclinada para a Honda que para a Yamaha lol

Quanto à nota, não por ser senhora mas sim por ser baixa é que não vou para uma coisa grandalhona para já ;) ahah

CCM,
Essa parece-me demasiado pequenina e sinceramente a estética não me agrada muito..! Mas agradeço a sugestão :)!

Carlujo,
Vou fazer a ponte sobre o Tejo todos os dias que estudo na margem sul, continuas a achar a Yamaha superior à PCX para esse trajecto?

*

nneves2

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #10 em: 05 de Janeiro de 2011, 19:22 »
Boas, para ajudar ou baralhar mais, dá uma olhada por aqui.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=2391.0

Hookinha

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #11 em: 05 de Janeiro de 2011, 19:25 »
Boas, para ajudar ou baralhar mais, dá uma olhada por aqui.

http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=2391.0

Olá! Já tinha visto este tópico, mas francês e russo para mim são sinónimos por isso fiquei na mesma.. Acho as fotos giras, mas já as tinha visto lol Obrigada na mesma :P *

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #12 em: 05 de Janeiro de 2011, 22:28 »
Temos vários companheiros que vivem na margem sul e diariamente se deslocam para Lisboa nas suas PCX. Pelo que sei, estão muito satisfeitos. Os consumos desta scooter são praticamente imbatíveis, penso que ninguém faz médias superiores a 2,5 lt. Se és de baixa estatura, deve ser a maxi ideal para ti. Esteticamente, é muito bonita, mas acho que a protecção aerodinâmica (que faz falta na 25 de Abril) não é das melhores. Podes sempre comprar um ecrã mais alto, o que vai ajudar. Em manobrabilidade no meio do trânsito deve ser excelente, devido às suas dimensões compactas.
A Majesty é uma maxi com uma estética mais antiquada, que foi descontinuada (se não estou em erro) pela marca. Tem melhor protecção, devido às dimensões das carenagens frontais e ecrã. Acho que o espaço debaixo do banco é superior ao da PCX. A posição de condução também me parece mais confortável e quase de certeza o é se levares pendura.
Mas estou a falar das minhas observações a ambas e não por experiência. Lê alguns dos Diários de Bordo de companheiros com ambos os modelos que, com certeza, vais descobrir os pontos fortes dessas maxis.
Mas vou repetir a opinião de outros companheiros, experimenta ambos os modelos, como te sentes em cada uma delas.
Se a utilização for maioritariamente em cidade, com um pouco de AE's, a PCX com um ecrã mais elevado é, para mim, a melhor opção. Se fizeres mais estrada, com alguma circulação em cidade, a Majesty é um pouco melhor.
Vê também o que os concessionários te oferecem na compra, a compra do material de segurança aumenta o investimento.
Pensa bem, pesa os prós e contras, para depois da compra não te arrependeres.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Hookinha

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #13 em: 06 de Janeiro de 2011, 01:44 »
Ok! Vou investigar e incomodar os Sr's dos stands com imensas perguntas. Obrigada pelas infos (: *

Spyder70

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #14 em: 06 de Janeiro de 2011, 09:29 »
incomodar os Sr's dos stands com imensas perguntas

Incomodar???????????
Qual é o trabalho deles?

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1217
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #15 em: 06 de Janeiro de 2011, 12:01 »
Quando quiseres ver a Majesty, vai à Motobelas. São nosso parceiros, pelo que sei muito simpáticos e pelo que vi no site, estão a pedir 2395 € pela maxi, documentação incluída. Além disso, o serviço pós-venda funciona muito bem, todos os companheiros que lá vão dizem maravilhas. Não te esqueças de dizer que és membro do CPM, pode ser que consigas algo mais...  _Rolley_
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Hookinha

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #16 em: 06 de Janeiro de 2011, 12:28 »
Incomodar???????????
Qual é o trabalho deles?

Eu sei que é o trabalho deles, mas deve ser chato na mesma levar com um monte de perguntas *

Hookinha

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #17 em: 06 de Janeiro de 2011, 12:29 »
Quando quiseres ver a Majesty, vai à Motobelas. São nosso parceiros, pelo que sei muito simpáticos e pelo que vi no site, estão a pedir 2395 € pela maxi, documentação incluída. Além disso, o serviço pós-venda funciona muito bem, todos os companheiros que lá vão dizem maravilhas. Não te esqueças de dizer que és membro do CPM, pode ser que consigas algo mais...  _Rolley_

Se optar por uma nova sigo a tua dica, nem fica muito fora de caminho. :) *

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #18 em: 09 de Janeiro de 2011, 23:53 »
Já que estás indecisa entre a PCX e a Majesty, dou a minha opinião sobre a que tenho:

Honda PCX -

Económica quanto baste (não existe outra maxi com um consumo tão baixo)

Conforto não é dos melhores, pois a suspensão traseira é algo "seca" e dura.

Tem roda 14' o que é uma vantagem nos locais mais degradados, comparativamente a outras com roda 12' ou 13' e que são o que t~em uma boa parte das maxi 125cc

Tem um motor muito suave e conduz-se muito bem tanto em estrada como em cidade.

Os arranques são fulgurantes...falo a sério, puxa muito bem até aos 90km/h. A partir de aí já é mais difícil mas ainda passa alegremente os 100km/h

Sobre a protecção contra o vento é tudo verdade o que aqui foi dito e recomendo vivamente a negociar um ecrã alto para a PCX que melhora imenso na protecção do vento. Eu negociei na compra um ecrã da ERMAX e ficou muito bem estéticamente.

Resta referir que é muito fiável. No fórum francês das PCX à pessoal que já ultrapassou a barreira dos 15000 sem um únco problema.

Sobre a Yamaha não posso dizer porque não exprimentei, mas não é nem melhor nem pior que a Honda. Ambas são grandes marcas e com fiabilidade quanto baste.

Fica bem e espero ter ajudado. Fui o mais sincero possível no que escrevi.


Hookinha

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #19 em: 12 de Janeiro de 2011, 17:01 »
olha eu comprei lá nova
mas tambem tem uzadas por isso nao é perca de tempo lá ires vai a nivel de passeio e compra uns fofos de belas e vai lá ver é pertinho na rotunda grande tipo sabado de manha tambem estao abertos  topas _pol_

Não tendo carro torna-se mais complicado.. Vou mesmo ver se consigo ir lá numa folga de transportes. Vou procurar as indicações na net. Obrigada pela informação (: *

Hookinha

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #20 em: 12 de Janeiro de 2011, 17:26 »
Já que estás indecisa entre a PCX e a Majesty, dou a minha opinião sobre a que tenho:

Honda PCX -

Económica quanto baste (não existe outra maxi com um consumo tão baixo)

Conforto não é dos melhores, pois a suspensão traseira é algo "seca" e dura.

Tem roda 14' o que é uma vantagem nos locais mais degradados, comparativamente a outras com roda 12' ou 13' e que são o que t~em uma boa parte das maxi 125cc

Tem um motor muito suave e conduz-se muito bem tanto em estrada como em cidade.

Os arranques são fulgurantes...falo a sério, puxa muito bem até aos 90km/h. A partir de aí já é mais difícil mas ainda passa alegremente os 100km/h

Sobre a protecção contra o vento é tudo verdade o que aqui foi dito e recomendo vivamente a negociar um ecrã alto para a PCX que melhora imenso na protecção do vento. Eu negociei na compra um ecrã da ERMAX e ficou muito bem estéticamente.

Resta referir que é muito fiável. No fórum francês das PCX à pessoal que já ultrapassou a barreira dos 15000 sem um únco problema.

Sobre a Yamaha não posso dizer porque não exprimentei, mas não é nem melhor nem pior que a Honda. Ambas são grandes marcas e com fiabilidade quanto baste.

Fica bem e espero ter ajudado. Fui o mais sincero possível no que escrevi.

Agradeço a sinceridade e as dicas. Fui hoje ao stand e sentei-me numa.. E foi mesmo amor à primeira vista. Nunca tinha visto uma ao vivo (ou se vi nem sabia o que era lol).. Está mais que escolhida!

No stand que vi (que é mesmo da Honda, nas torres de campolide), oferecem aquele vidro mais alto. Esteticamente até achei mais bonito. Oferecem também o alarme, no valor de 200€ segundo o sr. Em relação ao preço, 2400€ e qualquer coisa, mais 200€ de legalização... Isso foi a parte que menos gostei, mas facilitam o pagamento.

Entretanto estou à procura de uma em 2ª mão, mas sinceramente não me parece muito fácil..! *

Fábio Baeta

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #21 em: 12 de Janeiro de 2011, 19:42 »
Hookinha,

Tens aqui, no CPM, um companheiro que está a vender a PCX dele... e com jeitinho, ele talvez ta traga de Santarém para Lisboa  _anjo_

Passa nos classificados CPM

 _convivio_

Hookinha

  • Visitante
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #22 em: 16 de Janeiro de 2011, 13:21 »
Hookinha,

Tens aqui, no CPM, um companheiro que está a vender a PCX dele... e com jeitinho, ele talvez ta traga de Santarém para Lisboa  _anjo_

Passa nos classificados CPM

 _convivio_

Já não está à venda.. De qualquer forma acho que vou optar por uma nova, que os preços da 2º mão não compensam neste caso (: *

Offline Sapiens21

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2010
  • Mensagens: 12447
  • Localidade: Évora
Re: Dúvida EU-R/ Jonway/ Kreidler
« Responder #23 em: 19 de Janeiro de 2011, 22:42 »
Sim, de facto a diferença da usada para a nova não é ainda muito significativa.
Mas até se compreende, pois a PCX saiu à pouco tempo e a desvalorização da Honda não é tão rápida quanto noutras marcas... scooter_

Fica bem