Autor Tópico: Como posso aumentar a potência do motor da minha Mota?  (Lida 20594 vezes)

Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Como posso aumentar a potência do motor da minha Mota?
« em: 02 de Janeiro de 2011, 06:28 »
Muitos de nós gostariam de ter mais alguma potência nos seus motores, aqui deixo alguma informação que pode ser útil a alguns:

Qualquer grande marca actual segue algumas premissas na hora de projectar uma mota:
•    tentativa de adequar a mota a um certo limite de preço;
•    necessidade de estar de acordo com os padrões de emissões poluentes
•    desejo de fornecer o máximo de vida útil e fiabilidade.
Estas alternativas geralmente colaboram bastante para a melhoria em termos de desempenho. Há diversas maneiras de criar mais potência a partir de um motor  stock. Aqui estão vários exemplos (do menos ao mais difícil/caro):
•   Mudar o chip do computador (Centralina;CDI) – em algumas ocasiões  pode-se alterar o desempenho do motor  trocando o chip ROM na unidade de controle do motor (CDI;Centralina) ou fazer o reprogramação  da centralina, alguns computadores permitem que se faça um  remapeamento dos mapas de injecção.
•   Deixar o ar entrar mais facilmente - como o piston se move para baixo na marcha de entrada(admissão), a resistência do ar pode roubar força ao motor.  Já alguns anos que várias motas usam múltiplas entradas de ar  polidas para eliminar a resistência do ar, ou optar por instalar um sistema de admissão directa.
•   Permitir que a exaustão saia mais facilmente – se a resistência do ar ou a pressão – traseira dificultar a descarga dos gases de escape, esta rouba energia. Se o tubo de escape for muito pequeno ou o silenciador for muito resistente ao ar, pode resultar numa maior pressão traseira.   Os sistemas de escape de alto desempenho usam tubos de comunicação, grandes  e silenciadores de fluxo livre para eliminar a pressão traseira, também existem umas ligaduras com resistência a alta temperatura que se enrolam a volta dos colectores de escape em que a sua função e manter os colectores o mais quentes possível, isso aumenta a temperatura dos gases de escape, que por sua vez, + temperatura mais velocidade de saída de gazes, menos pressão traseira, + potência.
•   Trocar os tubos de comunicação e os cames – muitos motores de stock tem  uma válvula de admissão/ escape. Colocar uma cabeça de 4 válvulas por cilindro melhora bastante o fluxo de ar de entrada e saída do motor e isto pode melhorar a força.
•   Aumentar a actividade do cilindro – prender mais ar (consequentemente mais combustível)   num cilindro de um certo tamanho pode-se aumentar a força deste cilindro – do mesmo modo que aumentando o tamanho do cilindro. Turbo compressores e compressores pressurizam o ar que entra para introduzir mais ar no cilindro. Muitos fabricantes produzem compressores e turbo compressores para carros que posteriormente são adaptados em motores de motas
•   Arrefecer o ar que entra – comprimir o ar aumenta a sua temperatura. O ideal é ter o ar mais frio possível dentro do cilindro, pois quanto mais quente o ar, menos ele se expande quando a combustão acontece.
•   Deixar tudo mais leve – peças mais leves ajudam a melhorar o desempenho do motor. Cada vez que o piston muda o sentido (admissão, escape), ele usa  energia para mudar de sentido.   Quanto mais leve for o piston, menos energia ele consome. Peças mais leves também permitem que o motor gire mais rápido, fazendo mais rotações e logo debitam mais potencia.
•   Aumentar a  compressão – quanto mais alta for a compressão, mais força é produzida. Quanto mais comprimida a mistura ar/combustível, mais probabilidade existe dela se  inflamar espontaneamente (antes que a vela produza a faísca). As gasolinas com mais octanas  evitam este tipo de combustão antecipada. É por isso que carros super desportivos ou os motores TSi da W geralmente precisam de gasolinas com mais octanas. Uma forma simples de aumentar a compressão de um motor e rebaixar a cabeça do motor.
•   Aumentar a deslocação – mais deslocação significa mais força, pois mais gás é queimado durante cada movimento do motor. Pode-se aumentar a deslocação aumentando o tamanho dos cilindros.

Ao tentar aumentar a potência, considere a economia que  faria se comprasse um motor novo,  ou uma mota com mais cc e com melhor desempenho.

Fonte:
http://carros.hsw.uol.com.br/questao395.htm

Com as devidas alterações

« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, 20:18 por nunompires »
[/URL]

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Como posso aumentar a potência do motor da minha Mota?
« Responder #1 em: 02 de Janeiro de 2011, 11:33 »


Muito bom este tópico Nuno! _palmas_


Sabendo que algumas destas alterações são mais exequíveis do que outras, quais recomendas, tendo em conta a facilidade de aplicação numa Maxi?
 _convivio_
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, 21:11 por Ferro »


Offline nunompires

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Abr 2010
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 250 I
Re: Como posso aumentar a potência do motor da minha Mota?
« Responder #2 em: 02 de Janeiro de 2011, 20:34 »
Não sendo especialista em modificações em motores de gasolina, pois o meu passatempo era os motores diesel, posso invocar estas.
Sem prejudicar os consumos nem fiabilidade do motor:
- Admissão directa de ar, e escape (linha completa), ou filtro de rendimento de caixa tipo KN.
-Optar por um óleo de motor de maior qualidade
- Cabos de velas em silicone, velas melhores (Prata)
- Adicionar ao óleo do motor um aditivo com MoS2 (anti-fricção).

Faço a ressalva aqui que quando se monta uma admissão directa (filtro de rendimento) e escape, tem que se afinar sempre a mota, pois ao estar-mos a deixar entrar mais ar, não significa que entre mais gasolina, e isso pode levar a que a mistura (ar/gasolina) fique demasiado pobre e logo em vez de ganharmos potencia, perdemos potencia.
Também qualquer admissão maior de ar, para resultar em ganhos significativos, deve ser acompanhada sempre com uma maior saída de gases, logo é essencial mudar a linha de escape.
Também pode-se em vez de mudar a linha de escape, retirar o escape, e polir colectores de escape por dentro e cortar a (pilinha) da ponteira, não sendo perfeito, trás alguns ganhos e é uma solução mais barata.
Também a juntar a esta modificação manual pode-se comprar as ditas ligaduras para enrolar a volta do colector de escape, mas aqui faço a ressalva para que nalguns casos o colector não estar preparado para atingir maiores temperaturas e poder estalar num médio, curto prazo.

 _vinho_
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2011, 09:40 por nunompires »
[/URL]