Geral > Vestuário

Como escolher as luvas de Inverno para a Maxiscooter

(1/6) > >>

Ferro:

Apesar de não serem de uso obrigatório como o capacete, as luvas são acessórios essenciais para os utilizadores de duas rodas.  Elas protegem em caso de queda e mantém as mãos quentes, garantindo o controle do seu veículo, independentemente das condições meteorológicas.
Alguns Scootards preferem utilizar as protecções tipo manga que se colocam nos punhos do guiador, no entanto, estes muitas vezes interferem com as manobras sinuosas que nos vemos obrigados a fazer no trânsito citadino e, em caso de queda, não garantem protecção.
É fundamental escolher luvas feitas com materiais de qualidade, nomeadamente as fibras sintéticas objecto de patentes registadas por diversas empresas do sector petroquímico.
A protecção conferida pelas luvas tem que ser eficiente do ponto de vista térmico pois no Inverno quando a temperatura exterior é de 5°C, o efeito "windchild" leva a que esta desça 1ºC a cada 10 km/h. Isto implica que a 110 km/ h a temperatura sentida seja de cerca de -10°C.  Isso é muito frio!
Tenha em especial atenção que a forma das luvas deverá ser adequada à utilização no guiador, e por esta razão as luvas para motociclista são especiais e não deverão ser improvisadas adaptações com luvas de ski ou snowboard, entre outras. Não deverá utilizar luvas sem dedos pois a protecção que estas garantem é bastante reduzida.




Calor e protecção
Gore-Tex, Sympathex, Thinsulate, MP +, Windtex, Drystar, Hippora… As luvas de inverno eficazes podem ser feitas nestes materiais patenteados e que são impermeáveis e respiráveis. Para uma máxima protecção contra os elementos - e, portanto, para manter o controle sobre a sua máquina em todas as ocasiões - deve optar por acessórios com estes componentes técnicos, mas mesmo assim é necessário algum cuidado na escolha, pois algumas luvas de gama baixa, possuem inserções demasiado finas ou de má qualidade. 
Com estes materiais, as luvas de moto são comparáveis ao material de escalada para alta montanha.  No entanto, é necessário ter atenção a outro factor: resistencia à abrasão, pois o asfalto é mais áspero do que a neve! O couro é um material que pode fornecer alguma protecção, mas existem outras opções mais robustas. A indústria petroquímica, mais uma vez propõe materiais ultra-resistentes que devem ser dispostos nas palmas das mãos, de lado ou no interior dos dedos.  No exterior a protecção é fornecida por conchas (carbono, kevlar ...) ou por artigos reforçados (d3o, EVA ...).

Liberdade de movimentos
Depois destas considerações sobre os componentes técnicos, vamos debruçar-nos sobre a escolha das luvas indicadas para a sua mão. A palavra-chave é conforto. 
A mão não deve ficar apertada, como se estivesse algo a comprimi-la, pois assim a circulação sanguínea é dificultada e o frio penetra mais facilmente. Quando a mão está aberta a luva também não deverá apresentar pregas na palma da mão.  Os dedos não deverão ficar estrangulados no final da luva para garantir algum conforto, no entanto, também não deverá sobrar luva no final dos dedos.... Escolha luvas com punho longo, o que irá permitir que você coloque a manga do blusão por dentro.  Não esquecer que um bom par de luvas de inverno deverá dispor de, pelo menos, dois pontos de fixação.  A base do punho em primeiro lugar, geralmente sob a forma de velcro e um segundo aperto ao nível do ante-braço.
A liberdade de movimentos deve ser óptima.  Por isso não está recomendado o uso de luvas finas interiores, pois apesar de favorecerem o aquecimento, estas podem dar a sensação de que a mão está imobilizada. Isto pode ser evitado com a utilização de luvas interiores feitas em materiais de alta qualidade específicos para esse fim.

Orçamento e aspectos práticos
Devido à natureza técnica dos materiais utilizados e os complexos processos de fabrico as luvas de inverno podem ficar um pouco caras.  No entanto, a partir de algumas dezenas de euros já poderá encontrar produtos eficazes.  Alguns fabricantes propõem diversidade e qualidade dos componentes externos.  Outros optam pelas alternativas ao nível das texturas internas para aumentar o conforto (com interiores em veludo, por exemplo). Outros ainda, concebem modelos práticos, que possuem, por exemplo, materiais macios colocados ao redor do polegar para enxugar as viseiras sem riscar. Finalmente, em matéria de segurança, algumas luvas apresentam reforços de alta qualidade dispersos por toda a superfície em zonas de potêncial contacto com o solo em caso de queda, assim como inserções retro-reflectivas.
Um bom par de luvas para o inverno, no entanto, pode passar sem esses pequenos extras que encarecem extraordinariamente a factura a pagar… Se o seu orçamento está apertado, não se preocupe, pois existem gamas de preço razoável.  Assim, mesmo em pleno inverno, enfrentando o frio cortante, terá ao seu dispor um par de luvas que providenciarão protecção em caso de queda e defesa contra o frio e a chuva.


Na loja
Ao adquirir uma luva, é fundamental que verifique sempre se esta é do tamanho adequado. Para tal, calce uma luva que ache que se aproxima do tamanho da sua mão e verifique se a sente justa mas não apertada, não restringindo qualquer movimento. A ponta dos dedos, por sua vez, deve estar ligeiramente livre e não tocar em material. Com a utilização, a luva poderá alargar um pouco e adaptar-se à forma da mão, mas o comprimento não mudará consideravelmente. Em luvas que tenham ajuste de pulso, aperte de modo a que fique confortável e seguro. Verifique que não consegue tirar a luva com a outra mão.
As luvas de pele, por serem feitas em materiais de origem natural têm um maior grau de dilatação. Se a luva que vai adquirir é deste tipo, prefira uma tamanho ligeiramente mais justo do que o ideal.
Nas luvas de Inverno com protecção térmica, é necessário um pequeno espaço entre o forro e a mão para circulação de ar. Nestes casos prefira uma luva um pouco mais larga.

Em resumo

* Escolher luvas em materiais impermeáveis e respiráveis (Gore-Tex, Sympathex, Thinsulate, MP +, Windtex, Drystar, Hippora ...). 
* As luvas deverão ter materiais resistentes à abrasão com presença de conchas ou reforços de material.
* Evitar que a mão fique sob pressão para garantir um fluxo sanguíneo adequado e circulação interna de ar.
* Escolher sempre luvas de tamanho adequado independentemente do preço. Se as luvas que estão em promoção não são do seu tamanho exacto, não compre, pois será dinheiro deitado à rua.
* Prefira luvas de punho alto e com dois pontos de aperto. 
* Evite utilizar sub-luvas.Fontes:
http://www.scooter-station.com/Bien-choisir-ses-gants-pour-l.html
http://material.drenaline.net/produtos/pdf/MANUAL%20DE%20LUVAS%20DRENALINE.pdf
traduzido e adaptado por amadeu ferro/2010

Sapiens21:
Belo artigo...chamo-lhe artigo porque realemente a descrição está muito completa e abrange uma variedade de materiais para as mais diversas situações.

As minhas luvas são umas RaoTex, cujo material é o Thinsulate...um dos que foram mencionados.

Fica bem

neves:
Parabéns!!!  _palmas_ _palmas_ _palmas_

Mais um óptimo tópico, muito útil quer para quem está agora a dar os primeiros passos neste mundo das 2 rodas (e por 1ºs passos, entenda-se "viver o 1º inverno em cima da scooter"), quer para quem já cá anda há algum tempo mas nunca se tinha debruçado sobre este assunto.

Um aspecto que eu já tinha reparado tem a ver com a utilização de luvas interiores... eu tenho umas de seda, indicadas para serem usadas como luvas interiores (secção de neve da Decathlon ;D) mas por vezes parece que fico sem sentir muito bem alguns dos comandos da moto... especialmente o punho do acelerador. No entanto, quando o frio é muito sabe bem tê-las calçadas.

Cumps e boas curvas  _convivio_

ffmarques:
Ferro, Excelente artigo.  _palmas_  _palmas_

Todo o equipamento de protecção activa ou passiva usado para andar de moto, deve garantir acima de tudo uma boa proteção mas ser igualmente confortável.

As luvas são bem um exemplo disso. Se não nos sentirmos confortáveis ou a sensibilidade seja reduzida, isso pode influênciar a nossa condução.

Por isso, grande artigo e bem ilucidativo para quem quer/precisa de comprarluvas ou analisar se as que usa são as mais indicadas.  _pol_

smassa:
As luvas n são obrigatórias mas deviam ser, quer faça sol ou frio.

As minha luvas:

São perfeitas... mas são de verão, perfuradas...  _pol_


agora ando com as do marido (ligeiramente grandes  _corado_ mas desenrasca!



 scooter_





Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa