Autor Tópico: [S2 125 FI] Travagem à chuva  (Lida 17339 vezes)

numibesi

  • Visitante
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #25 em: 19 de Fevereiro de 2014, 09:22 »
Confirmo , na minha é igual. Depois de aquecer já não se nota.

Cumprimentos

Não dúvido, mas por exemplo eu saio do Seixal e quando chego à ponte, na fila para pagar, naquele para-arranca acontece o mesmo, e por vezes em andamento tipo 70-80Km/h noto por vezes que parece que desacelero e acelero repentinamente, mas o punho não mexeu  :-?

Acho que tenho mesmo de ir ver a correia  :-?

E aproveitando e peço desculpa por estar a roubar um pouco o tópico...

Se travar um pouco mais (combinado) a mota vai abaixo, se estiver parado e me ajeitar no banco, tipo saltar e sentar, sem ela estar no descanso central, a mota desliga, estou a achar este comportamento muito estranho  _pensador_

A algum dos presentes também aconteceu/acontece o mesmo?

Já li algures aqui no forum que seria fios no carburador, para tirar a tampa debaixo do banco e verificar se há algum deteriorado, mas a minha é a injecção!? (sim tb sou nabo nas mechanics)

Abraço,  _pt_

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #26 em: 19 de Fevereiro de 2014, 13:01 »
Bom dia.
Vou meter o bedelho:

"[...]se estiver parado e me ajeitar no banco, tipo saltar e sentar, sem ela estar no descanso central, a mota desliga, estou a achar este comportamento muito estranho" (Numibesi).
Companheiro, uma coisa que pode estar a acontecer é um problema com a "pata de cabra", o nome que os espanhóis dão ao apoio lateral. Como sabe, esse apoio tem um interruptor que desliga a moto em caso de abertura do apoio lateral.
O companheiro pode ter uma avaria no interruptor de pressão que esse apoio fecha/abre, produto de um mau contacto/prisão, ou mesmo a mola interna pasmada, daí a ordem de desligar ao motor.
Aconselho-o a verificar a fixação do interruptor à estrutura da mota (pode estar solta coma vibração), e também o seu funcionamento:
ponha o motor a trabalhar e abra o apoio lateral, a mota desliga, Ok; ponha o motor a trabalhar e dê toques na zona do interruptor, sem o abrir, para ver se a vibração faz actuar o interruptor.
Há uma medida preventiva que eu costumo fazer: coloco óleo "maravilha" (WD40 - não tenho acções na empresa, advirto).

Quanto à travagem. Sim, pode haver pastilhas mais macias que alonguem a distância de travagem, isso exige mais cuidado com o punho mantendo maior rotação do motor, idêntico ao baixar de mudança nas motos de caixa clássica, mas, como nestas, há que fazê-lo com parcimónia para não derrapar a roda motora.
Colocar pastilhas mais abrasivas, só com o conselho do concessionário (lembro-me de há anos ter de substituir uns discos de um "Punto" porque o mecânico pôs (sem meu conhecimento que só gosto de origem) umas pastilhas todas "GT" para as quais os discos não estavam preparados... O concessionário, se não for apenas vendedor, certamente terá informação para lhe dar.

Por fim: A travagem combinada ajuda mas não resolve tudo! Eu fiei-me nela numa Suzi 125 e num aperto fui ao chão.
Alinhar a moto, travão da frente 70% (há quem fale em 80% mas quem mede na altura...) e de trás o resto para compensar a deslocação de massa para a frente. É isto que se ensina nas escolas de condução e pode ser lido nos mais fiáveis sítios de motociclismo.  A travagem combinada, significa doseamento automático frente/trás, corrige o travamento nas situações a baixa velocidade, mas em apertos pode falhar. E com chuva, meu caros, manter a baixa velocidade, rotação controlada pelo punho e travar docemente a moto sem brusquidão. Experimentem o exercício de dar um pouco mais à frente que atrás ao travar, mecanizando o processo. Há quem anda de moto e se regozije de nunca ter utilizado o travão traseiro (obviamente nunca se colocaram em posição para tal...). O facto da Suzi não ter mudanças não fez com que deixasse de utilizar o motor para travar (uma scooter não é só abrir e fechar punho à maluca, há que senti o motor através dele), foram  19 mil e as pastilhas estavam lá para mais uma carrada deles
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #27 em: 19 de Fevereiro de 2014, 15:28 »
Não dúvido, mas por exemplo eu saio do Seixal e quando chego à ponte, na fila para pagar, naquele para-arranca acontece o mesmo, e por vezes em andamento tipo 70-80Km/h noto por vezes que parece que desacelero e acelero repentinamente, mas o punho não mexeu  :-?

Acho que tenho mesmo de ir ver a correia  :-?

E aproveitando e peço desculpa por estar a roubar um pouco o tópico...

Se travar um pouco mais (combinado) a mota vai abaixo, se estiver parado e me ajeitar no banco, tipo saltar e sentar, sem ela estar no descanso central, a mota desliga, estou a achar este comportamento muito estranho  _pensador_

A algum dos presentes também aconteceu/acontece o mesmo?

Já li algures aqui no forum que seria fios no carburador, para tirar a tampa debaixo do banco e verificar se há algum deteriorado, mas a minha é a injecção!? (sim tb sou nabo nas mechanics)

Abraço,  _pt_

Isso assim realmente é estranho. A parte dos solavancos mesmo depois de fazeres esses kms.


A parte do ir abaixo e vamos pensar positivo pode ter mesmo a ver com o corte de corrente do descanso lateral, ou ( aconteceu-me 1 vez! ) um parafuso que aperta os bornes da bateria estar meio solto, talvez devido a um mau aperto anterior e trepidação. Mas pensando bem se fosse isso ficavas com o painel desligado e tudo....sem informação nenhuma! Se isso não acontece esquece esta ultima deixa.
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz 

Offline santos466

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1318
  • Localidade: Damaia
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Fazer 600
Re: [S2 125 FI] Travagem à chuva
« Responder #28 em: 19 de Fevereiro de 2014, 15:37 »
......

Por fim: A travagem combinada ajuda mas não resolve tudo! Eu fiei-me nela numa Suzi 125 e num aperto fui ao chão.
Alinhar a moto, travão da frente 70% (há quem fale em 80% mas quem mede na altura...) e de trás o resto para compensar a deslocação de massa para a frente. É isto que se ensina nas escolas de condução e pode ser lido nos mais fiáveis sítios de motociclismo.  A travagem combinada, significa doseamento automático frente/trás, corrige o travamento nas situações a baixa velocidade, mas em apertos pode falhar. E com chuva, meu caros, manter a baixa velocidade, rotação controlada pelo punho e travar docemente a moto sem brusquidão. Experimentem o exercício de dar um pouco mais à frente que atrás ao travar, mecanizando o processo. Há quem anda de moto e se regozije de nunca ter utilizado o travão traseiro (obviamente nunca se colocaram em posição para tal...). O facto da Suzi não ter mudanças não fez com que deixasse de utilizar o motor para travar (uma scooter não é só abrir e fechar punho à maluca, há que senti o motor através dele), foram  19 mil e as pastilhas estavam lá para mais uma carrada deles

Completamente de acordo e sempre foi assim que conduzi desde que me lembro como motard!  _pol_

Agora como scootard ....MAS numa Daelim S2 vi-me obrigado a inverter as percentagens! por muito estranho que pareça ainda por cima vindo de uma mota "normal" em que realmente carregava pouco no travão traseiro.

A S2 tem a travagem combinada até bastante equilibrada ( dando a sensação de quase 50/50) . Ao travar forte não sentes a traseira a rabear nem a frente a afundar , mas sim todo o centro da scooter é que "amocha" ! O uso do travão da frente neste caso serve só de complemento para que a travagem seja mais rápida e eficaz.  SE....e digo SE travasse BEM à frente aí sim tinha todo o sentido usar o da frente e só o traseiro para complementar.

Eu antigamente pensava que era só a minha, mas aqui no fórum parece ser comum a todos esta falha na travagem dianteira.  Acredito que muita malta que tenha tido a S2 como 1ª mota/scooter e que depois passa para outras montadas tenha que reaprender um pouco a travar ....à maneira "normal" !

Abracinhos e boas curvas!
"...façam o que vos dá prazer e ponham de lado o que vos faz sentir mal ! " - By JorgeVaz