Autor Tópico: Farois Riscados - reparação  (Lida 13369 vezes)

Jsantos

  • Visitante
Farois Riscados - reparação
« em: 20 de Novembro de 2010, 19:32 »
Companheiros,
A poucos dias li em qualquer local (espero que não tinha sido neste forum) como reparar farois riscados, hoje testei na minha maquina, ficou impecável.
material : lixadora electrica, lixa fina (de àgua), massa de polir, fita isoladora e um pano +- macio
Isolar toda a zona em volta da parte a reparar, lixar com lixa muito fina, sempre molhada, ate eleminar todos os riscos. Após esta operaçao o farol fica muito liso mas baço. Subtituir a lixa da lixadora por um pano (utilizei uma velha camisa de algodão). Aplicar a massa de polir por toda a zona a reparar e utilizar a lixadora com o pano no lugar da lixa. Fazer esta operação com algum cuidado, não deixar a lixadora trabalhar muito tempo no mesmo sitio. Se necessário repetir esta operação. No meu caso poli 3 vezes.
Tinha uns riscos bastantes fundos num farol dos piscas ficou impecável.
Nota: Os picas e farois são de plastico na  minha maquina, mas onde li, esta operação era feita em farois de vidro.
Boas curvas e rectas tambem.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Farois Riscados - reparação
« Responder #1 em: 20 de Novembro de 2010, 19:39 »
Brico sem fotos não vale... ;D


Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Farois Riscados - reparação
« Responder #2 em: 20 de Novembro de 2010, 23:50 »
Já reclamei livros de instruções por não ter "bonecos"... vá... não nos escondas nada...
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Jsantos

  • Visitante
Re: Farois Riscados - reparação
« Responder #3 em: 21 de Novembro de 2010, 12:26 »
Companheiros,
As minhas desculpas, pela falta de fotos _martelada_. Ainda tireis com o telemóvel mas este é tão bom que nem o farol quase se vê.
 Posso por foto agora que o farol está reparado, mas acho que assim já não tem interesse. Optimo seria o antes e depois.

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: Farois Riscados - reparação
« Responder #4 em: 21 de Novembro de 2010, 12:29 »
Podes por o farol reparado pois sempre ficamos com uma imagem do resultado final... 8)


Rui Bernardo

  • Visitante
Re: Farois Riscados - reparação
« Responder #5 em: 21 de Novembro de 2010, 15:50 »
O resultado final sempre será melhor que nada, bota lá as fotos  _pol_

Jsantos

  • Visitante
Re: Farois Riscados - reparação
« Responder #6 em: 30 de Novembro de 2010, 16:18 »
Aqui está a foto do farol reparado, os riscos estavam na zona da lampada

Utilizando o mesmo sistema reparei riscos da viseira do capacete, o resultado não foi tão bom como no farol, nota-se uma pequena mancha na zona reparada, mas fica bem melhor que com os risco (possivelmente polindo toda a viseira já não se nota-se a mancha, será o proximo trabalho)



resultado final (na foto a mancha não se consegue ver



mjm

  • Visitante
Re: Farois Riscados - reparação
« Responder #7 em: 30 de Novembro de 2010, 22:53 »
Também já efectuei esta operação num dos faróis do meu carro. Os faróis são em acrílico. O resultado final foi muito bom. Ficaram os dois iguais um ao outro (um é novo e o outro não).

O problema é que passado uns tempos o farol mais velho voltou a ficar com o acrílico amarelado.

Já li algures que existe um produto para "selar" o polimento e fazer com que o acrílico não volte a ficar amarelo.

Tanto o polish (que eu usei) como este produto são da 3M. Mas só descobri o polish à venda. O tal produto de selagem nem vê-lo.

mjm

  • Visitante
Re: Farois Riscados - reparação
« Responder #8 em: 01 de Dezembro de 2010, 13:05 »
Existe o "Scotchguard Protection Film" mas não sei onde se adquire e o seu preço....

ZEV

  • Visitante
Re: Farois Riscados - reparação
« Responder #9 em: 06 de Dezembro de 2010, 19:03 »
Selantes:

http://www.detailstore.pt/index.php?cPath=81_27



Aqui um tópico sobre polimento de ópticas, feito de uma forma um pouco mais 'controlada':
http://www.carpremium.net/forum/showthread.php?365-%D3pticas-como-Polir



Não convém muito 'inventar' com lixadoras, porque se corre mal... não há volta a dar.
As máquinas de polir têm velocidades inferiores, pelo que são mais permissivas a iniciados.

jose lobo

  • Visitante
Re: Farois Riscados - reparação
« Responder #10 em: 28 de Dezembro de 2010, 23:40 »
Caros amigos á pouco tempo começou na parte superior dos farois a parecer riscos que eu pensava que era a malta nova com as calças de ganga com os pinos metalicos sentados no carro que fazia aquilo.Levei o carro a oficina de pintura para me tirarem uns riscos que ele tinha quando o pintor meu amigo me chamou á tenção dos farois.O meu carro é um astra gtc e ele disse que os riscos era o vernis que os farois trazem quando são novos a estalar devido ao sol e então deu-me a dica com lixa de agua muito fininha disfarçar os riscos porque a porcaria dos farois são todos em plastico já não são em vidro como os antigos tinham.Agora para polos como novo teêm que retira-los e colocar uma nova camada de vernis ou seja são 80 euros.Ele amostrou-me uns farois de um fiat punto antes e depois de levar o vernis e é como a noite para o dia ficaram novos enquanto estavam amarelos e bassos. scooter_ scooter_ scooter_ scooter_ scooter_