Autor Tópico: 10 Regras para conduzir em Grupo  (Lida 52036 vezes)

Admin3

  • Visitante
10 Regras para conduzir em Grupo
« em: 15 de Novembro de 2010, 11:32 »
1. Verificar o estado das motos

Se não conhece todos os membros do grupo, verifique o estado das motos e a situação dos seguros de cada um. Não se trata de "brincar aos polícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um dos motards se apresentar sem o seguro válido ou com uma moto equipada com pneus lisos, recuse-o.


2. Prever o itinerário

A fim de melhorar o prazer da viagem, caso não tenha um sistema GPS, obtenha um itinerário detalhado do percurso previsto, com uma fotocópia do mapa das estradas e o percurso assinalado com marcador colorido e um "road-book" em que estejam assinaladas as principais mudanças de direcção. Esta folha de papel (formato A4) será metida no saco colocado sobre o reservatório. Mais vale prever com antecedência as paragens da viagem (hotel, restaurantes, visitas...) e comunicar um horário aproximado e as direcções destes pontos de encontro para o caso de um dos participantes se perder. Por outro lado, não hesite em parar nos cruzamentos mais importantes.


3. Enquadrar os novatos

Ajude os novos condutores e coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajecto. Evite ultrapassagens salvo em caso de força maior.


4. Ultrapassar um após o outro

Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.


5. Respeitar as distâncias de segurança

Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, sobretudo se o pavimento estiver húmido.


6. Antecipar as manobras

No caso de mudança de direcção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a activar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.


7. Vigiar a retaguarda

Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efectuar meia-volta.


8. Em linha recta, condução em escada

A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O "leader" deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.


9. Olhar longe para a frente

Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajectória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajectória.


10. Uma bóia de salvação: o telefone

Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, no "road-book" você teve o cuidado de lhe escrever um número de telefone (eventualmente com um respondedor automático de chamadas) onde será suficiente que ele deixe uma mensagem clara, indicando o local do percurso em que esperará a vossa chegada.


Fonte: Clube Pan-European de Portugal: http://www.clubepaneuropean.org/tecnicas_conducao.asp#grupo


Conselho CPM:

Antes da partida, verificar os membros que não têm VIA VERDE. Estes deverão circular imediatamente atrás do Road Líder e abandonarem a caravana assim que se aproximar a praça de portagens devendo posteriormente recolocarem-se nas posições ocupadas anteriormente de forma a que o Road Líder confirme que a caravana está recomposta e possa acelerar o ritmo de marcha da caravana.
« Última modificação: 11 de Abril de 2011, 22:16 por Admin3 »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2011, 09:40 »
Apesar de estar em Inglês, este trabalho deve ser de leitura obrigatória antes de participar pela 1ª vez num evento:
 
 

 
 
Fonte: http://msf-usa.org/index_new.cfm?spl=2&action=display&pagename=Library
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2015, 03:42 por Admin13 »

Macsword

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #2 em: 19 de Abril de 2011, 10:07 »
Isto está bem porreiro.
Gostei de ler, muito útil.  _pol_

1SARSILVA

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #3 em: 19 de Abril de 2011, 10:26 »
 _pol_ _pol_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Muito bom.
Gostei de ler.

Offline Jorge de Almeida

  • Moderador Global
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 2008
  • Localidade: Algueirão - Sintra
  • Marca: Sym-Yamaha
  • Modelo: Maxsym 400i ABS - Nmax 125
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #4 em: 27 de Maio de 2011, 10:51 »
Informaçoes muito uteis, algumas ate desconhecia.
Vou imprimir para ser mais facil de decorar.

Abraço.



Offline almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 249
  • Localidade: odivelas
  • CPM Nº1648
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman 650 Executive
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #5 em: 27 de Maio de 2011, 12:10 »
É sempre útil saber para que nos passeios CPM corra tudo bem ...  scooter_
E sempre em beleza  _convivio_
Boas curvas
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos 55000kms
Suzuki Burgman 650 Executive - 25000 aos ...

canalomaniaco

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #6 em: 09 de Junho de 2011, 23:04 »
 scooter_

 assim é mais fácil.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3273
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 750cc/Mar2021
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #7 em: 10 de Junho de 2011, 14:18 »
Pcx (Set2010/Mar2011-5 800 kms)
Xmax 125 Sport Edition (Mar2011/Mar2016-101 000) Xmax 125 (Mar2016/Abr2018 - 42 000 kms)Xmax 125 (Abr2018/Out2019) Xmax  300 (Out2019/Mar2021) - Forza750cc (Mar2021)

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #8 em: 15 de Junho de 2011, 21:07 »
Viva!


7. Vigiar a retaguarda

Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efectuar meia-volta.


Neste ponto penso que será vantajoso incluir o seguinte:

Se verificar que o seu antecessor diminuí a velocidade, diminua também ou até efectue uma paragem em local seguro. Adoptando este procedimento, o Road Lider rapidamente se irá aperceber que algo se passa com o grupo e também irá diminuir a velocidade ou mesmo parar em local seguro.

Ser visto

Outra dica é posicionarmos de forma que consigamos ver no retrovisor do nosso sucessor a sua cara/capacete. Assim garantimos que ele também nos está a ver. (Dica do companheiro Pardal)

Abraço ;)
« Última modificação: 15 de Junho de 2011, 21:11 por CCM »
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

1SARSILVA

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #9 em: 15 de Junho de 2011, 22:55 »
Viva!

Neste ponto penso que será vantajoso incluir o seguinte:

Se verificar que o seu antecessor diminuí a velocidade, diminua também ou até efectue uma paragem em local seguro. Adoptando este procedimento, o Road Lider rapidamente se irá aperceber que algo se passa com o grupo e também irá diminuir a velocidade ou mesmo parar em local seguro.

Ser visto

Outra dica é posicionarmos de forma que consigamos ver no retrovisor do nosso sucessor a sua cara/capacete. Assim garantimos que ele também nos está a ver. (Dica do companheiro Pardal)

Abraço ;)

Concordo Plenamente com tudo e acrescentava que apesar de sermos todos adultos, nos pontos de encontro ou nas paragens quando se ausentam do grupo devem avisar o companheiro mais próximo.
Se cada um tiver um companheiro para tomar conta, toda a gente tá controlada e não fica ninguém, nunca para trás. Não temos de obedecer a ninguém nos eventos, mas será de bom tom quando se combina partir de um dos locais de encontro ou paragem, não fazer com que a coluna de maxis esteja toda alinhada á espera de um ou dois companheiros.
20 maxis a gastar gasolina, á espera de uma, quando se pede para preparar para partirmos, não me parece justo para ninguém.
No caso de acontecer algo que não está a correr bem no evento, deve o companheiro em questão avisar o road lider ou o organizador afim de se tratar logo do problema, tal como fez e muito bem o Companheiro Afonso em Pernes, quando a coluna estava a ser perseguida por uma pequena fila de automóveis que queriam ultrapassar a coluna de maxis.

Offline José Paulo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2011
  • Mensagens: 712
  • Localidade: Miratejo-Corroios
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: Xevo 250 i.e.
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #10 em: 07 de Setembro de 2011, 19:06 »
É óbvio que quem anda em  scooter_ deverá ter presente os riscos a que está sujeito,

no entanto, opiniões, sugestões... para uma maior segurança, são sempre bem vindos.

Obrigado companheiros

boas curvas

J. P.
 
Na vida temos um antes, um durante e um depois.
Por isso, pense antes e aproveite durante para não se arrepender depois.

Offline Afonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 158
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Marca: Honda
  • Modelo: NT 1100
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #11 em: 28 de Novembro de 2011, 23:24 »
Acho espectacular. Fiquei fascinado com estas regras... A disciplina é a segurança do grupo.... _pt_
Boas  scooter_
Abraço
Vamos cruzando por aqui...para nos vermos por aí

carlos jorge

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #12 em: 21 de Janeiro de 2012, 21:05 »
Boas Companheiros .Vou expor aqui uma questão que não me tem deixado  ir a algumas das v/ confraternzções do C P M pela seguinte razão.

1º estou com receio que a minha Matilde (synfhony) não vos consiga acompanhar em velocidade  pois pelo que vejo teêm por aqui grandes maquinas e não  ia querer ficar a empatar o passeio

2º podem me informar qual é nesse caso a velocidade normal?  e qual a velocidade que se deve circular

para já os meus agradecimentos. pergunto isto pela razão que gostava de estar no dia 29 no Aniversário do CPM scooter_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2631
  • Localidade: Cacém
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 300
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #13 em: 21 de Janeiro de 2012, 21:33 »
Avelocidade do grupo é sempre determinada pelo veículo mais lento, que normalmente se posiciona no início da coluna, logo atrás do road leader  _pol_ _pol_
Por isso, não te acanhes e junta-te a nós na comemoração do aniversário  _convivio_

carlos jorge

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #14 em: 21 de Janeiro de 2012, 22:13 »
Companheira Cristina obrigado pela informação então lá estarei,e bom fim de semana para todos
 _corado_

Su Salvador

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #15 em: 25 de Abril de 2012, 12:59 »
O jeitão que estas regras me tinham dado antes de domingo  _corado_
Pois quando vi o companheiro da frente levantar a perna pensei...OH MEU DEUS!!!!!!! O que é aquilo?
A sorte é que o meu Luis me ía gritando (entre capacetadas) o significado  _pol_

Ja agora, uma das coisas que mais gostei do passeio foi justamente o respeito pela segurança e a cordenaçao quase automatica
para que a circulaçao entre motas e carros se desse tao calma ;)

Offline M.F.

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2012
  • Mensagens: 352
  • Localidade: Laranjeiro/Almada
  • Membro CPM nº 4398
  • Marca: HONDA
  • Modelo: Deauville NT650V
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #16 em: 15 de Novembro de 2012, 19:46 »
Obrigado Companheiros,
Este tópico está 5 estrelas e é de uma utilidade inquestionável.
 scooter_
_slb_  O condutor de uma Honda Deauville será sempre um condutor muito baril!! _slb_

Marcial Ferreira
Suzuki GN250-»Yamaha XJ600 N-»Yamaha XV1100-»Jonway Shark 125-»AJS DD125E MKII-»Yamaha XV535-»Yamaha XV1100-»Honda Deauville NT650V...

fern@ndo

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #17 em: 23 de Janeiro de 2013, 02:01 »
muito útil para todos, mas pra "maçaricos", como eu ;), obrigatório ler, sem dúvida!

boa ajuda pra domingo, obrigado!

 _convivio_

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #18 em: 23 de Janeiro de 2013, 08:46 »
Viva,

Já tinha lido as 10 regras para conduzir em grupo a sinalética é que não conhecia, mas é sem dúvida muito útil conhecer.

Um bem aja a todos os companheiros que constantemente ajudam nabiços como eu.
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3432
  • Localidade: SACAVEM
  • Marca: Honda
  • Modelo: 1/2 Honda jazz
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #19 em: 23 de Janeiro de 2013, 08:50 »

Aconselho a ver tambem o topico --> Manual do Bom Pendura

Para os casos de quem anda com pendura, ou casos de quem esta a pensar começar a andar com pendura.
Dêem isto a ler, pois por vezes faz bem a diferença  _pol_

Ha sinaleticas muito importantes, se fizermos, de certeza que quem vem a tras de nos (de mota) agradece  _pol_
Evitam muitos acidentes  _palmas_

Boas cruvas
As coisas apenas têm o valor que lhes atribuímos....

Vai devagar, não te atrases....

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 903
  • Localidade: Lisboa
  • Marca: Honda
  • Modelo: CB 500X
10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #20 em: 23 de Janeiro de 2013, 11:06 »
També, já li o Manual do Bom Pendura, muito útil sem dúvida.
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms 57.350Kms
Honda CB 500X 0Kms

Offline eNerGética

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Dez 2012
  • Mensagens: 17
  • Localidade: Odivelas
  • "If you dream it, you can do it!"
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #21 em: 23 de Janeiro de 2013, 11:47 »
Bem...modéstia à parte e mesmo antes de ter lido o manual do pendura, tenho desempenhado bem a minha função!!! Eheh...

Mas aconselho a sua leitura, que à parte do seu sentido de humor, transmite alguns conselhos importantes quer para o passeio a dois, quer para o passeio em grupo!!!


Beijos
Sent from my iPhone using Tapatalk

nunotavares11

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #22 em: 16 de Março de 2013, 18:41 »
Muito Util sem duvida :)

Johnny89

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #23 em: 16 de Março de 2013, 18:58 »
É sempre bom ler algumas dicas, sobretudo aqueles que se vão iniciar nos eventos com a malta  _pol_

nunotavares11

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #24 em: 16 de Março de 2013, 19:18 »
Sem dúvida alguma !
Em primeiro lugar a segurança em grupo ou sozinho mesmo .