Autor Tópico: 10 Regras para conduzir em Grupo  (Lida 26765 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Admin3

  • Visitante
10 Regras para conduzir em Grupo
« em: 15 de Novembro de 2010, 11:32 »
1. Verificar o estado das motos

Se não conhece todos os membros do grupo, verifique o estado das motos e a situação dos seguros de cada um. Não se trata de "brincar aos polícias", mas deste controle depende a segurança de todos. Se um dos motards se apresentar sem o seguro válido ou com uma moto equipada com pneus lisos, recuse-o.


2. Prever o itinerário

A fim de melhorar o prazer da viagem, caso não tenha um sistema GPS, obtenha um itinerário detalhado do percurso previsto, com uma fotocópia do mapa das estradas e o percurso assinalado com marcador colorido e um "road-book" em que estejam assinaladas as principais mudanças de direcção. Esta folha de papel (formato A4) será metida no saco colocado sobre o reservatório. Mais vale prever com antecedência as paragens da viagem (hotel, restaurantes, visitas...) e comunicar um horário aproximado e as direcções destes pontos de encontro para o caso de um dos participantes se perder. Por outro lado, não hesite em parar nos cruzamentos mais importantes.


3. Enquadrar os novatos

Ajude os novos condutores e coloque-os na coluna entre outras pessoas mais experimentadas. A ordem de partida deve ser respeitada ao longo de todo o trajecto. Evite ultrapassagens salvo em caso de força maior.


4. Ultrapassar um após o outro

Se a circulação se tornar densa, as ultrapassagens far-se-ão em grupo nos troços da estrada em que a visibilidade for total. No caso contrário, espere que a moto que vai à frente recupere a nova posição antes de começar a ultrapassagem pois, em caso de surpresa, a moto que segue de perto pode muito bem decidir travar para se reabastecer, em vez de tentar a ultrapassagem.


5. Respeitar as distâncias de segurança

Regra número um, não siga a moto que o precede demasiado perto dela. Conserve uma boa distância de segurança, sobretudo se o pavimento estiver húmido.


6. Antecipar as manobras

No caso de mudança de direcção, de paragem ou de uma situação imprevista, não hesite em travar por pequenos toques a fim de fazer acender a sua luz stop e de prevenir os seus seguidores de que se vai passar qualquer coisa. O mesmo se diga para os piscas a activar antes de cada cruzamento. Por outro lado, é bom assinalar os obstáculos (gravilhas, pedras, terra...) por um movimento com o pé ou levantando o braço se o perigo for real.


7. Vigiar a retaguarda

Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efectuar meia-volta.


8. Em linha recta, condução em escada

A fim de melhorar as distâncias de segurança e a visibilidade de todos, nas rectas conduza sistematicamente em "escada", isto é, na mesma via uma moto no lado esquerdo, depois outra no direito, depois outra à esquerda e assim sucessivamente. O "leader" deve posicionar-se no lado esquerdo, o que lhe oferece uma maior visibilidade para a frente e para a retaguarda. No caso de travagem de urgência, cada um deverá imperativamente ficar no seu lado, a fim de manter a maior margem de manobra possível.


9. Olhar longe para a frente

Em curva, a fila indiana retoma as regras normais para que cada um possa escolher a trajectória ideal. Um conselho entretanto, não ponha os olhos colados à roda de trás da moto que vai à sua frente. Se o condutor cometer um erro, vai juntar-se a ele na valeta. Conservando o seu campo de visão, concentre-se sobretudo na boa trajectória.


10. Uma bóia de salvação: o telefone

Apesar de todos estes cuidados, um dos membros pode perder-se, desaparecer pura e simplesmente na esquina de uma rua ou ficar bloqueado num semáforo encarnado. Nada de pânico, no "road-book" você teve o cuidado de lhe escrever um número de telefone (eventualmente com um respondedor automático de chamadas) onde será suficiente que ele deixe uma mensagem clara, indicando o local do percurso em que esperará a vossa chegada.


Fonte: Clube Pan-European de Portugal: http://www.clubepaneuropean.org/tecnicas_conducao.asp#grupo


Conselho CPM:

Antes da partida, verificar os membros que não têm VIA VERDE. Estes deverão circular imediatamente atrás do Road Líder e abandonarem a caravana assim que se aproximar a praça de portagens devendo posteriormente recolocarem-se nas posições ocupadas anteriormente de forma a que o Road Líder confirme que a caravana está recomposta e possa acelerar o ritmo de marcha da caravana.
« Última modificação: 11 de Abril de 2011, 22:16 por Admin3 »

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2520
  • Localidade: Cacém
  • Sexo: Feminino
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 300i
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #1 em: 19 de Abril de 2011, 09:40 »
Apesar de estar em Inglês, este trabalho deve ser de leitura obrigatória antes de participar pela 1ª vez num evento:
 
 

 
 
Fonte: http://msf-usa.org/index_new.cfm?spl=2&action=display&pagename=Library
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2015, 03:42 por Admin13 »

Offline Macsword

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mar 2011
  • Mensagens: 423
  • Localidade: Lisboa / Évora
  • Sexo: Masculino
  • Rodrigo - "A predator's heart knows no remorse!"
  • Marca: Honda
  • Modelo: Silver Wing 600
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #2 em: 19 de Abril de 2011, 10:07 »
Isto está bem porreiro.
Gostei de ler, muito útil.  _pol_
2010 - 2014 => Honda 125 PCX - 40000 Km
2014 - 2017 =>Honda NT 650 Deauville - 16000 Km
2017 - ### => Honda Silver Wing 600 - ??? KM

1SARSILVA

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #3 em: 19 de Abril de 2011, 10:26 »
 _pol_ _pol_ _palmas_ _palmas_ _palmas_

Muito bom.
Gostei de ler.

Offline Jorge de Almeida

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Mai 2011
  • Mensagens: 1457
  • Localidade: Algueirão - Sintra
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Sym
  • Modelo: Maxsym 400i ABS
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #4 em: 27 de Maio de 2011, 10:51 »
Informaçoes muito uteis, algumas ate desconhecia.
Vou imprimir para ser mais facil de decorar.

Abraço.



Offline almeida

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 267
  • Localidade: odivelas
  • Sexo: Masculino
  • CPM Nº1648
  • Marca: SYM
  • Modelo: MaxSym 400i
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #5 em: 27 de Maio de 2011, 12:10 »
É sempre útil saber para que nos passeios CPM corra tudo bem ...  scooter_
E sempre em beleza  _convivio_
Boas curvas
SYM GTS 125 EVO se- 0Kms aos 13130kms
SYM MAXSYM 400i - 3186Kms aos....

canalomaniaco

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #6 em: 09 de Junho de 2011, 23:04 »
 scooter_

 assim é mais fácil.

Offline José

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 3149
  • Localidade: Mem Martins - Sintra
  • Sexo: Masculino
  • Membro CPM nº 858
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XMax 125/2016
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #7 em: 10 de Junho de 2011, 14:18 »
21/10/2017   2,36 lts aos 100 kms

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1290
  • Localidade: Belas
  • Sexo: Masculino
  • 45 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #8 em: 15 de Junho de 2011, 21:07 »
Viva!


7. Vigiar a retaguarda

Para evitar qualquer desmembramento do grupo, cada um deve observar pelo retrovisor os que vêm atrás de si. As motos têm autonomias diferentes e podem ter falta de combustível inesperadamente com um condutor menos atento. Podem dar-se outros incidentes (saída da estrada ou furo) e, nestes casos, se mais ninguém o seguir, faça vários sinais de faróis ao seu predecessor e depois pare num local sem risco, se desejar efectuar meia-volta.


Neste ponto penso que será vantajoso incluir o seguinte:

Se verificar que o seu antecessor diminuí a velocidade, diminua também ou até efectue uma paragem em local seguro. Adoptando este procedimento, o Road Lider rapidamente se irá aperceber que algo se passa com o grupo e também irá diminuir a velocidade ou mesmo parar em local seguro.

Ser visto

Outra dica é posicionarmos de forma que consigamos ver no retrovisor do nosso sucessor a sua cara/capacete. Assim garantimos que ele também nos está a ver. (Dica do companheiro Pardal)

Abraço ;)
« Última modificação: 15 de Junho de 2011, 21:11 por CCM »
scooter_   Não há perto nem longe. Há uma Sym GTS 125 [img width= height=]http://images.spritmonitor.de/369849_2.png[/img]

1SARSILVA

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #9 em: 15 de Junho de 2011, 22:55 »
Viva!

Neste ponto penso que será vantajoso incluir o seguinte:

Se verificar que o seu antecessor diminuí a velocidade, diminua também ou até efectue uma paragem em local seguro. Adoptando este procedimento, o Road Lider rapidamente se irá aperceber que algo se passa com o grupo e também irá diminuir a velocidade ou mesmo parar em local seguro.

Ser visto

Outra dica é posicionarmos de forma que consigamos ver no retrovisor do nosso sucessor a sua cara/capacete. Assim garantimos que ele também nos está a ver. (Dica do companheiro Pardal)

Abraço ;)

Concordo Plenamente com tudo e acrescentava que apesar de sermos todos adultos, nos pontos de encontro ou nas paragens quando se ausentam do grupo devem avisar o companheiro mais próximo.
Se cada um tiver um companheiro para tomar conta, toda a gente tá controlada e não fica ninguém, nunca para trás. Não temos de obedecer a ninguém nos eventos, mas será de bom tom quando se combina partir de um dos locais de encontro ou paragem, não fazer com que a coluna de maxis esteja toda alinhada á espera de um ou dois companheiros.
20 maxis a gastar gasolina, á espera de uma, quando se pede para preparar para partirmos, não me parece justo para ninguém.
No caso de acontecer algo que não está a correr bem no evento, deve o companheiro em questão avisar o road lider ou o organizador afim de se tratar logo do problema, tal como fez e muito bem o Companheiro Afonso em Pernes, quando a coluna estava a ser perseguida por uma pequena fila de automóveis que queriam ultrapassar a coluna de maxis.

Offline José Paulo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2011
  • Mensagens: 713
  • Localidade: Miratejo-Corroios
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: Xevo 250 i.e.
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #10 em: 07 de Setembro de 2011, 19:06 »
É óbvio que quem anda em  scooter_ deverá ter presente os riscos a que está sujeito,

no entanto, opiniões, sugestões... para uma maior segurança, são sempre bem vindos.

Obrigado companheiros

boas curvas

J. P.
 
Prefiro chegar atrasado neste mundo, que adiantado no outro.

Offline Afonseca

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2011
  • Mensagens: 175
  • Localidade: Alverca do Ribatejo
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC Integra D 750
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #11 em: 28 de Novembro de 2011, 23:24 »
Acho espectacular. Fiquei fascinado com estas regras... A disciplina é a segurança do grupo.... _pt_
Boas  scooter_
Abraço
Vamos cruzando por aqui...para nos vermos por aí

Offline carlos jorge

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 20
  • Localidade: queluz
  • Sexo: Masculino
  • Marca: sym
  • Modelo: symphony 125cc
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #12 em: 21 de Janeiro de 2012, 21:05 »
Boas Companheiros .Vou expor aqui uma questão que não me tem deixado  ir a algumas das v/ confraternzções do C P M pela seguinte razão.

1º estou com receio que a minha Matilde (synfhony) não vos consiga acompanhar em velocidade  pois pelo que vejo teêm por aqui grandes maquinas e não  ia querer ficar a empatar o passeio

2º podem me informar qual é nesse caso a velocidade normal?  e qual a velocidade que se deve circular

para já os meus agradecimentos. pergunto isto pela razão que gostava de estar no dia 29 no Aniversário do CPM scooter_

Offline cristina

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 2520
  • Localidade: Cacém
  • Sexo: Feminino
  • ... a juntar moedas para comprar o Kit de unhas!
  • Marca: SYM
  • Modelo: GTS 300i
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #13 em: 21 de Janeiro de 2012, 21:33 »
Avelocidade do grupo é sempre determinada pelo veículo mais lento, que normalmente se posiciona no início da coluna, logo atrás do road leader  _pol_ _pol_
Por isso, não te acanhes e junta-te a nós na comemoração do aniversário  _convivio_

Offline carlos jorge

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2011
  • Mensagens: 20
  • Localidade: queluz
  • Sexo: Masculino
  • Marca: sym
  • Modelo: symphony 125cc
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #14 em: 21 de Janeiro de 2012, 22:13 »
Companheira Cristina obrigado pela informação então lá estarei,e bom fim de semana para todos
 _corado_

Su Salvador

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #15 em: 25 de Abril de 2012, 12:59 »
O jeitão que estas regras me tinham dado antes de domingo  _corado_
Pois quando vi o companheiro da frente levantar a perna pensei...OH MEU DEUS!!!!!!! O que é aquilo?
A sorte é que o meu Luis me ía gritando (entre capacetadas) o significado  _pol_

Ja agora, uma das coisas que mais gostei do passeio foi justamente o respeito pela segurança e a cordenaçao quase automatica
para que a circulaçao entre motas e carros se desse tao calma ;)

Offline M.F.

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Out 2012
  • Mensagens: 270
  • Localidade: Laranjeiro/Almada
  • Sexo: Masculino
  • Membro CPM nº 4398
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: Virago XV1100
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #16 em: 15 de Novembro de 2012, 19:46 »
Obrigado Companheiros,
Este tópico está 5 estrelas e é de uma utilidade inquestionável.
 scooter_
O condutor de uma Virago será sempre um condutor do carago! _slb_

Marcial Ferreira
Suzuki GN250-»Yamaha XJ600 N-»Yamaha XV1100-»Jonway Shark 125-»AJS DD125E MKII-»Yamaha XV535-»Yamaha XV1100...

fern@ndo

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #17 em: 23 de Janeiro de 2013, 02:01 »
muito útil para todos, mas pra "maçaricos", como eu ;), obrigatório ler, sem dúvida!

boa ajuda pra domingo, obrigado!

 _convivio_

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 787
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: NSS 300 Forza
10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #18 em: 23 de Janeiro de 2013, 08:46 »
Viva,

Já tinha lido as 10 regras para conduzir em grupo a sinalética é que não conhecia, mas é sem dúvida muito útil conhecer.

Um bem aja a todos os companheiros que constantemente ajudam nabiços como eu.
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms espero que desta vez muitos mais...

Offline _AXE_

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 3480
  • Localidade: SACAVEM
  • Sexo: Masculino
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #19 em: 23 de Janeiro de 2013, 08:50 »

Aconselho a ver tambem o topico --> Manual do Bom Pendura

Para os casos de quem anda com pendura, ou casos de quem esta a pensar começar a andar com pendura.
Dêem isto a ler, pois por vezes faz bem a diferença  _pol_

Ha sinaleticas muito importantes, se fizermos, de certeza que quem vem a tras de nos (de mota) agradece  _pol_
Evitam muitos acidentes  _palmas_

Boas cruvas
         


Vai devagar, não te atrases.....

Offline Jorge Valente

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2012
  • Mensagens: 787
  • Localidade: Lisboa
  • Sexo: Masculino
  • Marca: Honda
  • Modelo: NSS 300 Forza
10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #20 em: 23 de Janeiro de 2013, 11:06 »
També, já li o Manual do Bom Pendura, muito útil sem dúvida.
Keeway Hurricane 6.500kms - 12.780Kms
Honda NSS 300 Forza 0Kms - 18.256Kms
Honda NSS 300 Forza 15.202Kms espero que desta vez muitos mais...

Offline eNerGética

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Dez 2012
  • Mensagens: 25
  • Localidade: Odivelas
  • Sexo: Feminino
  • "If you dream it, you can do it!"
  • Marca: Apeado
  • Modelo: Apeado
10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #21 em: 23 de Janeiro de 2013, 11:47 »
Bem...modéstia à parte e mesmo antes de ter lido o manual do pendura, tenho desempenhado bem a minha função!!! Eheh...

Mas aconselho a sua leitura, que à parte do seu sentido de humor, transmite alguns conselhos importantes quer para o passeio a dois, quer para o passeio em grupo!!!


Beijos
Sent from my iPhone using Tapatalk

nunotavares11

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #22 em: 16 de Março de 2013, 18:41 »
Muito Util sem duvida :)

Johnny89

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #23 em: 16 de Março de 2013, 18:58 »
É sempre bom ler algumas dicas, sobretudo aqueles que se vão iniciar nos eventos com a malta  _pol_

nunotavares11

  • Visitante
Re: 10 Regras para conduzir em Grupo
« Responder #24 em: 16 de Março de 2013, 19:18 »
Sem dúvida alguma !
Em primeiro lugar a segurança em grupo ou sozinho mesmo .