Autor Tópico: Famel Electron, mota eléctrica portuguesa de 1997  (Lida 8589 vezes)

Online marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Famel Electron, mota eléctrica portuguesa de 1997
« em: 09 de Novembro de 2010, 20:39 »

SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Online marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Famel Electron, mota eléctrica portuguesa de 1997
« Responder #1 em: 10 de Novembro de 2010, 17:53 »
Sem duvida, foi algo muito arrojado, foi o ultimo projecto, depois a fabrica faliu.
Aqui fica a info que estava do blog da Famel, infelizmente é pouca

Citar
Famel Electron
Foi o ultimo modelo desenvolvido pela Famel.
O Estado Português não legislou estes veiculos, o que associado a outros factores ajudou ao fiasco.

Citar
FAMEL Electric - 1995
Uma noticia Famel publicada nas páginas da revista Motojornal em Novembro de 1995 dava conta dos negócios entre a Famel e o Governo Francês com a Peugeot como espectador muito activo e por fim, esquecidos os Franceses surgem uns Americanos que se propôem a levar para os Estados Unidos a tecnologia da Famel...
Por fim, já com a cadeia de produção concluida declinam o interesse Americano e aguardaram por um apoio do estado Português para arrancarem com a produção prevista de 10000 unidades por ano... 
« Última modificação: 10 de Novembro de 2010, 18:00 por marcopns »
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas

Online marcopns

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2010
  • Mensagens: 312
  • Marca: SW
  • Modelo: Predator
Re: Famel Electron, mota eléctrica portuguesa de 1997
« Responder #2 em: 10 de Novembro de 2010, 19:15 »
Mais info... reparem que em 95 ja se falava em criar postos de carga...

Citar
A Famel parece finalmente em condições de iniciar, em principios do proximo ano a produção da sua inovadora Scooter electrica, um projecto que tem despertado grande espectativa no mercado europeu.

Com efeito o projecto pareceu ser esquecido depois de à 2 anos atrás ter produzido um protótipo ( na foto), que imediatamente  teve o apoio do governo Francês, comprometendo-se este a financiar em 3000 Francos todos os seus subditos que comprassem o modelo Famel. Na realidade, a ideia foi assediada de propostas de vários grupos internacionais, e enquanto a Peugeot se dedicou a desenvolver um projecto identico, com base na tecnologia utilizada pela Famel, o assunto foi delicadamente afastando-se das páginas dos jornais.

Contudo, existiram razões para o adiamento do inicio da produção em série: de acordo com Senas da Fonseca, administrador da empresa, a ausência de noticias teve a ver com uma série de negociações entretanto levadas a cabo com um grupo Norte- Americano que se propunha a comprar e levar consigo todo o Know- How e tecnologia reunidos pela Famel.

Simultaneamente, os técnicos Portugueses não estiveram parados e remodelaram completamente a tecnologia utilizada, conseguindo apresentar agora um modelo praticamente novo, que veio tornar obsoletas as soluções anteriormente propostas nos primeiros protótipos ( os tais que serviram de modelo ao projecto da Peugeot). Declinada a proposta Norte- Americana e praticamente concluida a cadeia de produção do novo modelo, o arranque da indústria espera agora apenas que se concretizem alguns apoios estatais para iniciar a produção em série a um ritmo de 10.000 Scooters por ano, já em 1996.

A Famel electrica apresenta-se assim com uma autonomia real de 60km graças às novas baterias à base de chumbo ( as do protótipo eram à base de Niquel e Kadmio) e o volume livre para a sua instalação foi aumentado graças à eliminação da transmissão- o motor está assim directamente acopolado à roda traseira, sem perdas. Para mais, uma simples tomada electrica( no estrangeiro existem já projectos para criar locais de reabastecimento em parques de estacionamento) é suficiente para, em seis horas, recarregar a 100%  as baterias.

Em Dezembro várias dezenas de unidades deverão ser já entregues a instituições estrangeiras, para só em 1996 começarem a aparecer no mercado nacional, a um preço que se situará entre os 430 e os 450 mil escudos. 
Esta reportagem foi integralmente retirada do nº 40 da Revista Motojornal de 10/ 1995.
SW Predator eléctrica desde 27-08-2010

+60 000km feitos a pilhas