Autor Tópico: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!  (Lida 10405 vezes)

helio69

  • Visitante
Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« em: 03 de Novembro de 2010, 11:31 »
Parece um título de um filme e,... quase que é!

Ora bem, aproxima-se a hora de tomar uma decisão e neste momento estou na seguinte decisão para a qual espero contribuições de quem sabe mais do que eu (e é praticamente toda a comunidade)!

Espero da Maxi:
- Consumos reduzidos. Poupança em relação ao meu Diesel que gasta 6.5 Litros aos 100!
-  125cc. Embora a ideia de cilindrada maior até me seduzisse, a verdade é que a diferença de preço e tirar ainda a carta aumentava e a amortização do investimento seria muito mais longa!
- Facilidade de estacionamento, especialmente em Coimbra, onde este é especialmente caótico! Para terem uma ideia, a ir para as aulas de Viseu para Coimbra chego a demorar mais tempo a arranjar lugar e chegar à universidade do que na viagem de Viseu para Coimbra!
- Boa capacidade de arranque com temperaturas perto dos zero graus durante o inverno, além de boa iluminação e protecção em relação à deslocação do ar.
- Não me interessa especialmente a velocidade da bicha, porque não sou muito de apertar nos andamentos e a experiência é zero! Mesmo de carro gosto de andar com calma e sem pressas!
- Beleza... Porque os olhos também comem...

Assim, neste momento tenho em vista as seguintes opções:

SYM GTS EVO 125
- Estética atraente. Talvez a mais bonita das três opções.
- Assistência e peças. Devido às vendas e, pelos vistos, importador, parece-me que as peças estão mais rapidamente disponíveis.
- Assistência local assegurada por um concessionário do qual tenho óptimas referências (motorinc), além da simpatia!
- Contra, e é de certa forma relativo, o facto de ainda não contar com ejecção electrónica!
- Boa relação qualidade/preço
- Muita informação na net.

KYMKO DOWNTOWN 125CC
- Sistema de injecção.
- Estética
- Informação na net.
- O concessionário local peca por falta de disponibilidade no contacto inicial que já tive. Ofertas na compra da moto ficam por um capacete até 50€...

DAELIM S3
- Sistema de injecção
- Estética mais fraca das três (na minha opinião)
- Preço mais apelativo das três.
- O concessionário local é o mesmo da Kymko, sendo que na semana passada disseram-me que a S3 ainda nem tinha saído quando há aqui pessoal no fórum já com essa moto! _pensador_ ???_
- O sistema de chave inteligente embora apelativo à primeira impressão não me convence!
- Modelo novo, sendo que ainda eiste

Assim, perante isto, estou mais inclinado para a SYM em relação à Kymko, nomeadamente por causa da representação local. Para piorar, na zona centro os representantes da Daelim e Kymko não abundam...

Há umas duas semanas na Motorinc havia uma Sym preta toda lindinha (sem ser a mate) e, embora eu prefira a branca, a verdade é que no final de Novembro já queria contar com a bicha!

Bem, espero agora ajudas da vossa parte para me decidir. Sei que há muita informação por aqui, mas a minha ideia é também começar com este tópico o meu Diário de Bordo (sendo que mais tarde pedirei à "comissão de gerência" para transferir o tópico para a secção respectiva!

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #1 em: 03 de Novembro de 2010, 15:44 »
Companheiro Helio69

Tambem eu vou comprar uma scooter até ao fim deste mês ( até já encomendei 1 capacete e tudo ) e apesar do preço premium (4495 já com documentos e ainda sem ofertas do stand ) e um pouco exagerado, escolhi a yamaha x max 125 pois, é um somatório de todas as qualidades que falaste no teu post e ainda será das marcas com melhor retoma caso no futuro ( tipo daqui a 2 ou 3 anos ) queira(s) "evoluir" para cilindradas/potências superiores;  Se não for mesmo possivel esticar o orçamento um pouco + escolhia aquela marca que tenha melhor assistência/ serviço da tua zona e digo-te já que gosto dos 3 modelos referidos.
Das 3 escolheria a Sym por algumas das razões que apontei acima e porque é uma marca fiável e com muitos fregueses aqui do forum a falar bem dela!
Se ainda assim estiveres na dúvida compra aquela que o coração mandar.

1 abraço e quem sabe, até 1 dia aí na bela cidade de Viseu
Scooterado

P.s. Estive quase,quase a comprar uma Honda Pcx 125 ( pelo preço,consumos,estética qualidade geral ) mas e há sempre 1 ou + mas, a capacidade da bagageira, protecção do vento, pneus finos e o facto de, eu não ir utilizar a scooter muito em cidade ( Será + viagens inter-urbanas e casa-trabalho) , decidi pela Yamaha, pois é o paradigma da polivalência com 1 grande senão o PR€€€ÇO

« Última modificação: 03 de Novembro de 2010, 17:29 por Scooterado »
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1221
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #2 em: 03 de Novembro de 2010, 16:42 »
Olá, companheiro!
Eu sou suspeito, mas escolhia a GTS. Como motivo principal, que mencionaste, a assistência na tua área de residência. É uma moto extremamente confortável, inclusive para pendura, onde podes conduzir com as pernas esticadas, algo que não consegues na Downtown (já experimentei e só meço 1,72m). Para manobrar então, os recortes que a GTS têm na plataforma ajudam e de que maneira, pois não tens que abrir tanto as pernas, além de ser mais leve. Numa zona onde há gelo, é uma grande ajuda. Em termos de protecção aerodinâmica, acho que são muito parecidas. Depois, a GTS vem muito bem equipada, com um corta corrente que é uma mais valia para quando a moto fica na rua.
O espaço debaixo do banco deve ser idêntico ao da Downtown. Por último, a grande quantidade de GTS existentes aqui no clube, com poucos problemas, pouco graves e prontamente resolvidos pelos diversos concessionários, o que é sinal duma boa rede de assistência. Além disso, aquela frente com os LED's é arrebatadora...
Se puderes, tenta experimentar esses modelos, logo vês onde te sentes melhor. Todos temos gostos diferentes, eu prefiro conforto a mais 2 cv.

Boa escolha!!  _pol_

P.S. No próximo sábado, alguns de nós vão experimentar a S3, aqui em Lisboa. Não queres aguardar um feed-back?
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

helio69

  • Visitante
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #3 em: 03 de Novembro de 2010, 19:15 »
Quanto ao feedback da S3, vou esperar sim senhor! :)

Hoje fui à Motorinc e sentei-me em cima da bichinha! E como fico lá bem com o meu 1,72m... Fui lá mais para saber as condições e ver a questão dos espelhos. De facto, sentado em cima dela só se vêem a pontinha dos ombros! Pertgunta: Essa situação é mesmo problemática ou é afinal uma questão de hábito?

De facto as europeias e japonesas são muito apelativas, mas os €€€€€ são aqui um ponto muito importante!

Outra grande dúvida continua a ser entre a preta e a branca! Mas essa dúvida resolve-se bem! Gosto muito da branca mas nunca vi nenhuma ao vivo, só em fotos por aqui no fórum!

Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #4 em: 03 de Novembro de 2010, 21:46 »
Viva!

Pelo que percebi tens um percurso de 160km diários no IP3 com o tráfego intenso de pesados.
Pelos relatos que já recolhi aconselho-te a não comprar uma 125. Com a chuva o spray dos camiões é enorme e com uma velocidade média de 90km/h (igual ao dos camiões) vais ter muitas situações em que desejarias ter mais uns cavalitos.... É sem dúvida uma penosa viagem em 125 e rapidamente voltarás para o enlatado.
Imagina-te nas subidas de penacova ou botão a seres ultrapassado por um camião e toda aquela água a vir para cima de ti e se estiver vento... Ui!UI! Sim porque um camião vazio anda mais que a 125 nas subidas.
Com um pouco mais de investimento compras uma maxi 250 ou 300.  _pol_
Não te esqueças, também, do intenso nevoeiro na zona da barragem. A GTS 300 já tem faróis de nevoeiro...  _Rolley_

Não te quero desmoralizar. O inverno está à porta e tens de pensar em todas as situações.

Podes sempre fazer a viagem no IP3 de enlatado, estacionas na periferia de Coimbra e circulas na cidade de Maxi. Nesta situação aconselho-te a 125.

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1221
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #5 em: 03 de Novembro de 2010, 22:02 »
Quanto ao feedback da S3, vou esperar sim senhor! :)

Hoje fui à Motorinc e sentei-me em cima da bichinha! E como fico lá bem com o meu 1,72m... Fui lá mais para saber as condições e ver a questão dos espelhos. De facto, sentado em cima dela só se vêem a pontinha dos ombros! Pertgunta: Essa situação é mesmo problemática ou é afinal uma questão de hábito?

De facto as europeias e japonesas são muito apelativas, mas os €€€€€ são aqui um ponto muito importante!

Outra grande dúvida continua a ser entre a preta e a branca! Mas essa dúvida resolve-se bem! Gosto muito da branca mas nunca vi nenhuma ao vivo, só em fotos por aqui no fórum!

A GTS, em termos ergonómicos, é superior à Downtown e já andei nas duas!! Não consegues experimentar a GTS?
Quanto ao hipotético problema dos espelhos, acho que é uma questão de hábito. Ainda por cima, são facilmente reguláveis. Quanto à cor, a mais bonita é a SE preto mate (mais cara, mas para mim a maxi 125 mais bonita do mercado!), mas a preta e a branca são também muito giras. Se dizes que o concessionário tem uma preta, depende da tua urgência... O que achaste do equipamento da maxi?
Não te esqueças de espremer o concessionário em algum material (capacete; casaco ou top-case). Ao senhor do capacete até 50€, manda-o por esse capacete...
na cabeça dele! Deve ser uma bela bosta!!
No sábado coloco aqui as impressões da S3 (se conseguir andar nela...).
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

helio69

  • Visitante
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #6 em: 03 de Novembro de 2010, 22:48 »
CCM... Estou a ver que conheçes o IP3 de trás para a frente... :)

Não tenho dúvida que de 250 a 500cc seria o ideal. Mas a verdade é que em relação à irmã mais velha da GTS 125 a diferença são logo 1000€( um pouco mais) mais a carta! Isto é uma diferença de 50%, a adicionar  o imposto de circulação (há, como eu gosto destes impostos malucos :'() É isso que não me faz ir por uma cilindrada superior!

Em relação às viagens para Coimbra (serão duas por semana na maior parte do tempo, se fossem diárias teria que repensar a questão)... Na última que fiz na semana passada, com uns pingos, reparei que, tirando períodos de alguns segundos, nunca passei dos 90km/h com o meu charuto, pelo que a diferença não será grande por aí. Creio que a viagem mais secante, enquanto não meterem portagens, será os 40 km, 25 dos quais na A24 de Castro Daire a Viseu. O que será, mais ou menos, tirando as duas subidas, o que passa alguém que more na zona do seixal e vá para Lisboa pela A2 todos os dias!

Em relação às cores, o mate não me seduz em especial... Aliás, se a decisão fosse entre a mate e a branca não teria dúvidas em escolher a segunda. Entre a preta e a branca é que as dúvidas surgem. Aliás, se não for pelo autocolante que vou meter na minha do CPM não a conseguiria distinguir facilmente da de um camarada de trabalho! ;D

Na motorinc oferecem um capacete, mas avisaram que não posso escolher um de 400 ou 500 euros.... ;D Acho justo! Mais descontos especiais em equipamento! (creio que é pouco, mas a falta de concorrência não ajuda) E talvez mais uma coisita! (vou tentar pelo menos mais uma coisinha entre as luvas, casaco com protecções ou o capacete para a patroa)

Quanto aos espelhos, de facto meteu-me um pouco de impressão, mas como nunca andei de moto, tirando uma ou duas experiências (uma delas traumatizante) e estou habituado ou aos espelhos do carro ou a não ter espelhos na bicicleta, o ponto de referência é fraco.

Em relação ao equipamento da SYM... Espaço creio que é excelente... O interruptor corta corrente, muito útil... Só ainda não percebo o porquê de terem ópticas que, pelo que já percebi, não têm utilidade nas 125...

E claro, finalmente, quero esperar pelo que dizem da S3, embora a questão da assistência em Viseu, na tal loja do capacete até 50€ (até o da bicicleta foi mais caro) ... :-\

Desculpem o testamento, mas tem mesmo que ser... Vou mesmo tentar aparecer na tertúlia em Coimbra para ver se esclareço dúvidas, embora tenha uma prova de BTT no mesmo dia o que não ajuda! :(




Offline CCM

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2012
  • Mensagens: 1292
  • Localidade: Benfica
  • 54 000 kms de LIBERDADE!
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #7 em: 03 de Novembro de 2010, 23:07 »
Viva!

Se as viagens se resumem a 2 por semana a o panorama muda de figura.  _pol_
Quanto à questão dos espelhos é a seguinte: Primeiro estranha-se e depois entranha-se.  _rir_

Em relação ao equipamento da SYM... Espaço creio que é excelente... O interruptor corta corrente, muito útil... Só ainda não percebo o porquê de terem ópticas que, pelo que já percebi, não têm utilidade nas 125...
Não percebi!!! A que ópticas te referes?  _pensador_

Off-topic: O meu conhecimento do IP3 advém da famelga que tenho em Tondela que visito com regularidade. Terei todo o prazer em te entregar em mão o tóculante do CPM.  _lool_ _lool_ _lool_

Abraço ;)
SYM GTS 125 Evo | Nov/2009 - Mar/2021 | 0 - 54 000 kms
SUZUKI BURGMAN 650A | Mar/2021 - Ago/2023 | 56 000 - 72 000 kms
Voge SR4 Max | Ago/2023 => | 0 Kms =>

Rider

  • Visitante
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #8 em: 03 de Novembro de 2010, 23:26 »
Eu acho mesmo que em cidade a 125 CC é um aspirador.
Eu 1º comprei uma 125 CC e passado seis meses já estava arrependido.
Mas obviamente que é sempre uma questão de mais €€€.
Tal e qual como num enlatado, ter mais potência disponivel também sigifica mais segurança, em certas situações.
E isso dos camiões, cuidado, ir atrás deles é mesmo mau...e eu só fiz cerca de 100 Km de IC2 com a 125 CC
Outro pormenor que aqui não referm : O nosso amigo vento....
As 125 abanam com o vento, uma 300 ou 500 CC já não tem nada a ver...o peso e a estabilidade são muito diferentes.
E depois vem o ABS, numa mota uiui...com o chão molhado..
Os próprios vendedores dizem-no 40% dos clientes acabam por subir a cilindrada.
Gastei mais do dobro do dinheiro com a troca, o que em termos de amortização é quase impossível ganhar, mas como se custuma dizer a saúde não tem preço, o essencial é maximizar a segurança, minimizar os riscos, e as motas já sabemos, um dia somos nós a ter aquele encontro com o alcatrão....isso óbviamente não depende só da máquina, mas sempre são uns pontos a favor.

helio69

  • Visitante
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #9 em: 04 de Novembro de 2010, 07:10 »
CCM, então já agora e se me fizeres o favor, trás então o Toculante quando cá vieres e manda uma mensagem antes... Também vou a Tondela com regularidade visto ter lá um amigo!

Quanto ao subir de cilindrada. Vontade sei que provavelmente não vai faltar, mas dou dois exemplos... Bicicletas (esse sim é um vício). Quando comprei as duas que tenho disseram-me das duas vezes... Eh pá, com mais 100 ou 200 ou 400 euros compravas aquele modelo que já trás um desviador XTR e a suspensão é uma SID... Claro que já investi dinheiro nas bichas sem motor  mas não cheguei a arrepender-me de comprar modelos mais fracos. Em relação ao carro. Tenho um MErcedes W202 C200 CDI. Na altura o vendedor tentou-me despachar o 220 por ter a mais perto de 20 cavalos. Disse-me que ia-me arrepender por causa da diferença da potência, que o 200 morria muito... Agora, será que eu preferia ter o 220? Sim, mas também preferia andar de Touareg e não posso.

Bem, estou eu para cá a dizer isto e depois Às tantas arrependo-me... Mas o meu historial indica-me que isso não será normal!

Quanto às ópticas, refiro-me às destinadas para os faróis de nevoeiro, creio.

Luis Ribeiro

  • Visitante
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #10 em: 04 de Novembro de 2010, 09:00 »
Olá. Aqui fica a opinião de alguem com poucos kms ainda feitos com a Sym GTS. Com o que li para trás, a primeira impressão era de que devias comprar uma cilindrada um pouco mais alta do que os 125cc. A velocidade de ponta não serve apenas para chegar mais depressa. Serve para se tiveres que ultrapassar mais depressa a mota responda. A velocidades mais lentas sentes muito mais o vento, etc. Uns dias depois de começar a andar demota, a fazer a A5 Lisboa-Carcavelos fiquei muito assustado com os ventos laterais. Porque ia muito devagar parece que ficamos mais vulneraveis. Agora que já consigo (mais kms) andar mais rápido, 100, 110Kms _Rolley_ acho que no IP os 300c te vão fazer falta. outra coisa muito importante nessa zona, é de que não saias do stand sem os faróis de nevoeiro na mota.
Boas escolhas.
Boas compras.

Luís Ribeiro

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #11 em: 04 de Novembro de 2010, 09:48 »
Boas companheiro!

Subscrevo a opinião do CCM, mas dado que não vais tirar a carta, dentro daquilo que tens em sugestão, aconselho-te a Downtown!
Sempre tem mais uns cavalinhos e um motor mais evoluído!

Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


helio69

  • Visitante
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #12 em: 13 de Novembro de 2010, 16:26 »
Peço desculpa por não ter respondido mais cedo, mas ainda tentei, só que o fórum teimava em não deixar! :-\

Bem, em relação à escolha estou cada vez mais inclinado para a GTS (125)... Quase decidido!

Porquê?

- Embora fosse bom um pouco mais de cilindrada (não tenho dúvidas nisso), a verdade é que é uma diferença de mais de 1500€!!! 50% a mais do que o investimento previsto, sendo que as contas poupança não são para tocar, por isso... Mesmo assim, e até o meu cérebro mudar a forma de pensar (o que pode acontecer e já não era a primeira vez ;D) vou colocar outras cilindradas de lado! (Pelo sim e pelo não, vou ver se tiro a carta um dia destes)

- A GTS porquê? A S3 deixei de lado. Modelo novo (demasiado novo) e não gosto tanto da estética. A alternativa seria a Downtown, mas a verdade é que o facto de não ter assistência em termos na região fez com que colocasse esta alternativa de lado. Quero ter a certeza que quando tiver problemas (e sei que os terei) tenho alguém que me desenrasque e me resolva o problema de vez. A falta de cordialidade, interesse em vender (por norma quem não tem interesse em vender ainda menos terá em resolver os problemas), informações sobre os produtos, falta de atenção ao cliente; não me deixam confortável em investir em Kymko na minha zona!

Agora, gostaria de ter uma opinião vossa...

Sei que por norma os pneus que vêm com algumas maxis (creio que a SYM será um exemplo) não são grande espingarda, pelo que atendendo que estamos no inverno essa questão ainda é mais importante... A minha pergunta é, será que vale a pena no acto da compra negociar sobre a troca dos pneus por uns de melhor qualidade? Que aconselham?
É que eu no meu carro já tive uma muito má experiência com pneus de fraca qualidade e é algo onde não me importo de gastar dinheiro!


Rider

  • Visitante
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #13 em: 13 de Novembro de 2010, 16:33 »
Vê o estado da minha Maxi no meu diário de bordo, eu até posso ficar com os plásticos riscados, mas uma coisa te garanto aqueles pneus vão ter de saltar.

helio69

  • Visitante
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #14 em: 13 de Novembro de 2010, 16:36 »
Tinha acabado de ver o teu diário quando escrevi o post! :-\

RazoR

  • Visitante
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #15 em: 16 de Novembro de 2010, 09:36 »
Olha que a assistencia da SYM é um engano.

Se tiveres um problema e tentares contactar o importador, olha... ficas agarrado.
« Última modificação: 16 de Novembro de 2010, 11:10 por RazoR »

paufer

  • Visitante
Re: Escolha de uma Maxi... Decisão Final!
« Responder #16 em: 01 de Agosto de 2011, 22:34 »
Boa noite

O Companheiro helio69 já fez a sua escolha. Este tópico de Dúvida irá ser trancado e mantido como "histórico" para eventual consulta.

Cumprimentos

paufer - Moderador Global