Autor Tópico: [GTS 125 Evo] De Novo o Tema "manómetros marados"  (Lida 6484 vezes)

fdesousa

  • Visitante
[GTS 125 Evo] De Novo o Tema "manómetros marados"
« em: 23 de Outubro de 2010, 19:38 »
Caros Companheiros,
 
De volta ao tema pois necessito de ajuda..
 
3000Km e dez meses depois da compra a minha "chinoca" - 125 gts evo - deixou-me "piurço".: subitamente (estacionei-a perfeita e após o trabalho quando queria regressar a casa) o display de cristal líquido - nivel de gas.,temp motor, reloj. e totalizador de kms - sumiu, isto é mantém-se retroiluminado, mas info "nikles"!! _confuso_ .
Como tudo o resto funcionava, no dia seguinte voltei ao trabalho, mas agora em pleno movimento e após meia dúzia de kms, o velocímetro caíu no zero  _confuso_  e dali não sai. pois, agora só o CR  e os avisos luminosos (piscas, luzes, descaço, etc) funcionam. Além disso o "ckeck" inicial aos instrumentos, quando se dá à chave, também sumiu, mesmo o do CR. Nada mais, o motor liga e funciona na perfeição...
O "check" já uma ou outra vez tinha dado uma nega, mas eu não liguei muito.
 
Já aconteceu a algum companheiro alguma situação semelhante? Só para eu estar mais informado e poder contra-arguir com os mestres da oficina.
 
Só na 2ªfeira  à tarde poderei passar na oficina, mas já estou a imagina o o "mestre mecânico" a olhar para aquilo, como um boi para um palácio e a tentar dizer-me que está tudo bem, pois o motor funciona!!! _Rolley_ _Rolley_ , mas que não me preocupe que vai desmontar a coisa e tal e, se não for nada desligado ou fusível queimado,  irá pedir um "painel" novo, pois ainda está na garantia, mas que conte com um mesito de apeado, pois daquilo não há em stock. _martelada_ _martelada_ _martelada_ . Aqui no Norte, como há muito menos gente a "scootar", as oficinas são muito rudimentares e os concessionários não estão nada preocupados que o cliente fique apeado e por isso veículos de substituição é  _conv_ . Depois vem aí a chuva e lá se vai o meu "bem-bom" a caminho do trabalho, pelas filas de trânsito do Porto.
 
Grato pelas eventuais dicas, cumprimentos
 
 
 
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:37 por paufer »

sacg

  • Visitante
Re: De Novo o Tema "manómetros marados"
« Responder #1 em: 23 de Outubro de 2010, 20:09 »
   Provavelmente e pelos sintomas a ficah que faz a comunicação ao painel de instrumentos desligou-se.Experimenta ver se foi isso, para tal faz o seguinte :
-1º tira os espelhos leventando as tampas plásticas inferiores e em seguina com chave 5 umbraco tira ambos os espelhos.
-2ºDesaperta 2 parafusos Philips que se encontram um de cada lado do vidro.
-3º Desaperta mais 2 parafusos philips que seguram aquela parte preto fosco que tem o simbolo da marca.
-4ºRetira essa parte prto fosco e vês logo a parte de trás que tem o quadrante ,lá encomtra-se uma ficha grande com uma "manga" de borracha ,vê se está bem encaixada.
-5º liga a mota e vê se está na mesma,provavelmente já está tudo ok.
Monta tudo pela ordem inverça e está feito.
  Se isso não resolver é porque avariou mesmo e a solução é a ofician e a garantia,mas estou mais inclinado para o desencaixe da dita ficha.
As melhoras da tua babe ;)

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1216
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: De Novo o Tema "manómetros marados"
« Responder #2 em: 23 de Outubro de 2010, 21:01 »
Hoje, um companheiro contou-me que lhe aconteceu algo muito parecido. Parece que era um mau contacto nas fichas da cablagem.
Como é difícil diagnosticar a ficha problemática, mudaram-lhe toda a cablagem da maxi. Segundo ele, acabou-se o problema.
Vou mandar-lhe uma PM para ele entrar em contacto contigo, para que te explique mais pormenorizadamente o que aconteceu.
Abraço e que a reparação seja rápida.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

fdesousa

  • Visitante
Re: De Novo o Tema "manómetros marados"
« Responder #3 em: 23 de Outubro de 2010, 23:06 »
Obrigado companheiros pela  dicas,  _palmas_ _palmas_ . Vou tentar fazer o que me dizem e posteriormente darei notícia dos resultados....
 
Cpts
 

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: De Novo o Tema "manómetros marados"
« Responder #4 em: 24 de Outubro de 2010, 08:57 »
O Companheiro sacg fez um excelente tutorial... vê se consegues fazer o que ele disse. Caso te falte ferramenta podes dizer na oficina que falaste aqui no Clube e te disseram que era a ficha desligada, e eles que verifiquem... _pol_


marcochpbloco

  • Visitante
Re: De Novo o Tema "manómetros marados"
« Responder #5 em: 24 de Outubro de 2010, 23:46 »
Aqui estão as vantagens de pertencer a um clube _palmas_ _palmas_ Boa sorte com o descoberta do "gato" !!

marcochpbloco

  • Visitante
Re: De Novo o Tema "manómetros marados"
« Responder #6 em: 26 de Outubro de 2010, 18:09 »
Então Pepe? Já sabes mais alguma coisa? Falei ao meu mecânico e ele nunca viu nenhum caso destes mas afastou um pouco a hipótese de ser um cabo desligado... Falei-lhe em teres perdido a bateria ao que ele respondeu que pode ser o cabo da bateria não estar a fazer contacto com o display  _pensador_ _pensador_  Mas como eu disse no ínicio...ele nunca viu um caso assim  ;D

fdesousa

  • Visitante
Re: De Novo o Tema "manómetros marados"
« Responder #7 em: 28 de Outubro de 2010, 08:48 »
Bom Dia Pessoal...
 
Os mánómetros da minha "chinoca" já não estão marados.
 
Não sabemos a verdadeira razão do acontecido, mas após várias experiências com um quadrante novo, que aparentemente apresentaria o mesmo defeito,  e revisão de todas as tomadas, fichas e cabos eléctricos ficou a funcionar na perfeição (vamos ver até quando...!!!). _confuso_
 
No Rodrigues & Rodrigues, Lda aqui no Porto (não foi onde a comprei, que do mecânico dessa oficina não gostei muito das vezes que lá fui queria sempre muito tempo para fazer fosse o que fosse, pois aparentemente estaria sempre muito assoberbado com trabalho e ...férias..) foram impecáveis (aparentemente, aguardemos resultados...), rápidos e de bom trato.
Aproveitei a paragem e pedi-lhes para me mudartem o óleo e limpar o filtro, apesar dos apenas 3.000 e poucos kms, que não sendo muitos, tinha já quase  9 meses, ou se calhar mais, pois pela sujidade do óleo, o mecânico pôs em causa, que na outra oficina mo tivessem mudado aos 1000 km, como eu tinha pedido e pago...
 
Em resumo, já está a rolar e aparentemente muito bem, com muito menos barulhos pois ao fixarem melhor os cabos eléctricos, as tomadas e fichas por baixo da carenagem, parece-me bem melhor nesse aspecto..
 
 
Boas passeatas e cumps _pol_
 
 

marcochpbloco

  • Visitante
Re: De Novo o Tema "manómetros marados"
« Responder #8 em: 28 de Outubro de 2010, 12:54 »
Ora ainda bem!! Então com este tempinho ias ficar sem a Gts a rolar?? Outro quadrante com defeito? Que estranho  _pensador_

Offline Ferro

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Ago 2011
  • Mensagens: 1660
  • Localidade: Sobreda - Almada
  • Membro CPM nº2
  • Marca: Honda
  • Modelo: SW-T400 ABS
Re: [GTS 125 Evo] De Novo o Tema "manómetros marados"
« Responder #9 em: 30 de Outubro de 2010, 14:29 »
Não sabemos a verdadeira razão do acontecido, mas após várias experiências com um quadrante novo, que aparentemente apresentaria o mesmo defeito,  e revisão de todas as tomadas, fichas e cabos eléctricos ficou a funcionar na perfeição (vamos ver até quando...!!!). _confuso_
 
Sendo assim deveria ser mesmo algum cabo mal ligado ou então mau contacto devido a humidades, etc..
« Última modificação: 26 de Março de 2011, 23:37 por paufer »