Autor Tópico: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama  (Lida 13011 vezes)

Dores

  • Visitante
Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« em: 04 de Outubro de 2010, 22:31 »
Quase que aposto que já responderam a dúvidas deste género 'n' vezes mas aqui vai outra vez:

Pretendo adquirir uma Sym GTS 125 Evo num futuro bastante próximo pois facilitar-me-ia as deslocações para faculdade e pequenos trajectos.

O trajecto mais regular será Montijo-Lisboa, atravessando a Ponte Vasco da Gama. Não tendo eu nenhuma experiência em 2 rodas (excepto bicicletas) acham uma travessia perigosa naqueles dias mais complicados de vento? que truques devo usar para evitar o desequilibrio?

Podem partilhar as vossas experiências?

Obrigado

PS: Já agora aproveito e pergunto também se a Sym GTS 125 Evo SE e' mais cara ? e se a diferença do SE e' o preto matte.

Rcardoso

  • Visitante
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #1 em: 04 de Outubro de 2010, 22:38 »
Companheiro, tenho um amigo meu que por acaso já vendeu a Daelim S2 que tinha e fazia o mesmo percurso Montigo/Vasco da Gama/ Centro de Lisboa.

Em dias de chuva e vento simplesmente vinha de enlatado, apanhou uns valentes sustos com o vento e com os camiões (deslocação de ar)
A venda da MaxiScooter também se deveu a ser apenas uma 125 e fazer pelo menos 17km de ponte em velocidades reduzias, dizia-me ele que já era um stress e fazer diáriamente sempre aquele percurso.

Comprou uma Hornet...deixou as MaxiScooter, precisava de mais CC, mas vai dar valor a outros pontos positivos que as Maxi´s têm.


« Última modificação: 04 de Outubro de 2010, 22:39 por Rcardoso »

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #2 em: 04 de Outubro de 2010, 22:43 »
Bem, sem orçamento para saber até onde podes ir, é dificil.
Mas como falaste na GTS, vou dar-te uma hipótese para valores semelhantes.
Aconselho-te também a ver a Kymco Downtown. Parecem-me as duas melhores opções, mas os 10 kg a mais podem ser úteis para o vento e a potência mais elevada podem ajudar a velocidades maiores, já que a Ponte Vasco da Gama é uma seca...
Caso gostes de mais de conforto e de esticar as pernas, a GTS é uma excelente moto!!

Mas se queres saber, acho que devias esperar para ver como é a Daelim S3. Parece-me que vai ser uma dor de cabeça. Vê aqui:
http://clubeportuguesmaxiscooters.org/forum/index.php?topic=1125.0
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Dores

  • Visitante
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #3 em: 04 de Outubro de 2010, 22:44 »
Percebo porque tenho lido e ouvido opiniões que em certa medida, 125cc pode ser "curto" mas neste momento não ponho outra hipótese para me iniciar nas 2 rodas.
Mas obviamente quem tem cú tem medo...

@Paulo Varela: O objectivo é uma mota 'tranquila' capaz de me dar algum conforto. Mais do que velocidade, procuro prazer e segurança

Dores

  • Visitante
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #4 em: 04 de Outubro de 2010, 22:46 »
Agora fiquei fisgado nessa Daelim S3. Muito interessante

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #5 em: 04 de Outubro de 2010, 22:49 »
@Paulo Varela: O objectivo é uma mota 'tranquila' capaz de me dar algum conforto. Mais do que velocidade, procuro prazer e segurança

Nas 125cc não vais encontrar grandes velocidades de ponta. vai variar pouco. Talvez a excepção seja a Yamaha X-Max. Mas mesmo assim estaremos a falar de 10/15 km/h. É mais nos arranques e nas subidas que ela se destaca...
Por isso pensa bem.
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Rider

  • Visitante
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #6 em: 04 de Outubro de 2010, 22:50 »
É como os carros quanto mais caro mais segurança, dai a 125 cc para a Vasco da Gama não ser nada uma boa ideia. Das poucas vezes que utilizei a minha S2 para fazer o IC2 entre Lisboa e Santa Iria levei cá uma tareia do vento...No caso da 25 de Abril até se faz com alguma tranquilidade. Mas a Vasco da Gama definitivamente não foi feita para 125 cc. Se queres uma opinião mais vale tirares a carta e comprares uma mota com mais potência/peso tipo a Majesty 400 ABs ou uma outra qualquer acima de 250 cc.

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #7 em: 05 de Outubro de 2010, 19:40 »
Dores, para os kms que fazes mas tendo em conta que o que queres, pelo menos foi o que interpretei, é experimentar o mundo das 2 rodas então aconselho uma maxi usada.

Exemplos: Piaggio Xevo 125, Sym GTs 125 e X-max 125

Julgo serem estes os modelos melhores nos usados que poderás encontrar.

Cumps.

Dores

  • Visitante
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #8 em: 05 de Outubro de 2010, 20:45 »
Obrigado a todos pelo feedback. Amanhã vou fazer uma ronda nos stands da margem sul em busca do negócio mais interessante

Offline Paulo Varela

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1339
  • Localidade: Amadora
  • Marca: Ducati
  • Modelo: Scrambler
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #9 em: 05 de Outubro de 2010, 21:02 »
Gilera Stalker 50 - Yamaha X-Max 125i - Yamaha Majesty 400 - Honda NC700X - Triumph Bonneville SE - Triumph Street Twin - Ducati Monster - Ducati Scrambler


Dores

  • Visitante
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #10 em: 06 de Outubro de 2010, 11:32 »
Obrigado pela dica.

Neste momento a minha "preocupação" com o vento passou a ser secundária. Acabei de me aperceber que atravessar diariamente a Ponte Vasco da Gama não tem um desconto de jeito. Fiquei bastante revoltado, e financeiramente, já não vai ser uma operação assim tão boa...
« Última modificação: 06 de Outubro de 2010, 11:34 por Dores »

bentoe

  • Visitante
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #11 em: 06 de Outubro de 2010, 12:19 »
Bom dia

Dores
Embora consideres a questão em stand by  julgo que devo relatar a minha experiencia pode ajudar-te a clarificar a tua questão.
Faço a ponte Vasco da Gama diariamente de scooter há já 6 anos.
A scooter que eu tinha anteriormente era uma Piaggio x8 200 tinha limitações em termos de velocidade e o efeito do vento fazia-se sentir bastante nomeadamente na parte mais alta ao chegar a Lisboa.
Podes usar varias técnicas algumas delas já referidas para minimizar o efeito do vento..
Em termos puramente económicos no meu caso que venho da Moita para Sacavém a adopção da scooter tem vantagens ao nível da poupança de combustível, o tempo de viagem é sempre o mesmo, dado que não tenho problemas de estacionamento factor que não é importante para mim mas que deves avaliar caso os locias para onde te desloques tenham dificuldade nesse aspecto.
Antes vinha de carro e durante algum tempo vim de Yamaha gts1000 nenhum dos 2 se equipara em termos de poupança ao conseguido com a scooter.
Actualmente uso uma Yamaha majesty 400, estou a fazer praticamente os mesmos consumos, com a melhoria em termos de capacidade de resposta que não tem comparação com a piaggio, ainda não apanhei aqueles dias de vento a sério por isso não te posso dizer se a diferença é grande.
A postura que tenho na estrada é sempre uma toada calma e controlada e dessa forma nunca houve contratempos na Ponte o mais importante é saber lidar com as limitações da scooter e ter esse factor em conta na estrada.
Se necessitares de mais alguma informação dispõe.
Cumprimentos

Dores

  • Visitante
Re: Dúvida na compra de uma 125cc - Ponte Vasco da Gama
« Responder #12 em: 07 de Outubro de 2010, 15:21 »
Obrigado pelo teu testemunho bentoe. Foi bastante esclarecedor.

Ontem fiz um test-drive numa GTS e o inicio foi bastante "ziguezagueante". Confesso que pensava que fosse mais fácil iniciar-me. Apesar disto continuo convicto na minha mudança para as 2 rodas.