Marcas de Maxiscooters > Kymco
Kymco Downtown 2013
HAntunes:
Bom dia,
conforme informei na minha apresentação sou completamente novo nestas andanças.
Adquiri um Kymco Downtown de 2013 (com cerca de 15.000 Kms) num stand em Aveiro e recebi-a na passada semana. No entanto, e dado a falta de prática, decidi dar uma volta de teste apenas no Sábado. Sempre ouvi dizer que esta era uma das motos no mercado com cerca de 15cv e daí esperar então um arranque mais "pujante" digamos assim desta moto.
Fui dar uma volta pela periferia de Leiria e acabei o giro a fazer cerca de 3km de IC2 onde atingi os 90km/h (debaixo de uma chuvada enorme que serviu de baptismo).
Verifiquei, de forma geral, o seguinte:
- preciso de acelerar até cerca das 4.500rpm para a mota começar a rolar;
- que a circular a 90km o conta rotações passava já das 8.000rpm;
Alguém me pode conseguir ajudar e esclarecer se estas situações são normais nesta moto?
Obrigado a todos desde já pelo apoio!
Abraço
emilio.l.msilva:
Olá Antunes, espero que esteja tudo bem contigo. Eu tenho uma People 300i que possui o mesmo conjunto motor+câmbio da Downtown. O conjunto é ótimo e já cheguei a velocidade de 140km/h no plano e com pouco vento. É muito robusto também. Infelizmente, a People não possui conta-giros e não sei responder a tua segunda pergunta. Mas a primeira, eu posso tentar. A transmissão das motonetas é do tipo CVT, transmissão de velocidade contínua. É uma peça de engenharia e tanto, mas ela trabalha por atrito - Então, sucede que existe mesmo um "lag" ou atraso na partida porque parte da energia cinética do motor é transformada em calor e não em movimento. A People é mais leve que a Downtown e este "atraso" é menor por isto ela parte mais rápido. Enfim, a subida de giro é normal para sair da imobilidade. Mas, se o câmbio estiver com algum desgaste, principalmente, na correia, ele patina demais e a motoneta demora mais a partir. É isto aí. Forte abraço e parabéns pela aquisição.
Enviado de meu Moto Z2 Play usando o Tapatalk
HAntunes:
Boa tarde Emílio,
Obrigado pela partilha. ;)
Vamos ver se outros colegas que tenham conta-giros nas motos partilham a experiência deles.
Um abraço
scarreira:
--- Citação de: HAntunes em 21 de Outubro de 2019, 11:53 ---
- preciso de acelerar até cerca das 4.500rpm para a mota começar a rolar;
- que a circular a 90km o conta rotações passava já das 8.000rpm;
--- Fim de Citação ---
a parte das rotações no arranque sim é normal ,é uma 125...
a 90 vamos aguardar alguém que tenha um modelo igual para confirmar essa situação, mas julgo que não seja problema...
se o companheiro tiver carta para uma mota superior e fizer um test drive a uma de cilindrada superior e/ou bicilindrica, as rotações iram baixar... (isto em scooters...)
HAntunes:
Bom dia,
muito obrigado! :)
Navegação
[#] Página seguinte
Ir para versão completa