Autor Tópico: Sym gts125 - Troca de Oleo da Transmissão  (Lida 4690 vezes)

Offline Madeira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2019
  • Mensagens: 14
  • Marca: Sym
  • Modelo: gts
Sym gts125 - Troca de Oleo da Transmissão
« em: 22 de Setembro de 2019, 13:29 »
Boa tarde companheiros,  scooter_

Sou novo neste mundo das motas e queria desde já pedir apoio numa das revisões.
 
Como tenho vindo a não ficar satisfeito com o desempenho da oficina onde tenho deixado a mota a fazer as revisões, quer pelo elevado custo como pela falta de cuidado que noto não acompanhar o preço das revisões, decidi meter mãos à obra e ser eu a fazer as próximas revisões (pelo menos as mais simples e que eu me sinta capaz).
Posto isto, neste momento já fiz a troca de óleo que correu bastante bem e pretendia substituir o óleo da transmissão, que ainda não consegui identificar qual o bujão que devo desapertar. Já encontrei aqui no fórum uma publicação de um companheiro que o fez com fotos e tudo, no entanto não consigo abrir as imagens. Alguém que já o tenha feito? Qual o óleo que recomendam? Já procurei mas não consigo encontrar qual o óleo recomendado pela marca. _pensador_

Gostava também de fazer uma limpeza ao carburador, alguém que já o tenha feito? É algo fácil de se fazer?

Obrigado desde já.
Um abraço

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Sym gts125 - Troca de Oleo da Transmissão
« Responder #1 em: 22 de Setembro de 2019, 14:06 »
Tens de Desapertar os dois, mas primeiro desapertas o de cima, depois assim que desapertares o de baixo começa logo a escorrer.

Para meter o Oléo da transmissão apertas o de baixo (atenção não precisas de apertar a bruta), depois metes o oleo de transmissão com uma seringa pelo de cima ( com a medida indicada, ou até veres o oleo ao nivel do boraco, e apertar e está feita a mudança.

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Sym gts125 - Troca de Oleo da Transmissão
« Responder #2 em: 22 de Setembro de 2019, 18:02 »
Prepare primeiro uma seringa de 100ml, encontrar-se facilmente nas farmácias.

Faça a mudança num local arejado, alguns óleos de transmissão deitam um cheiro nada agradável.

Quanto ao óleo, há à venda um 75w140 e um 85w140 que se conseguem apanhar a bom preço na net.
Eu costumo usar o Motul mas parece que o Castrol também é bom.

A transmissão leva 100ml de óleo, caso seja a 125 GTS Evo.

Pode a acontecer a seringa ter uma ponta demasiado grossa para entrar no buraco por onde se mete o óleo. Terá que desbastar o exterior da ponta da seringa com um x-acto ou arranjar um tubo que faça a adaptação.

Faça com tempo para garantir que o óleo escorre todo.

Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5304
  • Localidade: sintra
Re: Sym gts125 - Troca de Oleo da Transmissão
« Responder #3 em: 23 de Setembro de 2019, 09:41 »
Prepare primeiro uma seringa de 100ml, encontrar-se facilmente nas farmácias.

Faça a mudança num local arejado, alguns óleos de transmissão deitam um cheiro nada agradável.

Quanto ao óleo, há à venda um 75w140 e um 85w140 que se conseguem apanhar a bom preço na net.
Eu costumo usar o Motul mas parece que o Castrol também é bom.

A transmissão leva 100ml de óleo, caso seja a 125 GTS Evo.

Pode a acontecer a seringa ter uma ponta demasiado grossa para entrar no buraco por onde se mete o óleo. Terá que desbastar o exterior da ponta da seringa com um x-acto ou arranjar um tubo que faça a adaptação.

Faça com tempo para garantir que o óleo escorre todo.




Só acrescentando uma coisa ao que o Rui disse , na seringa eu normalmente abocardo um tubo transparente de aquario para enfiar na mota quando estou a introduzir o oleo ,assim não o problema da seringa não entrar no bocal de enchimento.
Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
« Última modificação: 23 de Setembro de 2019, 12:33 por omcj »
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Madeira

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Set 2019
  • Mensagens: 14
  • Marca: Sym
  • Modelo: gts
Re: Sym gts125 - Troca de Oleo da Transmissão
« Responder #4 em: 23 de Setembro de 2019, 22:46 »
Boa noite a todos,

Obrigado pela ajuda! Já comprei o óleo. Optei por um bel -ray 85w140. O que acham ? Agora para fazer a troca continuo com a mesma dificuldade inicial. Qual o parafuso que devo desaperta-te para retirar o óleo e qual o parafuso que devo retirar para inserir o novo óleo ? Queria postar uma imagem para ser mais fácil a identificação mas não estou a conseguir.

Em relação à limpeza do carburador, alguém já o fez ?

Abraço _convivio_

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Sym gts125 - Troca de Oleo da Transmissão
« Responder #5 em: 24 de Setembro de 2019, 08:02 »
Boa noite a todos,

Obrigado pela ajuda! Já comprei o óleo. Optei por um bel -ray 85w140. O que acham ? Agora para fazer a troca continuo com a mesma dificuldade inicial. Qual o parafuso que devo desaperta-te para retirar o óleo e qual o parafuso que devo retirar para inserir o novo óleo ? Queria postar uma imagem para ser mais fácil a identificação mas não estou a conseguir.

Em relação à limpeza do carburador, alguém já o fez ?

Abraço _convivio_

Se ler os posts é indicado qual a sequencia dos parafusos para meter e tirar o oleo da transmissão.

O local é no lado da embriagem por fora.

Mas se fizer uma pesquisa no youtube vai encontrar como fazer.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5304
  • Localidade: sintra
Re: Sym gts125 - Troca de Oleo da Transmissão
« Responder #6 em: 24 de Setembro de 2019, 09:27 »
Boas companheiro em relação á trasnmissao tens aqui um video :
&t=49s


Em relação ao carburador , se não fores mecanico ,não mexas pois corres o risco de tão depressa não teres moto se não souberes o que estás a fazer.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018