Autor Tópico: SYM GTS 125 EVO - Oscilação do volante em andamento, principalmente em curva  (Lida 2043 vezes)

Justino

  • Visitante
Boa noite amigos
Tenho uma Scooter SYM GTS 125 Evo, de Junho de 2010, e que adquiri em 2ª mão em Outubro de 2013.
Como ando poucas vezes com ela, tem apenas 28.713 Km.
Contudo neste verão dei algumas pequenas voltas com ela e reparei num pormenor estranho. Quando em andamento, o guiador oscila (treme) lateralmente, principalmente em curva.
Agradecia que alguém me pudesse dar uma opinião: Será a roda da frente empenada, ou será problemas com os amortecedores da frente.
Penso que serão as duas razões que poderão originar esta oscilação.
Grato pela atenção.
 _slb_  scooter_ :-\

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: SYM GTS 125 EVO - Oscilação do volante em andamento, principalmente em curva
« Responder #1 em: 03 de Setembro de 2019, 09:59 »
Se a mota obedece bem em termos de direção e no modo como enfrenta as irregularidades do piso eu apontaria primeiro para as fixações do guiador e para a caixa de direcção.
Mas não sou mecânico, apenas tenho uma igual, do mesmo ano, quase do mesmo mês e com pouco mais km do que essa.
Já tive de mandar apertar a caixa de direcção pois tinha folga.

Depois diga o que descobriu e como foi resolvido.

Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk


NSilva

  • Visitante
Re: SYM GTS 125 EVO - Oscilação do volante em andamento, principalmente em curva
« Responder #2 em: 03 de Setembro de 2019, 10:42 »
Certo, tal como o rui costa referiu, os apertos da caixa de direção devem ser reforçados.
De seguida, calibrar / alinhar os pneus pode ajudar.
Regular a suspensão talvez ajude, mas pelo que sei, apenas é possível fazê-lo na suspensão traseira.

O melhor é mesmo passar num mecânico para ver a situação.

Online davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: SYM GTS 125 EVO - Oscilação do volante em andamento, principalmente em curva
« Responder #3 em: 03 de Setembro de 2019, 11:25 »
O oleo da suspensão dianteira já alguma vez foi substituido? pneu da frente ? e como já foi aqui dito cx direção tambem pode ser causadora disso .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Justino

  • Visitante
Re: SYM GTS 125 EVO - Oscilação do volante em andamento, principalmente em curva
« Responder #4 em: 03 de Setembro de 2019, 20:31 »
Boa tarde a todos

Obrigado amigos pelas ajudas. Eu quando digo que o guiador oscila, quero dizer que é todo o conjunto da frente. Por isso eu punha a hipótese de ser, ou roda empenada ou problemas da suspensão. Já agora quando falam da caixa de direcção a que se referem? Há mais algum mecanismo, para além das fixações do guiador ao conjunto das suspensões da frente?
De qualquer modo daqui por uns dias vou com ela a um mecânico e quando tiver novidades, colocá-las-ei aqui.
Obrigado pela vossa atenção.

NSilva

  • Visitante
Re: SYM GTS 125 EVO - Oscilação do volante em andamento, principalmente em curva
« Responder #5 em: 05 de Setembro de 2019, 07:59 »
Exatamente, eu pessoalmente percebi a questão.
Acho que, no meu caso, iria começar por verificar a pressão dos pneus bem como o estado dos mesmos.

De seguida, iria ao mecânico para ver com ele realmente o que se passa.
Calibrar os pneus poderia ser uma hipótese, trocar o óleo da suspensão bem como os retentores outra, apertar um parafuso também poderia ser uma solução.
Portanto, só vendo mesmo, é que se deve ter a perceção do sítio de onde vem o problema.


Offline FabioEsteves

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 113
  • Localidade: Ermesinde
Re: SYM GTS 125 EVO - Oscilação do volante em andamento, principalmente em curva
« Responder #6 em: 15 de Setembro de 2019, 23:19 »
Boa tarde a todos

Obrigado amigos pelas ajudas. Eu quando digo que o guiador oscila, quero dizer que é todo o conjunto da frente. Por isso eu punha a hipótese de ser, ou roda empenada ou problemas da suspensão. Já agora quando falam da caixa de direcção a que se referem? Há mais algum mecanismo, para além das fixações do guiador ao conjunto das suspensões da frente?
De qualquer modo daqui por uns dias vou com ela a um mecânico e quando tiver novidades, colocá-las-ei aqui.
Obrigado pela vossa atenção.

Retirando a capa do guiador. Tem a fixação do mesmo. Pode verificar se na existe folga no parafuso.