Autor Tópico: Forza 300 Vibração na direcção  (Lida 375 vezes)

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Offline pedro cardoso

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Forza 300 Vibração na direcção
« em: 13 de Agosto de 2019, 10:03 »
Bom dia,

Sintoma: Ao desacelerar a partir dos 70Km/h a mota entra em vibração e a direcção entra em oscilação muito violenta apartir dos 60km/h, onde sou obrigado a pôr as mãos na direcção para evitar a queda.

Dirigi-me ao concessionário (que reconheceu que era um problema conhecido pela marca) e que prontamente me trocou o pneu frontal, melhorou bastante, mas feitos 1000km os sintomas passaram a ser os mesmos.

A mota nunca caiu, nem bateu com a roda da frente

Gostaria de saber se alguém tem o mesmo problema e de como o resolveu.

Grato pela sua atenção.
Pedro Cardoso



Offline Duas Rodas

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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #1 em: 13 de Agosto de 2019, 14:58 »
Bom dia,

Sintoma: Ao desacelerar a partir dos 70Km/h a mota entra em vibração e a direcção entra em oscilação muito violenta apartir dos 60km/h, onde sou obrigado a pôr as mãos na direcção para evitar a queda.


Boa tarde,
Quando escreves "...sou obrigado a pôr as mãos na direcção para evitar a queda..." presumo que queres dizer já tens as mãos nos punhos e apertas com mais força para contrariar a vibração. _lol_
 
Tive uma Sym Citycom 300 cuja roda da frente fazia isso a essa velocidade, é um fenómeno chamado "shimming".

As causas podem ser várias desde jante empenada a pouca pressão de ar e a roda mal calibrada.
No meu caso, quando mudei o pneu da frente e a roda foi calibrada de novo, esse fenómeno atenuou-se e muito.
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Offline emanuelp

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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #2 em: 14 de Agosto de 2019, 15:19 »
É algo já muito falado pelo Youtube. Todas as Forzas 300 fazem, umas mais, outras menos.
O fenómeno é acentuado se tiveres topcase.
É no entanto um fenómeno "normal" (não dá para ir contra as leis da física) e não quer dizer que algo de errado se passe com a mota (obviamente que se tiveres algum problema, o mesmo pode estar a acentuar este fenómeno).
A causa tem a ver com a combinação de ciclística, distribuição de peso e pneus, julgo eu.
Mas atenção que este fenómeno ocorre (ou pode ocorrer) em todas as motas/scooters. Já presenciei isto na minha anterior Sym GTS 300, e até numa Aprilia SRV 850.
Solução: não tirar as mãos do guiador, pois é isso que amortece a direcção.

Quanto à minha, faz, e aceito como normal.
Honda Forza 300: Nas estradas desde 06-09-2018...

Offline mpaneves

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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #3 em: 15 de Agosto de 2019, 09:26 »
Volto  a referir que ja desci os cabos davila, o viaduto duarte pacheco,desde os 110 aos 50,a xmax nao treme, nunca tive nenhuma a tremer, no dia que isso acontecer faco como o joao santos que a pos a andar com 600km
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Marco Neves

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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #4 em: 15 de Agosto de 2019, 10:41 »
Basta abrir o YouTube e ver que é algo comum em motos novas ou nas muito rodadas.  ;)

A minha moto faz a uma determinada velocidade, não em todas.
Como não tiro (nem devo) as mãos do guiador, não há stress. :)

Offline Joao Santos

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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #5 em: 15 de Agosto de 2019, 11:11 »
Volto  a referir que ja desci os cabos davila, o viaduto duarte pacheco,desde os 110 aos 50,a xmax nao treme, nunca tive nenhuma a tremer, no dia que isso acontecer faco como o joao santos que a pos a andar com 600km

Tem muito que se lhe diga o que acabas de escrever aqui, Marco Neves.

Se queres que publique aqui videos da X-Max a tremer eu publico. X-Max com motores gripados, eu publico e com falta de óleo são ás centenas.

Sabes bem que os tenho Marco Neves, dizer mal da Forza 300 porque sim é fácil e para mim com muitas provas sobre a X-Max 300 também.

Vou ficar por aqui....    até ver  _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_

João Santos
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Offline Joao Santos

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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #6 em: 15 de Agosto de 2019, 11:16 »
No Canal do Josézito Motovloguer que muitos conhecem tem lá um video precisamente a demonstrar que a X-Max 300 também treme.

https://www.youtube.com/watch?v=pWA3om76yeo

João Santos  _scp_ _scp_
« Última modificação: 15 de Agosto de 2019, 15:47 por Joao Santos »
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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #7 em: 15 de Agosto de 2019, 20:34 »
Tem muito que se lhe diga o que acabas de escrever aqui, Marco Neves.

Se queres que publique aqui videos da X-Max a tremer eu publico. X-Max com motores gripados, eu publico e com falta de óleo são ás centenas.

Sabes bem que os tenho Marco Neves, dizer mal da Forza 300 porque sim é fácil e para mim com muitas provas sobre a X-Max 300 também.

Vou ficar por aqui....    até ver  _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_ _Zang_

João Santos
Nao ha motas iguais
A minha nao treme,senao ia embora
Podes testar tu e os entendidos todos ate esgotar o conta km
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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #8 em: 15 de Agosto de 2019, 23:16 »
Pessoal o companheiro pediu ajuda se alguém tem ou já teve o mesmo sintoma na sua moto/scooter...

e o pessoal em vez de ajudar ou tentar ajudar, debita uma enxurrada de comentários que em nada contribui para a pergunta e ainda carrega a usual "azia" doe sobre o modelo A ou B...

ponham em prática aquilo que tantos apregoam... o que interessa não é o tamanho ou o modelo da moto/scooter mas sim o espírito...

Companheiro, a grande maioria dos modelos Honda, acaba por sofrer dessa "maleita" por várias razões uma delas advém do peso que tem na frente nomeadamente na coluna de direcção que é potenciada pelo uso de Top case que por sua vez vai influenciar a deformação dos pneumáticos no inicio da sua utilização e que se vai fazer reflectir, com tendência a agravar, durante a utilização dos mesmo.

A minha experiência que é reduzida e o conselho que te dou é, caso troques de pneus experimenta andar os primeiros kms, (+/- 1000), sem usar top case e depois confere se surtiu algum efeito.

Abraço e boas curvas
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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #9 em: 16 de Agosto de 2019, 01:20 »
Da minha parte peço desculpa pelo off topic
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Offline Mercurio

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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #10 em: 16 de Agosto de 2019, 12:00 »
Lone wolf

O fenômeno que descreves funciona exactamente ao contrário, isto é, o topcase diminui o peso na roda da frente por estar situado atrás do eixo traseiro.
Esse abanar da frente pode ser uma manifestação desse fenômeno por isso recomendo ao colega Pedro Cardoso que faça o seguinte teste, põe a pré carga dos amortecedores traseiros no máximo e vai dar uma volta.
Ficou melhor, pior ou igual?

Parto do princípio que o pneu dianteiro está em bom estado, andam os dois com a pressão correcta e que não foi montado ao contrário, isto é, com o sentido de rotação invertido.

Vai contando.

« Última modificação: 16 de Agosto de 2019, 12:02 por Mercurio »

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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #11 em: 16 de Agosto de 2019, 12:14 »
@Mercurio

Eu referi que potenciava o efeito/"maleita" que advém do facto de ter a frente mais pesada que a generalidade, uma característica já de si existente em alguns modelos Honda...

Como referi a minha experiência neste tipo de assuntos é reduzida pelo que estou sempre receptivo a ideias e opiniões construtivas e com fundamento  _pol_

E o companheiro que colocou a dúvida acredito que ainda mais  _pol_
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Offline Mercurio

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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #12 em: 16 de Agosto de 2019, 12:38 »
@Mercurio

Eu referi que potenciava o efeito/"maleita" que advém do facto de ter a frente mais pesada que a generalidade, uma característica já de si existente em alguns modelos Honda...

Se calhar estamos os dois a dizer o mesmo e sou eu que não entendo.

A relação top-case/roda da frente passa pela roda de trás que neste caso é o fulcro da alavanca destes 3 pontos.
Imagina um baloiço, uma pessoa de cada lado e um ponto de apoio central.
Quanto maior o peso de um dos lados, mais leve fica o outro. Está relação funciona em função do peso e da distância ao fulcro ou ponto de apoio e chama-se alavanca interfixa.
Desta forma, quanto mais peso tens atrás do eixo traseiro, mais leve e instável fica a direcção.

Nas scooters estas forças são atenuadas pela colocação estratégica de  alguns componentes mais pesados como o depósito de combustível ou a bateria.
Esta última é literalmente montada por cima do eixo dianteiro para maximizar o efeito de alavanca.


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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #13 em: 16 de Agosto de 2019, 15:23 »
 _pol_ _pol_
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Offline pjmartinho

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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #14 em: 16 de Agosto de 2019, 15:58 »
O motivo da tremideira do guiador já foi estudado à bastante tempo.

No video, a partir do minuto 4:15 são apresentados os sintomas e a forma de os corrigir e, no caso da "tremideira" do guiador a solução é simples... não tirar as 2 mãos do guiador.
Cronologia:
08/2015 - 09/2016: Kymco Downtown 125i - 3.995 kms - Média: 3,4L
09/2016 - 05/2017: YAMAHA T-Max 500 ABS - 4.276 Kms - Média: 5,3L
05/2017 - ??/????: Honda Pan European ST1100 - 60013 Kms - ????? Kms - Média:

Offline antoniopat

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Re: Forza 300 Vibração na direcção
« Responder #15 em: 17 de Agosto de 2019, 10:40 »
Boas.

Talvez uma solução para o problema seria aumentar o peso dos pesos do guiador, já agora a vibração aumenta ou diminui confrome a altura do vidro? A Nexus 500 fazia com o vidro todo para cima e com a topcase, sem a topcase nada fazia. A Ducati não faz com ou sem top case.  _pol_

A YBR 125 faz e muito com ou sem topcase penso que o grande problema é a distribuição de pesos mal estudada.

Cumps
Ex Piaggio X7 125 21k km 04-14 a 08-16 39k km
Ex Gilera Nexus 500 31K km de 02-17 a 5-18 46k km
Ex Honda Integra 700 56k 10-18 a 02-19 60k
Ex Honda FJS600 SilverWing