Marcas de Maxiscooters > Honda

Forza 300 Vibração na direcção

(1/8) > >>

pedro cardoso:
Bom dia,

Sintoma: Ao desacelerar a partir dos 70Km/h a mota entra em vibração e a direcção entra em oscilação muito violenta apartir dos 60km/h, onde sou obrigado a pôr as mãos na direcção para evitar a queda.

Dirigi-me ao concessionário (que reconheceu que era um problema conhecido pela marca) e que prontamente me trocou o pneu frontal, melhorou bastante, mas feitos 1000km os sintomas passaram a ser os mesmos.

A mota nunca caiu, nem bateu com a roda da frente

Gostaria de saber se alguém tem o mesmo problema e de como o resolveu.

Grato pela sua atenção.
Pedro Cardoso


Duas Rodas:

--- Citação de: pedro cardoso em 13 de Agosto de 2019, 10:03 ---Bom dia,

Sintoma: Ao desacelerar a partir dos 70Km/h a mota entra em vibração e a direcção entra em oscilação muito violenta apartir dos 60km/h, onde sou obrigado a pôr as mãos na direcção para evitar a queda.


--- Fim de Citação ---

Boa tarde,
Quando escreves "...sou obrigado a pôr as mãos na direcção para evitar a queda..." presumo que queres dizer já tens as mãos nos punhos e apertas com mais força para contrariar a vibração. _lol_
 
Tive uma Sym Citycom 300 cuja roda da frente fazia isso a essa velocidade, é um fenómeno chamado "shimming".

As causas podem ser várias desde jante empenada a pouca pressão de ar e a roda mal calibrada.
No meu caso, quando mudei o pneu da frente e a roda foi calibrada de novo, esse fenómeno atenuou-se e muito.

emanuelp:
É algo já muito falado pelo Youtube. Todas as Forzas 300 fazem, umas mais, outras menos.
O fenómeno é acentuado se tiveres topcase.
É no entanto um fenómeno "normal" (não dá para ir contra as leis da física) e não quer dizer que algo de errado se passe com a mota (obviamente que se tiveres algum problema, o mesmo pode estar a acentuar este fenómeno).
A causa tem a ver com a combinação de ciclística, distribuição de peso e pneus, julgo eu.
Mas atenção que este fenómeno ocorre (ou pode ocorrer) em todas as motas/scooters. Já presenciei isto na minha anterior Sym GTS 300, e até numa Aprilia SRV 850.
Solução: não tirar as mãos do guiador, pois é isso que amortece a direcção.

Quanto à minha, faz, e aceito como normal.

mpaneves:
Volto  a referir que ja desci os cabos davila, o viaduto duarte pacheco,desde os 110 aos 50,a xmax nao treme, nunca tive nenhuma a tremer, no dia que isso acontecer faco como o joao santos que a pos a andar com 600km

Sapiens21:
Basta abrir o YouTube e ver que é algo comum em motos novas ou nas muito rodadas.  ;)

A minha moto faz a uma determinada velocidade, não em todas.
Como não tiro (nem devo) as mãos do guiador, não há stress. :)

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa