Marcas de Maxiscooters > Yamaha

xmax 400 custa a pegar após alguns dias parada

(1/3) > >>

lynks:
Ola a todos,

Comprei em abril uma xmax 400 de 2014 em segunda mão, andei bastante satisfeito com ela durante uns tempos, ando nela praticamente todos os dias. Como ando nela diariamente o problema que vou descrever apenas me aconteceu 3/4 vezes quando ela está mais de 2/3 dias parada.

Quando está parada alguns dias, quando a tento meter a trabalhar ela custa bastante a pegar tenho de dar bastante vezes ao motor de arranque, as vezes espero cerca de 10/15 até voltar a tentar para não matar a bateria, e finalmente ela pega. Fica durante uns segundos com dificuldade em manter o relanti (tenho de ter pericia no acelarador), até que depois estabiliza e tudo volta a ficar normal. Após esta dificuldade no arranque ela pega normalmente e até bastante bem, durante o resto do dia e no dia a seguir. O andamento depois tb está tudo normal.

Já troquei a vela por uma nova, nos ultimos tempos reparei que quando tenho o deposito cheio ela não me faz isto, pode apenas ser uma teoria estupida ou ter tido apenas sorte.

Isto é normal acontecer? Tenho pensado que poderá ser a bomba de combustivel, mas talvez se fosse isso este comportamento se devesse manter sempre.

Alguém consegue dar-me uma ajuda aqui?

NSilva:
A bateria é de origem?
Já confirmou se a voltagem da mesma, apresenta valores corretos ?

Filtro de ar foi mudado ?

lynks:

--- Citação de: NSilva em 09 de Julho de 2019, 09:55 ---A bateria é de origem?
Já confirmou se a voltagem da mesma, apresenta valores corretos ?

Filtro de ar foi mudado ?

--- Fim de Citação ---


A bateria não medi com o multimetro, mas ela tem bastante força, mesmo com essas tentativas todas nunca notei que tivesse ficado fraca, e como ando muito ela deve estar sempre no maximo, mas posso medir para discartar, qual é a voltagem que devia ter?

Relativamente ao filtro de ar, por acaso não troquei mas o sr que a vendeu disse-me que tinha feito a revisão a pouco tempo. Posso trocar tb não é por ai.

Eu estou mais inclinado para ser algo na injecao de combustivel, porque só faz quando está parada muito tempo mas vou confirmar a bateria e o filtro.

NSilva:

--- Citação de: lynks em 09 de Julho de 2019, 10:06 ---
A bateria não medi com o multimetro, mas ela tem bastante força, mesmo com essas tentativas todas nunca notei que tivesse ficado fraca, e como ando muito ela deve estar sempre no maximo, mas posso medir para discartar, qual é a voltagem que devia ter?

Relativamente ao filtro de ar, por acaso não troquei mas o sr que a vendeu disse-me que tinha feito a revisão a pouco tempo. Posso trocar tb não é por ai.

Eu estou mais inclinado para ser algo na injecao de combustivel, porque só faz quando está parada muito tempo mas vou confirmar a bateria e o filtro.

--- Fim de Citação ---

Digo o filtro de ar porque a minha já foi de reboque (não pegava) e era o filtro de ar entupido  _Rolley_
A bateria resolve muita coisa, acredita! E pensando bem, já tem 5 anos... A minha a partir dos 5/6 começou a dar de si, pelo que substitui e deixei de ter problemas.
Espero que a razão seja uma destas, pelo que se for injeção talvez seja mais complicado.

Mercurio:
Viva.
Também me parece questão de bateria. Com um multímetro o despiste é fácil mas não imediato como medir a tensão da bateria em repouso.
 Liga o multímetro à bateria, selecciona a função de valor mínimo (ou fica atento ao display se não tens essa função) e da ao Starter. Qual é a voltagem durante o esforço de arranque?

Como a mota pega bem quente, eu descarto ser o filtro de ar. Este, quando demasiado sujo, manifestar-se de forma inversa. Pega bem a frio e custa a pegar a quente. É como andares com o "ar fechado" (alguém ainda se lembra disso dos carburadores??)

Já agora...
Já vi problemas relacionados com a ventilação do depósito de combustível terem esses sintomas, nesse caso podes tirar o tampão da gasolina e tentares por o motor a trabalhar. Se for disso, pega logo.
Pelo menos, eliminas um falso positivo.
 
Vai contando.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa