Autor Tópico: Nova Correia = Menos Força  (Lida 5478 vezes)

GLopes

  • Visitante
Nova Correia = Menos Força
« em: 06 de Julho de 2019, 16:18 »
Boa Tarde Pessoal.

Tenho uma Kymco Downtown 125 com 37.000Kms, sempre com revisões a tempo e horas.
Na semana passada rebentou a correia em andamento, a mesma deveria ser mudada aos 40.000 (de 20k em 20k), mas não aguentou até lá.
No entanto eu já tinha comprado uma correia e roletes da Bando que estavam guardados para a altura da revisão dos 40.000, pois bem, lá chamei o reboque, levei a moto para casa e fiz a revisão apenas dessas duas peças.

Limpei muito bem todo o compartimento que tinha residuos da correia antiga, fiz a substituição dos roletes originais (18x14-13g) pelos da Bando (18x14-12g) e instalei a correia nova da Bando.

Instalação bem sucedida, moto a funcionar, só que com um comportamento totalmente diferente.
1º - Arranque inicial, alta subida na rotação e pouca força no arranque, a moto antes arrancava dos 0 aos 60kms num instante, e agora parece uma eternidade.
2º - Muita rotação para pouca velocidade, além do arranque lento, a moto anda em velocidade de cruzeiro (80km/h) com muita rotação (7000 a 8000 RPM)
3º - Limite de velocidade desbloqueado, esta foi a boa noticia no meio disto tudo, antes a moto chegava aos 115km/h nas 9000RPM e bloqueava, agora chega aos 125km/h, mas no entanto só em descidas, pois a subir está como menos força.

Presumi que fosse da diferença de peso dos roletes, voltei a trocar pelos originais (ja com 17.000), os sintomas melhoraram bastante, mas mesmo assim continua com o arranque lento em comparação à correia anterior.

Dúvida inicial, será que a correia nova precisa de um tempo de adaptação para ganhar alguma flexibilidade?
Deverei aguardar um pouco e andar com a moto assim ou comprar uma correia original?

Obrigado pela atenção.

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #1 em: 06 de Julho de 2019, 23:04 »
Caro companheiro, parti 2 vezes a correia em andamento e trocava os rolletes, deslizadores e respectiva Correia. Coloquei sempre de origem e mantinha as características originais.
Se a correia tem as mesmas medidas em princípio não alteraria nada. Os roletes também se desgastam pelo que pode haver alterações.
Respondendo há dúvida, nunca fiz “rodagem” á correia nem soube que houvesse alguém que tivesse necessidade de adaptação da mesma.
Pelo que parece és tu que fazes essas trocas, põe para já um roletes de origem e vê como fica, senão gostares então muda a correia.
Espero ter ajudado.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

crvlh_js

  • Visitante
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #2 em: 07 de Julho de 2019, 07:04 »
Boas,
Pelos sintomas, parece ser da medida da correia.
Quase sempre há ligeiras diferenças nas medidas das correias.
Vejo duas hipoteses para isso:
Ou corrige o variador com adição/remoção de anilhas, neste caso, adição, (mas terá que procurar anilhas calibradas da medida correcta), ou terá que voltar á correia de origem.
Espero também ter ajudado.
 scooter_

GLopes

  • Visitante
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #3 em: 17 de Julho de 2019, 01:05 »
Boas.
Confirmo que se deve à correia, pois a correia da Bando é ligeiramente mais curta que a Original.
Neste caso onde poderia comprar essas anilhas calibradas?
Se calhar é mesmo melhor comprar a correia original, mas da-me pena porque esta correia ainda está nova.

crvlh_js

  • Visitante
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #4 em: 17 de Julho de 2019, 07:05 »
Boas,
Tenta na net pela marca da moto ou tira a medida do cilindro, (interna e externa) onde corre o variador. Pode ser que encontres mesmo para outra marca ou posta aqui, pode ser que alguem tenha.
Abraço

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #5 em: 17 de Julho de 2019, 10:19 »
A principio parece me roletes ,mas vÊ se não engordoraste com massa na montagem alguma parte que não devias.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

GLopes

  • Visitante
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #6 em: 17 de Julho de 2019, 23:04 »
A principio parece me roletes ,mas vÊ se não engordoraste com massa na montagem alguma parte que não devias.
Agora que falas disso, por acaso quando desmontei tudo, limpei bem, e apliquei um pouco de massa consistente nos cilindros onde encaixa o variador e a embraigem. Porquê??? Porque devido a ser uma zona de fricção pareceu-me bem levar um pouquinho de massa? Estupidez?? Quase de certeza que sim.  _martelada_

Devo desmontar tudo e limpar bem? pode ser que seja disso o problema do arranque arrastado?

crvlh_js

  • Visitante
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #7 em: 18 de Julho de 2019, 07:11 »
Boas,
Alguns levam massa, outros não.
Dependendo se o prato móvel tem vedante, da quantidade de massa que puzeste, e onde a puzeste.
Mas se a correia Bando é mais curta, isso acontece com massa ou sem massa.
Com superfície gordurosa vai patinar sempre e não só a arrancar.
Mas como já disse que isso pode ser compensado com anilhas calibradas, que eu até poderia ter, para mim, o caso está encerrado.
Muito bom dia.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #8 em: 18 de Julho de 2019, 10:04 »
Agora que falas disso, por acaso quando desmontei tudo, limpei bem, e apliquei um pouco de massa consistente nos cilindros onde encaixa o variador e a embraigem. Porquê??? Porque devido a ser uma zona de fricção pareceu-me bem levar um pouquinho de massa? Estupidez?? Quase de certeza que sim.  _martelada_

Devo desmontar tudo e limpar bem? pode ser que seja disso o problema do arranque arrastado?


Boas companheiro ,pode a massa estar numa zona onde passe a correia e aì tens de desengordorar tudo ,podes por um pouco de massa de litio mas apenas um pouco mesmo e na parte traseira ,nunca onde pisa a correia ,atenção até podes ter feito o procedimento corretamente , ve videos no youtube acerca da montagem ajuda bastante em caso de duvida .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

petervivas

  • Visitante
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #9 em: 18 de Julho de 2019, 16:38 »
Isto aconteceu comigo, e tambem comecou a acontecer quando troquei de correia, e para uma Bando tb.

Só pode ser correia, a medida nao e igual .... tira força claramente, a minha por vezes nem passava das 6000

GLopes

  • Visitante
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #10 em: 20 de Julho de 2019, 16:21 »
Isto aconteceu comigo, e tambem comecou a acontecer quando troquei de correia, e para uma Bando tb.

Só pode ser correia, a medida nao e igual .... tira força claramente, a minha por vezes nem passava das 6000
Boa Tarde Petervivas,
Como resolveste o problema? Usaste anilhas de compensação ou simplesmente mudaste a correia?
Assim que mudaste a correia voltas-te logo a sentir a moto "normal"?

Obrigado.

GLopes

  • Visitante
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #11 em: 29 de Julho de 2019, 21:24 »
PROBLEMA RESOLVIDO

Comprei uma correia da Malossi com as medidas iguais à Original e a moto ficou igual antes da correia rebentar.
Problema resolvido, era mesmo da correia ser curta em relação à original, portanto recomendo que não comprem BANDO.

Offline ptsp86

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Abr 2019
  • Mensagens: 9
  • Localidade: Valongo
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #12 em: 30 de Julho de 2019, 05:39 »
BANDO de gatunos xd

Enviado do meu Nexus 6 através do Tapatalk


Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5290
  • Localidade: sintra
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #13 em: 30 de Julho de 2019, 15:59 »
Boa o que interessa é que resolveste o problema , a original era muito cara?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

GLopes

  • Visitante
Re: Nova Correia = Menos Força
« Responder #14 em: 31 de Julho de 2019, 16:12 »
Boa o que interessa é que resolveste o problema , a original era muito cara?
Não pesquisei muito, encontrei a Malossi em promoção a 35 €uros e aproveitei.