Autor Tópico: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular  (Lida 8295 vezes)

Joca

  • Visitante
[Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« em: 02 de Julho de 2019, 13:57 »
Boa tarde à todos.

Antes de mais, gostaria de agradecê-los pelo conteúdo aqui exposto neste fórum, eles foram de grande apoio para eu seguir com a compra da minha primeira Scooter, que foi uma Xmax 125 Nova.

Espero conseguir contribuir com outras pessoas assim como vocês conseguiram (direta ou indiretamente) apoiar em minha decisão.

Agradecimentos feitos, vamos ao assunto em questão! :)

Desde que levantei a Xmax na Motor7 rodei aproximadamente 300 km, e percebi logo de início que a dinâmica e ruidos dela em piso de alcatão é espetacular, acelerando ou desacelerando o comportamento dinâmico (e rudio), tudo normal. Porém, quando estou em pisos irregulares desacelerando, ou seja, apenas com o embalo adquirido, ouço barulhos lá trás como se fossem de peças de metal batendo.

Inicialmente achei que fosse da mola batendo no amortecedor, mas ai achei que seria muito parvo da minha parte pensar assim, uma vez que era uma moto 0km, e o barulho não fazia quando estava acelerando.

Então, na semana seguinte a compra, voltei a Motor7 e fui conversar com o mecânico que me informou que este barulho é normal, que é dos roletes da transmissão, que ao diminuir a força centrífuga com a desaceleração, eles batem voltando para a posição normal e faz o CVT voltar para a marcha 1, ou reduzir para a mais adequada para a velocidade, digamos assim.

Eu ainda sem experiência com a mecânica das Scooters, aceitei a explicação pois tem lógica vendo o funcionamento de um CVT, mas fiquei com isso na cabeça porque para mim seria uma grande falha de projeto, e poderia ser mehor.

Alguém poderia por favor, me passar experiências sobre essa questão? Quem é proprietário de Xmax 125 (ou já foi), se identificam com essa questão que relatei?

Novamente agradeço o apoio de todos, e peço desculpas caso esse assunto tenha sido tratado em algum sitio no fórum, mas não consegui encontrar com as pesquisas que fiz.

Cumprimentos,
João Carlos Brandão

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #1 em: 02 de Julho de 2019, 15:56 »
Viva companheiro
Visto tratar-se de uma mota nova e se o mecânico te deu essa hipótese para justificar algum do ruído vindo da parte traseira, recordei-me de um episódio passado comigo e também neste tema, em que com alguma frequência apresentava queixas deste tipo ao mecânico onde vou habitualmente.
E daquela vez a montanha pariu mesmo um rato. O problema estava numa folgazita ou empeno no suporte da matrícula e o excesso de trepidação causava uns estranhos "acordes musicais", pelo que ficou resolvido com um pedaço de esponja a preencher.
Será que...?
 _convivio_
« Última modificação: 02 de Julho de 2019, 15:58 por Rufido »
Rui

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #2 em: 02 de Julho de 2019, 18:21 »
Boas,
Tendo eu ja montado e verificado também umas dezenas de vareadores,nunca ,repito, nunca ouvi esse ruído nem essa explicação vinda dum cvt mas..... sempre a aprender.
Posso até referir que os roletes dr pulley da gilera do meu pai sairam da posição deles e nada de ruídos, nem numa  pcx com 50000km,logo para mim nao é daí.
Recordo o que o rufido referiu e que ha alguns ruidos que podem aparecer ,nomeadamente a caixa do filtro de ar a bater no garda lamas,era frequente, suporte da matrícula  ou  outro mas no teu caso só vendo e ouvindo, mas aconselho a opinião de outro representante da marca ,é sempre melhor.
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Joca

  • Visitante
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #3 em: 02 de Julho de 2019, 19:28 »
Obrigado Rufido e mpaneves pelas informações.

Por acaso, teriam alguma indicação de representante Yamaha em Lisboa para eu buscar uma segunda opinião?

Cumprimentos,
João Carlos Brandão

Joca

  • Visitante
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #4 em: 02 de Julho de 2019, 21:59 »
Boa noite, hoje ao fim da tarde consegui gravar um video mostrando o barulho, vejam.


Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #5 em: 02 de Julho de 2019, 22:27 »
Pois... essas "castanholas" não deverão pertencer a essa banda.
Conheço pouco de motas e muito menos de xmax's para poder opinar. O melhor será aguardares por opiniões de companheiros conhecedores ou proprietários de xma's.
Uma coisa gostava de te pedir, quando conheceres as causas volta ao tópico para que esta tua dúvida não o volte a ser para outro companheiro e assim respeitamos a essência do forum (juro que não bebi nada ao jantar que justifique este vocabulário...)
 _convivio_
Rui

Offline mpaneves

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Abr 2013
  • Mensagens: 4331
  • Localidade: sintra-cascais
  • Mebro nº 5131
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #6 em: 02 de Julho de 2019, 22:35 »
Ora na zona da grande lisboa tens a motos vr na venda do Pinheiro, a mj paiva em sjoao do estoril e o almerindo em Sintra, vê qual fica melhor para ti, eu aponto para algo mal apertado nessa zona mas não  consigo distinguir bem
casal k 50--sis saschs 50--yamaha target 50--yamaha aerox 50--yamaha neos50--yamaha aerox 50--yamaha bws 125--yamaha xcity125--honda cbf 125--kymco kxct125
kymco xciting400--benelli trk 502--yamaha xmax 300
Membro:5131
Marco Neves

Joca

  • Visitante
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #7 em: 02 de Julho de 2019, 22:50 »
Pois... essas "castanholas" não deverão pertencer a essa banda.
Conheço pouco de motas e muito menos de xmax's para poder opinar. O melhor será aguardares por opiniões de companheiros conhecedores ou proprietários de xma's.
Uma coisa gostava de te pedir, quando conheceres as causas volta ao tópico para que esta tua dúvida não o volte a ser para outro companheiro e assim respeitamos a essência do forum (juro que não bebi nada ao jantar que justifique este vocabulário...)
 _convivio_

Rufido, mesmo assim agradeço o apoio. Vou buscar a solução e compartilhar para que outros tenham a solução também, caso precisem.

Obrigado.

Joca

  • Visitante
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #8 em: 02 de Julho de 2019, 22:52 »
Ora na zona da grande lisboa tens a motos vr na venda do Pinheiro, a mj paiva em sjoao do estoril e o almerindo em Sintra, vê qual fica melhor para ti, eu aponto para algo mal apertado nessa zona mas não  consigo distinguir bem

MPANeves, novamente agradeço sua ajuda.
Vou levá-la em algum dos sugeridos para buscar outra opinião e volto aqui para dar notícias.

Obrigado!

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #9 em: 03 de Julho de 2019, 11:57 »
Boas companheiro realmente nada como uma segunda opinião ,tambem não me parece roletes mas...
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Joca

  • Visitante
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #10 em: 03 de Julho de 2019, 21:42 »
Olá amigos, boa noite.

Hoje ao invés de ir buscar uma segunda opinião, voltei a Motor7, andei na Xmax 125 de teste drive e constatei que ela também faz barulho igual. O que parece ser algo crônico do modelo, que não é nem um pouco animador, é o tipo de coisa que não é legal de descobrir após 2 semanas de ter efetuado a compra de um produto dessa gama e preço.

Hoje falei com o chefe da oficina, ele se mostrou interessado em identificar o problema e tentar junto à Yamaha assistência para solucionar (se isso for possível), vamos acreditar, é o que me resta!

Aproveitei para validar a informação que tinham de dado (lá mesmo) de que o barulho poderia ser um comportamento normal dos roletes do CVT, ao qual foi descartado. Levantamos a suspeita de ser da base do amortecedor (aquela parte que tem a regulagem de carga/conforto), que pela forma que é construído poderia ocasionar barulho alí. Fizemos alguns testes e nada.

Então agendei para deixá-la lá para uma análise mais profunda e com mais tempo.

Fui para o trabalho, volto para casa, eis que então (por acaso), fui checar os pneus quando ela estava no cavalete central, e ao bater no pneu traseiro, fez o barulho.

Conclusão de leito de mecânica que cheguei: Há ali alguma alguma conexão entre o motor e o eixo da roda, provavelmente a roda deve ser presa o eixo do motor que vai até o outro lado. Nessa conexão há uma foga, e esta folga é quem faz o barulho. Veja o vídeo:


Agora penso, essa folga é normal?! Acho que não deveria ser!

Bem, vamos ver cenas de um próximo capítulo, volto para dar mais informações...

Cumprimentos,
João Carlos Brandão

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #11 em: 04 de Julho de 2019, 01:25 »
Boas!
Tive uma x max 250 e nessa situação de roda no ar fazia exatamente esse barulho, mas o certo é que não o notava em desaceleração.
A folga julgo ser normal, essa pode é ter folga em demasia....
Votos que para que tudo se resolva.

Joca

  • Visitante
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #12 em: 04 de Julho de 2019, 08:06 »
Boas!
Tive uma x max 250 e nessa situação de roda no ar fazia exatamente esse barulho, mas o certo é que não o notava em desaceleração.
A folga julgo ser normal, essa pode é ter folga em demasia....
Votos que para que tudo se resolva.

rumabrica, bom dia.

Agradeço seu feedback!

Então, eu percebi isso no cavalete por acaso, mas é exatamente este mesmo som que faz quando estou passando em algum piso irregular (remendo de alcatrão, uma mudança de nível, por exemplo), que é o que mais me deixou incomodado, porque isso tem em qualquer lugar. Se eu estiver acelerando, ou seja, a scooter estiver gerando tração para se locomover, o som não é identificado, mas se eu estiver sem acelerar, apenas com o embalo já adquirido, percebe-se muito facilmente (infelizmente).

Cumprimentos,
João Carlos Brandão

Offline rumabrica

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Abr 2014
  • Mensagens: 300
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Marca: Honda
  • Modelo: Integra
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #13 em: 04 de Julho de 2019, 12:43 »
Sim eu a lanço ou nas situações descritas n ouvia nada, tem que ser investigado mais a fundo, mas mais cedo ou mais tarde vai chegar a explicação e a causa raiz do problema.

Offline piratao

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Jun 2019
  • Mensagens: 2
  • Localidade: Fânzeres
  • Marca: YamahaHond
  • Modelo: Xmax/Pcx
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #14 em: 05 de Julho de 2019, 23:09 »
A minha também faz esse  barulho quando desengata e em paralelo.
Penso que seja a correia que ao ficar solta bata em algum lado e provoca esse barulho.
Quando for à Yamaha vou ver o que me dizem.

Cumprimentos

Joca

  • Visitante
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #15 em: 06 de Julho de 2019, 09:22 »
A minha também faz esse  barulho quando desengata e em paralelo.
Penso que seja a correia que ao ficar solta bata em algum lado e provoca esse barulho.
Quando for à Yamaha vou ver o que me dizem.

Cumprimentos

Olá amigo,
Estou agendado para levar a minha no dia 17/07 para análise. Tendo informações atualizadas, volto aqui para compartilhar.

Cumprimentos,
João Carlos Brandão

Joca

  • Visitante
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #16 em: 24 de Julho de 2019, 20:58 »
Olá amigos,

Seguindo em diante com este assunto: fui à Motor 7 no dia 17/06 como previsto, deixei lá a Xmax e o Sr. Vitor (chefe da oficina) que diagnosticou que para minha sorte (só que não), a minha moto faz mais barulho que o normal. Logo, em contato com a Yamaha foi decidido fazerem a troca de todas as engrenagens da transmissão na tentativa de resolver o problema.

Legal por parte da Motor 7 e Yamaha de investigar e resolver o problema, mas decepcionante para o consumidor que compra uma MaxiScooter 125 premio (zero km), ter que lidar com isso.

Como disse na Motor 7, se fosse possível, cancelava o negócio, devolvia, pegava meu dinheiro de volta e comprava outra. Mas... não dá.

Então, espero sinceramente que seja realmente uma fatalidade, que a Yamaha resolva o problema através da Motor 7, e que minha convicção atual que diz "Não comprar Yamaha novamente", seja mudada, pois ainda sim não consigo acreditar que uma marca tão bem conceituada produza um produto com defeito crônico como supostamente poderia ser. Afinal, eu moro em Lisboa, mas se morasse no Porto ou algum lugar onde há pisos mais irregulares - não estou falando de nada exageradamente irregular, basta pequenas depressões, ondulações para perceber facilmente o problema -, seria impossível (ou insuportável) ter uma Xmax 125.

Trago notícias do reparo assim que o fizerem.

Cumprimentos,
João Carlos Brandão

Joca

  • Visitante
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #17 em: 16 de Agosto de 2019, 20:51 »
Então amigos, o reparo foi feito, e infelizmente o barulho é do modelo.
Logo, devo me acostumar com ele até poder trocar o modelo.

Fica a dica: Se quem está lendo é morador de algum lugar onde o piso é irreguar, como nas vilas, ou cidades com menos alcatrão, e não suporta "barulho de coisa solta batendo", não compre uma Xmax 125.

A todos, obrigado pela atenção e ajuda até aqui.

Cumprimentos,
João Carlos Brandão

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #18 em: 17 de Agosto de 2019, 23:35 »
O barulho é do modelo? Não engolia isso, já testaste uma moto igual a ver se também faz?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline anjoed

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Out 2018
  • Mensagens: 35
  • Localidade: Caecavelos
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX125A
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #19 em: 19 de Agosto de 2019, 09:39 »
O barulho é do modelo? Não engolia isso, já testaste uma moto igual a ver se também faz?
David, ele disse que sim:

Citar
Hoje ao invés de ir buscar uma segunda opinião, voltei a Motor7, andei na Xmax 125 de teste drive e constatei que ela também faz barulho igual. O que parece ser algo crônico do modelo, que não é nem um pouco animador, é o tipo de coisa que não é legal de descobrir após 2 semanas de ter efetuado a compra de um produto dessa gama e preço.

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #20 em: 19 de Agosto de 2019, 11:20 »
David, ele disse que sim:

Pois lol ,não tinha reparado , é lamentavel uma maquina tão cara e ter de aceitar defeitos de concepção.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline atafiop

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2017
  • Mensagens: 33
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #21 em: 22 de Agosto de 2019, 01:10 »
Vi o video que ilustra o tal barulho. A minha Agility tem essa mesma folga. Faz esse tic-tac se mexer na roda, com a mota no descanso central. Tal e qual. Pode é não ser tão evidente, tão barulhenta. É um tic-tac pequeno. Penso que é normal, será ali um espacinho entre engrenagens no veio que liga à roda dando-lhe a tracção que, já em andamento, não se nota (o tic-tac). Seja em aceleração ou desaceleração. Não noto qualquer barulho na minha scooter...

Se o barulho for audível, eu não engolia a tanga «é do modelo»...
« Última modificação: 22 de Agosto de 2019, 01:12 por atafiop »

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #22 em: 22 de Agosto de 2019, 09:07 »
Então amigos, o reparo foi feito, e infelizmente o barulho é do modelo.
Logo, devo me acostumar com ele até poder trocar o modelo.

Essa é boa, "não é defeito é feitio"... foi por pouco que não te disseram que poderia ser caruncho.
Não pares por aí na procura da solução.
Rui

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #23 em: 22 de Agosto de 2019, 18:45 »
Vi o video que ilustra o tal barulho. A minha Agility tem essa mesma folga. Faz esse tic-tac se mexer na roda, com a mota no descanso central. Tal e qual. Pode é não ser tão evidente, tão barulhenta. É um tic-tac pequeno. Penso que é normal, será ali um espacinho entre engrenagens no veio que liga à roda dando-lhe a tracção que, já em andamento, não se nota (o tic-tac). Seja em aceleração ou desaceleração. Não noto qualquer barulho na minha scooter...

Se o barulho for audível, eu não engolia a tanga «é do modelo»...

Essa folga na mola que detetas é normal ,porque a mota não tem peso mal te sentes ,adeus folga.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline atafiop

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Mar 2017
  • Mensagens: 33
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: X-Max 125
Re: [Xmax 125] - Barulho ao desacelerar em piso irregular
« Responder #24 em: 22 de Agosto de 2019, 21:59 »
Exacto.