Autor Tópico: Maxsym - De férias!  (Lida 5595 vezes)

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Maxsym - De férias!
« em: 12 de Junho de 2019, 22:43 »
Olá companheiros,
Venho pedir a vossa ajuda, ideias, experiências passadas, para um problema com a minha Maxsym.

Então é assim:
 Após um fim de semana perlongado em que a deixei descansar, na 3ªFeira quando a tentei por a trabalhar...  _pensador_ _pensador_ _pensador_
O quadrante liga, consegue-se ouvir a bomba de combustível a fazer o seu ciclo normal de alguns segundos antes de dar ao motor de arranque, no entanto quando pressiono o botão, ouve-se o CLAC CLAC característico do relé do motor de arranque, mas o motor de arranque não dá sinal, nesse mesmo instante a iluminação do quadrante diminui quase até zero, aparentemente os valores de tensão no circuito ficam tão baixos que a própria bomba de combustível faz o reset e inicia novamente o ciclo como se tivesse desligado a chave.

O que verifiquei:
- Bateria - já fiz teste com outra bateria em boas condições (mesmo comportamento);
- Já verifiquei fusíveis (tudo OK);
- Corta corrente debaixo do assento (OK);
- Corta corrente no volante + botão de Start (estão ok, caso contrário acho que o relé do motor de arranque não daria sinal ?!?!);
- Óleo do motor (ok);
- Liq. de refrigeração(ok);
- Motor solto, abri a caixa da correia de transmissão e rodei o conjunto à mão (parece tudo normal);

Alguma dica?

Obrigado
Um Abraço
Piedade

Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #1 em: 13 de Junho de 2019, 10:16 »
É muito estranho porque isso é sintomas de bateria, mas se dizes que já experimentas-te com outra é estranho  _pensador_ _pensador_

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #2 em: 13 de Junho de 2019, 10:25 »
Motor de arranque preso ou a precisar de escovas?

Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk


Offline omcj

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Dez 2013
  • Mensagens: 2525
  • Localidade: Queluz
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: XJ600N
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #3 em: 13 de Junho de 2019, 10:30 »
Motor de arranque preso ou a precisar de escovas?

Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk



Pois, falta ver isso

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #4 em: 13 de Junho de 2019, 10:53 »
Bem visto, isso pode explicar  o baixar da intensidade da luz do  painel... o motor recebe corrente mas não  roda.

A investigar   _pol_

Obrigado

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #5 em: 13 de Junho de 2019, 21:30 »
Boas companheiro quantos kms tem a Maxsym?
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #6 em: 13 de Junho de 2019, 21:42 »
Depois de resolver um verdadeiro puzzle lá  consegui  chegar ao motor de arranque.
A não ser que tenha mais alguma surpresa reservada o problema era mesmo do motor de arranque preso.
Ja o abri e fiquei sem palavras, escovas ok, sem desgaste de nota no veio ou bronzes mas o interessante foi encontrar os 4 imans (armadura) agarrados ao rotor do motor.... a armadura do motor é fixa na carcaça do motor com cola!!!!!   Ups... descolou  _martelada_

Ainda vou tentar a reconstrução e depois coloco umas fotos

Obrigado a todos pelas dicas

Um abraço
« Última modificação: 13 de Junho de 2019, 23:24 por piedade »

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #7 em: 14 de Junho de 2019, 21:48 »
Não são essas motas que têm um motor que produz muito calor?
Será que com esse calor a cola foi perdendo propriedades?
Acho que há colas próprias para suportar temperaturas altas.

Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #8 em: 15 de Junho de 2019, 15:10 »
Não são essas motas que têm um motor que produz muito calor?
Será que com esse calor a cola foi perdendo propriedades?
Acho que há colas próprias para suportar temperaturas altas.

Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

É assim, nunca me apercebi de o motor da mota produzir calor em excesso, aliás com o tempo mais frio o ponteiro da temperatura vai frequentemente para o 1º traço e até já fui ao mecânico ver disso não fosse ser alguma avaria.

Agora, na Maxsym400 o motor de arranque está na parte superior do motor da mota, mesmo atrás do cilindro e numa zona, que acho que já não é abrangida pelas camisas de refrigeração do motor. Para ajudar à festa fica num sitio com um amontoado de tubos, sensores etc. que de certeza impedem o ar de passar por lá e refrigerar alguma coisa.
Portanto como o companheiro refere este motor de arranque, nesta motorização especifica, deve "passar as passas do Algarve “e de facto com temperaturas elevadas mesmo as colas especiais vão perdendo gradualmente as características

A cola para esta aplicação não pode ser uma qualquer por causa da, temperatura, os materiais a unir, vibração do motor, ...

De qq forma o trabalho está a avançar e ainda hoje a reconstrução do motor de arranque deve ficar concluída :)

Offline ruicosta

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Jun 2017
  • Mensagens: 591
  • Localidade: Tomar
  • Procura-se kit de unhas...
  • Marca: Sym
  • Modelo: GTS 125 EVO
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #9 em: 15 de Junho de 2019, 15:32 »
Não sei como funcionam os motores de arranque nas motas mas, poderá acontecer, que depois do start, o motor de arranque desengate do motor da mota mas continue a rodar durante algum tempo, provocando aquecimento?
Tenho as minhas dúvidas, se isso acontecesse já não deveria ter escovas.
No entanto fica a dúvida para fazer o teste.

Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk


Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #10 em: 15 de Junho de 2019, 16:52 »
Não sei como funcionam os motores de arranque nas motas mas, poderá acontecer, que depois do start, o motor de arranque desengate do motor da mota mas continue a rodar durante algum tempo, provocando aquecimento?
Tenho as minhas dúvidas, se isso acontecesse já não deveria ter escovas.
No entanto fica a dúvida para fazer o teste.

Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk


Acabei de fechar o menino e fazer um teste rápido, está a funcionar!  _lool_ _lool_ _lool_

MA = Motor de arranque
MC = Motor de combustão

O MA logo que o MC começa a funcionar tem de desacoplar do mesmo, se isso não acontecer o motor de arranque não deve sobreviver muito tempo. Quando desmontei não encontrei nada de especial nas escovas e o próprio colector está como novo. O problema era mesmo os ímanes que "caíram" sobre o veio e no processo ainda saltaram uns pedacinhos dos ímanes, mas nada critico.


Sobre o funcionamento, tanto quanto eu sei, nos carros ou pelo menos em alguns modelos o  MA é mais complexo. Quando se roda a chave, alimenta-se uma bobina (bobina de chamada) que empurra e engrena o pinhão de ataque do MA no volante do motor sendo por sua vez accionado um contacto eléctrico dentro do MA, que fornece energia á parte motora do MA e este começa a rodar.

No caso deste MA que estive a reparar o veio liga directamente ao MC da mota, ou seja deve de existir algo similar ao sistema auto só que este mecanismo que estabelece o acoplamento entre o MA e o MC, deve estar do lado do MC , suponho que isto seja por questões de espaço.

Bom agora é só arranjar um dia para desmontar a Maxsym outra vez e instalar tudo de novo como deve de ser... (fazer estas coisas no meio da rua não é nada prático)  _pensador_
Se tiver tempo vou ainda tentar deixar a mota aquecer bem e com um medidor externo medir a temperatura na carcaça do motor de arranque. A questão do aquecimento,  deixou-me curioso.

Offline karloxilva

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Set 2013
  • Mensagens: 670
  • Localidade: Setúbal
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: Burgman AN400AZ ABS (Fev.2014)
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #11 em: 27 de Agosto de 2020, 14:50 »
Caramba, ficou mesmo com tudo à vista!
Diz lá que (também) não ficaste com inveja de quem tem uma "naked"...
"O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm." René Descartes

Offline piedade

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 707
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X
Re: Maxsym - De férias!
« Responder #12 em: 27 de Agosto de 2020, 16:30 »
Caramba, ficou mesmo com tudo à vista!
Diz lá que (também) não ficaste com inveja de quem tem uma "naked"...
Sem duvida muito mais leve 😂😂😂. Mas gosto mais de a ver com tudo no sitio  _lol_