Autor Tópico: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?  (Lida 3819 vezes)

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« em: 25 de Maio de 2019, 23:25 »
Olá, meu primeiro post neste fórum, porém venho devorando as informações já fazem algumas semanas.

Tenho uma dúvida e gostava de ouvir sugestões e considerações dos mais experientes:

Com duas rodas, só conduzo até o momento, bicicletas.

Preciso de um meio de transporte para a cidade (Aveiro), com 90% das deslocações de curta distância (até 10Km) e o restante eventual deslocação de 20, 30Km no máximo.

Por falta de experiência - e algum medo - pesquisei as scooters e descobri a Tricity 125, e vários vídeos no youtube, mostram ensaios onde o condutor elogia a estabilidade da Tricity e como ela perdoa certas falhas, tanto do condutor como do piso.  Isso me deu esperança de ter uma primeira scooter menos "arisca" por assim dizer.

Por outro lado, descobri a XMAX 125, a qual achei MUITO bonita, com controle de tração, suspensão mais robusta que a Tricity 125, entre outros detalhes - e também após ver alguns vídeos deste modelo, vejo muitos condutores a elogiar a estabilidade de XMAX 125, facilidade de condução etc.

Então agora estou em dúvida: para um iniciante, andar nas calminhas, uma XMAX 125 é viável? Ou é algo para esquecer e começar com um modelo mais básico?  A Tricity realmente ajuda os novatos?

Agradeço desde já qualquer conselho.

Obrigado!

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #1 em: 27 de Maio de 2019, 13:22 »
Boas companheiro , se estás com algum receio provavelmente seria sensato fazeres um daqueles cursos de formação e uma vez que não tens experiencia tambem aprendias alguma condução defensiva , e depois do curso tomavas uma decisao , eu pessoalmente preferia a x max , concordo que a Tricity trara beneficios a quem tem menos experiencia .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #2 em: 27 de Maio de 2019, 17:30 »
Boas companheiro , se estás com algum receio provavelmente seria sensato fazeres um daqueles cursos de formação e uma vez que não tens experiencia tambem aprendias alguma condução defensiva , e depois do curso tomavas uma decisao , eu pessoalmente preferia a x max , concordo que a Tricity trara beneficios a quem tem menos experiencia .

Companheiro, muito obrigado pela sua resposta.

A minha escolha é a XMAX 125, hoje fui novamente ao Yamaha (Antero em Carvalhos) e a XMAX é naturalmente superior a Tricity. Me apaixonei pela XMAX.

Tive a primeira oportunidade de conduzir uma Scooter, fiz um teste com uma Piaggio Medley 125, mas estava muito nervoso, mesmo assim consegui dar uma voltinha com os braços a tremer, fiz uma curva interrompida ao meio (calculei mal) - tive que parar a scooter no meio da curva e ajustar a condução - enfim, não fui ao chão.

Gostava mesmo era de fazer um curso, indica algum em Aveiro?

Novamente obrigado!

Álvaro

Offline EML

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 348
  • Localidade: Porto
  • Marca: Sym
  • Modelo: Symphony 125 ST
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #3 em: 27 de Maio de 2019, 18:41 »
Treina num parque de estacionamento vazio perto de casa. Fazes curvas, travagens, oitos e o que te apetecer e ficas a conhecer a máquina. Além disso, os pneus só têm a aderência máxima ao fim de cerca de 100 km.
Depois de uns dias no "parque" já estás apto, mas não abuses! Faz condução defensiva, imagina o que os outros vão fazer, circula com calma e não te ponhas a ultrapassar todos como os "prós"! _martelada_
Boas curvas! scooter_
Sym Symphony 125 ST (8/2018) - 2,67 l/100 km (15140 Km - 09/2022)

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #4 em: 27 de Maio de 2019, 22:20 »
Treina num parque de estacionamento vazio perto de casa. Fazes curvas, travagens, oitos e o que te apetecer e ficas a conhecer a máquina. Além disso, os pneus só têm a aderência máxima ao fim de cerca de 100 km.
Depois de uns dias no "parque" já estás apto, mas não abuses! Faz condução defensiva, imagina o que os outros vão fazer, circula com calma e não te ponhas a ultrapassar todos como os "prós"! _martelada_
Boas curvas! scooter_

Obrigado pela resposta e conselhos companheiro!

Hoje telefonei para duas escolas de condução cá em Aveiro, ensinam motas, mas não scooters... não é a mesma coisa. E uma das senhoras ao telefone disse me que ninguém procura formação em scooter, que isso se aprende sozinho.

Enfim, estou a criar coragem e confiança para dar prosseguimento.

Boas curvas e boa semana também!

proune750

  • Visitante
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #5 em: 27 de Maio de 2019, 22:23 »
Boas subscrevo o que os outros companheiros disseram...
Se tiveres oportunidade faz umas aulas ou um curso, ainda melhor, se não encontra um sítio calmo e vai treinando com calma

Depois é ires para a estrada com muita calma e atenção e vais ganhado pouco a pouco confiança.




Mi A2 - Tapatalk


Offline 4_ever

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX 125
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #6 em: 27 de Maio de 2019, 22:40 »
Se estiveres disposto a viajar um pouco, recomendo-te vivamente o curso de condução defensiva da EPH https://eph.honda.pt/pt/, Escola de Pilotagem da Honda no Cartodromo de Palmela.

O instrutor Nuno Barradas é excelente, basta saber andar de bicicleta e ele ensina-te a controlar a mota muito melhor que vários meses a andar, e com muito mais segurança.

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #7 em: 28 de Maio de 2019, 10:58 »
Se estiveres disposto a viajar um pouco, recomendo-te vivamente o curso de condução defensiva da EPH https://eph.honda.pt/pt/, Escola de Pilotagem da Honda no Cartodromo de Palmela.

O instrutor Nuno Barradas é excelente, basta saber andar de bicicleta e ele ensina-te a controlar a mota muito melhor que vários meses a andar, e com muito mais segurança.

Bom dia companheiro,

Pois eu descobri esta escola ontem! Entrei em contacto e tem uma vaga para amanhã das 10 as 14h, se não for desta vez será na próxima.

Obrigado!

Offline 4_ever

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Nov 2018
  • Mensagens: 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: PCX 125
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #8 em: 28 de Maio de 2019, 23:53 »
De uma maneira ou de outra, o importante é que chegaste lá.

Bom treino e bons quilómetros.

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #9 em: 02 de Junho de 2019, 20:11 »
Olá companheiros!

Após uma semana de pesquisas e muita reflexão, decidi por comprar a Honda Forza 125.

Estive na Honda, conheci a Forza 125 pessoalmente, e gostei muito. De todas as informações que obtive da Forza, as que foram decisivas para a minha escolha:  ela é mais leve que a Xmax, tem o vidro elétrico/ajustável, tem a aceleração mais suave etc.

Porém algo que me influenciou muito na decisão: em Aveiro a concessionária Yamaha é, na minha opinião, algo impensável de tão ruim.  Primeiro: não consegui sequer entrar na concessionária, a mesma tem um espaço pequeno e com tantas motas que não há como entrar - eu não consegui entrar na loja - fiquei mesmo a porta.

Na porta tem um sensor que apita quando alguém passa, aquilo apitou para lá de 30 vezes, e ninguém apareceu para me atender.

Contei no relógio exatos 20 minutos, e decidi ir embora, antes passei nas traseiras para ver se via alguém, e vi: alguns funcionários a trabalhar na calçada, em via pública, um aspeto de tudo sujo. Sinceramente, não sei como a Yamaha permite que aquela loja seja uma concessionária da marca, estão a perder negócios, tenho certeza absoluta.

Pois bem, desisti da Yamaha Aveiro - porém visitei a Antero em Carvalhos, excelente atendimento, uma oficina organizada, limpa - tudo 5 estrelas.

Mas, comprar uma Xmax e depois qualquer revisão e assistência ter de ir a Carvalhos, a 60Km da minha casa... não me atraiu. Se tiver que deixar a scooter lá para revisão, eu teria de retornar a casa com transporte público, para depois fazer o mesmo trajeto para levantar a scooter.

Por último, a Antero não negociou o valor da Xmax 125, o preço de tabela e sem qualquer desconto ou oferta, de 5.383 euros. Estive lá duas vezes, conversei com o vendedor, mas fui informado que não tiram nem 1 centimo da Xmax 125.  Se fosse a Tricity 125 ainda existia um desconto.

Então na Honda em Aveiro (3 Raios), fui bem atendido, e fizeram a Forza 125 por 5.050 euros (chave na mão), sem cobrar as despesas de legalização, transporte etc e ainda me deram 20% de desconto em vestuário e capacetes.

Portanto, muitas coisas influenciaram a minha decisão pela Forza 125: algumas características da scooter, o preço e também o excelente atendimento da Honda em Aveiro.  Tudo isto somado, me levou a escolher a Forza.

Confesso que se a Yamaha Aveiro tivesse bom atendimento, eu estaria em dúvidas do que comprar.

Mas enfim, agora é ir na concessionária nesta segunda-feira, pagar e aguardar a entrega.

Obrigado!




Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #10 em: 03 de Junho de 2019, 07:33 »
Companheiro

Parabéns pela aquisição.
Agora é só gerir a ansiedade até ao dia da entrega.

Felicidades e muita sorte

NSilva

  • Visitante
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #11 em: 03 de Junho de 2019, 08:52 »
Este caso deveria ser lido por muitos donos de oficinas / stands.
A escolha não foi influenciada pela mota em si mas sim pelo estabelecimento e atendimento.
No teu caso, faria igual companheiro!

Boa sorte com a nova montada  _pol_

meneses85

  • Visitante
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #12 em: 03 de Junho de 2019, 09:08 »
Em relação ao atendimento na Yamaha em Aveiro, acredita que estás bastante enganado...
Por não conheceres como funciona a Yamaha em Aveiro, é que dizes que estiveste bastante tempo à espera de ser atendido.
Podias ter perguntado dentro da oficina (nas traseiras como lá foste) ou até mesmo dentro do stand onde não quiseste entrar por dizeres que não havia espaço... existe espaço para passar entre as motas sim, a não ser que tenhas 2 metros de largura aí já não passas à vontade...
Sou de Lisboa e as 3 Yamaha's que tive foram compradas lá, pelo atendimento e pelo desconto que me fizeram.
Se tivesses ficado para negociar, acredita que não te ias arrepender e saías de lá com outra opinião sobre o atendimento e sobre o stand...


NSilva

  • Visitante
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #13 em: 03 de Junho de 2019, 10:18 »
Meneses, não leves a mal a pergunta mas...

A iniciativa tem de ser do cliente ou da empresa que o recebe ?
Se tem um equipamento que apita quando passa alguém. porque é que não foi ninguém recebê-lo?

A meu ver, não me parece correto. Também podiam estar super ocupados nesse dia, compreendo, mas avisavam para voltar noutro dia com mais calma..

meneses85

  • Visitante
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #14 em: 03 de Junho de 2019, 11:29 »
É verdade... mas quem conhece o stand, aquilo é um corropio de malta que entra e sai...
O próprio dono faz de mecânico também...

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #15 em: 03 de Junho de 2019, 19:26 »
Obrigado a todos pelas respostas!

Depois coloco fotos quando chegar.

Ao companheiro meneses85:  tens razão, eu não conheço a Yamaha Aveiro, não tive esta oportunidade. Eu tentei conhecer, fui lá, fiquei 20 minutos a porta e não fui atendido.

Certamente que dá para circular dentro da loja, porém quando estive lá, logo mesmo na entrada, após subir 2 ou 3 degraus, não havia espaço - onde deveria ser o espaço para um adulto passar, tinha uma mota de talvez 500cc ou mais, já com matrícula, com aspeto de bastante usada, que foi deixada ali, impedindo qualquer um de passar.

Mas isso não muda em nada a situação, o que me causa estranheza é ficar ali 20 minutos, com o alarme a apitar diversas vezes, e não aparecer ninguém. E quando vou as traseiras, vejo serviço sendo feito em via pública, uns 4 ou 5 a conversar animadamente, inclusive tinha uma mota da PSP lá.

Para além da falta de atendimento, que poderia ser algo pontual, um "azar" de eu ter chego naquele momento, o que me afastou foi ver a situação da oficina. Sinceramente, não me inspira a mínima confiança - podem ter os melhores profissionais, mas as condições da oficina passam longe do que é bom.

Sou inexperiente em duas rodas, mas já conduzo enlatados a mais de 25 anos, conheço muitas oficinas no Brasil e algumas em Aveiro - e posso te dizer: esta oficina foi a que menos me inspirou confiança em todas que já visitei, em todos estes anos.

Mas veja, podem ter um bom serviço, a oficina pode entregar um excelente trabalho, não duvido disso. Apenas não me inspira confiança de deixar ali uma mota, seja nova ou velha.

Para mim é assunto encerrado, já comprei e paguei a Forza 125, estou feliz, e pronto.

abraços!

Offline hoxton

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Mai 2019
  • Mensagens: 148
  • Localidade: Aveiro
  • Marca: Honda
  • Modelo: ADV 350
Re: Iniciante: Yamaha Tricity 125 ou XMAX 125?
« Responder #16 em: 03 de Junho de 2019, 20:49 »
Este caso deveria ser lido por muitos donos de oficinas / stands.
A escolha não foi influenciada pela mota em si mas sim pelo estabelecimento e atendimento.
No teu caso, faria igual companheiro!

Boa sorte com a nova montada  _pol_

Companheiro,

A escolha foi influenciada por tudo: pela mota, pelo preço, pelo atendimento - tudo fez parte da experiência.

Não digo que foi fator decisivo o atendimento da Yamaha Aveiro, se fosse somente esta questão eu não deixaria de comprar a Xmax 125. Mas que influenciou muito, sim influenciou.

Mas isso é algo subjetivo, cada um dá valor diferente as coisas, certo? Para alguns o que importa é o menor preço, não importando atendimento - e para outros o que vale é o atendimento e não somente preços.

Enfim, vamos em frente!

Obrigado!