Autor Tópico: Segurança com crianças  (Lida 4091 vezes)

Carlos Nunes

  • Visitante
Segurança com crianças
« em: 14 de Maio de 2019, 13:56 »
Tenho um filho de 9 anos que começa a dar as primeiras voltas comigo.

Confesso que é um stress sempre preocupado que ele vá seguro a mim...

Este fim-de-semana vi uma moto com uma solução destas.

Conhecem? Recomendam ou não?
Alguma alternativa? 

Enviado do meu SM-G920F através do Tapatalk


Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Segurança com crianças
« Responder #1 em: 14 de Maio de 2019, 14:11 »
Na altura quando o meu filho começou a andar comigo(começou logo no dia que fez os 7 anos?) também eu estava como tu, pois não sabia se ele se ia segurar em segurança ou não e na altura acho que cheguei também a ver algo parecido com isto que aqui estás a colocar nas fotos.
Acabei por colocar uma topcase e sempre que ele andava comigo segurava-se com as duas mãos no meu peito agarrado ao blusão, fizemos grandes viagens e felizmente nunca aconteceu nada.
Nós também temos que adaptar a nossa condução quando os levamos connosco, fazer uma condução mais preventiva, mais defensiva, tentar antecipar o que os outros condutores possam vir a fazer, resumindo, fazer uma condução com todos os cuidados a triplicar.
Desejo boas curvas na companhia do teu filhote e disfruta da mesma, façam uns bons passeios juntos, garanto-te que serão passeios inesqueciveis.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

Carlos Nunes

  • Visitante
Re: Segurança com crianças
« Responder #2 em: 14 de Maio de 2019, 14:33 »
Obrigado Morais!
Já dei umas curvas com ele ainda com mais cuidados, mas vou sempre a apertar os braços para que ele se segure bem...
Tenho topcase, mas ou ele vai agarrado a mim e longe da topcase ou vai encostado à topcase e longe de mim!  _pensador_
Vamos ver se algum dos companheiros do CPM já utilizou algo semelhante.  ;)

Retribuo o abraço com outras cores...  _lool_ _slb_ _slb_ _slb_ _convivio_
« Última modificação: 14 de Maio de 2019, 14:34 por Carlos Nunes »

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Segurança com crianças
« Responder #3 em: 14 de Maio de 2019, 15:13 »
A minha tem 11 aninhos e ainda tem cagufa de se sentar na mota ,quanto mais andar . scooter_
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Segurança com crianças
« Responder #4 em: 14 de Maio de 2019, 16:19 »
Eu não acho muito seguro levares o teu filho "atado" a ti.
Se tens o azar de cair, o pior que pode acontecer é levares a criança arrastada, pior ainda, se enrolares na queda, vais andar a passar por cima dele. Sempre disse às minhas filhas que, em caso de queda, para não me agarrarem.
Eu acho esta alternativa mais segura: https://www.caparicapeles.pt/loja/seguranca/pegas-para-passageiro/
Ele não precisa de ir tão junto a ti e desfruta mais do passeio. Acho que o Jorge Almeida tinha uma coisa destas para andar com a filha.
As minhas filhas andam há muitos anos comigo, sempre andaram encostadas na top-case e nunca tive qualquer problema. É uma questão de os ensinar e ter cuidados mais que redobrados.
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Carlos Nunes

  • Visitante
Re: Segurança com crianças
« Responder #5 em: 14 de Maio de 2019, 16:48 »
Obrigado! Opinião valiosa!  _pol_

Offline Rufido

  • Assembleia Consultiva
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Nov 2013
  • Mensagens: 1789
  • Localidade: Oeiras
  • Respeito, muito respeito pelos outros e pela máqª
  • Marca: Suzuki
  • Modelo: SV650A
Re: Segurança com crianças
« Responder #6 em: 14 de Maio de 2019, 16:51 »
Eu não acho muito seguro levares o teu filho "atado" a ti.
Se tens o azar de cair, o pior que pode acontecer é levares a criança arrastada, pior ainda, se enrolares na queda, vais andar a passar por cima dele. Sempre disse às minhas filhas que, em caso de queda, para não me agarrarem.
Eu acho esta alternativa mais segura: https://www.caparicapeles.pt/loja/seguranca/pegas-para-passageiro/
Ele não precisa de ir tão junto a ti e desfruta mais do passeio. Acho que o Jorge Almeida tinha uma coisa destas para andar com a filha.
As minhas filhas andam há muitos anos comigo, sempre andaram encostadas na top-case e nunca tive qualquer problema. É uma questão de os ensinar e ter cuidados mais que redobrados.

Partilho da tua opinião.
Desconhecia a existência daqueles sistemas do tipo mochila que o companheiro fala no inicio do tópico.
Rui

Offline davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Segurança com crianças
« Responder #7 em: 14 de Maio de 2019, 18:17 »
Eu quando vejo passar os miúdos tão novinhos numa mota faz me impressão.
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Carlujo

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Mai 2010
  • Mensagens: 1218
  • Localidade: São Marcos - Cacém
  • Membro CPM nº 271
  • Marca: Voge
  • Modelo: SR4 Max
Re: Segurança com crianças
« Responder #8 em: 14 de Maio de 2019, 18:31 »
Eu quando vejo passar os miúdos tão novinhos numa mota faz me impressão.

A mim não me faz impressão por causa da idade.
Faz-me confusão por ver as crianças de calções, sem blusão e luvas, ou quando passam em alta velocidade.
Faz-me impressão é ver pais tão irresponsáveis e despreocupados com a segurança dos próprios filhos.
As minhas filhas NUNCA andam sem capacete, blusão e luvas. E também não andam de calções. Está calor, aguentem-se...
SYM GTS 125 Evo - 0 km (15/05/2010) até 48.627 Kms. (23/09/2014) Deixou saudades...
Maxsym 400i - 6.155 kms (23/09/2014) até 72.853 kms (21/04/2023)
Voge SR4 Max - 0 kms (16/06/2023) até...

Carlos Nunes

  • Visitante
Re: Segurança com crianças
« Responder #9 em: 15 de Maio de 2019, 09:05 »
A mim não me faz impressão por causa da idade.
Faz-me confusão por ver as crianças de calções, sem blusão e luvas, ou quando passam em alta velocidade.
Faz-me impressão é ver pais tão irresponsáveis e despreocupados com a segurança dos próprios filhos.
As minhas filhas NUNCA andam sem capacete, blusão e luvas. E também não andam de calções. Está calor, aguentem-se...
Como eu!  _pol_
Obrigado!  _convivio_

Offline RRufino

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Dez 2009
  • Mensagens: 1402
  • Localidade: Sobreda
  • Membro CPM nº 4
  • Marca: Honda
  • Modelo: X-ADV
Re: Segurança com crianças
« Responder #10 em: 15 de Maio de 2019, 11:53 »
Eu não acho muito seguro levares o teu filho "atado" a ti.
Se tens o azar de cair, o pior que pode acontecer é levares a criança arrastada, pior ainda, se enrolares na queda, vais andar a passar por cima dele. Sempre disse às minhas filhas que, em caso de queda, para não me agarrarem.
Eu acho esta alternativa mais segura: https://www.caparicapeles.pt/loja/seguranca/pegas-para-passageiro/
Ele não precisa de ir tão junto a ti e desfruta mais do passeio. Acho que o Jorge Almeida tinha uma coisa destas para andar com a filha.
As minhas filhas andam há muitos anos comigo, sempre andaram encostadas na top-case e nunca tive qualquer problema. É uma questão de os ensinar e ter cuidados mais que redobrados.


Obrigado pela partilha Carlujo, desconhecia esse acessório. O meu mais velho também já me perguntou quando pode andar e começo a olhar para estas coisas de outra forma.


Dentro do tema, tenho verificado situações em que as crianças penduras cumprem a idade mínima, no entanto não chegam às peseiras... _pensador_

Offline CaMorais

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Fev 2011
  • Mensagens: 2579
  • Localidade: Vila Franca de Xira
  • Membro CPM nº 1397
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750X-ABS/2018
Re: Segurança com crianças
« Responder #11 em: 15 de Maio de 2019, 21:12 »

Obrigado pela partilha Carlujo, desconhecia esse acessório. O meu mais velho também já me perguntou quando pode andar e começo a olhar para estas coisas de outra forma.


Dentro do tema, tenho verificado situações em que as crianças penduras cumprem a idade mínima, no entanto não chegam às peseiras... _pensador_
O meu filho começou a andar á pendura aos 7 anos e só chegava com os bicos dos pés ás peseiras.
Tinha um código que usavamos, se por algum motivo fosse a uma velocidade um bocadinho mais alta até aos 90kms/h fora das localidades e dentro das localidades raramente ultrapassava os 40kms/h, devagar ele ia encostado á top-case e segurava-se á minha cintura, assim que passava dos 40 kms/h dava-lhe um toque na perna e ele já sabia que era para se encostar a mim e segurar-se colocando as mãos á volta do meu peito agarrando o blusão, ainda hoje, e já tem 14 anos, fazemos isso na NC quando vamos um bocadinho mais depressa _Rolley_.
Nunca tive problemas de ele se desequilibrar ou escorregar do banco.
Estou como o Carlujo, mete-me mais impressão certas crianças andarem nas motas sem proteções e alguns no patamar da scooter logo atrás do guiador seguros ao mesmo, isso sim preocupa-me.
Abraço _scp_ _scp_ _scp_ _scp_

rnguerreiro

  • Visitante
Re: Segurança com crianças
« Responder #12 em: 17 de Maio de 2019, 16:13 »
Boas.

Desde a minha filha fez os 7 que comecei a deixa-la na escola diariamente. Ao inicio, tinha muito receio e não passava dos 40 km/h - era fácil de manter esta velocidade pois a estrada que usava era secundária e ia um pouco mais cedo para evitar as "horas de stress" que se geram às portas das escolas.

Para ganhar alguma tranquilidade e segurança adotei estas medidas:
- Sair um pouco mais cedo (5, 10 minutos)
- Usar o caminho/estrada menos frequentada (às vezes, temos de experimentar mais do que um caminho)
- Explicar-lhe que andar de mota não era o mesmo que andar de carro e que ela tinha de ir sossegadinha e com atenção
- Expliquei que tinha de andar sempre com um blusão, buff/lenço, capacete e luvas e que os ténis tinham de estar bem apertados
- Ensinei-a a usar as pegas para se segurar


Como estratégia:
- Faço uma condução ultra-defensiva
- Instalei uma top-case com encosto
- Instalei uns comunicadores para ir a falar com ela todo o caminho

Até à data e depois de adotar o mesmo com o meu filho, felizmente, nada tenho a registar.
Como nunca se sabe e não se pode vacilar, não abdico de nada do que escrevi acima.

Espero ter ajudado.

Boas curvas,
Rui
« Última modificação: 17 de Maio de 2019, 16:14 por rnguerreiro »

NSilva

  • Visitante
Re: Segurança com crianças
« Responder #13 em: 17 de Maio de 2019, 17:27 »
Boas.

Desde a minha filha fez os 7 que comecei a deixa-la na escola diariamente. Ao inicio, tinha muito receio e não passava dos 40 km/h - era fácil de manter esta velocidade pois a estrada que usava era secundária e ia um pouco mais cedo para evitar as "horas de stress" que se geram às portas das escolas.

Para ganhar alguma tranquilidade e segurança adotei estas medidas:
- Sair um pouco mais cedo (5, 10 minutos)
- Usar o caminho/estrada menos frequentada (às vezes, temos de experimentar mais do que um caminho)
- Explicar-lhe que andar de mota não era o mesmo que andar de carro e que ela tinha de ir sossegadinha e com atenção
- Expliquei que tinha de andar sempre com um blusão, buff/lenço, capacete e luvas e que os ténis tinham de estar bem apertados
- Ensinei-a a usar as pegas para se segurar


Como estratégia:
- Faço uma condução ultra-defensiva
- Instalei uma top-case com encosto
- Instalei uns comunicadores para ir a falar com ela todo o caminho

Até à data e depois de adotar o mesmo com o meu filho, felizmente, nada tenho a registar.
Como nunca se sabe e não se pode vacilar, não abdico de nada do que escrevi acima.

Espero ter ajudado.

Boas curvas,
Rui

Espetacular! Não diria melhor.
Um pai motard exemplar  _pol_