Autor Tópico: Aquisição de primeira mota - Forza 125  (Lida 5837 vezes)

ricardofcorreia

  • Visitante
Aquisição de primeira mota - Forza 125
« em: 03 de Maio de 2019, 13:37 »
Boas,
Sou novo por aqui, muito por causa de nunca ter tido mota anteriormente...

Estou a pensar adquirir uma Honda Forza 125 (novo modelo 2018).

Passo a explicar:
Diariamente desloco-me para o trabalho de Santo Tirso para o Porto, num trajeto de cerca de 38Km.
Tenho, ao longo dos últimos meses optado pela deslocação de automóvel, dado que as condições dos comboios e respetivos horários não são de todo favoráveis e não me dou a liberdade necessária. No entanto, isto traz também as suas desvantagens, sendo elas o custo acrescido da deslocação de carro (combustível, portagens, manutenção), e o tempo perdido em filas de trânsito, que tornam as minhas viagens diárias num autêntico desperdício de 3h.

A aliar a isto, prende-se também a dificuldade em estacionar (que ou tem de ser pago, ou tem de ficar bastante longe do local de trabalho), porque a empresa não possui estacionamento para automóveis, apenas tem para bicicletas/motas.

Assim sendo, cheguei à conclusão que a opção mais viável é a compra de uma mota, e com isto passo a poder utilizar os trajetos pela nacional, resolvendo a questão das portagens, não tenho de enfrentar filas intermináveis de trânsito e posso estacionar mesmo dentro da empresa.

Acabo por poupar bastante tempo e dinheiro.

Por isso mesmo, estou a ponderar a aquisição de um Honda Forza 125 (modelo 2018), visto que apenas tenho carta de condução Cat.B.

Gostava de saber se consideram que esta é uma opção válida para cerca de 80Km diários?
Já agora, visto que sou novo nisto das motas, qual é o plano de manutenção para uma Forza 125? Quais os custos das manutenções? Preço de pneus e duração? Etc.
Gostava de conseguir obter o máximo de informação possível antes de me lançar à compra.

Obrigado.
Cumps.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #1 em: 03 de Maio de 2019, 13:47 »
Dificilmente poderias fazer uma melhor escolha.

NSilva

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #2 em: 03 de Maio de 2019, 14:22 »
Olá Ricardo,

Aproveito para deixar este manual da forza de 2015 para dares uma olhadela ao plano de manutenção (página 53):

Manual do Proprietário - Forza 125 2015

A opção que estás a tomar é bastante viável no entanto considera reservar algum dinheiro para: Capacete, Luvas e Casaco (no mínimo). Já agora, um cadeado também seria importante.
A forza é uma mota espetacular. O nível TOP das 125cc está lá! Desvalorização, caso queiras vender, também não é muito grande!

Caso queiras manter a utilização da auto-estrada, podes aderir à via verde e tens 30% de desconto em todas as portanges (exceto algumas, tipo ponte vasco da gama aqui em Lisboa)

No que toca a pneus, penso que terás uma média de 15000km (talvez já seja muito mas...) por cada um.



ricardofcorreia

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #3 em: 03 de Maio de 2019, 17:22 »
Obrigado!

Vou consultar o manual para me inteirar do plano de manutenção. Claro que, para este volume de Kms, cerca de 1500 /mês, vou ter de fazer algumas revisões na mota.
Contudo, creio que comparativamente com um carro a diesel, acabe por compensar bastante na mesma.

Já estou a considerar também esse material, para já apenas isso, consoante a necessidade e prática posso vir a precisar de mais alguma coisa, nomeadamente fato de chuva, etc.

Não equaciono Auto-estrada fazendo o percurso de mota, porque o trajeto é cerca de 6Km mais curto pela nacional. E estando de mota, o problema do trânsito afeto à nacional já deixa de existir.

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #4 em: 05 de Maio de 2019, 07:58 »
Avança com a ideia companheiro, vais ganhar anos de vida e provavelmente irás no futuro querer outras cilindradas para passeios + longinquos  _pol_
Essa Forza está no top 3 das 125 portanto, é uma excelente escolha.
1 abraço
Scooterado  scooter_ SLB =» 37
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

ricardofcorreia

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #5 em: 05 de Maio de 2019, 17:58 »
Obrigado a todos!
Vou mesmo avançar com a compra, devo passar no concessionário durante a próxima semana para fechar negócio. Vou à Mototrofa, têm bom feedback deste concessionário? Quer em termos de serviço de stand como de oficina?

Ainda estou um bocado indeciso na cor, se a Vermelha ou a Cinza/Azul... mas o mais certo é ir para a vermelha.  _pol_


Já agora, vou lá comprar também os acessórios, para já Capacete, Luvas e um Casaco de verão. Como parte da minha deslocação diária vai ser feita também no interior da cidade, estou a ponderar um capacete modular.

Alguma recomendação neste campo, para algo equivalente a um NEXX SX100? (vi recomendações deste capacete integral que me pareceu bastante bom)

Estava também a pensar comprar algum tipo de suporte para o telemóvel, mas pelo formato do guiador da Forza, não sei como possa ser adaptado  _pensador_


Obrigado!
Cumps

Offline Scooterado

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Set 2010
  • Mensagens: 2198
  • Localidade: Barlavento-Algarve
  • Darwin e a evolução das espécies: T500---» T530 x2
  • Marca: YAMAHA
  • Modelo: TMAX 530 ABS
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #6 em: 06 de Maio de 2019, 03:46 »
..... Comprando mota e acessórios no mesmo local pode ser vantajoso e bem falado pode representar alguma poupança de guito _pol_
O modular é boa ideia para quem faz muita cidade e assim não terás de ouvir nas bombas " É favor retirar o capacete, hehe ". Eu no meu caso tenho um tipo Jet ( Astone DJ10 ) para o dia a dia e 1 Integral ( Nexx XR1 carbon ) para as viagens frequentes que faço do Algarve para Lx e volta. Procura algo com qualidade comprovada pois com a nossa carola não se deve facilitar. Dos melhores tens por exemplo os Schubert C3 ou os Shoei Neotec II mas são um bocado puxados, Antes de comprares o carolo, convém dares uma vista de olhos nos testes SHARP que analisam as qualidades e defeitos de muitos dos capacetes do mercado e isso poderá excluir um ou mais modelos nos quais poderias estar interessado.
1 abraço e vou ficar de olho nas tuas escolhas.
Scooterado  scooter_ _slb_

P.s. Quanto aos modulares, tens por exemplo, o Astone RT1200 ( cerca de 200 mokas ) que parece bem porreiro e tem alguns designs que condizem bem com a tua futura "vermelhinha " .
XMAX 125 de 30/11/2010 até 9/1/2013
Tmax 500 abs "Blackmax" 2009
com 23.000 Kms.-1ªmédia 4,82.última média 4,36 e deixei-a ir com 87778 km e com muito bom aspeto.
desde 9/12/2015 comprei 1 Tmax 530  preta com 22.242 e  vendi-a com 84.400 , entretanto há outra T 530 de 2015!!

ricardofcorreia

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #7 em: 06 de Maio de 2019, 09:12 »
Obrigado pela dica!

Exato, vou tentar negociar bem com o stand a compra da mota e acessórios para obter algum desconto.
Claro que o capacete é extremamente importante, acima de tudo a protecção da nossa cabeça.
Esses Schubert C3 e Shoei Neotec II, tal como o Nexx X.vilitur parecem-me impecáveis, mas já um bocado acima do orçamento. Queria gastar no máximo uns 250€ no capacete, sendo que esse Astone RT1200 me parece interessante, e sim, tem uns pormenores de design que vão bem com a Forza vermelha.  _pol_

proune750

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #8 em: 08 de Maio de 2019, 17:05 »
Companheiro eu tenho carta de mota
Já tive 500/600/750 CC
E neste momento tenho a forza 125 em vermelho

É o que uso diariamente

Recomendo

Revisões de 6000 em 6000km depois dos primeiros 1000km

Nos primeiros 1000km anda com muita calma sem puxar pelo motor nem grandes arranques e tens motor para a vida.

De resto já te disseram quase tudo.

Abraço



Mi A2 - Tapatalk


ricardofcorreia

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #9 em: 08 de Maio de 2019, 21:51 »
Impecável!
Obrigado pelas dicas.
Já agora, consegues-me dizer os custos médios das revisões?

Estava também a pensar comprar algum tipo de suporte para o telemóvel, mas pelo formato do guiador da Forza, não sei como possa ser adaptado  _pensador_
Conseguem-me indicar algum? Isto seria bastante importante.

Offline António M. F. Martins

  • MaxiScootard Júnior
  • *
  • Join Date: Fev 2019
  • Mensagens: 4
  • Localidade: Rio de Mouro
  • Marca: Honda
  • Modelo: Forza 125
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #10 em: 08 de Maio de 2019, 22:41 »
Companheiro eu na minha Forza tenho um de Ram Mounts universal que se coloca no lado esquerdo ou direito e coloca-se na rosca dos espelhos no guiador.

proune750

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #11 em: 08 de Maio de 2019, 23:33 »
A minha ainda só tem 4000km
Só fiz a revisão dos 1000km ficou por volta dos 38€

As outras depende do que for preciso.

Mas depois da garantia tiveres possibilidade e se souberes fazer tu sempre poupas, não de obra e material sempre consegues comprar um pouco mais barato.

Qual ao suporte de telemóvel podes por do sítio onde leva os espelhos no guiador visto que os mesmos estão nas carenagens.

Fica aqui umas dicas.

https://s.click.aliexpress.com/e/cKyvwWjA
+ o suporte

https://s.click.aliexpress.com/e/bmHLFKQM

Ou algo do gênero

https://s.click.aliexpress.com/e/ci6OFW6G

Estudo ter ajudado

Mi A2 - Tapatalk


ricardofcorreia

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #12 em: 10 de Maio de 2019, 21:49 »
Muito obrigado pelas dicas e ajuda ;)

Amanhã já vou passar no stand para fazer um test ride e em princípio fechar negócio.
Está decidido!

Cumps

ricardofcorreia

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #13 em: 14 de Maio de 2019, 13:09 »
Forza encomendada. Sinalização dada no stand. Resta agora esperar que chegue a mota.
Aparentemente a Honda Portugal já não tem stock em Portugal da Forza 125 em Vermelho, contudo a malta do Mototrofa consegue trocar com um outro concessionário que ainda tem 2 em stock. Pode ser que seja rápida a chegada.

 scooter_

Offline diogor

  • MaxiScootard Júnior
  • **
  • Join Date: Jul 2018
  • Mensagens: 196
  • Localidade: Porto
  • Marca: Honda
  • Modelo: NC750x
Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #14 em: 14 de Maio de 2019, 13:41 »
Forza encomendada. Sinalização dada no stand. Resta agora esperar que chegue a mota.
Aparentemente a Honda Portugal já não tem stock em Portugal da Forza 125 em Vermelho, contudo a malta do Mototrofa consegue trocar com um outro concessionário que ainda tem 2 em stock. Pode ser que seja rápida a chegada.

 scooter_

Parabéns pela nova aquisição. Eu faço diariamente Porto-Trofa Trofa-Porto cerca de 25km para cada lado.

Pode ser que nos cruzemos !

Boas curvas e seja prudente.
« Última modificação: 14 de Maio de 2019, 16:49 por diogor »

Online davidsantos

  • Super MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Set 2016
  • Mensagens: 5289
  • Localidade: sintra
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #15 em: 14 de Maio de 2019, 15:12 »
Boas companheiro em relação á mota ,acho que fizeste uma excelente escolha , eu sou suspeito  _slb_ _slb_ _slb_ porque tenho uma cruisym vermelha , mas escolhia o vermelho tambem na forza que fica muito bem ,apesar da outra opção que apresentas tambem ficar porreira .
Em relação ao capacete eu tenho um igual Nexx sx 100 e recomendo .
Sym Gts SE 12/2013  5/2017 a 11/2018
 21500 Kms até 28500 kms

Sym Cruisym 125 11/2018

Offline Paulo Renato Ferreira

  • Provedor
  • MaxiScootard
  • *****
  • Join Date: Jan 2012
  • Mensagens: 1995
  • Localidade: Vila Franca do Rosário
  • "Não há duas, sem três..."
  • Marca: Piaggio
  • Modelo: X10
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #16 em: 14 de Maio de 2019, 16:18 »
Forza encomendada. Sinalização dada no stand. Resta agora esperar que chegue a mota.
(…)
 

Companheiro

Parabéns pela aquisição.  _palmas_
Agora há que gerir a ansiedade até ao dia, até à hora, até ao minuto do seu levantamento  _corado_ depois; bem depois, é um não querer parar, como eu te compreendo…

Felicidades

ricardofcorreia

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #17 em: 15 de Maio de 2019, 13:17 »
Muito obrigado a todos!
Exatamente, agora a parte difícil é gerir a ansiedade até receber a máquina. ehehe

Entretanto, para ir matando esta espera, vou investigando o que possa fazer jeito para a mota, e já acabei a comprar na Amazon 2 produtos:

- Capa para proteção da mota (Favoto) - 17,99€
- Produto de limpeza (Maddox Detail Motorcycle) - 9,75€


Assim que tiver novidades coloco aqui, e depois começo um DB direitinho quando a receber.
Cumps

ricardofcorreia

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #18 em: 19 de Maio de 2019, 22:39 »
Ora boas!
Para dar uma atualização no processo. Passei este fim-de-semana em Espanha, e na viagem de regresso numa paragem num centro comercial, acabei por encontrar lá uma loja de acessórios de motociclismo com uns preços impecáveis.

Acabei a comprar o capacete, casaco e luvas.

Luvas porreiras não demasiado viradas para Verão nem Inverno, com boa proteção e conforto.
Casaco também porreiro, apto para 4 estações, com forro removível, proteções nos ombros e cotovelos.
E por fim o capacete...
Desconhecia a marca, MT Helmets.

A minha intenção era comprar um Modular, pela proteção de um capacete integral para viagens longas em estrada, mas também pela possibilidade de abrir e ter algum espaço para respirar dentro da cidade.

O modelo foi o MT Atom SV Tarmac


Apesar de não ser exatamente nas cores que queria, pretendia uma coisa com umas nuances mais vermelhas para ir bem com o design da mota, acho que ainda assim se conjuga bem.

Acho que foram boas escolhas, mas diga-me lá de vossa justiça ;)

Offline António Teles

  • MaxiScootard
  • ***
  • Join Date: Ago 2012
  • Mensagens: 1172
  • Localidade: Loures
  • Marca: Honda
  • Modelo: Sh350
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #19 em: 20 de Maio de 2019, 00:35 »
O capacete parece bonito. Já experimentas-te para ver á qualidade?
Oxalá seja bom.
Atenção aos radares! Eles andem aí!

ricardofcorreia

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #20 em: 20 de Maio de 2019, 12:54 »
Sim, experimentei vários capacetes em loja até me decidir por este.
É bastante confortável, a construção comparativamente a outros capacetes mais caros não deixa nada a desejar, o fluxo de ar no interior também me pareceu bastante bom. Gostei também do design, tem uns pormenores engraçados que o tornam não aborrecido como muitos outros.

Ficou-me nos 119€.

NunoMiguel

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #21 em: 20 de Maio de 2019, 17:42 »
Acho que fizeste uma boa escolha. Em tempos vi vários reviews acerca dos MT e os resultados foram surpreendentes, pela positiva.

ricardofcorreia

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #22 em: 21 de Maio de 2019, 12:51 »
Também acho que sim. Pelo que encontrei na net e também pelo que falei na loja em Espanha com algum pessoal que lá estava, o feedback é bastante positivo.

Offline PSH72

  • MaxiScootard
  • ****
  • Join Date: Jan 2017
  • Mensagens: 1713
  • Localidade: Odivelas
  • Marca: Yamaha
  • Modelo: Xmax 300
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #23 em: 21 de Maio de 2019, 22:32 »
Bonito capacete, e que tal a qualidade do material tem aspecto de ser resistente?

E o interior dá para desmontar todo para lavar, ou só as laterais, e já vem preparado para colocar coluna para quem quiser aplicar um intercomunicador?

ricardofcorreia

  • Visitante
Re: Aquisição de primeira mota - Forza 125
« Responder #24 em: 21 de Maio de 2019, 22:43 »
Pareceu-me resistente, não sei ainda quanto ao acabamento, se vai arranhar rápido ou não... só o tempo o dirá.
O interior é totalmente removível, dando para lavar tudo sem qualquer esforço.
Creio que esteja preparado para colocar intercomunicador, tem muito espaço por onde passar o sistema.