Autor Tópico: Combustível  (Lida 2209 vezes)

NunoMiguel

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Combustível
« em: 06 de Abril de 2019, 10:58 »
Os companheiros que frequentam um fórum concorrente já devem ter visto este vídeo, mas pela sua importância venho aqui mostrá-lo.

Dos vídeos mais esclarecedores que vi, tanto que acho que todas as pessoas que conduzem viaturas a combustão deveriam vê-lo também.



O mito das 98 octanas

Offline Paulo Renato Ferreira

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Re: Combustível
« Responder #1 em: 06 de Abril de 2019, 11:45 »
Vídeo bastante esclarecedor…
Moral da história: se o Manual não disser nada em contrário, 95 e de preferência aditivada…  _pol_
« Última modificação: 06 de Abril de 2019, 11:46 por Paulo Renato Ferreira »

protas

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Re: Combustível
« Responder #2 em: 07 de Abril de 2019, 11:28 »
Muito bom e esclarecedor. Obrigado

Offline davidsantos

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Re: Combustível
« Responder #3 em: 07 de Abril de 2019, 15:15 »
Execelente ,penso que acaba de vez com o mito de " O meu mecanico manda meter 98 que é melhor " Tretas .

Nunca meti 98 em nenhuma mota minha ,nem sequer sentiram a sua falta ...
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Offline Duas Rodas

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Re: Combustível
« Responder #4 em: 08 de Abril de 2019, 10:24 »
Boas,
Repetindo a ideia aqui veiculada, meto sempre 95 aditivada, por exemplo Cepsa Optima.
 _pol_ scooter_
Honda SW-T400 (09/2016) 27870 km>71380 km
Yamaha Xmax 300 (02/2021) 0km >

NSilva

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Re: Combustível
« Responder #5 em: 08 de Abril de 2019, 12:28 »
Nos 85000 km da minha mota, sempre esteve lá 98... Mas depois disto começo seriamente a pensar em usar 95 aditivada.
Vou aguardar alguns testemunhos de malta com motas iguais à minha, para tomar esta decisão

NunoMiguel

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Re: Combustível
« Responder #6 em: 08 de Abril de 2019, 12:51 »
A ser como diz o tipo da refinaria, é simples: 95 em motores com taxas de compressão altas, estraga, 98 em motores com taxas de compressão mais baixas estraga a carteira e... pode não ser tão eficaz.

Eu admito que fiquei convencidíssimo com a explicação.  scooter_ 95

Offline Americano

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Re: Combustível
« Responder #7 em: 08 de Abril de 2019, 13:35 »
Sempre usei 95 em todas as minhas motas (desde que acabou a gasolina c/chumbo) e até carros clássicos e nunca tive problemas em ambos.  _pol_
Vive a vida um dia de cada vez mas respeita tudo e todos
assim vives mais tempo.

Offline antoniopat

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Re: Combustível
« Responder #8 em: 08 de Abril de 2019, 19:33 »
Eu gostava de saber era a explicação do combustível simples e com aditivos. Para mim o simples tanto faz ser do lowcost ou da marca XPTO na gasolina 95 simples o rendimento que obtive foi sempre muito idêntico entre marcas e o preço é muito diferente entre marcas. A única que realmente preferia a 98 era a Piaggio X7 125 aí notava uma melhoria com 98 e gastava menos. Agora ando a experimentar o diesel aditivado do Jumbo por mais 3 cêntimos a ver a melhoria ou não no consumo e prestações.
Scooters: Ex Piaggio X7 125/Ex Gilera Nexus 500/Ex Honda Integra 700/Ex Honda FJS600 SilverWing/Ex Kymco Xciting 400i
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Offline omcj

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Re: Combustível
« Responder #9 em: 08 de Abril de 2019, 22:33 »
Acredito no que ele diz, isto porque eu nos meus 4 charutos (3 carros e 1 mota) já coloquei de todas as gasolinas e a de 95 normal é a que gasta menos, todas as outras os charutos gastavam mais gasolina/gasoleo e não notava nenhum rendimento _pol_

Offline piedade

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Re: Combustível
« Responder #10 em: 09 de Abril de 2019, 17:43 »
Nos carros e  motas sempre do mais barato gasolina ou diesel. Combinado entre todos bem mais de 1 milhao de km rodados e não me recordo de alguma vez ter problemas relacionados com o tipo de combustivel. Motor parar com tanque  seco acho que esta fora deste âmbito  :P

NunoMiguel

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Re: Combustível
« Responder #11 em: 09 de Abril de 2019, 19:05 »
Estudo da DECO PROTESTE EM 2012:

“Avaliámos o efeito do uso do gasóleo. Testámos 4 combustíveis: Galp Gforce, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermarché, os líderes de mercado nos seus segmentos.

Low-cost, regular ou premium, 12 mil quilómetros depois, é tudo igual ao litro. Os 4 carros que utilizámos exibiram consumos muito idênticos e, no interior do motor, não vislumbrámos diferenças relevantes nos depósitos.

Em matéria de consumo, medimos uma diferença sem significado: 0,13 litros aos 100 km entre o pior e o melhor caso, ou seja, uma diferença de 2 por cento. Por exemplo, a pressão incorreta nos pneus aumenta o consumo em 5%, o que equivale a mais 0,33 l/100 quilómetros.

Se o impacto é igual, porquê pagar mais? A diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulta de uma ação enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal. As promessas de menor consumo, menores emissões poluentes e maior proteção do motor com poupanças futuras não passam de marketing para cobrar mais uma dezena de cêntimos ao litro.”

Numa palavra: Marketing